Saiba o que é publicidade digital e por que ela é diferente do Marketing Digital

A publicidade digital define toda forma de promoção de uma marca ou produto que é feita em canais digitais. Saiba como aplicá-la na sua empresa!

O que é publicidade digital?

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

A publicidade digital transformou a maneira de conectar marcas e consumidores.

Antes as empresas eram limitadas às mídias offline, como panfletos, cartões de visita, outdoors e ― para quem tinha mais verba ― anúncios de TV, rádio e jornal.

Hoje, porém, a internet abre as portas da publicidade para qualquer negócio encontrar o seu público, divulgar a sua marca e fazer mais negócios online. Banners, links patrocinados, redes sociais, Email Marketing… Existe uma infinidade de canais e formatos para aproveitar!

Agora, então, você vai entender tudo sobre a publicidade digital: o que é, por que vale a pena investir nela, quais são os tipos e como obter os melhores resultados com ela. Siga conosco!

O que é a publicidade digital?

Publicidade digital é toda forma de promover uma marca por meio de dispositivos e canais digitais.

Ela serve para divulgar uma marca e seus produtos, alcançar o seu público-alvo e criar um relacionamento com os consumidores.

As mudanças de comportamento do consumidor e a evolução da tecnologia foram os propulsores da publicidade digital. As pessoas passaram a usar a internet para tudo, desde resolver uma dúvida rápida no Google até comprar uma geladeira em um e-commerce.

Por isso, nos últimos anos, a internet se tornou o lugar em que as empresas precisavam estar. Se o público está no Google, nas redes sociais e nos blogs, elas também precisam marcar sua presença digital.

Assim, surgiram diferentes maneiras de conectar marcas e consumidores pela internet. E, com a evolução nos últimos anos, a publicidade digital se tornou cada vez mais complexa, contanto até mesmo com agências e ferramentas personalizadas para dar suporte às estratégias.

A diversificação de formatos, formas de cobrança e opções de segmentação de público tornaram as plataformas mais robustas, cheias de opções para as marcas.

Diferença entre publicidade digital e Marketing Digital

Você também trata marketing digital e publicidade digital como a mesma coisa?

Tudo bem… A maioria das pessoas e profissionais da área faz isso. Porém, existe uma sutil diferença entre esses conceitos, que vamos explicar agora.

O marketing, de maneira geral, lida com todos os 4 Ps do Mix de Marketing: Preço, Produto, Praça e Promoção.

Esse é o composto que representa os quatro pilares do marketing e determina a forma como uma marca se apresenta no mercado. No marketing digital, a única diferença é que essas ações são pensadas para o ambiente online.

A publicidade, então, é uma ferramenta do marketing porque está dentro de um desses Ps: o de Promoção. Essa é uma das formas com que a empresa promove a marca e os produtos junto ao público ― e a publicidade digital é a ferramenta que faz isso nas mídias online.

Já dá para entender, então, que a publicidade digital é uma ferramenta do marketing digital.

Porém, na prática, muita gente considera as duas estratégias como sinônimos.

Quais são os benefícios da publicidade digital?

Não é por acaso que tantas marcas aderiram à publicidade digital. Existem muitos benefícios, especialmente para os pequenos negócios, que tinham menos oportunidades antigamente.

Entenda agora as principais vantagens!

Alcance ampliado

A internet não tem fronteiras. Você pode falar com os vizinhos do seu bairro, mas também com quem está do outro lado do mundo. E vale lembrar: quase todo mundo está na internet!

Isso significa que a publicidade digital é capaz de aumentar o alcance da sua empresa, não só para divulgar a marca, mas também vender seus produtos no comércio eletrônico.

Capacidade de segmentação do público

Já ouviu falar de big data? Essa expressão se refere à enorme quantidade de dados que a internet armazena. E um dos benefícios do big data é proporcionar uma infinidade de dados sobre os consumidores.

Eles podem ser usados, então, para segmentar o público das suas divulgações e atingir exatamente quem você deseja.

Cobrança mediante resultados

As mídias pagas da internet têm uma grande vantagem em relação aos canais offline. Diferentemente de uma publicidade no jornal e em outdoor, o anunciante não paga antecipadamente.

Na internet, ele só é cobrado quando obtém o resultado que gostaria (um clique, uma visita ao site, uma conversão). Daí surgem as formas de cobrança, entre elas:

  • custo por clique (CPC);
  • custo por mil impressões (CPM);
  • custo por aquisição (CPA).

Poder de mensuração

Outro grande diferencial, possibilitado pelo big data, é a capacidade de mensurar os resultados da publicidade.

Você pode saber exatamente quantas pessoas visualizaram um anúncio, quantas clicaram e quantas vendas você gerou a partir dele.

Dessa forma, é possível mensurar com mais precisão o ROI (Retorno sobre Investimento), que é um indicador de desempenho estratégico.

Planilha para acompanhamento de métricas

Baixe nosso template gratuito e comece a acompanhar os seus números de perto!

Formatos variados

Esqueça a limitação de trabalhar apenas com imagens, áudios e vídeos de 30 segundos. Na publicidade digital, você pode usar desde textos simples nos links patrocinados até uma websérie de vários capítulos no YouTube.

A criatividade ganha asas nos mais variados formatos de divulgação.

Competitividade para os pequenos negócios

Por fim, um dos grandes benefícios da internet é democratizar a publicidade. Afinal, você não precisa de verbas astronômicas para divulgar sua marca na internet.

