Vantagem Competitiva

Entenda o que é vantagem competitiva e como criá-la no seu negócio

Vantagem competitiva é o diferencial que a sua empresa oferecerá aos seus clientes, se destacando da concorrência e obtendo resultados mais atrativos. Ele contribui para gerar valor ao seu público, além de permitir um maior conhecimento sobre o mercado e sobre a sua própria empresa.

Para que um negócio possa atingir os resultados pretendidos, é preciso criar valor para o seu cliente e ter alguma vantagem competitiva em relação aos demais, concorda?

Para isso, contar com estratégias de marketing bem alinhadas de modo que seja possível atrair e reter o seu público, além de entender muito bem sobre o seu nicho de mercado, são algumas das alternativas que trazem um bom retorno.

Essas são apenas algumas das etapas para conquistar a tão mencionada vantagem sobre a concorrência, conceito que deve ser trabalhado pelas organizações que objetivam um destaque no mercado.

Pensando nesses aspectos, elaboramos este conteúdo para que você entenda como conquistar a vantagem competitiva e tenha a chance de sair na frente das empresas que atuam na mesma área de atuação do seu negócio. Continue a leitura e descubra!

Conheça seu público-alvo 

Para uma comunicação efetiva com seus clientes e um atendimento adequado ao que ele espera, inicialmente é preciso entender com quem você está falando.

Dessa forma, o caminho mais indicado é justamente conhecer o seu público-alvo para então desenvolver a sua persona, visando não apenas estabelecer um contato de maneira mais precisa, como também ter a oportunidade de adaptar seus produtos e serviços de acordo com as necessidades e com o que ele espera.

Pensando nisso, é importante saber a diferença existente entre público-alvo e persona, pois são conceitos distintos. Enquanto o primeiro é a representação de um grupo de pessoas que têm potencial para adquirir os seus produtos e/ou serviços, o segundo é a representação semifictícia de seu cliente ideal, com características mais específicas e que permitirão uma abordagem mais detalhada para melhorar os seus resultados. 

Para isso, faça uma pesquisa de mercado e pesquise, também, quem já é cliente de seu negócio, entenda seus hábitos, os principais problemas que levaram-no a procurar o seu negócio e como a sua organização permitirá solucioná-los.

Em seguida, conheça a sua empresa. Saiba o que ela é, o que ela oferece aos seus clientes e seus principais diferenciais. Entenda como as vendas são executadas, quais as metas preestabelecidas e como ela vem estabelecendo um vínculo com o consumidor.

Aumente a produtividade de sua equipe

Ter a preocupação em aumentar a produtividade da equipe sem sobrecarregá-los e mantendo um bom clima organizacional, deve ser o principal objetivo de qualquer gestor.

Isso vai permitir que a sua empresa seja um ambiente propício para atrair e reter talentos, contribuir para o desenvolvimento com mais qualidade do que é oferecido aos seus clientes, além de conseguir alcançar as metas almejadas.

Muitas pessoas ainda têm dúvidas em relação a como isso pode ser feito de forma eficiente. O primeiro passo é ter objetivos bem alinhados. Para isso, faça reuniões mensais ou quinzenais em que os gestores possam expor quais são as expectativas de crescimento da empresa e como os colaboradores conseguirão agir individualmente para alcançá-los. 

Logo em seguida, é preciso estar atento quanto ao endomarketing. Nesse caso, diferente do marketing voltado ao seu cliente final, o intuito aqui é elaborar ações e estratégias que motivem seus colaboradores. A partir disso, consequentemente serão mais produtivos, sendo essa uma vantagem competitiva que deve ser considerada em suas reuniões.

Por fim, conte com a tecnologia como aliada para automatizar processos e tornar a visão de seus colaboradores mais estratégica. Ao otimizar o seu tempo deixando de fazer etapas manuais, seus profissionais terão a chance de se preocuparem mais com a missão de seu negócio, trazendo soluções de impacto para a empresa.

Ofereça um diferencial para a vantagem competitiva

O que é o diferencial para o seu negócio e como encontrá-lo? Isso só será possível na etapa do conhecimento de seu público e de sua persona. A partir de suas dores e necessidades, além dos objetivos que fizeram com que eles chegassem até o seu negócio, existe a oportunidade de pensar em soluções que, além de sanarem esses problemas, também oferecerão um acréscimo para o seu dia a dia.

Para isso, é preciso ser pioneiro em algo. Entenda bem sobre o seu produto e no que ainda pode ser acrescentado que ainda não é oferecido pela concorrência.

Esse diferencial pode ser até mesmo na maneira com a qual você aborda os seus clientes, no atendimento pré-venda, em seu suporte ou no auxílio oferecido assim que ele adquire os produtos ou serviços de sua organização. 

Caso o seu contato com o público seja feito em grande parte pessoalmente, esse diferencial pode ser oferecendo uma experiência positiva em seu espaço físico, pelo design ou por oferecer caprichos a quem faça uma reunião em sua empresa, por exemplo.

Do contrário, é preciso pensar em um site que ofereça soluções e consiga sanar as suas dúvidas em relação ao seu nicho de mercado, com conteúdos ricos e que o torne autoridade no assunto. 

Manual do Atendimento ao ClientePowered by Rock Convert

Analise a concorrência

Lembra que mencionamos em alguns trechos sobre a importância de entender o comportamento da concorrência para gerar vantagem competitiva?

Entender o que ela vem fazendo, as estratégias adotadas para o seu público e as tendências utilizadas, é necessário para você ficar por dentro se em algum momento está ficando para trás do que vem sendo feito pelo mercado. 

Essa estratégia possibilita uma visão mais abrangente sobre o modo como você tem trabalhado suas ações e o que pode ser aplicado em sua realidade. Mais do que isso: permite adaptar o que o mercado já conhece e oferecer soluções que ainda são inéditas em outros negócios, linkando diretamente com a dica anterior. 

Faça uma análise prévia e entenda quem são as principais empresas que competem diretamente com a sua. Na sequência, tenha informações complementares por meio de uma pesquisa de mercado.

Essa etapa é essencial não apenas para entender os grandes nomes de sua área, como também para entender quais são aqueles negócios emergentes e que, futuramente, podem gerar dor de cabeça para o seu negócio!

Ofereça promoções

Elaborar um estudo para promoções que realmente tragam impacto ao seu negócio permite um aumento das vendas e, consequentemente, gera maior vantagem competitiva.

Para o início dessa estratégia é preciso ter um objetivo bem definido. Sua equipe deseja aumentar as vendas? Sua empresa necessita obter mais clientes em um período sazonal por baixo fluxo de clientes? Aquela época do ano é propícia para o seu negócio? 

Após ter a resposta para esses questionamentos, o próximo passo é o planejamento. Essa fase permite entender como as promoções de fato contribuirão para os objetivos preestabelecidos, além de alinhar de maneira mais precisa quais são as etapas para que a ação obtenha o êxito desejado.

Ao ter tudo isso definido, chegou o momento de fazer com que seus clientes tenham conhecimento sobre o que a sua empresa está fazendo. Sendo assim, chegou o momento de divulgar nos canais corretos!

Novamente, etapas anteriores para conquistar vantagem competitiva vão trazer benefícios nessa fase. Ao conhecer o seu público, você terá mais informações sobre as redes que eles mais utilizam, o tom de linguagem a ser adotado e formas de atraí-lo para fechar negócio com a sua organização.

Assim, as chances de alcançar quem de fato tem interesse em seu negócio aumentam consideravelmente, contribuindo para resultados mais expressivos. 

Melhore o relacionamento com o seu cliente

Com o objetivo de melhorar o relacionamento com o seu cliente e conseguir que ele faça mais negócios futuramente, é necessário pensar em estratégias a longo prazo.

Abordamos brevemente sobre como estar ao lado de seu público após a conclusão da compra é importante como um diferencial. Para melhorar o relacionamento, também é necessário que esteja atento em:

  • ter um canal aberto para que eles possam tirar dúvidas sempre que preciso;
  •  fazer pesquisas de satisfação para entender se os produtos e serviços estão de acordo com as expectativas depositadas durante a venda;
  •  utilizar a estratégia de NPS (Net Promoter Score) para medir o grau de lealdade de seu público;
  • criar programas de fidelização, entre outras estratégias. 
Você pode se interessar por esses outros conteúdos!
👉 Análise de concorrentes para uma estratégia consistente de conteúdo
👉 7 ferramentas para espionar a concorrência
👉 Análise SWOT ou Matriz FOFA: o que é, como fazer e modelo grátis!
👉 Aprenda como fazer pesquisas de mercado em 6 passos!

Invista em Marketing Digital 

Investir em Marketing Digital deve ser uma das estratégias priorizadas pela sua empresa, com foco em atrair um número maior de clientes e poder tornar a sua organização autoridade do assunto de sua área de atuação.

Várias de nossas outras dicas funcionarão para começar uma boa estratégia de Marketing Digital, como o conhecimento de sua persona e as principais dores que ela tem e que sua empresa poderá solucioná-las!

Mas é preciso ter em mente sobre a necessidade de contar com uma estratégia multicanal, que englobe redes sociais e a produção de conteúdo no blog de seu site.

Essa ação vai contribuir para o aumento do alcance de sua marca, permitindo ainda um tráfego orgânico maior. Ou seja, mais visitantes vindos diretamente dos principais canais de busca, fazendo com que o seu negócio seja lembrado futuramente em um momento de decisão de compra na jornada do cliente.

Por fim, o Marketing Digital permite ainda a mensuração dos resultados de forma mais efetiva. Qualquer atividade sua dentro de seu blog, site ou outros canais pode ser mensurado, contribuindo para o aperfeiçoamento das estratégias e para atingir aquilo que o negócio espera. 

Para entender se a sua empresa tem uma vantagem competitiva em relação ao mercado, busque entender se de fato está entregando diferenciais aos seus clientes.

Entenda, ainda, se o segmento que você pretende alcançar está satisfeito com os seus produtos e serviços, além de compreender se a maneira com a qual sua equipe acessa o cliente se diferencia de outras organizações. 

A partir da análise desses questionamentos, elabore um plano de ação e coloque em prática as dicas apresentadas. Dessa forma, seus resultados serão mais promissores, além de contar com clientes satisfeitos com as suas ofertas.

Depois das informações contidas neste conteúdo, que tal entender um pouco mais sobre como fazer uma análise da sua concorrência usando as 5 forças de Porter? Boa leitura!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo