Automação e personalização: tendências de email marketing para 2020

Veja as tendências de email marketing que vão movimentar o mercado neste ano!

Automação e personalização: tendências de email marketing para 2020

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Em 2019, os emails foram mais consultados em smartphones do que em computadores.

Esse fato representa uma grande mudança e novos desafios aos quais as empresas terão que se adaptar em 2020. Sendo assim os emails vão precisar ser cada vez mais interativos

Por muito tempo, eles foram considerados como algo ultrapassado, principalmente após a ascensão das redes sociais. Porém, nota-se que o email marketing é uma estratégia forte, e segue como o meio de comunicação preferido das marcas.

Com o usuário cada vez mais atingido por muitos tipos de comunicação, os conteúdos dos emails deverão ser otimizados para criar uma interação real com o cliente, e não parar no lixo eletrônico.

Por isso separamos as tendências deemail marketing que mais vão ajudar em 2020. Confira abaixo!

5 tendências de email marketing para 2020                                          

Automação em campanhas de email marketing

Um dos principais desafios da inteligência artificial é a automação. Graças à inteligência artificial e ao machine learning, a comunicação pode ser automatizada e individualizada para cada cliente.

Utilizando um  software de email marketing com estas funcionalidades, é possível criar cenários para definir quais emails serão enviados, seguindo um comportamento específico.

Os cenários típicos são, por exemplo, carrinho de compras abandonado, aniversário, novos clientes, contatos inativos.

A automação de marketing, é possível graças à inteligência artificial, que permite criar emails contendo informações relevantes, direcionadas e personalizadas.

ferramenta de automação de marketing

Acessibilidade 

A OMS estima que 1.3 milhões de pessoas têm algum tipo de problema de vista ou deficiência visual, o que é um desafio e um problema para as empresas.

Por isso, a  utilização do email marketing, deve ser feita com newsletters claras e diretas. Se as frases forem curtas e simples, é mais provável que atraiam a atenção do usuário.

O design também é importante: priorize os elementos de forma visível, use cores e otimize o espaço.

acessibilidade nos emails

Segmentação e marketing emocional por email

A informação gerada pelo big data oferece a possibilidade de realizar campanhas de email marketing sem precisar de precedentes, especialmente por meio da segmentação.

A informação gerada pela sua base de dados não só permitirá realizar campanhas mais direcionadas e personalizadas, como também campanhas que tenham uma perspectiva emocional.

Assim, o email te ajudará a aproximar-se do usuário, compartilhar dos mesmos valores e estabelecer uma relação de confiança.

O email marketing emocional consiste em criar mensagens que geram mais interação e provocam mais emoções no destinatário.

Desta forma, informações mais precisas e importantes podem ser coletadas para personalizar ainda mais os emails futuros e assim construir um verdadeiro relacionamento. 

Conteúdo responsivo e personalização

Cada vez mais, as estratégias de email marketing são feitas para se adaptarem a smartphones e tablets.

Em 2020, torna-se obrigatório que o email seja responsivo. Com ele já adaptado aos dispositivos móveis surge outra questão para atender às novas expectativas dos usuários: mais personalização.

Usar o“machine learning” para conhecer os melhores tempos de envio, adotar designs inovadores, são fatores necessários e  ajudam a aumentar cada vez mais a taxa de conversão.

Além disso, dar importância à proteção de dados mais que nunca, é um tema imprescindível. 

Interação no email marketing 

Adotar formatos audiovisuais no email marketing, esta tendência está diretamente relacionada com a evolução dos smartphones.

Integrar vídeos, deixar os CTAs mais interativos, usar gifs. Também é possível criar efeitos especiais para mostrar produtos, oferecer opções de compressão para encurtar emails longos ou realizar pesquisas e perguntas geradas pelo usuário para maior interação.

Usar o conteúdo gerado pelo usuário também ajuda e dá autenticidade. 70% dos consumidores dizem ler comentários e revisões antes de comprar um produto, sendo assim interação com os usuários aumenta as taxas de conversão.

email marketing amaro
email marketing amaro

Além disso, à medida que os consumidores compartilham as suas opiniões nas redes sociais, as suas campanhas de email marketing devem responder a isso.

Ao integrar efeitos audiovisuais e personalização você pode criar emails com conteúdo selecionado para o seu público-alvo com base no seu perfil e assim enviar uma comunicação cada vez mais direta. 

Conteúdo produzido por Simon Wölfinger, da Mailify.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.