Existem várias mídias orgânicas, que não exigem qualquer investimento em mídia, como blogs e redes sociais. E, quando você começar a investir nas mídias pagas, pode usar o valor que quiser e terá total controle sobre o orçamento das suas campanhas.

Quais tipos de publicidade digital podem ser feitos?

Agora, vamos ver os principais tipos de publicidade digital, que dividimos entre mídias pagas e orgânicas.

Mas entenda que esta não é uma lista definitiva: existem muitos outros formatos, e, a qualquer momento, podem surgir novas opções. Na publicidade digital, é preciso ficar sempre de olho nas novidades, que não param de acontecer.

Mídias pagas

A publicidade paga é realizada por meio de plataformas que cobram pela veiculação da mídia. Veja a seguir quais são os principais canais!

  • Links patrocinados: anúncios de texto que aparecem em posições de destaque nos resultados da busca nos mecanismos de pesquisa (Google, principalmente).
  • Mídia display: anúncios com apelo visual (imagens ou animações) que aparecem em meio ao conteúdo em páginas da internet.
  • Social Ads: anúncios para redes sociais, nos mais diversos formatos: Facebook Ads, Instagram Ads, LinkedIn Ads, Sponsored Tweets e YouTube Ads são os mais usados.
  • Mobile Ads: toda forma de publicidade veiculada em sites e aplicativos para dispositivos móveis (smartphones e tablets).
  • Google Shopping: anúncios de produtos que aparecem nos resultados da busca com informações de preço, marca e loja.
facebook ads

Mídias orgânicas

Mídias orgânicas são aquelas em que a marca é divulgada sem que você precise pagar pela sua veiculação.

Isso não quer dizer, porém, que você não tenha gastos indiretos, como contratações, treinamentos, ferramentas ou serviços terceirizados. Veja agora as principais estratégias de publicidade orgânica:

  • SEO (Search Engine Optimization): otimização das páginas de um site para que elas apareçam bem posicionadas nos resultados da busca orgânica do Google.
  • Redes sociais: publicação de posts orgânicos e interação com os usuários pelas redes sociais.
  • Email marketing: envio de mensagens (geralmente automatizadas) para divulgar ofertas e estreitar o relacionamento com o público da marca.
  • Blog: publicação de artigos sobre a área de atuação da empresa para engajar os consumidores e melhorar o posicionamento no Google.
  • Guest post: publicação como convidado no blog de uma marca parceira, com a intenção de atrair um novo público e gerar tráfego para o blog.
Você também pode se interessar por este conteúdo!
Saiba quais são as 5 diferenças entre ATL e BTL que você precisa conhecer para aplicar na sua estratégia de marketing
Publicidade comparativa: o que é e 10 exemplos de sucesso

Como potencializar os resultados da publicidade digital? Veja agora 5 dicas!

A publicidade digital se popularizou. Hoje, qualquer negócio pode usar os canais digitais. Assim, a competitividade na internet também aumentou.

Por isso, quem quer conquistar a atenção do consumidor precisa se diferenciar, adotando as melhores práticas da publicidade digital. Veja agora as nossas principais dicas para isso!

1. Mantenha o foco na experiência de marca

O consumidor não procura mais empresas ou produtos. Ele quer ter boas experiências com as marcas, que transmitam confiança, ofereçam soluções e proporcionem emoções positivas.

A publicidade digital, então, está inserida nesse contexto. Na sua atuação online, você deve sempre colocar a experiência do cliente em primeiro lugar. De que maneira aquele post ou anúncio gera valor para o consumidor? Pense nisso antes de publicar qualquer coisa!

2. Dedique-se à segmentação do público

Esse é um dos diferenciais da publicidade digital. Então, não o desperdice.

Primeiramente, você deve conhecer bem a sua persona e entender os objetivos da sua estratégia. Essas informações devem servir de base para a segmentação de público dos anúncios, que, assim, será mais precisa.

3. Teste, teste, teste

Será que o anúncio vai gerar conversões? Será que o título do email marketing está bom? Não fique em dúvida: faça testes para tomar as decisões corretas.

Na publicidade digital, você pode realizar testes com um público pequeno entre duas ou mais versões de uma página, um email, um post ou um anúncio. Então, em vez de se frustrar com os resultados, entenda antes o que funciona ou não.

4. Invista no remarketing

Remarketing é a ação de impactar novamente um usuário que já interagiu com o seu site, seja para ler um post no blog ou comprar um produto. Ele pode ser feito por email, links patrocinados, mídia display ou social ads.

Trata-se de uma das estratégias mais eficientes da publicidade digital, pois o consumidor já demonstrou um interesse prévio na sua marca. Você só precisa reconquistá-lo!

5. Mire nos resultados práticos para a sua empresa

Seu post ganhou muitos likes? Seu artigo foi lido por muitas pessoas? Legal!

Mas o que importa mesmo para o seu negócio é se isso serviu para atingir os objetivos da sua estratégia de marketing.

Então, não perca tempo com as métricas de vaidade. O foco deve ser os indicadores-chave de performance, que demonstram os resultados reais da publicidade digital para o seu negócio.

Enfim, o que é a publicidade digital se não a melhor maneira de se conectar com o seu público? Aproveite essa estratégia do marketing para conquistar a atenção do consumidor nos canais que ele mais utiliza no seu dia a dia.

Com a diversidade de plataformas, formatos, canais e filtros de segmentação, você tem um arsenal de recursos para potencializar a sua estratégia de marketing!

Agora, o nosso Guia Definitivo de Marketing Digital pode orientar você sobre como montar a sua estratégia com essas ferramentas poderosas. Boa leitura!

ebook marketing digital
Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.