Os profissionais de marketing podem exercer um papel significativo na transformação do mundo. Eles podem fazer isso educando o mercado, compartilhando a mensagem certa e, além disso, ajudando as organizações a criar uma mentalidade inclusiva duradoura e a promover um comportamento inclusivo, enquanto transmitem a mensagem com representatividade e autenticidade.
Atualmente, estamos vivendo em um mundo onde a maioria das pessoas não demonstra fidelidade às marcas. Mais de 80% dos entrevistados da pesquisa do McKinsey Institute for Black Economic Mobility disseram que estavam dispostos a mudar de marca se outra tivesse uma representatividade melhor.
Porém, a pesquisa também apontou que os consumidores negros estão dispostos a pagar até 20% a mais pelos produtos e serviços certos que atendam às suas necessidades.
Como os dados de mercado estão nos mostrando, as empresas que levam o assunto a sério e têm uma abordagem real, possuem uma maior probabilidade de ter uma rentabilidade acima da média, atrair e reter clientes e funcionários e, ao mesmo tempo, melhorar as condições do mundo.
Vamos ver como você pode trazer esse pensamento para sua marca com responsabilidade e ação (e não apenas fazer marketing sobre o assunto), com alguns bons exemplos de empresas do mundo real que já estão fazendo isso.
Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo
Diversidade para marcas
A primeira coisa que as empresas devem considerar ao incluir a diversidade em suas diretrizes é que uma marca representa o que a empresa é em termos de crenças, comportamentos, visão, características — como a personalidade e a história de vida de uma pessoa.
Assim, da mesma forma que acontece com uma pessoa, se você tentar anunciar algo que não é ou em que não acredita, estará no caminho do fracasso.
Antes de incluir a diversidade na sua marca, comece a incluí-la no seu negócio, nas conversas dos funcionários, nos treinamentos, entendendo a diversidade dentro da sua cultura interna.
Só então, você pode passar para o próximo passo de trabalhar com diversidade para sua marca e marketing — o que é incrível, e eu te encorajo totalmente a fazer, não me entenda mal. Implementar a diversidade na sua marca e negócios será ótimo para a experiência de seus funcionários, receita de negócios e, claro, para construir um mundo melhor.
De acordo com a análise da McKinsey, as empresas que têm minorias culturais e étnicas em suas equipes têm 36% mais chances de obter rentabilidade líder do setor.
Inspirando-se com iniciativas de diversidade no mundo dos anúncios
Recentemente, a Publicis Media anunciou o lançamento de um marketplace para aumentar a representatividade, oferecendo a seus clientes a oportunidade de acessar um inventário aprovado de editores que atendem comunidades sub-representadas, com foco em aumentar o alcance de públicos diversificados.
Chamado de Diverse and Inclusive Media Exchange (DIME), o mercado será exclusivo para clientes da Publicis e teve como objetivo oferecer um conteúdo mais inclusivo, de acordo com a CEO da Publicis Media UK, Sue Frogley.
Tomando como inspiração um dos espaços publicitários mais caros, os anúncios do Super Bowl têm encantado o público nos últimos anos com diversos elencos e narrativas da vida real.
De acordo com Jon Evans, diretor de marketing da System1, eles encontraram três maneiras principais de empregar a diversidade como estratégia, embora seja importante entender que existem muitas consequências e pontos de análise do uso de cada uma, que diferem de marca para marca e entre campanhas. São elas:
- mostrar várias cenas com uma variedade de pessoas;
- expor um problema que afeta uma minoria;
- usar diversos castings mesmo quando não é obrigatório, de forma menos explícita.
Agências de marketing e de conteúdo, como acontece na Rock Content, têm um potencial de impacto ainda maior. Como elas lidam com a comunicação e a estratégia de vários clientes, elas têm o poder de dar vida à diversidade em campanhas e educar vários clientes em diversos setores sobre o tópico e como as pessoas querem se sentir representadas pela mídia.
Cada cliente representa uma oportunidade de educação e o quanto ela é fundamental para a diversidade em qualquer negócio. Da próxima vez, esperamos que seja o cliente a pedir por isso no briefing, e não o contrário.
Como começar com a diversidade
Comece com um plano, é o que eu sempre digo. Além disso, inicie com o que você pode fazer hoje. Pode não ser muito, mas é alguma coisa, e isso é melhor que nada. Não procure o complexo ou ousado, lembre-se de que você só quer começar a fazer as coisas:
- compartilhe a ideia com um pequeno grupo de pessoas, faça um brainstorming do tema;
- traga as lideranças a bordo e para perto de você;
- faça uma pequena pesquisa para entender como sua empresa está se saindo com a diversidade até agora, o que seu público interno gostaria de ver sendo feito e quais são as oportunidades de melhoria;
- use as respostas das pesquisas para criar uma visão de sucesso para o projeto;
- liste alguns dos primeiros passos para chegar lá, compartilhe com o mesmo grupo, revise e comece.
Conclusão: essa é a coisa inteligente e certa a fazer
Profissionais de marketing podem se beneficiar ao aprender como desenvolver uma estratégia de diversidade e inclusão. Isso melhora o estado do mundo enquanto aprimora os resultados de negócios tangíveis para as empresas.
Mas lembre-se:
- comece olhando internamente, assuma o compromisso real de incluir a diversidade nos valores e na cultura do seu negócio, pois isso é fundamental para ter uma comunicação coerente ao compartilhá-la fora da empresa;
- em seguida, expanda para os seus produtos e serviços, garantindo que sejam acessíveis a todos e com representação diversificada, principalmente quando estamos falando da influência e do impacto escalável que as agências e as empresas de marketing têm ao moldar a mensagem.
O segredo é essencialmente começar fazendo as coisas e aproveitar esse caminho cheio de aprendizados e desenvolvimentos.
Leia aqui para saber mais sobre o compromisso da Rock Content com a diversidade e o impacto global.
Também quero convidar você para assinar nossa newsletter abaixo, para que possa receber as principais tendências de marketing e negócios diretamente em sua caixa de entrada.
CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS
Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.
CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS
Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.