Por Redator Rock Content

um de nossos especialistas.

Publicado em 11 de abril de 2020. | Atualizado em 20 de abril de 2020


A transdisciplinaridade é uma habilidade muito importante para o mercado de trabalho, pois é a capacidade de entender como diferentes setores funcionam. Entenda mais sobre esse conceito e suas variáveis e saiba como aplicá-lo de forma inteligente em sua agência!

Transdisciplinaridade é um conceito usado na educação que diz respeito ao conhecimento de uma maneira geral e diversificada. É uma visão mais abrangente de pensamento, indo contra o método tradicional de divisão em disciplinas.

A concorrência do mercado de trabalho exige que os profissionais desenvolvam cada vez mais habilidades diferenciadas. A transdisciplinaridade está entre as competências valorizadas, pois é a capacidade de conhecer um pouco sobre cada setor do negócio.

Os diferentes departamentos de uma agência costumam trabalhar de forma separada, impedindo que outros profissionais entendam todas as etapas do trabalho. Ao incentivar um conhecimento transdisciplinar, a empresa ganha mais sinergia entre os colaboradores e os processos são feitos de maneira natural.

Neste artigo, vamos entender o que é transdisciplinaridade, a origem desse conceito e como ele se relaciona à autoaprendizagem. Além disso, traremos algumas dicas sobre como aplicá-lo em sua agência. Fique conosco!

Saiba o que é transdisciplinaridade

O conceito de transdisciplinaridade se refere à capacidade de compreender e transmitir conhecimento entre disciplinas múltiplas. No ambiente empresarial, ela é entendida como a habilidade de saber como realizar atividades que se relacionam com a especialidade do profissional.

Sendo assim, esse profissional é especialista em pelo menos um campo, mas está apto a dialogar com áreas afins com conhecimento e habilidade. Além disso, essa pessoa também está sempre pronta para aprender além dos limites de sua formação.

Esse conhecimento contribui para que departamentos distintos se entendam e trabalhem em conjunto. Conhecer o trabalho do outro profissional facilita o processo de fazer exigências razoáveis, compreender solicitações e trabalhar de forma sinérgica.

Conheça a origem do conceito de transdisciplinaridade 

O conceito surgiu em 1970 pelo educador Jean Piaget. Na época, ele se referia principalmente à teoria de que as disciplinas escolares deveriam ser abordadas de forma conjunta e universal. Essa abordagem menos compartimentalizada proporcionaria um ensino mais racional, que resultaria em um aprendizado mais eficiente.

Ainda que originária da área da educação, essa habilidade tem sido muito valorizada no mercado de trabalho. O profissional que tem essa competência desempenha um serviço em equipe mais eficiente do que aquele que conhece apenas a sua área de atuação, além de ser uma capacidade importante para quem deseja empreender e liderar.

Desse modo, a equipe se torna mais coesa e o fluxo de trabalho é otimizado, pois os colaboradores compreendem o que deve ser feito para facilitar o serviço. Assim, o clima organizacional se torna mais saudável e a produtividade também é otimizada.

Entenda como transdisciplinaridade e autoaprendizagem se relacionam

A transdisciplinaridade costuma ser confundida com a interdisciplinaridade, porém são dois conceitos distintos. Enquanto o primeiro requer o conhecimento de várias atividades diferentes, o segundo constitui uma associação de disciplinas por conta de um projeto ou de um objeto que seja comum a mais de uma delas.

Por ser um conceito que trata de aprender um pouco sobre outras disciplinas, a transdisciplinaridade se relaciona com a autoaprendizagem, que é o termo que descreve o processo de estudo sem supervisão direta.

Essa prática está em crescimento no ambiente profissional, sendo importante para o futuro da publicidade. Além dos cursos técnicos e superiores, os profissionais modernos devem buscar novas habilidades por conta própria, seja por meio de livros, cursos online, palestras e outros recursos.

Dessa maneira, entendemos que um profissional é capaz de adquirir ou aperfeiçoar habilidades técnicas e comportamentais por meio da autoaprendizagem. Além disso, quando o aprendizado é feito dessa forma, ele assume a responsabilidade pelo processo e gerencia seu próprio desenvolvimento. Essa liberdade traz mais motivação e comprometimento, o que também gera resultados melhores.

Confira 4 dicas sobre como aplicar a transdisciplinaridade na agência

Agora, que entendemos mais sobre o conceito, traremos algumas dicas de como ele pode ser aplicado na agência. Confira!

1. Incentive o relacionamento entre os profissionais de diferentes setores em projetos comuns

Uma boa forma de aprender sobre outra área é trabalhar junto em algum projeto. Desse modo, incentivar o relacionamento entre profissionais de diferentes setores em projetos comuns é uma estratégia interessante para criar departamentos integrados na agência.

Ao entrar em contato com profissionais de outras áreas, os colaboradores aprendem como os processos são feitos e de que maneira eles podem agir para facilitar o trabalho do parceiro de trabalho. Essa troca de conhecimentos traz ganhos para o relacionamento e ajuda a organizar o serviço.

2. Aposte em workshops para compartilhar conhecimentos dos especialistas da agência para o restante do time

Outra estratégia interessante é utilizar os especialistas da sua agência para compartilharem conhecimento com os colegas. Isso pode ser feito por meio de workshops deles para o restante da equipe, uma forma rápida e barata de fornecer informações relevantes sobre uma área de atuação.

Um especialista em design, por exemplo, pode explicar quais são as principais tarefas da área e como as outras equipes devem se portar para facilitar esse processo. Do mesmo modo, um profissional de cada setor deve trazer informações relevantes sobre a atividade e demonstrar de que maneira a equipe pode contribuir.

3. Invista na cultura de autoaprendizagem

Incentivar seus colaboradores a desenvolverem uma cultura de autoaprendizagem também é uma boa estratégia. Demonstre que esse aprendizado deve ocorrer de maneira individual e autônoma, ou seja, uma busca de cada profissional.

É possível aprender por meio de cursos online ou pela experiência e convivência com equipes de outros setores. O importante é que eles entendam a importância da autoaprendizagem para o crescimento profissional, pois por meio dela é possível adquirir conhecimentos transdisciplinares.

4. Capacite a equipe a desenvolver novas habilidades

Existem vários tipos de treinamentos para serem empregados, como aulas online, seminários, programas de mentoria, entre outras possibilidades. O importante é encontrar o mais interessante para a realidade da agência e colocá-lo em prática. Desse modo, além da autoaprendizagem, sua equipe também receberá um treinamento específico que trará habilidades importantes para melhorar a sintonia no ambiente de trabalho.

Neste artigo, conhecemos o conceito de transdisciplinaridade e como ele é importante para o ambiente empresarial. Ao aplicar as dicas deixadas para a sua agência, a equipe desenvolverá uma cultura colaborativa relevante, na qual todos os profissionais são capazes de contribuir em mais de um setor. Desse modo, o fluxo de trabalho é otimizado, trazendo bons resultados para o negócio.

Gostou de conhecer mais sobre o tema? Então, aproveite para baixar o nosso kit de produtividade e aproveitar os benefícios que ele oferece!

Baixe o Kit de Produtividade!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *