Por Kellison Ferreira

Publicado em 29 de julho de 2019. | Atualizado em 22 de novembro de 2019


Entre as principais ideias de vídeos para gravar para o YouTube, existe uma grande seleção de opções de todos os tipos, desde humor até review de produtos. Quem cria conteúdo para a rede social deve conhecer essas categorias, para então aproveitar a que melhor se comunica com sua audiência.

Em busca de ideias de vídeos para gravar para o YouTube? Democrática, a rede social abriga milhões de canais de todos os tipos de produtores de conteúdo, para diferentes públicos. Em meio a tanto conteúdo interessante, se destacar vira torna um desafio. Diante disso, o melhor caminho é encontrar os melhores modelos de vídeos, ou seja, os que geram maior interesse.

Se você conhece bem o seu público, certamente entende por quais tipos de conteúdos eles se interessam geralmente. Entrevistas, desafios, vlogs do cotidiano e até mesmo vídeos de unboxing são muito interessantes.

Existem alguns canais focados em apenas um desses tipos de conteúdos, enquanto outros não se prendem a um formato — o que pode ser uma boa proposta!

Para descobrir o melhor caminho, o ideal é que você conheça as principais ideias de vídeo para o seu canal no YouTube. Neste conteúdo mostraremos as 10 principais:

  1. Perguntas e respostas (quiz)
  2. Daily vlog
  3. Bate-papo com convidados
  4. Resenhas e reviews
  5. Do It Yourself (DIY)
  6. Unboxing de produtos
  7. Desafios
  8. Reacts
  9. Paródias
  10. TAGs

Confira a seguir como funciona cada um deles, saiba como explorar com o seu conteúdo e veja um exemplo para cada formato!

 

1. Perguntas e respostas (quiz)

O bom e velho quiz nunca falha! O jogo de perguntas e respostas é uma brincadeira bastante simples, mas que pode ser muito interessante, já que tudo depende do contexto. O ideal é você saber como explorar essas perguntas de acordo com o tema do seu canal.

Por exemplo, se a temática do seu conteúdo é sobre games, você pode convidar um gamer e fazer um quiz sobre determinado jogo, ou sobre a história dos videogames. A ideia desse tipo de conteúdo é justamente criar uma interatividade. As perguntas geram curiosidade em quem assiste e, geralmente, as pessoas também querem testar seus conhecimentos.

Como resultado, o conteúdo é leve, divertido e ainda traz conhecimento para quem assiste. Essa é uma das ideias de vídeos para gravar mais simples, mas igualmente certeiras!

Para quem acompanha famosos, quiz com essas personalidades são sempre legais! O casal Kylie Jenner e Travis Scott não está mais junto, mas eles já participaram de um divertido quadro de perguntas e respostas no canal da revista GQ.

 

2. Daily vlog

Os vlogs foram a transição natural dos blogs pessoais, que anteriormente eram voltados a ser uma espécie de diário virtual. Com o avanço do Marketing Digital, os blogs passaram a ser mais usados como plataforma de estratégias de conteúdo, e então os vlogs ganharam força.

Eles são vídeos em que as pessoas mostram partes específicas de sua rotina, o que nem sempre tem um roteiro pronto. No início, alguns dos primeiros vloggers pautavam cada um de seus vídeos por determinado assunto, falando sobre ele, sempre mostrando um ponto de vista.

Hoje, vlogs são mais voltados a eventos, como o cotidiano dessas pessoas, uma ida a algum evento, ou qualquer atividade diária, seja ela especial ou não. Você pode adotar esse modelo principalmente se já tem uma audiência. O vlog faz com que as pessoas se sintam mais íntimas e dentro de sua rotina.

Um dos primeiros vloggers do Brasil, talvez pioneiro, PC Siqueira tem ainda uma grande base de fãs e tem esse modelo como um dos seus preferidos. Do início comentando sobre temas, seus vlogs passaram também a mostrar seu cotidiano.

 

3. Bate-papo com convidados

Outro formato leve e uma das principais ideias de vídeos para gravar atualmente, o bate-papo nada mais é do que uma entrevista com um convidado do programa. O tema nem sempre precisa ser definido, mas o ideal é que os participantes tenham uma relação com o canal.

Essa proximidade vai gerar a identificação necessária para que o público realmente se interesse pelo conteúdo. Quanto a abordagem, ela pode ser de qualquer maneira, desde que faça sentido para o formato do programa. Alguns canais são totalmente focados em entrevistas, já outros recebem convidados esporadicamente.

Um que tem feito sucesso nessa linha é o canal do Matheus Mazzafera. Ele recebe personalidades em um bate-papo descontraído e à vontade, em um ambiente confortável, sempre com um ar leve e muito divertido.

 

4. Resenhas e reviews

Os reviews ou as resenhas sobre produtos também são um sucesso. A fórmula é eficaz, e o motivo é simples: antes de comprar algo, você geralmente pesquisa na internet sobre ele? Muita gente opta por esse caminho e, nesse sentido, os reviews são precisos na entrega das respostas.

São canais de todos os tipos e que avaliar todos produtos, como maquiagens, produtos de beleza, roupas, tênis, eletrônicos e muitos outros. Nesses reviews, os canais falam sobre especificação técnica, aparência e principalmente, testamos produtos! Por isso, os reviews são completos e ajudam muito diferentes públicos da web.

Para quem é ligado à tecnologia, um dos canais indispensáveis é o Canaltech, e eles lançaram recentemente um review sobre o novo iPhone 11. Aproveite e confira o formato!

 

5. Do It Yourself (DIY)

Faça você mesmo, ou, Do It Yourself, do inglês. A categoria DIY é um sucesso e costuma prender a atenção de qualquer pessoa, e esse é um grande diferencial. Essa categoria de vídeos é bem democrática e versátil, já que os YouTubers investem em DIY de qualquer coisa.

Decoração para casa, fantasias, ferramentas, maquiagens, customização de roupas, enfim, qualquer tipo de conteúdo funciona muito bem, já que é a proposta do formato que chama atenção.

Aprender a fazer algo interessante, usando recursos baratos e por conta própria, é uma das ideias de vídeos para gravar mais simples e interessantes.

Um dos canais que fazem bastante sucesso no YouTube é o 5-Minute Crafts. Sem uma especialidade, eles ensinam de tudo, desde fantasias de Halloween até cases de celular divertidas!

 

6. Unboxing de produtos

Na mesma linha do review, o unboxing tem uma pegada mais de “recebidos”, algo muito comum para quem acompanha os influencers. A ideia é propor a quem assiste como é a experiência completa de uma compra na internet, da abertura da caixa até a checagem do produto.

Os vídeos de unboxing costumam ser mais associados ao tema que cada canal aborda. Quem fala sobre tecnologia, por exemplo, fará um unboxing de um novo laptop, por exemplo. Já quem tem um canal de esportes, fará um unboxing de uma chuteira recém-lançada.

 

7. Desafios

Polêmicos, mas com alta capacidade de gerar views e engajamentos. Esse formato de vídeo gera sempre bastante discussão e, principalmente, reforçam uma pergunta importante: vale tudo para chamar a atenção no YouTube? Para alguns criadores de conteúdo, o limite é deixado de lado, o que pode desagradar até mesmo a própria audiência.

Com a justificativa do humor, muitos canais acabam por criar conteúdos sem tanto sentido, em nome de views que, nem sempre, geram boas avaliações. Em contrapartida, há muitos desafios que são realmente interessantes e divertidos, sem precisar apelar para nada muito chocante.

É claro que é possível fazer desafios divertidos e com a proposta de fazer o público rir, sem precisar apelar e extrapolar limites. Quem também se destaca nessa categoria é o canal Desimpedidos, sempre com desafios que contam com participações de grandes nomes do futebol.

 

8. Reacts

Entre as ideias de vídeos para gravar que mais fazem sucesso estão os reacts. Você pode criar conteúdos reagindo a simplesmente tudo o que quiser: músicas, outros vídeos, games, filmes, esportes e o que mais for possível.

Essa é uma categoria que parte de duas motivações: primeiramente, saber a opção de uma pessoa sobre determinado conteúdo. Além disso, o react tem a pegada do humor, já que as reações podem ser de diversas formas, divertindo o espectador.

Justamente por não ter um foco específico, explorar essa categoria de vídeos é muito interessante, já que ela é bem-aceita entre o público do YouTube.

 

9. Paródias

Outra boa opção entre as ideias de vídeos para gravar na categoria humor, as paródias são uma homenagem que, às vezes irônica, interpreta filmes, séries, videoclipes e músicas famosas. A proposta é realmente brincar. Mudando letras, refazendo clipes e, definitivamente, parodiando qualquer obra de pessoas famosas.

Para quem tem talento para o humor, com certeza esse é um ótimo caminho para criar conteúdos autorais e divertidos, aproveitando algo já existente. As paródias não são nenhuma novidade na comédia, mas no YouTube o sucesso é grande e vale a pena investir.

Não tem como falar de paródias e não citar o Whindersson, fenômeno do YouTube que hoje tem seu próprio show de stand-up comedy. Um dos grandes influencers no Brasil, além de vlogs sobre assuntos gerais, ele fez muito sucesso e arrancou boas risadas com suas paródias, como a sua interpretação hilária do hit Hello, da cantora Adele.

 

10. TAGs

A categoria TAG tem conquistado muitos adeptos entre os criadores de conteúdo na web, especialmente as influencers que têm seus canais no YouTube. A proposta é a seguinte: um determinado tema é escolhido e, a partir dele, essa pessoa responde a um determinado número de perguntas relacionadas ao assunto.

As perguntas, no entanto, podem ser definidas por conta própria ou por meio de um compilado formado por sugestões enviadas por quem assiste o canal. A ideia é que essas pessoas que têm um público engajado possam tirar dúvidas sobre determinado assunto ou simplesmente falar, a partir de sua visão, sobre um tema que interesse a audiência.

Quem sempre produz esse tipo de conteúdo é a atriz e também YouTuber Fernanda Souza. Dá uma conferida nesta playlist com todas as TAGs do canal dela!

São muitas boas ideias de vídeos para gravar! Dependendo do estilo do seu canal e, principalmente, da preferência do seu público-alvo, algumas escolhas vão desempenhar melhor.

Já que o assunto é YouTube, veja algumas ferramentas indispensáveis para quem cria conteúdo e gerencia canais nessa rede social.

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *