Por Werik Gonçalves

Product Manager na Rock Content.

Publicado em 16 de julho de 2019. | Atualizado em 22 de agosto de 2019


Preparamos uma lista com os 24 melhores sites de fontes gratuitos para você. Confira todos os catálogos de fontes livres de direitos autoriais!

Baixar fontes grátis pode ser uma tarefa complicada para designers, desenvolvedores web ou qualquer outro tipo de especialista — imagine para leigos, não é mesmo?

Apesar de a tecnologia ter facilitado a construção e a utilização das tipografias ao longo dos anos, encontrar uma que seja agradável a um projeto, legível, acessível e grátis (ufa!) às vezes ainda é bem trabalhoso.

É fato também que as fontes ajudam os textos a passarem a informação de uma maneira mais completa, criando uma harmonia entre mensagens e formatos visuais. Por isso, preparamos uma lista com os 24 melhores sites de fontes gratuitos para você! Confira!

1. Google Fonts

O diretório de fontes do Google é uma das melhores ferramentas para quem precisa de uma tipografia para um projeto gráfico ou web. Vai usar a fonte no computador? O download das famílias de fontes está disponível gratuitamente. Vai usar em uma página web? A API do Google Fonts consegue te ajudar em segundos.

O serviço funciona diretamente dos servidores do Google, conferindo agilidade, confiança e — o melhor — um catálogo extenso e muito bem organizado.

2. Adobe Typekit

O famoso banco de fontes da Adobe possui uma versão grátis (!) e disponibiliza mais de 230 fontes para você sincronizar com os outros aplicativos da companhia (Photoshop, Illustrator, InDesign etc.).

Para a web, o Typekit conta com mais de 940 fontes. Também são disponibilizadas fontes para compra.

3. Fontsquirrel

Um dos mais bem organizados bancos, o Fontsquirrel possui o catálogo 100% confiável para usos comerciais. Seus curadores selecionam — uma a uma — todas as fontes que estão dispostas por lá.

4. Fontfabric

Um dos queridinhos da internet, o Fontfabric sempre escolhe a dedo suas atualizações. Designers renomados estão sempre por lá disponibilizando coleções completas e demos de fontes que transformarão o visual da sua arte.

5. Da Font

Você provavelmente já usou esse site! O Da Font é um famoso compilado de fontes enviadas por usuários do mundo todo. Com certeza uma das categorias principais vai te atender (Fantasia, Estrangeiras, Techno, Bitmap, Gótica, Básica, Escrita, Dingbats e Festas).

6. 1001 Free Fonts

O 1001 Free Fonts possui a mesma lógica do Da Font. É muito fácil encontrar uma tipografia com base em uma categoria de estilo e pasme (!): o site tem muito mais do que 1001 fontes para download.

7. Pixel Buddha

Um compilado de fontes que traz aplicações que irão te inspirar. Além disso, a newsletter do Pixel Buddha sempre traz downloads exclusivos para seus assinantes.

Não deixe de conferir, é grátis!

8. Urban Fonts

O Urban Fonts tem um arquivo incrível. Lá é fácil encontrar fontes famosas e variadas como a Helvetica, a Futura e a Avant Garde. Alguns pacotes são tão completos que possuem as versões Thin, Extra-Light, Light, Normal, Medium, Semi-Bold, Bold, Extra-Bold, Ultra-Bold e por aí vai.

9. Simply the Best

O Simply the Best é simplesmente o melhor (brincadeira!) site de fontes. Moderno e com um design usual, esse compilado é conhecido como um dos mais bem organizados quando o assunto é tipografia.

Vale a pena conferir.

10. Abstract Fonts

Precisa de uma fonte de algum seriado, filme ou livro famoso? Possivelmente o Abstract Fonts a disponibiliza gratuitamente.

Ele também facilita a publicação da fonte em seu site através de um código que você só precisa copiar e colar no seu HTML ou CSS.

11. BehanceDeviantArt e Pinterest

Essas três referências não são propriamente bancos de fontes, mas sim sites que hospedam portfólios.

Designers do mundo inteiro disponibilizam tipografias que são criações autorais gratuitas e que muitas vezes não estão em nenhum outro lugar. Uma busca pelos termos “font” ou “fonte” pode render ótimas opções.

12. Creative Market

Como o nome sugere, este é um marketplace de áreas relacionadas à criatividade, como identidade visual e tipografia.

O mais legal é que, a cada semana, o Creative Market oferece alguns produtos gratuitos, incluindo uma fonte. Os estilos mudam de uma semana para a outra e ficam disponíveis por tempo limitado.

Esse é um ótimo jeito de incrementar sua biblioteca de fontes gradualmente ao longo do tempo. Basta se cadastrar no site e fazer parte da comunidade.

