Servidor Dedicado: o que é, quais as vantagens e o que considerar na hora de escolher um

O servidor dedicado é totalmente exclusivo para o cliente, podendo ser utilizado por pequenas, médias e grandes empresas, ou até mesmo por desenvolvedores Web. Seu maior benefício é garantir liberdade para a instalação de aplicativos, maior flexibilidade, segurança, estabilidade e autonomia para o contratante. Problemas internos, no servidor dedicado, são transformados em grandes soluções!

Servidor Dedicado: o que é e como escolher um

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

O servidor dedicado certamente é a melhor opção para quem pretende garantir o máximo de desempenho para o site e, claro, ter controle total do seu ambiente de hospedagem. Depois de criar um site, é possível que ele passe a ter muito tráfego e, consequentemente, apresente problemas devido à hospedagem.

Para solucioná-los, é necessário usar uma tecnologia não compatível com o plano — esse é o momento certo para se pensar em um servidor dedicado.

Hoje em dia, qualquer empresa pode ter um servidor dedicado a um custo bem acessível, assegurando todas as vantagens que uma hospedagem como essa garante ao cliente.

Pensando nisso, preparamos este texto para detalhar o que é um servidor dedicado, seu funcionamento e vantagens. Continue acompanhando e saiba como escolher o melhor para o seu negócio. Boa leitura!

O que é um servidor dedicado?

Antes de falarmos sobre o conceito de servidor dedicado, é importante compreender o que é um servidor. Bom, de forma resumida, se trata de um computador com sistema de computação centralizado, ou software que fornece serviços a uma rede de computadores, conhecida como cliente.

Bom, agora que explicamos a você o que é um servidor de hospedagem, podemos falar sobre o servidor dedicado.

Pois bem, se trata de um modelo que pode ser tanto para sistemas (como Business Intelligence ou ERP) quanto para sites, em que a empresa assegura um servidor totalmente exclusivo no data center.

Isso quer dizer que é garantida uma customização total das necessidades, desde o espaço de armazenamento até o tamanho de memória RAM e a velocidade de processamento.

Sabe qual é a principal diferença entre o servidor compartilhado e dedicado? Enquanto no primeiro, a hospedagem é exclusiva ao cliente, no segundo, a hospedagem é dividida entre vários contratantes, o que, certamente, pode impactar o desempenho do servidor, limitando os acessos aos sites em determinados momentos ou o funcionamento dos sistemas.

Servidor dedicado x não dedicado: quais são as diferenças?

Quais são as diferenças entre servidor dedicado e servidor não dedicado? É o que vamos explicar a você agora!

O servidor dedicado tem muito mais recursos de armazenamento e de processamento de dados. Como o seu próprio nome diz, é dedicado, ou seja, disponibiliza o serviço com total exclusividade para o cliente.

Dessa forma, ele garante maior desempenho e performance para as aplicações e websites, gerando mais estabilidade, velocidade, segurança etc.

É uma excelente alternativa para websites que têm vários acessos e aplicações que consomem muitos recursos, afinal, com o avanço tecnológico, a concorrência está cada vez mais acirrada e os usuários, mais exigentes.

E, claro, contar com um servidor de alta qualidade vai refletir diretamente na experiência dos usuários e na performance do site. Portanto, é um investimento muito relevante.

O servidor não dedicado disponibiliza de uma performance bem menor que o servidor dedicado. É sim um servidor dedicado, mas que compartilha os seus recursos com vários clientes.

Em um servidor não dedicado, caso sejam hospedados inúmeros sites e aplicações que usam os recursos do servidor de forma constante, todas as outras aplicações e websites vão sofrer queda de performance.

Mas por que “caso sejam”? Bom, o fato é que há servidores que são compartilhados, o que significa que dividem os mesmos recursos com vários usuários, mas que garantem muita qualidade.

Como funciona um servidor dedicado?

Na prática, um servidor dedicado funciona como se fosse um data center da própria empresa. Afinal, possibilita configurar o serviço da forma que desejar, conforme as necessidades.

Como o próprio nome deixa claro, esse tipo de servidor é dedicado à organização contratante, o que significa que o espaço não é dividido com outras empresas, garantindo, inegavelmente, um desempenho bem melhor.

Quais são as vantagens de uma infraestrutura completa?

Há muitas vantagens em contratar um servidor dedicado. Vamos explicar para você algumas delas!

Performance

O servidor dedicado favorece a performance de aplicações e de sites. Como se trata de uma solução totalmente exclusiva, o tráfego tende a ser bem menor quando comparado ao ambiente compartilhado, por exemplo. Isso, sem dúvidas, contribui para a navegação, além de reduzir o tempo de carregamento.

Sendo assim, o servidor dedicado é capaz de diminuir significativamente a lentidão de sites e de sistemas, contribuindo para a confiabilidade dos visitantes e dos usuários.

Flexibilidade

Com essa solução, há controle total sobre o ambiente de hospedagem e total liberdade para instalar scripts, módulos e plugins que achar necessário, o que não acontece com as hospedagens compartilhadas, já que não permitem tanta flexibilidade aos usuários.

O servidor dedicado contribui também para a escalabilidade de projetos que têm um crescimento muito rápido ou picos de acesso.

Autonomia

Outro benefício desse servidor é a autonomia que ele permite à equipe de TI (Tecnologia da Informação) ou ao desenvolvedor, seja para controle de acessos, seja para gestão do banco de dados. Com ele, é possível ter acesso à linha de comando como root.

Estabilidade

A estabilidade é outro fator relevante do servidor dedicado, que tende a ser superior por ser exclusivo.

Os servidores dedicados costumam ficar em data centers de primeira linha, contando com os melhores recursos de rede e de hardware. Por isso, a infraestrutura garante mais condições de desempenho e de estabilidade aos clientes.

Segurança

A preocupação com a segurança é bem menor para quem escolhe um servidor dedicado, especialmente, pelo fato de que os acessos limitados podem ser customizados conforme a necessidade. Isso sem contar que, nele, é possível bloquear IPs, entre outras medidas de segurança.

Para quem um servidor dedicado é recomendado?

Bom, podemos afirmar que se trata de um servidor recomendado para pessoas que contabilizam inúmeros acessos em seu blog, e-commerce ou site.

Para que você entenda melhor, podemos citar organizações de grande porte que precisam de um sistema online a fim de manter todos os processos interligados. Outros exemplos são as empresas que atuam no ramo de Business Intelligence, influenciadores digitais e blogueiros que recebem um tráfego bem alto em seus blogs e sites.

O que levar em consideração ao escolher um servidor dedicado?

Como escolher um servidor dedicado? Bom, estamos falando de um serviço muito mais avançado, então, a escolha é bem mais complexa que a de uma hospedagem compartilhada ou VPS, por exemplo.

Há mais aspectos e características que devem ser observados. O passo inicial é compreender qual tipo de servidor dedicado é mais interessante para você.

Servidor dedicado gerenciado ou servidor dedicado não gerenciado

Assim como um VPS, o servidor dedicado é oferecido em mais de uma forma, a fim de satisfazer as necessidades e gostos de diferentes tipos de usuários. Veja as características dos dois:

  • servidor dedicado gerenciado: é oferecido também como hospedagem dedicada. É uma maneira de oferecer recursos dedicados sem deixar de lado a praticidade do gerenciamento, realizado pelo provedor de hospedagem;
  • servidor dedicado não gerenciado: você se responsabiliza por todo o gerenciamento do servidor a partir do acesso pela interface em linha de comando (Linux) e área de trabalho (Windows).

Os usuários com mais experiência costumam optar pelo servidor dedicado não gerenciado, porém, essa alternativa vai exigir um conhecimento técnico bastante desenvolvido para administrar o servidor.

Por outro lado, quem deseja praticidade acaba escolhendo um servidor dedicado gerenciado, para se preocupar menos com atividades relacionadas à administração do servidor.

Especificações do data center

O data center é o ambiente onde o servidor dedicado vai ficar instalado e armazenado. A empresa de hospedagem tem a responsabilidade total quanto à infraestrutura, devendo garantir o funcionamento adequado.

Recursos de hardware e software

Tanto o software quanto o hardware do servidor dedicado precisam ser verificados com muito cuidado e atenção, para que atendam às necessidades da aplicação.

Assim, é preciso conhecer bem cada parte do equipamento, compreender a sua função e o que exatamente ela afeta tanto na usabilidade do servidor quanto no desempenho do site.

Recursos de rede

Não adianta nada contratar um servidor dedicado caso ele fique indisponível ou com fraca conexão. Sem recursos de internet e de rede para manter o servidor acessível durante todo o dia, toda a função do software e do hardware é desperdiçada.

Sendo assim, é fundamental analisar se as especificações de internet e de rede do servidor atendem às reais necessidades da aplicação que será hospedada.

Entenda as suas necessidades

Antes de contratar um servidor dedicado, é importante saber o que você espera do serviço. Para tanto, deve analisar as suas necessidades e compreender as expectativas no uso do servidor.

Atendimento e suporte 

Muitos pensam que o atendimento e suporte não são fatores relevantes para o usuário de servidor dedicado, o que é uma grande ilusão. As empresas que oferecem o servidor dedicado têm trabalhado com clientes, empresas que investem muito para ter um atendimento de qualidade, e claro, em tempo real.

Não escolha somente pelo preço

Algo que não se pode fazer é escolher um servidor dedicado com base apenas no preço do serviço ofertado. Ele é importante, mas é preciso analisar os fatores que apontamos aqui para fazer a melhor escolha.

Como você percebeu, quando falamos de servidor dedicado, há muitas variáveis, e, por esse motivo, você tem a responsabilidade de analisar bem e escolher um servidor que atenda a todas as suas necessidades.

Lembre-se de que há servidor dedicado de vários preços, em data centers distintos, com recursos diferentes e que são voltados para usuários de tipos também diferentes. Então, certifique-se de que o serviço é realmente destinado para o seu tipo de negócio antes de contratar um servidor!

Você está revitalizando o seu site ou criando um novo e quer garantir sucesso? Então, baixe aqui o nosso checklist para obter muitas respostas e gerar bons resultados!

[rock_performance]

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Posts Relacionados

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.