Entenda o que é opt-out e saiba qual é sua importância para uma estratégia de email marketing!

Opt-out é a possibilidade dos seus contatos se descadastrarem da sua lista de emails. Ou seja, caso algum contato da sua base não tenha mais interesse em receber seus emails, ele poderá apenas solicitar que seja removido.

Opt-out

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

O email marketing é uma estratégia muito usada pelas empresas por uma série de motivos: é mensurável, permite uma relação mais próxima com o seu público, possibilita o gerenciamento de contato, além de ser um importante canal para a divulgação dos conteúdos produzidos..

No entanto, é necessário ter em vista alguns cuidados, como o entendimento sobre o que é opt-out. Já ouviu falar sobre isso?

Elaboramos este conteúdo para que você entenda o significado desse conceito, a sua importância, além de ficar por dentro de boas práticas que devem ser tomadas. Boa leitura!

O que é opt-out? 

O opt-out é a possibilidade de uma empresa oferecer o descadastramento no e-mail marketing, permitindo que seu público desautorize o envio de novos conteúdos e materiais a partir daquele momento.

Para deixar explicar melhor esse conceito, é preciso entender melhor como funcionam os hábitos de consumo dos seus clientes. Imagine a seguinte situação: sua empresa tem como objetivo atingir determinada parcela de seus clientes visando nutrir uma relação positiva, desde que seja autorizado por eles o envio de mensagens, comunicados e materiais ricos. 

Mas é preciso entender que, em algum momento, é possível que ele não esteja mais interessado nessa relação, devido aos mais diversos fatores. Entre eles, podem estar o fato de que seu negócio já solucionou a dor de seu cliente e até mesmo a falta de interesse sobre os seus conteúdos naquele determinado momento. 

Sendo assim, seria bastante desagradável continuar insistindo nesse contato, podendo inclusive gerar um efeito contrário. Isso gera insatisfação e, futuramente, caso ele volte a precisar de suas soluções ou produtos, a imagem negativa poderá persistir, impedindo que sua empresa feche novos negócios. 

Quais os benefícios de contar com o opt-out? 

A seguir, selecionamos os principais benefícios de contar com o opt-out em sua estratégia de email marketing. Confira!

Satisfação dos usuários 

Conforme abordado, é preciso ter a consciência de que o relacionamento com o seu cliente — apesar de ser positivo que seja duradouro — poderá se romper. Dessa forma, sua empresa precisa oferecer ferramentas para que ele faça o seu descadastro.

Isso contribui para melhorar a satisfação de seu público, uma vez que será alcançado pelos seus conteúdos pelo período que julgar importante, contando com a facilidade de não recebê-los mais quando achar necessário. 

Além disso, é preciso levar em consideração que nem sempre esse descadastro será definitivo. Caso o seu negócio ofereça um mix de produtos e serviços diferenciados, ele poderá voltar a entrar em contato para fechar novos negócios, construindo novamente esse relacionamento. 

Melhoria da imagem de sua marca

Continuar insistindo em um contato que não trará mais novos negócios para a sua empresa e que sequer é de interesse de seu público certamente vai prejudicar a imagem de sua marca.

Além disso, é comum clientes recorrerem a sites de reclamação ou redes sociais caso você não ofereça essa alternativa, fazendo com que outras pessoas não façam o cadastro em sua base com receio de ter esses mesmos problemas futuramente. 

Impedimento de que seu email caia em listas de rejeição

O seu usuário, ao identificar que não há como desfazer esse contato, tem a chance de reportar para os servidores de email que aquelas mensagens são inconvenientes e sem serventia. A partir disso, seus comunicados vão parar na caixa de spam, o que prejudica inclusive o seu domínio. 

Aperfeiçoamento das estratégias

O opt-out deve ser uma métrica a ser analisada pela sua equipe com o objetivo de aperfeiçoar as suas estratégias. Qualquer estratégia de Marketing tem como meta trazer resultados melhores, além de firmar um relacionamento com o seu público.

Caso você esteja recebendo um número alto de opt-out, significa que é preciso rever os seus conteúdos

Uma estratégia para esse aperfeiçoamento é a pesquisa de satisfação ou o NPS. O que pode ser melhorado por sua equipe? O conteúdo enviado não é relevante? A linguagem não está adequada para seu público? A partir de todas essas respostas, há a oportunidade de trazer modificações para os seus conteúdos, o que contribui para a fidelização de seus clientes.

Você pode também se interessar por estes outros conteúdos!
MailChimp: o tutorial completo da ferramenta
Entregabilidade: entenda o que é e como melhorar a sua taxa
Newsletter: um guia completo para mandar emails que engajam
Autoresponder: aprenda como configurar este recurso no MailChimp

Quais as boas práticas de opt-out? 

Agora que você já sabe o que é opt-out e quais são as principais vantagens de contar com essa ferramenta, vamos apresentar algumas boas práticas que devem ser levadas em consideração pela sua equipe. Veja!

Não envie emails para o contato que solicitou o opt-out

Essa deve ser a principal preocupação para que sua imagem não seja desgastada. Se você insistir em um contato que não quer manter relacionamento e que já fez o descadastro, o ideal é que você espere que ele volte por conta própria.

Uma dica para que isso seja feito de forma automatizada e sem gerar gargalos: contrate uma ferramenta que impeça o envio para quem clicou em opt-out. Assim, esses clientes só voltarão a receber algum tipo de contato de sua empresa caso ele mesmo tenha interesse. 

Deixe o link visível

De nada adianta contar com um link de opt-out se isso trouxer dificuldades para o seu cliente, concorda? Por essa razão, deixe o link visível e faça com que essa experiência seja tranquila e prática.

Os pontos mais fáceis de visualização pelo seu público são no início de seu email ou na assinatura (o mais usual). 

Conheça os mecanismos de opt-out

Conhecer os mecanismos de opt-out existentes contribui para que você possa oferecer aquele que melhor se enquadra com a realidade de seu público. Entre eles, pode-se optar pelo link no email que leva ao opt-out de forma automática, ou ainda transferir o usuário para uma página na qual ele vai informar quais são as preferências de email. 

O link também pode direcionar o usuário para a página de cadastro, onde ele vai atualizar as suas informações e/ou retirar o seu contato. Métodos offline também podem ser utilizados — SMS, telefone etc. — , mas não são tão indicados, especialmente porque há mais chances de esquecimento por parte de seu negócio, o que traz as desvantagens mencionadas. 

Como a experiência de seu usuário deve ser priorizada, o indicado é que o link já faça o descadastro de maneira automática, trazendo ganhos para a sua imagem. 

Tenha listas separadas

Outra boa prática sobre o opt-out e que impede que você cometa enganos quanto aos usuários que solicitaram, é manter listas separadas de usuários ativos de sua base com aqueles que optaram por não mais receber suas mensagens

Tenha tudo bem organizado, contendo inclusive uma planilha que informe a data do pedido de descadastramento. 

Não compre base de emails

Comprar base de emails é uma prática que jamais deve ser considerada pela sua equipe. Apesar de ter um número relativamente tentador, aquelas mensagens não serão enviadas para leads qualificados, o que impede que suas estratégias atinjam o resultado esperado. 

Em seu site, ofereça um formulário de opt-in e utilize-o para recolher informações importantes sobre o seu visitante. Isso será bastante positivo para criar uma base que realmente traga bons resultados ao seu negócio. 

Se ainda tem dúvidas quanto àqueles contatos, faça uma newsletter e mande para os seus contatos com o objetivo de identificar se eles têm interesse em seus conteúdos. 

Além do opt-out, quais outras boas práticas de email marketing?

O opt-out é uma das principais boas práticas de email marketing. Mas existem outras, que apresentaremos logo a seguir. 

Segmentação do público 

O primeiro passo é segmentar o seu público. Não é porque você produz conteúdos que sejam relevantes para determinada pessoa que eles serão úteis para outras.

Um cliente já fidelizado, por exemplo, não deve receber as mesmas mensagens daquele que está conhecendo o seu negócio e sendo nutrido de informações relativas ao conhecimento do problema, concorda? 

As informações devem ser indicadas de acordo com a jornada do consumidor, contribuindo para melhores resultados. 

Ortografia e gramática

Uma dica que pode parecer óbvia, mas que merece atenção de sua equipe. Por mais que o seu conteúdo seja relevante, não ter atenção quanto à escrita pode minar a sua estratégia. Erros de ortografia, gramática, de coesão ou coerência farão com que a sua empresa perca a credibilidade. 

Personalização

O seu cliente gosta de se sentir único, além de entender que aquele conteúdo foi feito especialmente para solucionar os seus problemas. Já existem ferramentas no mercado que fazem essa personalização de maneira automática, otimizando o tempo de sua equipe e permitindo pensar em ações mais estratégicas. 

Conteúdo relevante

O seu conteúdo realmente precisa ser relevante. Além disso, aqui também merece a atenção quanto à jornada de seu cliente no funil de vendas. Há conteúdos distintos para cada estágio, e cada um deve ser pensado de acordo com as dores de sua persona.

Inclua imagens

Por fim, inclua imagens para que o seu email seja mais atrativo e possa atingir os objetivos esperados. É preciso ter atenção quanto ao tamanho, uma vez que elas não devem ser nem muito grandes, nem muito pequenas.

Neste conteúdo, você pôde entender o que é opt-out, a sua importância, quais são os benefícios de oferecer essa alternativa em seus emails, além de entender boas práticas do seu uso. Conforme abordado, não esqueça de mensurar seus resultados para aperfeiçoar seu planejamento e levar sempre originalidade ao seu público. 

Mas, afinal, como construir uma lista de emails? Para saber tudo sobre o assunto, confira o nosso artigo

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.