Por Ivan de Souza

Analista de Marketing na Rock Content.

Publicado em 28 de fevereiro de 2020. | Atualizado em 6 de abril de 2020


Configuração mínima, resultados imediatos. Esse é o lema do WP Rocket, um plugin que promete deixar seu site bem mais rápido, entregando alto desempenho!

Hoje, só criar um site não basta para alcançar os objetivos. Qualquer gestor sabe que sua presença na internet precisa ser bem planejada para que realmente as vendas sejam satisfatórias. Se você também pensa dessa forma, deve saber que o primeiro passo é escolher um CMS como o WordPress e contar com plugins que o acelerem como o WP Rocket.

Foi pensando nisso que criamos este conteúdo especial. Vamos falar tudo sobre o plugin WP Rocket, desde o seu conceito e funcionalidades.

Você também vai descobrir como instalar um plugin no WordPress, com um passo a passo bem detalhado.

Ficou com interesse em melhorar os resultados do seu negócio? Então continue a leitura! Neste post vamos abordar:

  • o que são plugins do WordPress;
  • o que é o plugin WP Rocket;
  • quais são as funcionalidades do WP Rocket;
  • como baixar e configurar o WP Rocket.

O que são plugins do WordPress?

O WordPress é o construtor de sites mais popular em todo o mundo. Ele serve para criar sites comerciais, institucionais, blogs e muitos outros formatos.

Uma das principais vantagens desse CMS é justamente a quantidade de plugins disponíveis para alavancar a criação das páginas, melhorar a gestão, aumentar a produtividade e diversos outros benefícios.

Instalando os plugins, você cria um ambiente cada vez mais personalizado e pode deixar o seu site exatamente da forma que deseja. As funcionalidades podem variar: vai desde a adição de um recurso para o visitante, gestão de indicadores até a alteração do layout.

Mas saiba: há muitos outros que são tão importantes quanto ele para um endereço virtual. Por isso, não deixe de conhecer os 7 melhores plugins para WordPress!

Um dos objetivos comuns entre os gestores de páginas web é aumentar o tráfego com público relevante. Para isso há várias ações, como aumentar a divulgação em diferentes redes, usar anúncios, entre outros. Porém, pensando principalmente em tráfego orgânico, a otimização do site é fundamental.

O que é o plugin WP Rocket?

O WP Rocket é um plugin voltado para aumentar o desempenho e a performance de um site em WordPress.

Para o Google é muito importante que um site tenha um tempo de carregamento das páginas otimizado, ou seja, o usuário não deve ficar esperando muito tempo até que a página carregue. Senão ele simplesmente vai fechar o navegador e buscar outra opção.

Uma forma de acelerar esse carregamento é utilizar cache e podemos dizer que o WP Rocket é um plugin de cache.

Em outras palavras, quando um visitante acessa o seu site, o servidor é acionado para carregar os dados e isso pode levar alguns segundos. Quanto mais tempo, maior a taxa de rejeição, com o usuário fechando a página.

Então, a diferença disso para o cache é que no segundo acesso daquele visitante os dados serão fornecidos pelo cache e não pelo servidor.

Esse processo é mais rápido, evitando que o navegador solicite novos dados toda vez que o visitante retornar para a página.

O tempo de carregamento tem uma importância tão grande quanto à segurança do seu site. Se o visitante não se sente seguro, ele simplesmente sai. Se o tempo de carregamento é longo, ele desiste e fecha o navegador.

Falando em segurança, não deixe de conferir nosso outro conteúdo que fala sobre como o plugin Really Simple SSL pode deixar o seu site seguro.

LEIA TAMBÉM
👉Há um problema no certificado de segurança do seu site? Saiba como resolver
👉 Entenda o que é DDoS e como evitar ataques ao site ou blog da sua empresa
👉 Crie um blog para o seu negócio usando o Rock Stage

Quais são as funcionalidades do WP Rocket?

Quando falamos de plugins de cache é necessário dizer, antes de mais nada, que existem opções gratuitas no mercado, enquanto o WP Rocket é pago, com planos que variam de 49 a 249 dólares.

Porém, os plugins gratuitos têm deficiências que podem fazer com que seus objetivos com essa estratégia não sejam alcançados.

Normalmente, ou os plugins gratuitos são muito complexos e exigem um conhecimento profundo de programação, ou são muito simples e não conseguem ser personalizáveis a ponto de solucionar os problemas.

Foi pensando nisso que o WP Rocket foi criado. Sem versão gratuita, mas com garantia de resolver o que foi proposto, esse plugin oferece facilidade na utilização e configuração, aliado com um aumento de performance muito superior às opções gratuitas.

