Por Kellison Ferreira

Publicado em 17 de novembro de 2019. | Atualizado em 1 de abril de 2020


A Hostnet é um servidor nacional que tem uma ampla oferta de serviços. Com dois data centers no Brasil e um nos EUA, a empresa tem se destacado pelo seu ótimo custo-benefício e também pelo atendimento otimizado.

A Hostnet não é novidade para quem já tem se aprofundado em relação a serviços de hospedagem disponíveis no mercado.

Em crescimento, a empresa aparece como ótima opção, independentemente se a busca é por migração ou pela criação de um novo site a partir do zero. Essa versatilidade se concretiza graças à amplitude de serviços que são oferecidos.

Fundada em 2000, ao longo de 20 anos a empresa soube evoluir diante do mercado para se manter relevante.

A Hostnet é uma companhia que, mesmo diante da concorrência de tantos players gigantes do mercado mundial de hospedagem, consegue ao menos no Brasil se mostrar competitiva. Por isso é tão importante conhecê-la a fundo!

Neste post apresentaremos com os seguintes tópicos:

Siga com a leitura e confira!

 

O que é a Hostnet e como funciona?

A Hostnet é uma empresa brasileira de hospedagem de sites e outros serviços relacionados à web.

hostnet

Ela é vista como uma das principais prestadoras de serviços da categoria, graças à sua abordagem que preza maior proximidade com o cliente e, principalmente, o acesso.

Esse conceito se apoia em algumas bases, tendo como maior destaque o preço. Há vários tipos de planos disponíveis, mas o mais interessante é que, mesmo com diferentes amplitudes de ofertas de serviços, todos são financeiramente bem mais acessíveis em comparação com os concorrentes.

planos da hostnet

Desempenho e atendimento

Ao longo de sua jornada, a Hostnet, mesmo sendo uma empresa nacional, buscou estabelecer uma infraestrutura de servidores adequada à exigência de seus clientes.

Para isso, além dos dois data centers que gerencia no Brasil, a Hostnet decidiu também ter um nos Estados Unidos. Na prática, essa decisão ajuda a alcançar maior estabilidade nas conexões e redução no tempo de resposta.

Outro fator que chama atenção é a ótima relação que a Hostnet tem com seus clientes.

Sabendo que o consumidor busca muito além de preços competitivos, especialmente nesse mercado, a empresa tem como prioridade a garantia não só de um bom atendimento, mas também de uma relação sólida e que contribua para o desempenho do usuário.

Não à toa, a Hostnet é uma das empresas com as melhores médias de avaliação no Reclame Aqui, indicador decisivo para quem busca um prestador de serviço.

A empresa costuma responder rapidamente as dúvidas dos clientes, oferece suporte constante e ainda tem tutoriais facilitados, com a proposta de oferecer autonomia a quem contrata os seus planos.

 

Quais serviços a Hostnet oferece?

Antes de buscar um serviço de hospedagem é importante se aprofundar sobre o que ele oferece além da infraestrutura.

Afinal, as empresas que estão nesse mercado abriram ampla disputa para propor uma atuação mais completa, e a Hostnet não ficou para trás.

Os preços, mesmo tão acessíveis, permitem que o usuário desfrute de funcionalidades desde as mais básicas até aquelas que complementam os projetos, como sites e blogs.

A seguir, confira quais são os serviços mais importantes englobados pelos planos da Hostnet.

Hospedagem compartilhada

A hospedagem compartilhada é, sem dúvidas, o carro-chefe da empresa a nível de serviços.

A razão para ser considerada a principal oferta é, além da alta adesão dos usuários, o tipo de infraestrutura que permite o melhor custo-benefício, justamente pela ausência de um servidor único.

Nesse caso, a contratação é voltada para quem tem blogs e sites de médio porte, com um volume de acessos considerável, mas não tão alto quanto grandes nomes do mercado.

A hospedagem compartilhada, nesse cenário, é totalmente capaz de entregar um serviço de destaque.

Servidor privado

O servidor privado é uma categoria de serviços que a Hostnet oferece, sendo que há diferentes pacotes que abrangem a necessidade de empresas de grande porte.

Para companhias que têm necessidades maiores, principalmente e-commerces, essa é a opção mais recomendada.

Ter um servidor privado significa garantir uma infraestrutura única e exclusiva, ou seja, com toda a capacidade de desempenho aplicada a um ou mais sites de apenas um cliente.

Powered by Rock Convert

A proposta é ter desempenho de ponta e garantir velocidade de conexão e estabilidade a usuários que têm um nível de exigência maior devido a projetos de porte grande.

Criador de sites

Um dos destaques nos serviços são as opções para dar suporte ao cliente na hora de criar um site ou um blog.

O trabalho é facilitado pela ferramenta WebFácil, que como o nome destaca, é funcional e traz modelos prontos, responsivos e otimizados para o Google.

Quem vai além do Marketing Digital e quer ter uma loja própria também tem a opção de contar com o suporte especializado da Hostnet.

Nessa alternativa, a empresa oferece o serviço Loja Pronta, que se trata de um plano em que o cliente paga R$ 1.500 para a criação da estrutura e R$ 99 mensais para a gestão desse e-commerce.

criador de site da hostnet

Registro e proteção de domínio

Em qualquer um dos planos da Hostnet, o usuário ganha o primeiro ano de domínio, o que já é praticamente algo garantido na maioria das hospedagens.

O diferencial da empresa é também oferecer a possibilidade de registrar domínios internacionais.

A Hostnet também oferece um importante recurso, que é a proteção de domínio. Quando um usuário registra um endereço na web, automaticamente seus dados são associados a ele. Com a proteção, essas informações se tornam restritas e não podem ser acessadas por qualquer um.

Automação de marketing

Os serviços de automação de marketing também se destacam entre as vantagens proporcionadas pela empresa. A ideia é, além de oferecer a infraestrutura, também ajudar o usuário a ter acesso a aplicações básicas para estratégias de email marketing e nutrição de leads.

O objetivo é desenvolver a estratégia de marketing do projeto em si, independentemente de ser blog, loja ou e-commerce, oferecendo recursos que ajudem no contato com o usuário.

As aplicações de automação dinamizam o contato e ajudam a tornar mais fácil a rotina de quem gerencia o projeto.

Painel de controle próprio

Um dos destaques voltados para a gestão dos serviços é o painel de controle personalizado da Hostnet. Ele já passou por diversas atualizações desde seu lançamento e hoje tem uma aparência otimizada, minimalista e de fácil operação.

Por meio do painel é possível realizar toda a administração dos serviços contratados, desde a hospedagem até as contas de email.

A empresa busca centralizar a gestão dos recursos, o que facilita muito o cotidiano de quem precisa gerenciar sites e aplicações.

painel de controle hostnet

CDN qualificado

Um CDN é uma rede de distribuição de conteúdo e a proposta é garantir que os componentes de um site possam ser divididos em diversos data centers.

Assim, há uma divisão da carga de trabalho para o carregamento de páginas, bem como a estabilidade do site, aumentando o desempenho operacional.

Nesse caso, a estrutura de CDN da Hostnet é internacional, usando além dos dois data centers do Brasil, também um nos Estados Unidos. Desse modo, o usuário pode ter a segurança de saber que, com esse recurso, seu site tem menos chances de mostrar alguma instabilidade ou lentidão.

 

Quais são os prós e os contras da Hostnet?

Analisar um serviço é muito importante no momento de decisão, a fim de descobrir se ele oferece mais vantagens ou desvantagens.

Nessa análise, é sempre importante considerar também algumas exigências pessoais em relação ao que você espera e às necessidades do projeto.

Para ajudar você nessa escolha, separamos alguns dos principais prós e contras que merecem atenção especial quando se trata dos serviços da Hostnet. Confira!

Os prós

No geral, é possível afirmar que a Hostnet é um serviço de hospedagem muito competente e completo, capaz de atender a clientes com diversos níveis de exigência.

Por si só isso já é um aspecto de segurança na escolha, mas sempre vale a pena conhecer outros fatores de destaque.

Os principais prós da Hostnet são:

  • opções variadas de pagamento pelos serviços;
  • descontos progressivos de acordo com a amplitude de serviços escolhidos;
  • suporte que funciona durante todos os dias da semana;
  • pacotes sempre muito completos, voltados a usuários de vários níveis;
  • atendimento de ponta que garante transparência e tranquilidade ao cliente;
  • suporte totalmente em português;
  • pagamento em moeda brasileira, sem variações por conta de conversão;
  • uma das relações custo-benefício mais interessantes do mercado.

Os contras

Como nem tudo são flores, há pontos em que a Hostnet, se não deixa a desejar, ainda precisa melhorar para tornar seus serviços mais atrativos.

A seguir, veja quais são os principais pontos que vão contra a empresa:

  • painel de controle limitado em relação a outras hospedagens;
  • UX prejudicado em algumas telas de gestão;
  • não há garantia de tempo médio de estabilidade de conexão;
  • planos grandes com vários sites têm apenas um domínio grátis.

Não há dúvidas de que a Hostnet cumpre bem o seu papel, principalmente no cenário nacional de hospedagens. O custo-benefício é atrativo e pode valer a pena para quem busca qualidade, mas não tem tanto budget disponível para investir.

Você sabe o que são criadores de sites e conhece os principais? Veja 12 que merecem sua atenção e saiba mais sobre eles!

Avalie a performance do seu site

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *