O que Inbound Marketing pode oferecer para sua empresa?

Dentre os inúmeros benefícios que o Inbound Marketing pode trazer para sua empresa, está a identidade digital. Conheça mais vantagens em nosso post!

Inbound Marketing pode oferecer

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Todos os dias, os diversos facilitadores que acompanham a tecnologia nos obrigam a acompanhar o fluxo de evolução em todos os sentidos. Um exemplo claro desse tipo de evolução é o de comprar um produto. 

Ter a facilidade de pesquisar antes de fazer uma compra impede que você gaste dinheiro de forma inapropriada. 

Hoje, diferentemente de 20 anos atrás, temos o conforto e a acessibilidade de saber a opinião de quem comprou ou já usou um certo produto/serviço. E, baseado nessas classificações, podemos ter a chance e o poder de fazer uma escolha acertada.

As empresas precisaram, então, se adaptar a essa revolução de compra do consumidor. E a melhor resposta para essa para o desafio de ser influente onde todo mundo está é a estratégia de Inbound Marketing.

Se sua empresa ainda não utiliza de Inbound Marketing para conquistar visibilidade online, você ainda não entendeu para e como funciona a Internet hoje em dia. 

Aqui, você vai conferir:

    Boa leitura!

    Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

    Não se preocupe, não fazemos spam.
     

    O que é Inbound Marketing?

    O nome dado a metodologia que tem como propósito oferecer valor ao cliente mesmo antes de oferecer seus produtos e serviços é o Inbound Marketing.

    O Inbound Marketing traz muito mais resultados que as ações comuns porque se comunica mais e melhor com usuário conseguindo com que se seja engajado com sua estratégia.

    Para que essa metodologia seja eficaz, é necessário que várias ações como: criação de blogposts, e-books, podcasts, artigos e aulas online.

    Todas essas práticas farão que seus clientes ideais sejam atraídos até sua empresa, procurando uma solução que seus produtos ou serviços possam oferecer.

    Além disso, como o direcionamento da mensagem é focado na persona, facilita muito que os resultados sejam precisos.

     

    Como essa estratégia funciona?

    Hoje em dia é muito fácil e prático tirar as dúvidas na Internet. Seja ela de qual sorte for, a rede oferece respostas para quase tudo, principalmente quando se trata em vender algum produto ou serviço.

    Um exemplo simples para ilustrar isso é: se uma determinada mulher de cabelos cacheados está enfrentando dificuldades para cuidar dos seus cachos que estão ressecados e porosos, ela é uma forte candidata a procurar na Internet soluções.

    Empresas que têm uma estratégia digital focada e personalizada para essa moça — definida como cliente ideal para adquirir seu produto — com certeza fará investimentos na produção de conteúdos que sejam relevantes e que entendam a dor da persona, esclareça suas dúvidas e ao mesmo tempo sugira soluções para tratar do seu cabelo cacheado ressecado e poroso.

    De uma maneira muito sutil e natural a estratégia digital dessa empresa vai conduzir a persona por um funil de vendas

    Criando posts no seu blog para atrair (posts que solucionam problemas e identificam dores), converter (posts que sugerem que o determinado produto será a solução para seu problema) e fidelizar (posts que continuam a conversar com essa persona mesmo depois dela ter experimentado os produtos), fazendo com que ela seja uma consumidora regular de seus produtos.

     

    Quais são as melhores práticas do Inbound?

    É muito importante ressaltar que a estratégia de Inbound Marketing é ideal para conquistar resultados mais consistentes e duradouros do que qualquer outra estratégia digital. Isso porque ela funciona de maneira diferente dos anúncios publicitários que têm retorno rápido, mas com um prazo muito curto para gerar resultados.

    Além de ser muito mais caro investir em mídia paga, o Inbound tem como grande vantagem o baixo investimento, porque uma vez que os materiais foram produzidos de maneira correta, seus produtos podem se vender sozinhos.

    Para ter uma ideia melhor do que estamos falando, um bom exemplo é: pense em mídia paga como se fosse um carro alugado e o Inbound como se fosse um carro próprio.

    O carro alugado tem dia e hora para ser utilizado e devolvido, além de todo custo de arcar com o seguro, o combustível e as taxas de aluguel.

    Já no carro próprio, você terá os custos de manutenção e combustível, no entanto, esse veículo estará à sua disposição sem prazo e momento para ser devolvido.

    Essa comodidade permite que você tenha flexibilidade para testar novas ideias, atrair outros tipos de personas para aumentar o alcance da sua marca e ainda ter um ROI considerável.

    As melhores práticas para que sua estratégia de Inbound Marketing tenha sucesso é produzir conteúdos que atendam as necessidades e expectativas do consumidor, para atraí-lo, convertê-lo e fidelizá-lo.

    As principais maneiras de desempenhar esse papel estão descritas a seguir.

    Produção de blog posts

    Os blog posts são considerados conteúdos de atração, porque sua missão é se identificar com o problema da persona. 

    Descrever a situação, explicar os motivos porque acontecem e tirar as dúvidas são as principais características desses textos, que geralmente são simples e têm uma linguagem adaptada, além de usar palavras que são chaves para encontrar a solução de seu problema.

    Produção de ebooks

    Os ebooks, por sua vez, dão o próximo passo na estratégia do cliente, porque sua função imediata é se aprofundar em um determinado assunto que foi abordado no blog post, mas tratou de leve a situação.

    Ebooks são materiais avançados que contém uma estrutura para explanar um assunto e geralmente explicam como resolver algum problema. Ele é muito útil para levar o cliente ideal para o próximo nível do funil de vendas.

    Produção de Webinars 

    Os webinars ou aulas online respondem a dor do cliente de maneira simples a ágil porque se apoia, principalmente, em como fazer na prática.

    Geralmente, pessoas que estão aptas a falar de um certo tipo de assunto explicam com riqueza de detalhes o que o prospect precisa aprender para solucionar seu problema.

    Produção de vídeos 

    É inegável que hoje em dia o consumo de vídeos para aprender e se informar tem um valor muito expressivo na sociedade. Isso porque seu conteúdo é de fácil acesso e interativo.

    Veículos de comunicação tendem a oferecer ao consumidor, além de aprendizado, entretenimento, pois prende a atenção do espectador fazendo com que ele se envolva com o conteúdo.

    Produção de podcasts

    O podcast é um jeito muito dinâmico de levar informações às pessoas por meio de áudio. Lembrando sempre de dar valor as pessoas por meio de conteúdos que sejam interessantes e pertinentes a elas.

    Os podcasts também podem ser uma porta de entrada para que as pessoas conheçam sua empresa. 

    Por seu conteúdo ser em áudio, o que não demanda tanta atenção, é muito acessível e didático, permitindo as pessoas receberem informação enquanto desempenham outras atividades, como escutar enquanto dirigem, caminham ou lavam a roupa.

    Esse tipo de conteúdo pode render para sua empresa enormes vantagens se forem desenvolvidas de maneira adequada e interessante. 

     

    Quais são as vantagens do Inbound Marketing para seu negócio?

    Conheça, a seguir, as vantagens de investir em Inbound Marketing.

    É um gerador de leads

    Ter leads próprios é tão importante quanto a estratégia em si. Porque gerar leads relata como está o andamento da sua estratégia. Entender se seu conteúdo está chegando ao cliente esperado e, melhor, se esse cliente está se engajando com sua marca. 

    É por meio dos leads que a empresa conhece as pessoas que estão interessadas em seu produto ou serviço e tem a oportunidade de estar mais próximo dela. Em troca de materiais exclusivos os leads trocam suas informações (emails, telefone, endereço, empresa etc) para receber aquilo que é interessante para ele.

    Com essas informações em mãos, é possível criar vários canais de comunicação que aproximam ainda mais sua empresa do seu público e o melhor: é possível segmentar essas pessoas para conversar com elas ainda mais de perto.

    Cria relacionamento com seu público

    Uma das principais vertentes do Inbound Marketing é esse poder de criar laços entre a empresa e seu consumidor. 

    Como já dissemos, quando a pessoa busca uma saída para sua dificuldade e encontra em um lugar apoio — por meio de conteúdos que entendam suas frustrações, explicam o que você precisa saber sobre aquela situação e ainda oferecem sugestões para tomar uma decisão — essa interação tende a criar conexão entre as partes, o que pode ser uma oportunidade de fidelizar o cliente.

    Nutre o fluxo de compra

    Depois que a empresa ajudou sua persona uma vez, é bem provável que essa pessoa, além de comprar novamente, se torne um promotor da sua marca.

    Já escutou aquele ditado: “cliente satisfeito indica para mais dez pessoas seu produto, no entanto, cliente insatisfeito conta para vinte pessoas a experiência ruim que teve com seu produto”?

    Aumenta o número de vendas recorrentes

    Uma vez que sua empresa tem acesso à sua persona, é possível interagir e oferecer outros produtos que sejam interessantes, enviar promoções, fazer lançamento de novos produtos ou mesmo sugerir outras oportunidades que seriam ideais para cada segmento.

     

    O coração do Inbound Marketing

    Podemos fazer a seguinte analogia para entender como funciona o processo de Inbound: imagine como um sistema cardíaco funcionas. As veias principais, que fazem o corpo humano funcionar, são ligadas ao coração que, por sua vez, bombeia sangue para os outros órgãos — para os alimentarem e fazerem com que funcionem em perfeita ordem.

    Podemos dizer que as veias são a estratégia de Inbound Marketing, pois pode ser feito de diversas maneiras, por meio de vários canais diferentes e estar em vários lugares por meio de muitos formatos e abordagens.

    O coração é a estratégia de Marketing de Conteúdo, que quando bate, faz com que a quantidade certa de sangue chegue aos órgãos nutrindo-os com que realmente necessita. Do mesmo jeito, a persona recebe conteúdo interessante na linguagem, canal e no formato que deseja. 

    E, por último, mas não menos importante, vem o sangue que é comparado a produção de conteúdo interessante, que atende e passeia pelo corpo do jeito que precisa e chega a vários lugares de maneiras diferentes e dinâmicas.

    O Marketing de Conteúdo é um avanço para as empresas que querem se constituir no mercado como autoridade e serem referências no que oferecem sem precisar investir tanto.

    O Marketing de Conteúdo tem o poder de entrar em lugares que a propaganda não tem, por ser muito agradável e não agressivo. Mesmo porque é o cliente que busca pela informação, e quando isso acontece, é muito mais fácil dar a ele o que realmente precisa.

     

    Como implantar o Inbound Marketing na sua empresa?

    A Rock Content pode ajudar! Somos especialistas em estratégias de Marketing de Conteúdo que são o foco do Inbound Marketing.

    Entendemos sobre como o mercado funciona, como busca e absorve informações. Por isso, somos adequados e estratégicos em criar um plano de ação para que sua empresa possa se comunicar com sua persona de maneira acertada e efetiva, para gerar os melhores resultados dentro das expectativas que você precisa.

    Quer saber mais? Vamos conversar, entre em contato conosco agora mesmo!


    Compartilhe
    facebook
    linkedin
    twitter
    mail

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

    Inscreva-se em nosso blog

    Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

    Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

    Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

    Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

    A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.