Vejamos, então, algumas das funcionalidades que fazem o WP Rocket ser uma das melhores opções de plugins de cache do mercado:

  • quick setup (fácil e rápido setup);
  • page caching (cache de página);
  • cache preloading (pré-carregamento de cache);
  • sitemap preloading (pré-carregamento do sitemap);
  • GZIP compression (compressão GZIP);
  • brower caching (cache do navegador);
  • database optimization (otimização dos dados);
  • Google fonts optimization (otimização de fontes do Google);
  • remove query strings from static resources (remover strings de consulta de fonte estática);
  • lazyload (otimização que carrega conteúdo visível);
  • minification / concatenation (minificação / concatenação);
  • defer JS loading (adiar carregamento do JS);
  • CloudFare compatibility (compatibilidade do CloudFare);
  • CDN:
  • DNS prefectching (busca prévia de solicitações DNS);
  • mobile detection (detecção móvel);
  • multiuse compatibility (compatibilidade multiuso);
  • eCommerce friendly (compatível com comércio eletrônico);
  • multilingual compability (compatibilidade multilíngue);
  • connected users (conexão de usuários);
  • import / export (importação / exportação);
  • developer friendly (desenvolvedor amigável).

A lista de funcionalidades do WP Rocket é bem extensa, como se pode ver, mas é interessante analisar e comparar cada item com o que as opções gratuitas oferecem (ou deixam de oferecer!).

Powered by Rock Convert

Como baixar e configurar o WP Rocket?

Agora que você já sabe o que é o WP Rocket e suas funcionalidades, vamos mostrar um passo a passo detalhado de como você pode instalar esse plugin e configurá-lo.

Download e instalação do plugin no seu WordPress

Acesse o site oficial do plugin e faça a compra da licença. Você deve escolher o plano de acordo com a sua necessidade.

Após o pagamento, você receberá um e-mail de confirmação, com o login e senha para entrar na sua conta.

Dentro da conta procure pelo arquivo de download, salvando o arquivo zip no seu computador.

Em seguida, no dashboard do seu WordPress, acesse “Plugins” e clique em “Adicionar novo”. Ao escolher a opção “Enviar plugin”, você deve escolher o arquivo zipado para instalá-lo.

Configurações recomendadas do WP Rocket

Depois de baixado, entre na sua conta e clique em “Configurações” e “WP Rocket”. Aparecerão algumas guias que você precisa definir e ajustar as configurações. Veremos cada uma delas nos próximos tópicos.

Dashboard do plugin

É muito importante que você crie familiaridade com o dashboard do plugin. Ele é o seu painel de controle, com os principais indicadores, além de dados sobre a conta.

Observe abaixo as opções no menu lateral à esquerda. Ele tem as opções que falaremos daqui a diante.

wp rocket

Configurações de cache

Dentro da opção de cache você deve ativar o armazenamento para dispositivos móveis. Isso permite que o dados fiquem armazenados em cache, melhorando a performance do site.

Para deixar esse processo mais seguro, recomenda-se ativar também a opção “Arquivos de cache separados para dispositivos móveis”.

Defina também o tempo de vida do cache. Automaticamente esse valor é de 10 horas.

Configurações de otimização de arquivos CSS e JS

Selecione a opção de minificar arquivos para reduzir seus tamanhos. O campo de combinar arquivos serve para agrupá-los, garantindo compatibilidade do tema com melhor desempenho.

Configurações de mídia do WP Rocket

Na configuração de mídia, selecione as opções possíveis. Isso fará com que as imagens, iframes e vídeos carreguem apenas quando forem solicitados, além de outros pontos, como desativação de emojis e substituição do iframe do YouTube pela imagem de visualização.

Configurações de pré-carregamento

Nessa aba estão algumas configurações de pré-carregamento, como o sitemap, Yoast SEO e bot.

Configurações de regras avançadas

Aqui estão algumas configurações de gerenciamento avançado que você pode configurar.

Por exemplo, é possível especificar URLs de páginas ou postagens que nunca devem ser armazenadas em cache ou ainda identificar cookies que, quando especificados, devem impedir que uma página seja armazenada em cache.

Configurações do banco de dados

Esta seção apresenta uma variedade de configurações para limpar e otimizar o WordPress, como a possibilidade de excluir revisões, rascunhos e páginas descartadas; spam em comentários; limpeza de banco de dados ou mesmo uma limpeza automática.

Configurações de CDN

Uma rede de entrega de conteúdo (CDN) representa todas as URLs de arquivos estáticos, como CSS, JS e imagens.

Complementos (Cloudflare)

O WP Rocket permite que você integre a sua conta Cloudflare com sua função add-on.

Para isso basta você acessar sua conta do Cloudflare, buscar a chave API e colar no WP Rocket.

Além disso, você pode ativar o modo de desenvolvimento em seu site. Isso é interessante quando deseja fazer alterações nas páginas. Esse recurso é desligado automaticamente após 3 horas.

Ferramentas do WP Rocket

Por fim, há algumas ferramentas que você pode usar no WP Rocket, como Exportar configurações para usar em outro site, importar as configurações de um outro ambiente virtual ou ainda o comando de reversão, retornando para uma versão anterior se houver algum problema.

Portanto, neste conteúdo vimos o que representa o WP Rocket e como esse plugin de cache pode ser útil para aumentar o desempenho do seu site.

É muito importante sempre buscar novas ações e estratégias para melhorar o ambiente virtual, visto que isso tem consequências diretas nas vendas e lucratividade do seu negócio.

Agora que você já sabe como utilizar o WP Rocket, confira nosso outro material sobre como fazer o seu site aparecer no Google!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *