Transcrição de áudio: conheça as melhores ferramentas disponíveis

Quando feita manualmente, a transcrição de áudio é um trabalho que bastante cansativo. Para quem trabalha com isso rotineiramente, é interessante contar com a tecnologia para facilitar esse processo. Conheça 6 ferramentas que podem ser de grande ajuda a você e sua equipe!

Efeitos de áudio

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

A transcrição de áudio é uma prática muito comum a jornalistas, produtores de conteúdo e outros profissionais.

Além de permitir a reprodução de um conteúdo em diferentes formatos, ela otimiza o tempo de consumo desse material — se você transformar um podcast de uma hora em texto, por exemplo, a leitura provavelmente se daria em menos tempo.

As ferramentas disponíveis não necessariamente fazem a transcrição palavra por palavra, mas muitas podem ser utilizadas para deixar esse trabalho um pouco menos braçal e, por consequência, menos cansativo.

Quer conhecer a importância da transcrição de áudio e as ferramentas que podem ser de grande ajuda nesse processo? Então acompanhe este texto até o fim!

Entenda a importância da transcrição de áudio

A transcrição de áudio é a reprodução escrita de um material de áudio ou vídeo. Diferentes profissionais podem se ver em situações em que essa prática é necessária.

Ela pode ser feita de forma literal, em que o que é falado é transcrito exatamente da mesma forma, ou ainda de forma a corrigir possíveis vícios de linguagem ou erros gramaticais. Nessa última modalidade, a fluidez do texto escrito é priorizada.

A transcrição sempre foi muito comum à jornalistas. Durante uma entrevista, gravar a conversa é bastante prático. Na hora de produzir a matéria, porém, o trabalho fica mais fácil com acesso às falas por escrito. 

Imagine que o jornalista pode localizar trechos relevantes dessa entrevista muito mais facilmente se esse conteúdo tiver sido transcrito. Um ctrl+F resolveria a situação de forma bem mais rápida do que ter que voltar trecho por trecho do áudio, por exemplo.

Além dessa utilidade já bastante difundida, a transcrição pode ser utilizada quando há a intenção de trabalhar o mesmo material em diferentes formatos (áudio, vídeo, texto), o que facilita sua divulgação e repercussão.

Produtores de conteúdo, por sua vez, podem precisar da transcrição para acrescentar legendas ou oferecer algum tipo de acessibilidade aos seus conteúdos.

Conheça 6 ferramentas que podem facilitar esse trabalho

A transcrição manual é um procedimento trabalhoso e demorado, entretanto, elimina consideravelmente as chances de erro no material.

Atualmente, não existe uma ferramenta que transforme áudio em texto por completo.

Porém, diversos aplicativos e softwares podem ser utilizados para tornar essa tarefa um pouco menos cansativa.

Quer usar a tecnologia a seu favor? Então confira, a seguir, nossas principais dicas!

1. Transcribe

O Transcribe é uma ferramenta de transcrição que funciona de três formas:

  • transcrição automática em algumas línguas com uma promessa de 90% de acerto;
  • a partir do reconhecimento de voz, em que é necessário ditar o texto;
  • por meio de uma redução na velocidade do áudio, o que permite uma transcrição/digitação com menos pausas.

Um de seus principais diferenciais é o editor de texto e áudio player integrados, o que evita a necessidade de trocar de janelas e facilita o trabalho.

O software oferece um mês grátis para testes e existem dois pacotes pagos, a partir de 20 dólares ao ano. Também é possível adicionar uma extensão do programa diretamente no Google Chrome.

2. oTranscribe

Com um nome bastante semelhante, o oTranscribe funciona de forma bastante diferente. Ele também oferece o editor de texto integrado ao áudio ou vídeo.

Sua principal vantagem é que ele pode simplesmente ser acessado online, sem necessidade de download.

Essa ferramenta também disponibiliza diferentes atalhos no teclado, que podem facilitar e acelerar o trabalho de transcrição. Porém, em suma, ao utilizar o oTranscribe, ela será feita de forma manual.

3. Cogi

O Cogi é um aplicativo de gravação e não transcrição, mas vale ser mencionado por facilitar bastante esse processo.

Disponível para Android e iPhone, ele funciona como um gravador por “sessões”, o que facilita a seleção dos trechos mais importantes.

Eficiente especialmente para jornalistas ou outros profissionais que realizam entrevistas, ele reduz bastante o tempo de revisão do material, possibilitando uma transcrição mais certeira.

4. Dragon

O aplicativo Dragon é um dos mais simples porém efetivos softwares para ditado. Você fala no microfone e as palavras aparecem na tela.

A mobilidade oferecida pelo app pode ser um diferencial com relação a outros semelhantes que apresentamos aqui.

Em seu site, ele promete ser um acelerador da produtividade. Em outras palavras, ele também ajuda a “pensar em voz alta”. Trata-se de uma forma de salvar ideias em áudio e organizá-las em texto em outro momento.

5. Transana

O Transana é um dos aplicativos mais completos quando o assunto é organização. No site oficial, eles, inclusive, se descrevem como um aplicativo para análise de dados — e não simplesmente de transcrição de áudio. 

O arquivamento dos áudios pode ser útil para quem trabalha em equipe, tanto nos casos em que uma pessoa inicia a transcrição e outra termina quanto nos casos em que existe a necessidade de mais de um indivíduo acessar e analisar o documento após sua finalização.

Por ser mais completo — e complexo — existem diferentes pacotes para a aquisição desse software.

Na modalidade básica, porém, o preço fica em 150 dólares. Estudantes podem negociar um desconto de até 50%.

6. Speech

Você sabia que o Google tem uma ferramenta para transcrição de áudio? Ela pode ser acessada diretamente pelo navegador e exige apenas a conexão com um microfone. Basta selecionar o idioma desejado e ditar o material a ser transcrito.

A ferramenta pode ser bastante útil para textos curtos, mas pode não ser tão útil assim para materiais mais longos ou até mesmo vídeos.

Além disso, a ferramenta ainda traz uma margem de erro considerável na identificação das palavras, então uma revisão dedicada se faz necessária.

Para facilitar a gravação, para reduzir as pausas durante a transcrição, para organizar dados ou para transcrever por meio de falas ditadas, as ferramentas aqui apresentadas podem facilitar — e muito — o trabalho de transcrição de áudio.

Gratuitas ou pagas, a escolha deve ser feita a partir do material que você tem em mãos e o que pretende com ele.

Agora que você já sabe como a transcrição de áudio pode ajudar na divulgação do seu conteúdo, e já conhece as melhores ferramentas para ajudar nisso, que tal descobrir como incluir os vídeos em sua estratégia de marketing? É só baixar nosso ebook!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.