Dar vida a aplicações de diferentes tipos é um trabalho complexo e baseado no uso adequado das linguagens de programação. É por meio delas que se definem ações, funcionalidades e características operacionais de sistemas, softwares e sites em WordPress. Entre as principais linguagens utilizadas em larga escala mundialmente está a JavaScript, principalmente no desenvolvimento para a web.
Com o passar dos anos e o trabalho da comunidade de desenvolvedores que cuida dessa linguagem, gradativamente ela se fortaleceu e passou a ser usada em projetos diferenciados, com uma exploração maior de possibilidades.
Hoje, dominar JavaScript é fundamental para quem trabalha na área, especialmente pela quantidade de vantagens e diferenciais que ela oferece.
Neste post, mostraremos os principais pontos que você precisa saber sobre a linguagem de programação JavaScript. O conteúdo passará pelos tópicos:
Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo
Continue a leitura e saiba mais!
O que é JavaScript?
JavaScript é uma linguagem de programação voltada para aplicações web, de fácil execução e que pode ser rodada a partir de um navegador de internet. Hoje, ela é uma das mais populares do mundo, o que a faz ser considerada fundamental para programadores. O mercado tem cada vez mais se direcionado para web, o que ressalta o quanto a JavaScript ganhou papel de protagonismo.
Parte desse seu destaque se dá pela maneira como ela permite realizar integrações e a comunicação dentro de um site. A linguagem é utilizada em documentos HTML, gerando essas comunicações que são a base de qualquer atividade dentro de uma página. JavaScript é responsável por escrever comandos de layouts, animações, respostas a cliques e até mesmo ambientes em 3D.
Características da linguagem
Cada linguagem de programação tem características bem específicas em relação ao seu uso para gerar os ambientes e comandos em qualquer aplicação que seja. Quanto à JavaScript, o principal ponto a ser destacado é o fato de ela ser considerada uma linguagem de alto nível, o que significa que ela não usa codificações mais tradicionais de máquina, como “0” e “1”.
Os códigos criados em JavaScript são mais voltados para uma linguagem humana, de fácil interpretação. No geral, os comandos são provenientes da língua inglesa, sempre com instruções básicas relacionadas ao que a programação deseja direcionar para aquela linha do código. É como se o profissional dissesse de forma escrita o que ele deseja da aplicação naquele momento.
Funcionamento em sites
Outro ponto importante é o fato de JavaScript ser uma linguagem client side, ou seja, ela é executada a partir do cliente, nesse caso, o programador. Não é necessário, diante disso, acessar servidores, o que geralmente envolve procedimentos de complexidade maior. Sendo assim, o profissional pode trabalhar a partir dos navegadores tradicionais existentes no mercado.
Sem a necessidade de criar executáveis, o programador apenas desenvolve os scripts e os insere em páginas HTML. Automaticamente, todo esse código é interpretado pelo browser, que representa então esse funcionamento a partir das instruções que foram escritas. O processo se repete toda vez que a página HTML é carregada pelo navegador.
Qual a importância dessa linguagem?
Sem dúvidas, JavaScript é hoje uma das linguagens mais importantes entre a comunidade de desenvolvedores no mundo todo. É inegável quanto cada vez mais o mundo se adéqua à transformação digital, e isso representa a necessidade de ambientes online cada vez mais eficazes. Assim, a JavaScript é ainda mais necessária no trabalho com aplicações diversas.
Em alguns pontos, é possível analisar mais detalhadamente o impacto que JavaScript tem atualmente na tecnologia e na forma como empresas e usuários comuns lidam com recursos digitais. Conheça essas questões a seguir.
Desenvolvimento para web
JavaScript é a linguagem principal para trabalhar com aplicações web. Trata-se de sistemas que funcionam em navegadores, como plataformas de gestão e qualquer outra ferramenta com acesso por meio da web. Hoje, a quantidade de softwares desse tipo utilizados em rotinas de trabalho é incontável, o que ajuda a entender como a JavaScript tem papel fundamental.
Além disso, JavaScript também é uma linguagem utilizada para programação de sites, já que todo o seu código, por meio dos scripts, pode ser implementado em HTML. Assim, de forma geral, torna-se fácil compreender o papel dessa linguagem em qualquer desenvolvimento que seja direcionado para a web, algo que é muito comum nos tempos atuais.
Impacto em mobile
Outro fator que pesa a favor do JavaScript e aumenta sua relevância no cenário atual de desenvolvimento é sua utilidade para mobile. Com o suporte de frameworks que agilizam uma boa parte do trabalho mais básico de códigos, torna-se possível desenvolver aplicativos voltados para a web rodando em sistemas operacionais tradicionais, como iOS e Android.
Assim, trata-se mais uma vez de analisar o mercado atual e as formas de consumo de tecnologia. Aplicativos são uma realidade na sociedade e na maneira como ela se relaciona com alimentação, serviços financeiros, localização, informação, entre outros.
Cada uma dessas e de muitas outras categorias de aplicativos pode ser devidamente desenvolvida utilizando JavaScript.
Comunidade ampla
Linguagens de programação são sempre mantidas atualizadas e qualificadas graças ao trabalho das comunidades de desenvolvedores relacionadas a cada uma delas. Sem dúvida, a JavaScript tem uma das maiores entre as principais, o que é facilmente entendido pelo fato de ela ser usada nos principais projetos atualmente. Quanto mais ampla a comunidade, melhor para quem usa!
Com mais desenvolvedores qualificados trabalhando para a melhoria do código, é natural que ele evolua com o passar do tempo, livrando-se de bugs, erros e se tornando ainda mais seguro. A grande comunidade de JavaScript gera a garantia de que a linguagem seguirá por muitos anos como uma das melhores em ambientes web.
Quais as vantagens da JavaScript?
O uso de JavaScript por tantos programadores não se explica apenas por sua aplicação diretamente à web. Por mais que essa seja uma razão que tenha tornado a linguagem tão importante atualmente, há muitas outras características que foram de grande ajuda para criar uma reputação positiva.
Cada programador tem suas próprias razões para escolher cada uma das linguagens existentes, no entanto, se analisarmos a JavaScript, há alguns pontos de destaque que geram essa grande adesão. Confira a seguir algumas das principais vantagens no uso dessa linguagem.
Aprendizado fácil
Uma linguagem de programação de fácil aprendizado torna todo o trabalho muito mais simples. Nem todo mundo opta por trabalhar com desenvolvimento em plataformas CMS, como o WordPress, para posteriormente encontrar um host e, nesse caso, é fundamental trabalhar desenvolvendo sites de maneira eficaz e ágil, pontos que o JavaScript consegue oferecer.
O aprendizado dessa linguagem é muito mais simples por conta de um fator que já destacamos: o código não é robotizado. São comandos em inglês, ou seja, como se alguém conseguisse escrever mais fluidamente as ordens para a máquina. Com o aprendizado de padrões simples e o entendimento do significado dos termos, fica muito mais fácil saber como programar.
Correção de erros simplificada
Uma unanimidade entre programadores é a dificuldade gerada quando há um erro no código. Encontrar a linha que foi desenvolvida com uma falha é um processo que pode durar horas e até mesmo dias, muitas vezes não sendo solucionado. Nesse sentido, um dos principais ganhos da JavaScript é justamente oferecer muito mais facilidade na hora de corrigir erros de escrita.
Aqui, mais uma vez a razão é o fato de a linguagem ser de alto desempenho, justamente desenvolvida para ser mais interpretativa e de comunicação humana. Ter que olhar números praticamente indecifráveis é uma prática extremamente complexa, o que não existe em JavaScript. A visualização é facilitada, possibilitando um trabalho mais ágil e maior produtividade.
Alta compatibilidade
Linguagens de programação também precisam ser observadas pelo ponto de vista da compatibilidade. Nem todas podem ser utilizadas em determinados trabalhos, já que nem sempre há a possibilidade de funcionarem em determinadas plataformas e navegadores, o que é realmente comum. Quando se trata de JavaScript, no entanto, esse cenário muda de maneira positiva.
A linguagem praticamente não encontra problemas de compatibilidade, e isso se torna ainda mais relevante porque estamos falando dos grandes players. Os principais navegadores, sistemas e plataformas têm totais condições de trabalho com JavaScript. Para programadores, esse fator faz muita diferença na rotina ao lidar com diferentes projetos.
Focada em otimizações de sites
O trabalho de criação de sites é importante não só para dar vida a projetos, mas também para desenvolvê-los a partir de boas bases relacionadas a desempenho. Não importa se é um blog no Blogger, uma landing page, um e-commerce ou sites em hosts como HostGator ou GoDaddy: todos eles precisam estar otimizados para gerar a melhor experiência de uso para quem os acessa.
Uma linguagem eficaz como JavaScript garante que todo o trabalho de construção desses projetos seja feito com códigos que garantam pontos importantes, por exemplo, a responsividade. Além disso, essas adequações garantem melhor ranqueamento nos resultados de motores de buscas, como o Google. JavaScript facilita muito a programação com esse foco!
Qual a diferença para outras linguagens?
É muito comum se ver em dúvida sobre a maneira como JavaScript se diferencia de outras linguagens, uma vez que há uma série de outras boas opções para web. O ponto central é o nível de complexidade de implementação de recursos e de itens que a JavaScript permite inserir nessas aplicações, em sites e em aplicativos para mobile.
Uma animação 3D, por exemplo, um gráfico ou qualquer outro arquivo mais pesado precisa de um processo muito mais complicado nessa inserção em cada uma das aplicações. Com JavaScript, isso é muito facilitado, o que torna essa linguagem uma referência nesse trabalho de camada muito específica.
Um ponto que precisa ser entendido é que, no trabalho de programação, JavaScript é utilizada lado a lado com outras linguagens, como HTML, CSS e PHP. Na prática, cada uma delas é responsável por uma camada de desenvolvimento, recebendo códigos para dar vida a uma parte dessas aplicações.
De maneira mais objetiva, já sabendo como é a aplicação específica de JavaScript, a diferença para outras linguagens, considerando cada uma delas, é:
- HTML – é uma linguagem que determina a estrutura do site ou da aplicação, com foco totalmente na indexação na web. HTML é responsável por gerar o código para partes comuns, como heads, parágrafos, indicar menus e espaço para mídias;
- CSS – essa é a camada que define a aparência das aplicações, ou seja, o layout que a página, app ou sistema terá para o usuário, considerando as adequações para a web, como a responsividade;
- PHP – é a linguagem de programação para criar cada página específica das aplicações. Assim, é possível criar cada parte separadamente, dando dinâmica ao processo e gerando a integração entre as muitas páginas.
O que é possível fazer com JavaScript?
Todas essas facilidades e produtividade que JavaScript oferece são fundamentais para aplicar em trabalhos de programação de diversos tipos. Parte da popularidade do código se dá pela amplitude de possibilidades, afinal, como mostramos, a camada que ela representa é altamente necessária em projetos de diversos tipos.
Cada vez mais há a busca por gerar aplicações ricas em interação, o que depende diretamente de detalhes como as animações, as imagens e qualquer item mais especial e que gera um engajamento maior. Assim, JavaScript se torna também uma linguagem de programação bastante versátil e ainda mais útil. Com ela, é possível trabalhar:
- com ajuda de frameworks no desenvolvimento de aplicativos e de recursos que são integrados na oferta de sistemas operacionais para mobile;
- em games, graças à facilidade que Javascript oferece no desenvolvimento de animações e ambientes 3D, mercados com alta procura atualmente;
- sistemas e programas desktop tradicionais.
Não há dúvidas que o aprendizado de uma ampla gama de linguagens de programação torna os profissionais do segmento mais completos e prontos para cuidar de projetos nas suas diversas fases.
Entretanto, com um grande número de escolhas, Javascript talvez seja uma das mais interessantes, principalmente pela rápida adaptação e pelo uso tão relevante atualmente.
Curtiu o assunto? Essa linguagem também pode ser importante se você deseja criar um blog. Confira o nosso guia sobre o tema!
CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS
Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.
CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS
Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.