Conheça os principais jogos de empreendedorismo

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Quem não gosta de um bom jogo para se divertir? Além de render uma boa diversão, eles podem ajudar a desenvolver outras habilidades, sobretudo os jogos de empreendedorismo.

Os jogos, de forma geral, tanto tradicionais quanto eletrônicos, colaboram com o aumento da criatividade, a agilidade no raciocínio, dão maior tolerância a frustrações, entre outras competências.

Mas alguns podem proporcionar ainda mais lições, inclusive para os empreendedores.

Neste post vamos te mostrar 10 jogos que favorecem no empreendedorismo. Assim, além de se divertir vai poder investir no seu crescimento como empreendedor.

Vamos lá?

Os 10 melhores jogos de empreendedorismo

1. Banco Imobiliário

jogo de empreendedorismo - Banco Imobiliário

O popular jogo, criado na década de 30 por um vendedor desempregado, abre as portas para o capitalismo.

Nele você aprende os princípios básicos da negociação, desenvolve as suas habilidades de fazer negócios além do raciocínio para a tomada de decisões estratégicas.

No Banco Imobiliário você precisa saber até que ponto vale a pena investir, o que fazer para não ficar sem dinheiro e, além disso, você aprende a lidar com situações imprevisíveis.

2. SimCity

jogos de empreendedorismo - simcity

Ainda que não acredite, SimCity foi lançado em 1989. A partir daí houve várias atualizações acompanhando as mudanças da sociedade.

O intuito do jogo é você organizar e gerenciar uma cidade do zero.

Na versão original, você é o prefeito da cidade e deverá pensar em tudo, desde a criação de impostos até o plantio de árvores nos parques.

Nas versões mais atuais, novos modos além do modo prefeito foram adicionados, mas a base do jogo continua a mesma.

SimCity mostra todas as dificuldades que envolve a gestão de um município, e por ser um jogo de estratégia ajuda a desenvolver seu lado analítico e a entender a importância de um bom planejamento.

3. The Sims

jogos de empreendedorismo - the sims

The Sims é dos mesmos criadores de SimCity.

O jogo é uma simulação da vida, nele você deve gerenciar tanto o tempo quanto o dinheiro, no lugar que você escolher.

No jogo todo, além da estratégia, poderá desenvolver a responsabilidade, e no The Sims 2, ainda poderá criar e administrar o seu próprio negócio.

LEIA TAMBÉM
Confira tudo que você precisa para criar o site da sua empresa
 Saiba o que é banco de dados e a importância dele para o seu site
 Crie um blog para o seu negócio usando o Stage

4. World of Warcraft

jogos de empreendedorismo - World of Warcraft

Também conhecido como WoW, esse jogo do gênero MMORPG (Massively Multiplayer Online Role-playing Game), permite que você jogue com pessoas diferentes e isso ajudará você a melhorar suas habilidades sociais.

Em WoW você será uma personagem na cidade imaginária de Azeroth. Apesar do jogo ter aventura, ação e luta, têm uma boa dose de estratégia que ajudará a desenvolver o seu lado analítico e de planificação.

5. War

jogos de empreendedorismo - war

Nesse clássico jogo de tabuleiro, você deverá criar estratégias para vencer uma guerra.

Com esse objetivo os jogadores deverão fazer alianças, confundir os adversários e desenvolver as próprias estratégias com cautela e de acordo com o andamento do jogo.

Um ótimo exercício para empreendedores que precisam aprender a tomar decisões estratégicas sob a pressão de uma crise.

6. Capitalism II

jogos de empreendedorismo - capitalism 2

Esse jogo é a sequência melhorada do jogo Capitalism, aqui você cria, desenvolve e controla um império econômico.

Esse excelente jogo de estratégia envolve praticamente todos os aspectos de um negócio real.

No simulador você é CEO da sua empresa e terá que driblar os desafios do mundo corporativo para fazer o negócio crescer.

Todo empreendedor deveria jogar esse jogo. Nele você vai aprender sobre administração, marketing, agronomia e gestão de operações, além de desenvolver suas habilidades como estrategista.

7. The Corporate Machine

jogos de empreendedorismo - The Corporate Machine

Outro jogo que promete desenvolver suas habilidades para o mundo dos negócios é The Corporate Machine.

Nele você deverá criar sua empresa do zero, planejando uma estratégia para que o negócio se desenvolva com sucesso.

Abrir filiais e dominar o mercado são requisitos fundamentais para que seu empreendimento tenha sucesso. Além disso, deverá driblar os concorrentes para alcançar o topo.

Esse jogo de gestão empresarial permitirá que você coloque em prática todos seus conhecimentos e habilidades no mundo virtual para se preparar para a vida real.

8. Championship Manager

jogos de empreendedorismo - Championship Manager

Championship Manager é um jogo de gestão de times de futebol. Nele, você é treinador e presidente do clube ao mesmo tempo.

Deverá colocar em prática todas suas habilidades para escolher os campeonatos dos quais irá participar, comprar e vender atletas, gerenciar as escalações, organizar os treinos, definir as transferências e determinar os salários. Para se manter no topo deverá criar sua própria estratégia.

O jogo é um ótimo exercício para a gestão de equipes e a criação de estratégias.

9. Cashflow

jogos de empreendedorismo - cashflow

Cashflow é um jogo de tabuleiro criado por Robert Kiyosaki, escritor do famoso livro ‘Pai Rico Pai Pobre’.

O jogo Cashflow, também é conhecido como Corrida de Ratos. Nele você começa tendo um emprego, como todo mundo, mas a medida que o jogo vai avançando surgem oportunidades para fazer investimentos e adquirir patrimônios e bens.

Cada uma dessas oportunidades traz riscos, mas você deverá decidir se quer correr eles ou não.

Uma das grandes lições do jogo é que ele ensina a importância de procurar alternativas, assim você não opta pelo mais fácil e sim pelo que vai trazer maiores benefícios.

10. Ages of Empires

jogos de empreendedorismo - Ages of Empires

Ages of Empires é um jogo de estratégia baseado em acontecimentos históricos. Lançado em 1997, o jogo já teve muitas novas versões.

O objetivo desse jogo é que você faça a sua civilização avançar ao longo das eras e que conquiste mais recursos para seu povo.

Enquanto no jogo você controla seu exército e a civilização, no seu empreendimento você deverá controlar os funcionários e seu negócio. Sempre otimizando os recursos e fazendo um planejamento para conseguir mais.

Os jogos são um excelente instrumento de aprendizagem, também são ótimos para você se conhecer melhor e refletir sobre suas atitudes.

Aprender e desenvolver habilidades enquanto se diverte, já seja num jogo eletrônico ou de tabuleiro, é uma experiência enriquecedora.

A maioria dos jogos de empreendedorismo que vimos são jogos de estratégia, uma habilidade fundamental para todas as áreas de uma empresa. No marketing, por exemplo, a criação de diversas estratégias é o primeiro passo para obter resultados de sucesso. Só com boas estratégias é possível fazer um negócio crescer.

Um empreendedor precisa conhecer bem o motor de crescimento do seu negócio, e nisso a Rock Content pode te ajudar! Conheça os cursos de Marketing Digital da Universidade Rock Content e faça seu negócio evoluir.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.