Por Raissa Serique

Freelancer da Rock Content.

Publicado em 21 de novembro de 2019. | Atualizado em 21 de fevereiro de 2020


O quiz interativo é um formato de conteúdo interativo que envolve o cliente, ajudando-o de algum modo e, indiretamente, mostrando produtos ou serviços. Ele gera mais leads, mais conversões e mais fidelidade, desde que inserido no contexto certo, em uma estratégia de marketing efetiva.

O quiz, interativo ou estático, é um formato de conteúdo com imenso poder de envolver o leitor. Basta lembrar dos testes de personalidade que são comuns em revistas e sites, ou o imenso sucesso do site BuzzFeed, recheado de quizzes sobre cultura e comportamento.

Unido à interatividade, que é uma característica natural dos seres humanos e, por isso, usada há vários anos em diversas aplicações, não só no marketing, o quiz interativo tem tudo para aumentar o número de pessoas que conhecem um produto ou serviço e, com isso, aumentar clientes e faturamento.

Por isso, as marcas já observaram essa tendência e estão procurando usar conteúdos interativos em seus planos de marketing, para torná-los mais efetivos e gerar mais leads e clientes.

Os materiais interativos, inclusive, já alcançaram bons resultados para as empresas que apostaram neles. Os quizzes interativos, particularmente, têm o potencial de melhorar o envolvimento dos leads com a marca e ainda gerar dados que podem ser transformados em melhor comunicação entre clientes e marca.

Para saber o que é e quais são as vantagens de usar o quiz interativo no marketing e nas vendas, acompanhe este artigo. A seguir, você vai saber mais sobre:

Continue conosco para saber tudo! Boa leitura!

 

O que é um quiz interativo?

Um quiz interativo é um tipo de material em que, respondendo a algumas perguntas, o usuário consegue obter um resultado para o que estava procurando.

Esse resultado final é gerado por meio do cálculo e da classificação das interações que o usuário teve com as perguntas.

Assim, o usuário consegue descobrir um pouco mais da sua personalidade ou do seu conhecimento sobre algum assunto.

O quiz é um formato que por si só é interativo, já que cada resposta final depende da interação do leitor. Entretanto, sua interatividade era diminuída, pois era usado de forma estática, impresso em jornais e revistas.

Com a internet, o quiz pode se tornar realmente interativo, já que as respostas dadas pelos usuários passaram a ser calculadas em um sistema para exibir o resultado final. O usuário só precisa ler e clicar na resposta que mais se parece com a sua forma de pensar.

O quiz interativo é particularmente usado para testar a opinião ou o nível de conhecimento da audiência sobre algum tema relativo ao universo da empresa, mas pode também ser empregado de outra maneira, de acordo com o plano de marketing ou a estratégia de vendas.

 

Quais são os benefícios de usá-los em uma estratégia de marketing?

Além de saber qual é a opinião ou o conhecimento do público, o quiz interativo gera uma série de benefícios para quem resolve implementá-lo.

O primeiro benefício é o do potencial de viralização nas redes sociais. O BuzzFeed, que citamos no começo do artigo, consegue milhões de compartilhamentos no Facebook apenas usando quizzes interativos.

Em janeiro de 2014, conseguiu alcançar a marca de 13 milhões de shares, fora o tráfego que é gerado via Instagram Stories, que vem crescendo exponencialmente.

Outro benefício é o aumento na educação do público, gerando leads mais qualificados. Uma pesquisa da Demand Metric em parceria com a ion interactive, feita em 2014 com profissionais de marketing, revelou que eles veem o conteúdo interativo como sete vezes mais eficiente na educação do público.

Essa diferença na qualificação de leads, segundo a mesma pesquisa, gera três vezes mais conversões do que em um funil de vendas com conteúdos exclusivamente estáticos.

Mais um benefício que foi observado pelos profissionais de marketing entrevistados está na valorização da marca, ou branding, bem como na diferenciação que o público enxerga nela em comparação com os concorrentes.

Para 88% desses profissionais, o conteúdo interativo é efetivo ou muito efetivo nesse quesito, contra 55% dos que trabalham apenas com conteúdo estático.

 

Como os quizzes interativos já foram usados pelas empresas?

Com o crescimento da importância do quiz interativo no marketing, algumas ferramentas surgiram para facilitar a vida dos profissionais de marketing. Assim, é possível criar rapidamente um quiz, sem precisar saber programação.

Tantos benefícios gerados pelos quizzes interativos já foram comprovados por algumas empresas. Por isso, separamos alguns exemplos de quizzes para deixar mais claro os objetivos e as particularidades desse tipo de conteúdo. Acompanhe!

“What can you learn from your DNA?”

A ion interactive foi a empresa escolhida para ser fazer o quiz interativo para a 23andMe, que procurava testar os conhecimentos do público sobre o DNA.

“What is your driving force?”

Este é um quiz interativo baseado em um TED Talk de Tony Robbins e elaborado pela Robbins Research, para ajudar o público a descobrir qual é a maior necessidade humana deles. 

“5 Washing Machine Myth Busted”

Criada pela SEARS, é um quiz interativo que testa o conhecimento do usuário sobre máquinas de lavar. Montado no estilo de “mitos” e “verdades”, ele esclarece conhecimentos comuns que o público pode ter acerca das máquinas.

“Is your travel partner a perfect match?”

É um quiz interativo criado pela Orbitz, que buscava ajudar o leitor a saber se o companheiro de viagens de trabalho era o match perfeito.

“Are you speeding up sales?”

Criado pela Dun & Bradstreet, é um quiz voltado para profissionais de marketing B2B, para que eles testem a habilidade de como acelerar as vendas.

“Which Therapy Dog are you?”

Elaborado pela Children’s Hospital Los Angeles, é um quiz divertido para divulgar o uso de cães de terapia em hospitais.

Which Therapy Dog are you?

“Qual My Journal 2020 combina com a sua personalidade?”

A Illustralle elaborou um quiz interativo usando o BuzzFeed, provando que um pouco de criatividade e conhecimento do público podem gerar excelentes resultados na venda de produtos. 

Qual My Journal 2020 combina com a sua personalidade?

É importante observar que, por mais que o quiz seja um formato de conteúdo interativo que por si só é cheio de qualidades, ele não faz tudo sozinho. Ele precisa estar alinhado a uma estratégia de Marketing Digital ou Marketing de Conteúdo para que funcione corretamente.

A persona da empresa deve estar bem-feita, além de haver alinhamento com a linguagem da marca, os produtos ou serviços e o nicho de mercado. Com tudo isso alinhado, é hora de aprender a criar um quiz interativo.

Acompanhe o próximo tópico!

Como criar um quiz interativo?

Com o surgimento das ferramentas para criação de conteúdo interativo, criar um quiz interativo se tornou mais simples e rápido. Existem ferramentas exclusivamente voltadas para a criação de quizzes, como o Qzzr e o Quizur

Outras, como a ion interactive, são plataformas para a criação de conteúdo interativo. Eles têm uma grande quantidade de templates facilmente customizáveis, além de permitirem análise de métricas e integração com outros softwares, como Salesforce e Hubspot.

A escolha da ferramenta ideal é um dos primeiros passos para criar um quiz interativo. Também é preciso escolher o assunto com cuidado, levando em consideração que ele precisa envolver o público e conversar com a persona.

Depois, é necessário escolher o tipo de quiz interativo. Os mais usados são o de personalidade, o de pontuação e o de múltipla escolha, sendo que esses dois últimos são usados para testar conhecimentos.

A escolha do título, que é uma das etapas mais importantes para o sucesso do quiz, também deve ser escolhido com cuidado.

Geralmente, os que mais conquistam o público são os do tipo “Qual X é você?”, muito comum em testes de personalidade, ou “Qual é o seu Y?”. Também são usados “Que tipo de Z é você? e “Quanto você sabe sobre…?”.

Finalmente, deve-se escolher as perguntas, as respostas e os resultados. E, claro, é preciso criar uma estratégia para divulgar o quiz interativo, usando email e redes sociais.

Também é importante sempre lembrar de inserir um formulário ou criar uma landing page para coletar o email do usuário e enviar a resposta do quiz. É o começo de um novo relacionamento.

Além de todos os passos que citamos acima para criar um quiz interativo, é importante lembrar sempre de conferir se todos os links estão funcionando corretamente e levam à página desejada.

Um erro desse leva a uma quebra da atenção do cliente, que pode sair do quiz e nunca mais voltar. E então, o objetivo com a criação do quiz não será atingido.

O quiz interativo é um formato de conteúdo que pode ser muito bem explorado em estratégias de marketing bem planejadas e implementadas. Os benefícios que ele gera podem trazer clientes mais fiéis e engajados com a marca.

Ele pode ser utilizado em qualquer etapa de um funil de vendas, incluindo a fase de consideração. Por isso, confira como aplicá-lo nessa etapa da estratégia de vendas!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *