Por Redator Rock Content

um de nossos especialistas.

Publicado em 10 de julho de 2019. | Atualizado em 19 de dezembro de 2019


Um plano de trabalho é um documento em que se registram as atividades, os objetivos e as tarefas necessárias para a performance de um profissional. Sua importância está diretamente relacionada com o alcance de propósitos.

No ambiente de trabalho, existem diversas ferramentas que devem ser utilizadas para cumprir os objetivos que a empresa, ou você pessoalmente, tenha estabelecido. Porém, uma delas não deve faltar. É claro que estamos nos referindo ao plano de trabalho!

Ele é diferente em todos os casos em que se aplica, já que não existe uma única fórmula para alcançar o sucesso. Neste artigo explicaremos o que é um plano de trabalho e a forma mais efetiva de criá-lo. Nos próximos tópicos você vai ver:

O que é um plano de trabalho?

Um plano de trabalho é uma ferramenta utilizada para organizar e sistematizar informações relevantes para a realização de um projeto, uma investigação ou uma tarefa específica com objetivos e metas definidos.

É também um guia que propõe uma forma de inter-relação entre os recursos humanos, financeiros, materiais e tecnológicos. Cada plano de trabalho deve ter um tempo determinado, podendo ser anual, semestral, trimestral, mensal ou de acordo com as necessidades exigidas pelo projeto ou pela tarefa.

Ou seja, o período deve ser definido dependendo das metas propostas. Para facilitar a execução do plano de trabalho, deve-se elaborar um cronograma onde estejam especificadas as datas das atividades a serem realizadas, com a finalidade de otimizar o tempo.

Dentro do plano de trabalho encontra-se a estratégia de marketing que será utilizada. Lembre-se de que aplicar um correto plano de ações em uma empresa é o que vai garantir que os objetivos sejam alcançados. No planejamento está o sucesso!

Quais são as características de um plano de trabalho?

As características do plano de trabalho são tudo aquilo que o faz ser imprescindível:

  • otimiza os tempos;
  • divide tarefas;
  • sistematiza os processos;
  • envolve uma equipe de trabalho;
  • elabora estratégias de vendas.

Atualmente, não existe empresa que trabalhe sem um plano, dado que essa é a forma mais eficaz para alcançar o sucesso.

Qual é a importância de aplicar o plano de trabalho?

A importância da aplicação de um plano de trabalho está diretamente relacionada com alcançar os objetivos. Planificar, controlar e dirigir um plano para que seja executado corretamente é o que garante sua efetividade. Esse planejamento estratégico na sua empresa é a ferramenta necessária para direcioná-la ao sucesso.

A estratégia que for eleita deve envolver uma equipe destinada a cumprir os alinhamentos especificados para alcançar a meta. Além disso, o plano de trabalho colabora para que a tomada de decisões seja eficaz e a administração de recursos e processos sejam mais eficientes. Por isso, não faça nada sem um plano na manga!

Quais são os tipos de planos de negócio?

Antes de falarmos sobre os tipos de planos de negócio, é relevante mencionar um excelente exemplo de plano que você pode pôr em prática.

Gráfico de Gantt

O gráfico de Gantt é uma das ferramentas mais utilizadas, por conta de sua grande utilidade e eficácia na hora de organizar um plano de trabalho de forma simples, o que normalmente é feito no Excel.

Em primeiro lugar, fazemos uma tabela, na qual colocamos vários conceitos e valores em colunas diferentes.

  • quantidade de atividades — você pode colocar tantas atividades quanto forem necessárias na sua planificação;
  • tarefas — trata-se de organizar a estratégia e focar a ordem das tarefas, de modo que a listagem seja feita em uma sequência lógica;
  • início — como o nome diz, é a data de início da estratégia;
  • fim — se refere à data de término das atividades;
  • duração — uma vez finalizada a atividade, é verificado o tempo de duração. Inclusive, é possível definir uma data prévia, como um tempo limite.

Dessa forma, o gráfico de Gantt se adapta a todos os tipos de planos de negócio, conforme apresentaremos a seguir.

De vendas

Ajuda na elaboração da estratégia de vendas necessária para que a empresa possa alcançar seus objetivos. Coordenar todas as atividades e as tarefas a serem realizadas junto à equipe de trabalho é fundamental.

Empresarial

Trata-se de executar ações internas para que todos os departamentos da empresa se empenhem para conseguir o objetivo desejado.

É responsabilidade de toda a equipe de trabalho e dos departamentos elaborarem um plano de trabalho conteúdos para que a estratégia, seja de marketing, seja de Marketing de Conteúdo, surtam o melhor efeito possível.

Você também pode se interessar por estes outros conteúdos!
👉 Matriz de Eisenhower: saiba como priorizar as suas tarefas
👉 Produtividade do Time de Marketing: alcance o desempenho ideal
👉 Teste DISC: o que é e como identificar o perfil comportamental?
👉 Proatividade: saiba como se tornar um profissional com iniciativa

Educativo

Temos que deixar claro que não só as empresas de venda de produtos e serviços executam planos de negócio, nem são exclusivamente elas que podem fazer uso do gráfico de Gantt.

Para ter pessoal qualificado — que é tão necessário —, primeiro o plano deve iniciar-se nos órgãos educativos. Chegar ao nível acadêmico mais alto requer um bom plano de trabalho para qualificar tanto os docentes quanto os alunos.

Para atividades pessoais

Nos organizarmos não deve ser uma atividade inferior. O melhor para elaborar projetos e empreendimentos é planejar e definir estratégias e objetivos, assim como é feito por todas as empresas. A organização de atividades e tarefas é o que vai nos levar a materializar nossos sonhos.

Como fazer um plano de trabalho de sucesso?

Para fazer um bom plano de trabalho siga os passos abaixo.

1. Visualização ou processo

A primeira coisa a ser definida são os objetivos, de forma que você possa responder à pergunta: onde quero chegar? Suas metas devem ser específicas, mensuráveis e realistas.

2. Diagnóstico da situação atual

Conheça a disponibilidade de fator humano, a infraestrutura e a economia para compreender sua capacidade e suas limitações, o que ajudará a planejar seus objetivos de maneira realista.

3. Programação de atividades

Como comentamos, fazer uma lista das atividades é fundamental para a formulação de um plano de trabalho, de modo que organizar e diferenciar as tarefas é primordial. Afinal, isso dá uma visão do que devemos fazer primeiro e o que deve ser deixado para depois em uma ordem lógica sequencial.

4. Determinação dos recursos

Você deve conhecer quais são os recursos que estão à sua disposição. Muitos planos de trabalho não funcionam por serem muito ambiciosos em relação às possibilidades.

O plano de trabalho é uma ferramenta que pode ser utilizada em todos os âmbitos laborais, não importa se são pessoais, empresariais ou educativos. É considerado o meio mais eficiente para alcançar os objetivos traçados.

Agora que você sabe como elaborar um plano de trabalho, leia o artigo em que explicamos a melhor forma de fazer a gestão do seu tempo e aumentar a sua produtividade.

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *