ManyChat

Como criar um bot no Facebook Messenger usando o ManyChat

O ManyChat permite a criação de bots no Facebook Messenger com o objetivo de aumentar o engajamento com o seu público e as chances de fechar negócio. Saiba mais sobre seu funcionamento!

O Facebook é essencial em uma estratégia de marketing digital. Sendo assim, a tendência é que as marcas invistam mais em chatbots, tal como o ManyChat, que permite criar um bot no Facebook Messenger para dar suporte aos times de marketing e vendas.

O Messenger, por sinal, é o aplicativo número 1 nos EUA e no Canadá, com mais de 1 bilhão de usuários ativos. Segundo estatísticas do ManyChat, esse é o canal mais envolvente, com taxas médias de abertura de 80% e CTRs de 4 a 10 vezes maiores em comparação com o e-mail. Seu público provavelmente já usa o Messenger todos os dias, e sua empresa deve fazer parte dessa conversa.

Acompanhe este artigo até o final para saber como usar o bot do Facebook por meio do ManyChat e quais são as vantagens que ele tem para o seu negócio.

Afinal, o que é um bot?

Antes de falarmos sobre como funciona o bot do Facebook Messenger, é importante entender como funcionam os bots em geral.

Ao ouvir ou ler a palavra “bot,” algumas pessoas pensam se tratar de algo negativo. Afinal, existem, sim, bots nocivos, o que deu a eles uma má fama. Porém, não devemos generalizar.

Segundo o Sitelock, os bots ruins representam mais de 35% do tráfego de bots. Hackers costumam criar bots nocivos para executar tarefas simples e repetitivas. Assim, eles varrem muitos sites com a finalidade de roubar conteúdo, consumir banda e buscar softwares e plugins desatualizados que podem ser usados para captar bases de dados de sites.

Como o Facebook capta bastantes usuários no Messenger, ele está direcionando boa parte do suporte a criadores de bots para o Messenger.

Dessa forma, diferentemente da lista de e-mails em que as mensagens podem ser marcadas como spam (por leads insatisfeitas), os bots do Facebook Messenger são uma opção que aproximam mais a conexão entre empresas e seu público.

Como funcionam os bots do Facebook Messenger?

A estratégia de bots no Facebook Messenger são bem similares as estratégias de e-mail marketing. A diferença — obviamente — é que, em vez de usar o e-mail, usa-se mensagens na rede social. Por meio do Messenger você consegue:

  • entregar sequências de texto ao seu público no Facebook Messenger;
  • criar um funil de vendas para o próprio Facebook Messenger;
  • enviar arquivos via Facebook Messenger;
  • ter conversas automatizadas com seus clientes usando inteligência artificial do Facebook Messenger.

Enviar mensagens via aplicativos de chat já se transformou parte do cotidiano de muitas pessoas e dos profissionais de Marketing. O próprio Whatsapp, tão querido pelos brasileiros, é uma prova de que enviar mensagens é a principal forma que pessoas e empresas usam para se comunicar.

Marketing no Facebook

O que é o ManyChat ?

O ManyChat é uma das ferramentas mais populares que democratizou a criação de bots do Messenger e conquistou um lugar de destaque na caixa de ferramentas de todos os profissionais de Marketing.

Ele é uma ferramenta sem código que engloba um conjunto de recursos que você pode usar para aumentar o seu público, engajá-lo com ofertas personalizadas, coletar pagamentos e feedbacks e oferecer suporte.

Além disso, há ferramentas embutidas do ManyChat com as quais é possível conectar-se a qualquer aplicativo ou serviço de terceiros por meio do External Request e Integromat.

Embora você possa fazer uma solicitação externa ao servidor para enviar todos os tipos de dados, se você não for um programador, poderá usar o Integromat para enviar dados para um CRM, uma planilha do Google Drive ou qualquer outro serviço na nuvem que você já usa, sem escrever uma única linha de código. O plano gratuito do Integromat é suficiente para você começar.

Para fazer bom uso do ManyChat, você precisa ser capaz de escrever bons conteúdos e criar conversas envolventes para obter sucesso com os chatbots. Caso conte com um profissional ou time de Marketing na sua empresa que já esteja criando textos de anúncios, sequências de e-mail ou scripts de vídeo, escrever conteúdo para um chatbot não deve ser difícil.

Afinal, a interface do ManyChat é intuitiva e permite que você visualize seu fluxo de conversa e teste-o ao mesmo tempo, poupando seu tempo e da sua equipe.

Quais as razões para usar o ManyChat?

Para que você tenha uma compreensão ainda maior da importância do ManyChat, confira os dados a seguir:

  • 1,2 bilhões de de pessoas no mundo (sim, mais que 15% da população mundial) usam o Facebook Messenger todo mês. Isso indica que clientes seus certamente também usam;
  • algumas pessoas não gostam de fornecer seus endereços de e-mail em troca de um download (se você oferece materiais no seu site ou blog e já recebeu e-mails falsos, deve saber bem como é isso). Ou pior: ignoram por completo seus e-mails de Marketing. O Facebook Messenger resolve esse problema;
  • além disso, na perspectiva do cliente, se cadastrar em uma newsletter é trabalhoso, pois exige mais passos do que abrir um chat no Facebook;
  • para os profissionais de Marketing o cenário não é muito diferente já que construir uma lista de e-mails é bem trabalhoso, ao contrário de criar uma lista de leads no Facebook Messenger cujo cadastro pode ser feito em um clique, em vez de exigir o preenchimento de um formulário.
  • a exemplo das campanhas de e-mail marketing, um bot do Facebook pode ter uma sequência cujos envios podem ser de duração curta, média ou longa.
  • as sequências do Messenger costumam ser mais curtas do que as de e-mail. Afinal, em uma sequência de e-mail, você precisa esperar alguns dias para enviar outros e-mails. Já com o Facebook Messenger, é possível enviar mais mensagens no tempo que for mais conveniente. E o melhor de tudo: a resposta é instantânea. Você pode conversar com os seus clientes em tempo real.
  • você pode conseguir engajamento instantâneo com o chat, o que ajuda a fechar vendas mais rapidamente. Além disso, fazer retargeting com leads do Messenger é mais fácil do que fazê-lo por e-mail, uma vez que os leads já estão no Facebook.
  • você tem informações privilegiadas dos seus leads, tais como: local onde trabalha, onde estudou, gênero, idade, e afins, o que pode ser muito útil para campanhas segmentadas.
  • o Messenger é otimizado para desktops e dispositivos móveis de modo que você não precisará configurar mensagens de acordo com o modo de visualização dos dispositivos.

Quais são as vantagens do ManyChat?

Ao usar a ferramenta de chatbot do ManyChat, ela trará uma série de vantagens à sua estratégia de Marketing Digital. Destacamos abaixo as principais.

Maior alcance de pessoas

O bot do ManyChat trabalha com o Facebook, que conta com mais de 100 milhões de usuários brasileiros. Ou seja, as chances de seu público estar no Facebook são muito altas.

Além disso, o uso do ManyChat pode aumentar a taxa de cliques na rede social, sobretudo levando em conta que o marketing por messenger tem um engajamento 80% maior que todos os outros canais online, inclusive posts do próprio Facebook.

guia marketing digital

Atendimento em qualquer horário

Ao ter um bot trabalhando em prol do seu negócio, você não precisa mais se preocupar com o horário que o público procura a sua empresa no Facebook, site ou qualquer outro canal em que o chatbot estiver instalado, pois ele pode prestar atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Tirar dúvidas

Imagine que, durante o lançamento de um novo produto ou serviço, seus clientes tenham várias dúvidas pontuais que sobrecarreguem o time de suporte. Os bots ajudam muito nessas horas e ainda fazem com que você e sua equipe poupem tempo, dinheiro, e consigam manter o foco em outras áreas do negócio.

Entregar conteúdo

A entrega de conteúdo ao seu público pode ser feita de várias formas. Você, inclusive, pode agendá-la para todas as pessoas da sua lista ao mesmo tempo ou mesmo segmentar essa entrega.

Na verdade, é possível segmentar de diversas maneiras, como por meio de palavras-chave ou enviando perguntas para novos usuários durante conversas no chat.

Como você pode ver, são muitas as vantagens que podem ser aplicadas na estratégia digital do seu negócio.

Como usar o ManyChat?

Agora que você já compreendeu o que é o ManyChat e quais são as vantagens que ele pode trazer à sua empresa, confira o passo a passo de como usá-lo.

Crie a sua conta

Como primeiro passo, acesse o ManyChat e clique em GET STARTED FREE. Assim, você dá início à criação da sua conta gratuita dentro da plataforma.

É preciso conectar a sua conta do Facebook para que o ManyChat tenha acesso às páginas que você administra.

Configure a sua página

Depois de configurar a sua conta, você poderá acessar o painel principal. Nessa janela, você consegue gerenciar as páginas que gostaria de aplicar os bots do Messenger. Para isso, acesse o menu lateral e escolha a página.

Acesse as funcionalidades do ManyChat

Depois de escolher a página que você vai gerenciar dentro do Manychat, você passa a ter acesso à algumas funcionalidades gratuitas, são elas:

  • dashboard: aqui você confere a evolução dos inscritos na sua lista, além de consultar o número de cadastros e descadastros.
  • audience: permite acessar a lista de pessoas que estão inscritas na sua automação. Você pode aplicar filtros e analisar as informações sobre a sua audiência.
  • live chat: com ele você pode encontrar as mensagens recebidas dos inscritos da sua lista. Você consegue fazer essa interação por meio de uma sequência de mensagens ou manualmente.
  • growth tools: com essa função, você pode gerar tráfego para o bot do Messenger. Seu uso pode ser aplicado tanto em sites quanto páginas de captura, entre outros.
  • broadcast: aqui, você pode enviar mensagens para todos os inscritos na sua lista de uma só vez.
  • automação: permite configurar a automação de atendimento recebida pela sua lista.

Além disso, você também consegue configurar respostas personalizadas e as regras para automatizar as respostas enviadas a quem entra em contato com você.

Agora que você já sabe como o ManyChat funciona, o que ele é capaz de fazer e como usar essa ferramenta a seu favor, dê um boost em sua estratégia!

Que tal expandir seu conhecimento conferindo como os chatbots podem ajudar você a melhorar a sua estratégia de Marketing? Então, baixe agora mesmo o e-book Chatbots e Marketing: como usar essa estratégia para melhorar seus resultados”.

Chatbots e Marketing ebook

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo