Basta olhar uma maçã mordida para pensar “Apple”. Ou então ver as curvas sinuosas da Coca-Cola para perceber que você já viu aquele design tão característico em algum lugar.
E, a partir disso, muitos se perguntam: logotipo ou logomarca? Como distinguir?
Calma! Hoje vamos falar sobre o que é cada um, mostrando as semelhanças e as diferenças. O principal é saber que elas são um item fundamental para a construção e para o fortalecimento da sua marca:
Logotipo ou logomarca?
Há quem diga que são a mesma coisa ou que o nome não faz diferença. Mas conhecimento é sempre importante e certamente vai te ajudar um bocado nas reuniões sobre marca e identidade visual com o time de design gráfico.
Não é nada difícil: a maioria dos logos é composta por 2 itens: a parte escrita e um desenho, certo?
Voltando ao exemplo do início do post, é a maçã mordida + Apple. A partir desse exemplo fica mais fácil perceber quem é quem no design.
Logotipo é a parte escrita (o nome da marca) de forma estilizada.
Logomarca é o desenho, o símbolo ou o ícone que representa a marca graficamente.
Isso não significa, porém, que uma marca seja obrigada a ter ambos na composição da sua identidade visual.
Um bom exemplo é Coca-Cola. E ele funciona por 3 motivos básicos:
- nome pouco comum;
- termo que “pega fácil”;
- força da própria marca.
Já outras têm uma logomarca tão forte que funcionam mesmo sem o logotipo: a grande concha amarela e vermelha da petrolífera Shell é o exemplo perfeito disso.
É correto falar Logomarca?
O termo é formado pela união de duas palavras: logo + marca. “Logos” vem do grego e significa significado, conceito. Marca origina-se da palavra germânica “marka” e tem o mesmo significado do termo “logo.”
Portanto logomarca significaria “Significado do Significado” ou “Conceito do Conceito”. Portanto logomarca não é o termo mais correto.
Porém, por já ser tão popularmente difundido surgiu a diferenciação de logotipo e logomarca, sendo o primeiro envolvendo o texto como explicado.
Porém, logomarca pode ser substituído pelo termo “marca”.
Você também pode se interessar por estes conteúdos:
Quais são os pontos em comum?
Agora que as diferenças entre ambas ficou clara, é hora de falar sobre as similaridades.
Seja logotipo ou logomarca, uma característica em comum está na força da sua composição gráfica. Explicando: cores ajudam o seu público a entender mais sobre o que é o seu negócio.
Não é à toa que McDonald’s é vermelho e amarelo. Essa mistura estimula o consumo e, ao mesmo tempo, é forte demais para que você permaneça no ambiente por muito tempo — a exata ideia do fast-food.
Outro ponto em comum é que ambas precisam ser legíveis e escaláveis, ou seja, precisam poder ser aplicadas em qualquer tamanho sem perder a qualidade.
Por que eles são tão importantes?
Humanos são seres visuais. É por isso que o design e a identidade visual são tão importantes: fica muito mais fácil assimilar e guardar uma imagem do que apenas um texto.
Veja na prática:
M
ou
Responda sinceramente: qual M é mais impactante e atraente?
Vale dizer que logotipo ou logomarca também ajudam na construção da identidade e até mesmo na relação de confiança com o público. Basta perceber como somos atraídos sempre pelo visual mais adequado ao ramo de atuação da empresa.
Aprendeu a diferenciar logotipo ou logomarca? Agora estude a marca do seu negócio e veja como melhorar para cativar a clientela.
Quer saber como criar uma marca incrível? Então conheça agora os 9 melhores aplicativos para criar o seu logotipo!
CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS
Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.
CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS
Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.