Aprenda tudo sobre Marketing Digital

Este guia completo vai ensinar para você tudo sobre marketing digital e como aplicá-lo.


13. HypeForType

O HypeForType é um acervo enorme com mais de 25.000 peças de design produzidas por artistas do mundo todo. E a boa notícia é que muitos desses materiais estão disponíveis gratuitamente para download.

É uma ótima ideia salvar este site nos favoritos!

14. FontStruct

Dá para passar horas se divertindo neste site! Ele permite que você construa suas próprias fontes e compartilhe de forma gratuita com outras pessoas.

Consequentemente, isso isso significa que existem muitas fontes disponíveis na comunidade — sem falar que novas fontes são adicionadas todos os dias. Além de bonito, o FontStruct é relativamente fácil de navegar.

Quer uma dica? As melhores fontes são exibidas na galeria FontStruct, que conta com um design semelhante ao Dafont.

15. Adobe Edge Web Fonts

Mais um recurso fantástico — e gratuito — da equipe da Adobe (eles nunca param de surpreender, não é mesmo?).

O Adobe Edge Web Fonts dá acesso a uma vasta biblioteca de fontes web. As fontes são disponibilizadas graças a contribuições da própria Adobe, Google e designers do mundo inteiro.

16. The Fell Types

Se você gosta de história, provavelmente vai querer conferir esta iniciativa.

Os “Fell Types” receberam esse nome por causa de John Fell, um bispo de Oxford no século XVII que criou uma coleção única de tipos de impressão. Aqui, você encontra versões digitalizadas desses tipos para usar em seus projetos de design.

A digitalização foi feita por Igino Marini, um empreendedor e designer que também tem uma história interessante. Ele comanda o iKern, um serviço para autospacing e autokerning digitais baseados em um modelo matemático e programas que Marini desenvolveu desde 2002.

17. Jeff Schreiber

Neste site você não vai encontrar uma grande quantidade de fontes. Em compensação, a qualidade fala alto.

Jeff Schreiber é um designer, ilustrador e tipógrafo de Eindhoven, Holanda. Algumas de suas tipografias, como “Razor”, são ideais para trabalhos com cartazes. Já outras, como “Fat Frank”, oferecem uma abordagem mais lúdica.

18. Neogrey

Neogrey é o portfólio de Ivan Filipov, designer gráfico e webdesigner. Mais uma vez, você não vai encontrar aqui uma variedade enorme de fontes, mas pode se surpreender com a qualidade.

As fontes podem úteis para projetos mais específicos. O modelo Multicolore Vector, por exemplo, é o trabalho mais famoso do artista. Por se tratar de um vetor, pode ser usada para textos curtos, como títulos e manchetes.

19. Artill

Gosta de minimalismo? Então este site é para você! Criado por Lukas Bischoff, um designer alemão, Artill é um site simples e de visual extremamente agradável.

O acervo é pequeno, mas conta com uma grande vantagem. Ao escolher uma das opções do catálogo, você pode conferir tudo que precisa para decidir se a fonte é ideal para o trabalho em questão.

O site mostra pontos como: a aplicação em cartões de visita e anúncios, os diversos pesos da família (thin, ultra light, light, regular, medium, bold, etc.), maiúsculas e minúsculas, caracteres especiais, acentuação, explicação dos principais atributos, entre outros.

20. Wete

Wete é um pequeno estúdio de design de Barcelona que se destaca justamente pelo excelente trabalho de tipografia.

O site é apresentado no estilo portfólio. Há muitos projetos tipográficos em andamento e, ao final de vários deles, você pode fazer o download da fonte gratuitamente. Inclusive, se você é fã de tipografia, vale conferir mesmo que você não precise de fontes neste momento.

21. Josip Kelava

Outro site que vai além de uma biblioteca de fontes, servindo como inspiração para trabalhos que envolvam tipografia.

Josip Kelava é um designer de Melbourne, na Austrália, que também oferece a opção de baixar fontes gratuitas. Seu site funciona de maneira muito semelhante ao Wete, mostrado anteriormente. Destaque para a fonte “Metropolis”, de estilo industrial.

22. Glukfonts

Glukfonts é o site do designer polonês Gluksza, que oferece fontes para download gratuito. As opções são bem interessantes e o acervo tem a opção de preview, assim como em grandes bibliotecas de tipografia.

Uma curiosidade é que, além das fontes, você ainda pode baixar outros recursos, como scripts PHP.

23. Ten by Twenty

O site Ten by Twenty é uma criação do designer britânico Ed Merritt. Ele oferece tanto fontes pagas como opções grátis.

Além das fontes, você pode baixar templates, temas e ícones para seus projetos de web design — todos de alta qualidade.

24. The League of Movable Type

O nome do site é pretensioso. Mas não é para menos: a intenção do projeto The League of Movable Type é criar uma revolução das fontes.

Para os fundadores, as fontes devem ser gratuitas e de uso 100% livre. Por isso, eles escolheram a dedo um grupo de designers que criou fontes grátis incríveis para download.

Lembrando que é importante considerar a licença de cada fonte antes de aplicá-la em algum projeto. As fontes dispostas nos sites citados são propriedades de seus respectivos autores, podendo ser freewareshareware, versões demo ou de domínio público.

Também devemos considerar que o investimento em fontes de qualidade às vezes precisa ser pago. Alguns sites que não possuem fontes gratuitas mas que merecem ser indicados por aqui são: o My Fonts, o Lost Type e o Fontshop.

Kit Marketing nas Redes Sociais

Bônus

Qual é a diferença entre os formatos de fonte que estão por aí?

Entender quais são as diferenças entre as extensões de arquivos de fontes pode te ajudar a aproveitar o máximo de todas as opções disponíveis por aí.

Podemos encontrar atualmente, principalmente, formatos como o .ttf e o .otf.

Ok, mas o que isso significa?

As fontes TrueType (.ttf) foram criadas pela Apple nos anos 80 e atualmente representam a maior parte do mercado de tipos. Elas podem ter sua escala definida para qualquer tamanho, são compatíveis com a maioria dos softwares e impressoras e são bastante leves.

O formato OpenType (.otf) foi desenvolvido pela Microsoft em parceria com a Adobe nos anos 90 com base no TrueType. As fontes Open incorporam as funcionalidades de sua antecessora, porém trazem a possibilidade de incorporação de um número maior de conjunto de caracteres, suporte a diferentes linguagens e ligaduras entre caracteres.

Outro formato importante é o PostScript (principalmente encontrado com a extensão .ps), produzido pela Adobe nos anos seguintes com o objetivo de trazer mais qualidade para a impressão de documentos em impressoras digitais. É comumente utilizado para publicações como revistas e jornais.

Caso você precise converter um formato em outro, acesse o Online Font Converter. Compatibilidade não será mais o problema: são muitas extensões disponíveis!

Quais são os tipos de fonte existentes?

A separação através de serifas é considerada a mais importante maneira de se classificar um tipo. Essas serifas representam os pequenos traços e prolongamentos que ocorrem nas extremidades ou, em uma linguagem mais técnica, no fim das hastes das letras.

As famílias tipográficas sem serifas são as sans-serif, também conhecidas como fontes grotescas. Tradicionalmente as fontes serifadas são utilizadas em textos que transmitem seriedade e tradicionalidade e são mais longos, proporcionando uma leitura mais fluida.

Já os textos sem serifa são preferencialmente mais curtos e são considerados mais modernos e dinâmicos.

Tenho muitas fontes no meu computador. Como faço para ver todas as minhas fontes aplicadas a um texto específico?

O site Wordmark.it teve a magnífica ideia de transformar o catálogo de fontes dos computadores em uma lista de fácil visualização para qualquer browser (Chrome, Firefox, Edge, Safari etc.). Basta entrar no site, digitar o texto que quer aplicar no catálogo e clicar em “Load fonts”. O resultado vai facilitar sua vida na hora de escolher entre todas as possibilidades que você dispõe.

Como descobrir qual fonte está sendo usada em uma imagem?

A ferramenta WhatTheFont te ajuda a descobrir o nome daquela fonte que você gostou, porém não tem ideia de como se chama.

É muito fácil usar! Basta fazer o upload da imagem que consta a fonte, ajudar o programa a interpretar qual letra é qual e pronto: o site vai te retornar uma lista com as fontes mais parecidas com a que você enviou.

Como instalo uma fonte no meu computador?

Para as versões mais modernas do Windows basta procurar pela pasta C:WindowsFontse colocar os arquivos de fonte (.ttf, .otf etc.) lá. Nas versões do Mac OS, basta abrir o Font Book no diretório Applications e arrastar suas fontes para a janela que irá se abrir.

Nos dois sistemas também é possível instalar dando dois cliques ou clicando com o botão direito no arquivo, selecionando em seguida a opção “Instalar” ou “Instalar fonte”. Após esse processo, todos os programas que usam o catálogo de fontes do computador serão atualizados automaticamente. Alguns programas precisam ser reinicializados para atualizarem o seu catálogo.

É interessante que você não ultrapasse o número de 1000 fontes em seu catálogo, pois uma quantidade exorbitante de fontes pode retardar o seu sistema.

Gostou da lista? Confira também o nosso post com os 59 melhores bancos de imagem gratuitos.

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *