Anúncios de concorrentes no Facebook

Entenda a estratégia de mídia paga de seus concorrentes por meio do Facebook e Twitter

Atualmente, qualquer usuário do Facebook e do Twitter pode ter acesso a informações de anúncios de qualquer página. Veja como fazer isso e entenda por que acompanhar a concorrência pode trazer informações valiosas para a sua estratégia de mídia paga.

A comparação entre marcas é uma prática comum no mercado. Quando uma empresa fala que seu produto é melhor, mais legal ou mais barato, ela pressupõe um “confronto” com algum concorrente.

É comum que diferentes negócios acompanhem os passos de marcas rivais, seja no ambiente online, seja no ambiente offline. Desde julho de 2018, ficou mais fácil de fazer isso nas redes sociais: agora, é possível acompanhar os anúncios de concorrentes no Facebook e no Twitter.

Essa medida possibilita ter uma noção da estratégia de mídia paga de outras páginas. Neste texto, você entenderá o que fazer com as informações obtidas a partir desse monitoramento, por que investir nessa prática, e também verá um passo a passo de como fazer isso no Facebook e no Twitter. Vamos nessa?

Por que é possível ter acesso à estratégia de mídia paga dos concorrentes?

Desde julho de 2018, qualquer usuário do Facebook pode ter acesso às informações de anúncios veiculados por qualquer página e algo semelhante também já acontece no Twitter. Sem dúvidas, isso facilita o trabalho de benchmarking para redes sociais das empresas e permite o monitoramento dos concorrentes.

Entretanto, esse não era o principal intuito das plataformas ao disponibilizarem essas ferramentas. Tanto o Facebook quanto o Twitter passaram a fornecer esses dados por questões de transparência. Veja a seguir o que motivou essas mudanças em cada uma dessas redes.

Facebook

Depois do envolvimento no caso da Cambridge Analytica e da acusação de ter influenciado indiretamente eleições ao redor do mundo, o Facebook se viu obrigado a desenvolver estratégias de transparência com relação aos anúncios veiculados em sua plataforma.

Na publicação oficial em seu blog, os executivos da plataforma explicam que o intuito dessas medidas é evitar abusos por parte de organizações mal-intencionadas, que eles afirmam ser minoria entre os anunciantes do Facebook.

Twitter

O Twitter não esteve diretamente envolvido no escândalo da Cambridge Analytica, mas também criou o Ads Transparency Center (ou Centro de Transparência de Anúncios), especialmente, depois que foi comprovado que uma emissora russa comprou diversos anúncios, em sua maioria, direcionados aos EUA, antes das eleições presidenciais de 2016.

Por que identificar anúncios de concorrentes?

Antes de apresentarmos o passo a passo de como verificar os anúncios nas redes sociais dos seus concorrentes, precisamos falar sobre os motivos de fazer isso. A seguir, você confere 3 grandes vantagens de adotar essa estratégia, além de algumas possibilidades de uso.

Benchmarking

benchmarking é uma prática adotada para entender como uma marca se comporta com relação aos seus principais concorrentes. Essa medida direciona as empresas para uma melhor tomada de decisão, além de servir como inteligência de mercado e ser uma forma de acompanhar tendências.

Insights

Ao acompanhar os anúncios dos concorrentes, é possível conhecer suas principais estratégias de marketing, especialmente, no que diz respeitos aos seus conteúdos.

As ferramentas não permitem identificar a segmentação do público. Ainda assim, ficar por dentro dos conteúdos adotados pode trazer diferentes insights para as suas próximas campanhas.

Feedback do consumidor

A ferramenta disponibilizada pelo Twitter permite a visualização do post como um todo, da mesma forma que ele chega às timelines de seus clientes. Assim, você consegue ver também a resposta do público àquele conteúdo ou publicidade.

Além das reações — likes e retweets — é possível fazer uma análise mais qualitativa por meio dos replies. Como os clientes estão reagindo àquele post? O CTA está sendo respondido? O feedback poderia ser melhor? Conhecer essas respostas pode ajudar a identificar os melhores caminhos para as ações futuras da sua marca.

Confira outros conteúdos sobre mídias pagas!
👉 Saiba como criar o plano de mídia perfeito para o seu negócio
👉 Como simplificar o gerenciamento de seus anúncios com a plataforma Google Ad Manager
👉 Saiba como funcionam os anúncios dinâmicos do Facebook e do Google
👉 Como a mídia paga pode ajudar na sua estratégia de conteúdo

Qual o passo a passo para encontrar essas informações?

Pronto para colocar a mão na massa e ver, de fato, como encontrar as informações de mídia paga de seus concorrentes? A seguir, você entende como funciona essa coleta de dados no Facebook e no Twitter.

Facebook

No Facebook, o primeiro passo é acessar a aba “Informações e Anúncios”, que pode ser facilmente localizada na página inicial de qualquer fanpage.

Vamos utilizar o perfil da Rock Content como exemplo. No primeiro clique, você visualiza todos os anúncios sendo veiculados atualmente.

Anúncios de concorrentes 1

Como você pode ver abaixo, as informações disponibilizadas pelo Facebook são, de certa forma, limitadas. Basicamente, você tem acesso ao formato do anúncio e ao criativo empregado na legenda. Informações sobre a performance e o engajamento do post, infelizmente, não são compartilhadas.

Anúncios de concorrentes 2

Ainda que as informações não sejam completas, o pouco disponibilizado pelo Facebook já pode ajudar no monitoramento das ações, promoções e estratégias dos concorrentes. Isso pode ser ainda mais útil em épocas relevantes à sua marca ou nicho, como Dia das Mães, Dia dos Namorados etc.

Twitter

Para acompanhar os anúncios de concorrentes no Twitter, você deve acessar o site Central de Transparência de Anúncios. Com um layout muito semelhante ao próprio Twitter, basta incluir o @ da marca que você deseja localizar na aba de buscas.

Anúncios de concorrentes 3

Dessa vez, vamos usar o Google como exemplo. Diferentemente do Facebook, no Twitter Ads, é possível visualizar todos os anúncios — ainda em veiculação ou não — realizados nos últimos 7 dias.

As diferenças com relação ao Facebook não param por aí. Ao clicar na data e horário do post, você tem acesso ao tweet do anúncio, o que permite o acesso às informações de engajamento. Sem dúvidas, esses dados podem trazer novos e diferentes insights sobre a estratégia de mídia paga de seus concorrentes.

Anúncios de concorrentes 4

Acompanhar anúncios de concorrentes pode trazer insights de conteúdo e formato de mídia. Além disso, você não precisa se limitar ao monitoramento dos ads de seus concorrentes diretos.

Quem são suas principais referências nessas redes? Você pode fazer esse trabalho nessas páginas e, assim, ficar por dentro das principais tendências do Marketing Digital.

Quer continuar aprendendo sobre anúncios em redes sociais? Então confira o nosso material completo sobre mídias de performance!

Mídia de PerformancePowered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo