Adobe Color

Como usar a extensão Adobe Color para criar as melhores paletas de cores para as suas ações de marketing

O Adobe Color é uma ferramenta que auxilia na seleção de cores e criações de paletas de acordo com os parâmetros do design. Dessa forma, é possível criar combinações com cores análogas, complementares, monocromáticas e muito mais. 

A internet está repleta de conteúdos e artigos sobre os mais variados temas e, para se destacar, é preciso investir em diferentes tipos de estratégia e ferramentas que as tornem possíveis.

Técnicas de Marketing Digital, como SEO (Search Engine Optimization), fazem com que suas páginas se destaquem em mecanismos de busca. Mas o que fazer para dar um up e chamar ainda mais a atenção do seu consumidor?

Produzir e utilizar recursos visuais inovadores e exclusivos! Não à toa, pesquisas indicam que 41% dos profissionais de marketing colocam a utilização de imagens como o tipo de conteúdo mais importante para se destacar no mundo digital, seja nas redes sociais, sites institucionais, landing pages ou em outras estratégias.

Quando falamos na criação de imagens, as cores também desempenham um papel importante nesse processo. E, para alcançar visibilidade e autoridade no mercado para sua empresa, é preciso utilizar as ferramentas e soluções disponíveis para tornar essa tarefa mais fácil e de melhor qualidade.

Uma das opções é o Adobe Color que, dentre muitas funções, permite a criação e a geração de paletas exclusivas.

Portanto, que tal saber mais sobre o impacto das cores nas suas estratégias de Marketing Digital, as funcionalidades desse programa e como utilizá-las na prática?

Então é só continuar a leitura!

Qual o impacto das cores no Marketing Digital?

As cores podem parecer apenas um detalhe pequeno, principalmente quando falamos em estratégias para tornar uma marca mais conhecida no mercado ou aumentar as vendas de um produto.

Porém, a psicologia das cores e outros estudos recentes indicam que as cores exercem forte influência sobre o comportamento do consumidor, seja na publicidade ou no Marketing Digital. Um exemplo? A escolha da cor certa pode aumentar em 80% as chances de ter a sua marca reconhecida pelos consumidores.

Além disso, a cor também pode influenciar em até 60% na aceitação ou rejeição de um determinado produto ou serviço, o que representa um impacto tão grande quanto uma página lenta ou um conteúdo de baixa qualidade, por exemplo.

Para se ter uma ideia, as cores podem aumentar não só a relevância da sua marca, mas também melhorar o desempenho das suas páginas. A mesma pesquisa indica um aumento de 21% na taxa de conversão de uma empresa por conta da mudança da cor do botão de CTA (Call to Action) do verde para o vermelho. Por isso, como ignorar essas informações?

O que é o Adobe Color?

Agora que você já sabe como as cores utilizadas em seus recursos visuais podem impactar diretamente nos resultados das suas estratégias, o Adobe Color — conhecido como Adobe Kuler até 2013 — se torna ainda mais interessante, certo?

Essa ferramenta da Adobe é um diferencial para designers, artistas, publicitários ou qualquer pessoa que utilize regularmente programas de edição de imagem. O principal objetivo do programa é tornar mais simples e prático o processo de criação e escolha das paletas de cores utilizadas em diferentes projetos.

O Adobe Color gera cinco tons e, a partir do seu display interativo, você pode personalizar a paleta de cores da maneira que desejar. Melhor ainda: todas as suas edições no programa são salvas automaticamente na nuvem, permitindo que você possa exportá-las para as outras soluções do pacote Adobe, como Photoshop e Illustrator.

O programa, disponível com versões gratuitas para o desktop e para os dispositivos móveis com sistema Android ou iOS, permite que o usuário utilize fotos já existentes ou mesmo capturadas por um smartphone para criar uma paleta de cores.

Tudo isso potencializa as opções de edição e incentiva a criatividade para que os recursos visuais utilizados sejam mais bonitos e, claro, convertam mais.

Você pode se interessar por esses outros conteúdos sobre o pacote Adobe!
👉 Como criar um portfólio online com Adobe Behance
👉 Adobe Indesign: passo a passo de como usar a ferramenta
👉 Adobe Lightroom: saiba como usar e como aplicar presets
👉 Preset: o que é e como usar para editar suas fotos
👉 Adobe After Effects: como usar e as suas principais funcionalidades
👉 Como criar e editar arquivos de áudio com o Adobe Audition

O que fazer para utilizar suas principais funcionalidades?

Para você entender melhor como o Adobe Color pode ajudar você no processo de criação de conteúdos visuais, separamos algumas das principais funcionalidades dessa ferramenta. Confira!

Utilize cores de imagens já existentes

Gostou das cores de uma foto ou ilustração e quer utilizá-las no seu processo de criação? Com o Adobe Color isso é muito simples!

Basta adicionar uma imagem ao programa clicando no ícone da máquina fotográfica para que, automaticamente, a ferramenta faça uma análise do conteúdo e crie uma paleta exclusiva com as cores que compõem aquela imagem.

Com os aplicativos para dispositivos móveis, isso se torna possível também para imagens que você mesmo capturou, tornando todo o processo ainda mais dinâmico e simples.

Crie sua própria paleta de cores

Está querendo repaginar a identidade visual de uma marca e busca novas cores? O Adobe Color oferece inúmeras possibilidades de personalização, para que você encontre exatamente o que procura.

Para isso, basta clicar em “Criar” e, em seguida, “Regra de Cores”. Selecione entre as opções disponíveis — Análogo, Monocromático, Tríade, Complementar, Composto, Sombras e Personalizado — e utilize as novas cores disponíveis.

Ao selecionar “Personalizado”, você utiliza a roda de cores do programa para criar a paleta com as suas preferências.

Compartilhe as suas criações

Gratuito e de fácil compartilhamento, o Adobe Color permite que você utilize as suas criações em diferentes programas da Adobe ou até mesmo exporte para o Twitter ou envie por email.

Assim, com os códigos correspondentes das suas paletas de cores exclusivas, você tem diversas opções de uso e ainda pode compartilhar com outros usuários da ferramenta.

Ignorar a importância das cores é, portanto, um grave erro, independentemente de qual seja o seu objetivo. Afinal, até mesmo os detalhes — como a cor de um CTA — podem otimizar os resultados das suas estratégias de Marketing Digital.

Por isso, utilizar ferramentas como o Adobe Color pode tornar as suas criações ainda mais atrativas e eficientes.

Agora que você já entendeu como funciona o Adobe Color, que tal conhecer a fundo outra plataforma importante para edição de imagens? Então é só conferir esse passo a passo para desvendar o Photoshop!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo