Por Thiago Xavier

Redator Freelancer na Rock Content

Publicado em 19 de outubro de 2018. | Atualizado em 22 de fevereiro de 2019


Simon Sinek é referência para empreendedores em todo o mundo, inspirando líderes a focarem no propósito de suas empresas e de suas vidas. Sinek já escreveu diversos livros e é o criador do conceito do Círculo Dourado. Entenda mais!

Simon Sinek ganhou notoriedade principalmente após a sua TED Talk de 2009 — um dos talks mais vistos até hoje, intitulado “How great leaders inspire action” — ou “Como grandes líderes inspiram ação”.

Ele é autor de best-sellers como “Comece pelo porquê” e “Encontre seu porquê”, além de ser fundador da Start With Why, uma empresa que oferece os recursos para inspirar pessoas a fazerem aquilo que mais as motiva.

Mas o que há de tão importante na noção de que vale a pena encontrar um porquê? É o que a ideia do Círculo Dourado — ou Golden Circle — se propõe a esclarecer.

Continue a leitura para entender o que é o Círculo Dourado e como aplicá-lo em sua empresa.

O que é o Círculo Dourado?

Círculo Dourado é um modelo que Simon Sinek criou para explicar onde está o diferencial de líderes e organizações inspiradores que geram lealdade e criam verdadeiros movimentos.

O raciocínio simples, porém, poderoso, é simbolizado com 3 círculos: o primeiro é maior e representa o “o que”; o segundo é menor e está dentro do primeiro, representando o “como”; e o terceiro é ainda menor e está dentro do segundo, representando o “porquê”.

No contexto dos negócios, isso mostra que grande parte ou todas as empresas sabem definir o “o que” com facilidade: os produtos que vendem, os serviços que oferecem, a indústria a qual pertencem e os seus concorrentes.

A quantidade de negócios que entendem o “como” é menor, já que isso envolve, entre outros fatores, os diferenciais do negócio e processos bem definidos.

Por fim, o número de companhias que têm noção do seu “porquê” é ainda mais baixo, afinal, defender uma causa ou ter um propósito forte é o mais complicado.

Ou seja, o que encontramos na maioria das empresas são decisões e ações de comunicação voltadas ao que é mais óbvio para elas e para o mercado (o “o que”) e menos preocupadas com um lado mais subjetivo (o “porquê”). É uma abordagem de fora para dentro do Círculo.

Simon defende que o sucesso está na visão de dentro para fora, tanto que na TED Talk que citamos ele faz questão de repetir que “as pessoas não compram o que você faz, elas compram o porquê você faz”.

Assim, Sinek propõe que as empresas passem a agir e a fazer campanhas de marketing a partir de um “porquê” e, só então, estabelecer o “como” e o “o que”. Então vamos focar na prática e entender como essa ferramenta pode ser aplicada dentro de um negócio.

OKR: Metas que Conectam Estratégia com Operação

Qual é a utilidade do Círculo Dourado nas vendas?

Seguindo a proposta de Simon Sinek de começar pelo “porquê”, é interessante que incorpore essa ideia para usá-la sempre que estabelecer um contato com um novo cliente — seja online, seja offline.

Ao transparecer primeiro os motivos pelos quais o negócio existe e depois falar sobre as soluções que ele tem a oferecer, as chances de gerar empatia com os consumidores são muito maiores. Assim, o que ocorre é uma conexão com os sentimentos e a confiança das pessoas, facilitando a criação de laços ainda mais estreitos.

Uma das consequências mais favoráveis dessa abordagem é a fidelização de clientes. Se eles realmente se identificam com a causa da sua empresa, encontrarão nos seus produtos e serviços uma forma de expressão que, provavelmente, não terão com os concorrentes.

Se analisarmos o exemplo do 12 minutos, veremos que o negócio defende que as pessoas podem mudar suas vidas se tiverem acesso às ideias dos melhores livros por meio de resumos bem produzidos.

Isso atrai usuários que acreditam nesses mesmos princípios e é bem diferente de dizer “temos microbooks que você pode ler ou ouvir e ganhar mais conhecimento — baixe o nosso aplicativo”, não é mesmo?

Como usar o Golden Circle para a tomada de decisão?

Começar pelo “porquê” também pode servir como um guia para a sua tomada de decisão dentro da empresa. Algumas escolhas podem parecer óbvias porque trarão lucratividade e crescimento, por exemplo, mas será que isso está de acordo com os motivos pelos quais o seu negócio existe?

Um direcionamento inconsistente com o “porquê” pode decepcionar toda uma base de clientes, visto que eles perceberão que a organização não se manteve fiel à causa que tanto admiravam.

Dessa forma, o recomendável é ter os ideais da empresa muito claros na cultura organizacional e pensar primeiramente neles quando precisar decidir para que lado ir. Assim, além de tomar decisões mais acertadas, você trará mais agilidade ao processo.

Baixe o nosso template de apresentação para Análise SWOT

Preencha o seu email e receba gratuitamente:


Como o Círculo Dourado pode ser útil no marketing de conteúdo?

Ao trabalhar com uma estratégia de marketing de conteúdo, é preciso ter em mente que a primeira função dos seus materiais é gerar valor para as pessoas que vão lê-los. Então, comece pelo “porquê” sempre que for produzir um blog post, um fluxo de nutrição, um eBook etc.

Comece pensando na motivação da empresa para criar e disponibilizar aquele conteúdo. Esse será o fundamento por trás dos seus textos, e-mails, infográficos ou qualquer outro meio.

Do lado da audiência, lembre-se da mensagem inicial do conteúdo, que tem que deixar evidente para o público a razão pela qual ele deve prosseguir com a leitura. Depois, argumente sobre soluções que ajudem o leitor a superar desafios ou dificuldades e indique o que ele pode usar para chegar nesse objetivo. Desse modo, você aumenta a capacidade de engajamento e consegue gerar mais oportunidades de negócio.

Não há como negar que as áreas de Marketing e Vendas são aquelas em que o Círculo Dourado de Simon Sinek se encaixa melhor, mas existem muitas outras aplicações para ele no ambiente de negócios. Portanto, descubra qual é o “porquê” da sua organização e permita que ele oriente a empresa no caminho do sucesso.

Gostou do tema? Quer saber um pouco mais sobre o funcionamento do Golden Circle? Então, confira o post “O Círculo Dourado: o segredo dos grandes líderes para inspirar seus apoiadores”!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *