Por Ana Júlia Ramos

Redatora freelancer da Rock Content

Publicado em 10 de julho de 2019. | Atualizado em 17 de março de 2020


Acompanhar os trending topics do Twitter é uma ótima forma de investir em uma boa estratégia de marketing. Um algoritmo inteligente reúne as palavras-chave mais populares em um período de tempo específico em uma lista divulgada na timeline de todos os usuários, chamando a atenção para os principais assuntos do momento.

O Twitter, microblog que conquistou o posto de uma das principais redes sociais dos dias atuais, conta com diversos recursos que otimizam a plataforma e fazem dela uma ótima ferramenta de Marketing Digital.

O trending topics é uma deles, o qual permite entender melhor o público, suas principais preocupações e interesses, podendo ser usado na estratégia de qualquer negócio.

Também conhecido como “Assuntos do Momento”, o recurso reúne as principais palavras-chave que circulam pela rede social em períodos diferentes de um dia.

Isso é feito a partir de um algoritmo inteligente que mapeia o fluxo de tweets e, dessa forma, faz o ranqueamento de pautas que estão bombando na rede.

A visibilidade dos trending topics faz com que a presença na lista seja uma ótima oportunidade de gerar reconhecimento de marca e visibilidade para produtos, serviços ou ações de marketing específicas. 

Neste texto, ensinamos a usar a ferramenta a favor da sua estratégia a partir dos seguintes tópicos:

O que são os trending topics do Twitter?

Um dos principais atributos das redes sociais, além da instantaneidade, é a capacidade de viralização

Ao longo do dia, cinco minutos de navegação no Instagram, Facebook ou Twitter já rendem pauta de conversa com a família ou amigos por horas. Os assuntos encontrados nessas plataformas são grandes direcionadores do que é falado em momentos de interação. 

É o exemplo de memes, boatos sobre pessoas famosas, grandes anúncios ou gafes cometidas por figuras importantes. Todos eles têm em comum o fato de se multiplicarem e “caírem na boca do povo” em um período de tempo muito curto.

O Twitter, desde a sua criação, encontrou uma forma de ranquear os principais tweets do momento para que todos os usuários possam entender o que está “bombando” na rede, e batizou o recurso de Trending Topics.

Um comunicado do Twitter afirma que:

“Os Trends são gerados automaticamente por um algoritmo que tenta identificar assuntos que estão sendo muito falados nesse momento mais que no passado”. 

De acordo com ele, essa lista tem o objetivo de ajudar os seguidores a entenderem o que de importante está acontecendo no mundo de forma rápida e instantânea.

Mas, desde a criação dos Assuntos do Momento, houveram mudanças que otimizaram a descoberta dessas pautas

Atualmente, eles podem ser divididos entre tendências personalizadas, baseadas em um estudo do perfil do usuário, ou tendências generalizadas — acessadas de forma geolocalizada.

Veja, de forma prática, as diferenças entre ambas as categorias.

Trending Topics

Nas tendências personalizadas, percebemos que o perfil tem muita interação com assuntos que envolvem o reality show Big Brother Brasil.

Além disso, o Twitter seleciona também um assunto que está bombando no país, além de exibir um anúncio patrocinado.

Trending topics do mundo.

No caso dos assuntos a nível mundial, podemos entender um cenário geral de tudo o que está em evidência na plataforma durante as últimas horas.

Perceba como também vemos o número de tweets que já foram usados com aquela palavra-chave.

Por que eles são importantes?

Os Trending Topics podem ser lidos enquanto uma espécie de radar para tendências de comportamento

No universo do Marketing Digital, esse tipo de informação é de extrema importância para entender o perfil dos usuários, aproveitar informações valiosas e passar longe de escândalos ou temáticas negativas.

Há algumas semanas, quando a pauta “Coronavirus” explodiu na mídia ao redor do mundo, a marca de cervejas Corona se viu presente com frequência nessa lista.

Seja de brincadeira, seja por conta de pessoas que realmente acreditavam ter alguma relação entre os termos, o nome conquistou espaço nos Trending Topics.

Pegando carona na confusão entre os termos, o perfil oficial da empresa no Twitter divulgou um vídeo que fazia referência ao assunto: nele, o termo “chegada eminente” foi usado para anunciar o lançamento um novo produto.

A ação gerou críticas por parte dos usuários, fazendo com que a Corona deletasse o vídeo e cancelasse a campanha.

Esse é um termômetro importante para que o setor da marca entenda o que está acontecendo, quais são as implicações práticas do assunto e quando existe necessidade de intervir ou se posicionar. 

Nos casos em que uma marca não é diretamente citada na lista, a análise continua sendo extremamente válida.  

Outra vantagem de usar os Trending Topics, principalmente por meio de conteúdo pago, é a visibilidade que uma marca conquista na timeline de diversos usuários, desde que eles já tenham relação com seus serviços ou produtos.

Reconhecimento de marca, alcance e engajamento são boas métricas de sucesso que podem ser alcançadas.

Marketing no TwitterPowered by Rock Convert

Como é possível monitorar os Trending Topics?

Além de entender sobre os Assuntos do Momento, é importante fazer um bom monitoramento.

O próprio Twitter conta com uma aba chamada “Explorar”, que vai além das palavras-chave e mostra também uma série mais completa sobre os assuntos em alta.

Explorar trending topics do Twitter.

Ao clicar em um dos links, o usuário é levado a uma seleção de tweets que contextualizam o assunto, além de mídias como fotos e vídeos.

Assuntos em destaque do Twitter.

Essa foi a forma encontrada pelo Twitter para oferecer um conteúdo mais aprofundado — além dos tradicionais caracteres de um tweet — e se posicionar também como uma espécie de plataforma de notícias.

Trending topics do Twitter.

Além do próprio Twitter, existem outros sites que monitoram os Trending Topics e oferecem informações importantes sobre os termos. Conheça alguns deles:

Além de analisar as palavras-chave, vale também observar a geolocalização dos conteúdos.

Como usar os Assuntos do Momento nas estratégias de marketing da empresa?

Para usar o conteúdo de forma inteligente — e com grandes chances de sucesso — é importante seguir algumas dicas. Apresentamos a seguir as principais ações capazes de otimizar a estratégia.

Conforme já adiantamos, é possível investir um valor de mídia paga nos Trending Topics. Essa ação é interessante pois permite que o anunciante faça uma segmentação do público, ou seja, garanta que as pessoas que vão entrar em contato com a palavra-chave sejam relevante para a marca.

Se não é possível investir alguma quantia financeira, a viralização é a melhor forma de ganhar espaço nos assuntos do momento.

Em 2018, ano de Copa do Mundo, o Magazine Luiza apostou nas hashtags #RumoAoHexa #ZicaPraArgentina #SaiZica em uma campanha que bombou e gerou bons resultados.

Case de sucesso trending topics.

A melhor forma de viralizar no Twitter é se apropriar — sempre com cuidado — de assuntos que já estejam em evidência na plataforma. Pautas sazonais, como é exemplo do BBB, nos dias atuais, já podem ser previstas e vale investir em um conteúdo mais direcionado nesse sentido.

Sabemos que os usuários se interessam e engajam com temáticas específicas, então pense nas melhores formas de conquistar o seu espaço. Para isso, obviamente, sempre fique de olho nos Trending Topics do Twitter! 

Se você gostou deste conteúdo e está pronto para usar os Assuntos do Momento, aprenda a usar o marketing viral e desenvolva grandes campanhas nas redes sociais!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *