Por Ana Júlia Ramos

Redatora freelancer da Rock Content

Publicado em 6 de agosto de 2019. | Atualizado em 10 de setembro de 2019


Um dos lançamentos mais recentes do Instagram foi a biblioteca de filtros para os Stories. Não demorou muito para que a ferramenta conquistasse o mundo com milhares de filtros divertidos, que podem ser desenvolvidos por qualquer pessoa. Hoje você vai entender tudo o que precisa saber sobre o recurso, além de aprender a fazer o download do seu conteúdo favorito!

O Instagram Stories tem ganhado muita mídia desde seu lançamento, em agosto de 2016. O recurso gerou burburinho por ser praticamente idêntico ao Snapchat, aplicativo que permitia o envio de mensagens instantâneas em forma de imagem ou vídeo. 

Com o passar do tempo — e muito investimento em novas funcionalidades, anunciadas praticamente todos os meses — o recurso ultrapassou o Snapchat e conta com centenas de milhares de usuários ativos diariamente.

Uma das últimas novidades anunciadas foi a biblioteca de filtros do Instagram Stories, com conteúdo criado e compartilhado pelos próprios usuários. Neste post, você vai aprender a dominar a ferramenta e compartilhar um conteúdo ainda mais legal!

O que é a biblioteca de filtros do Instagram Stories?

Fala-se na mídia que o Facebook, comandado por Mark Zuckerberg e dono dos gigantes Instagram e WhatsApp, tentou “aumentar a família” realizando uma proposta de compra para o Snapchat. 

A tentativa foi frustrada, e não demorou muito tempo até que o anúncio dos Stories fosse oficializado

Em dois anos, a ferramenta soube caminhar com as próprias pernas muito bem, fugindo daqueles recursos que eram frequentemente comparados com o Snapchat. Grande exemplo é o Boomerang, que também ganhou popularidade praticamente instantânea ao ser lançado.

Mesmo com muitos anúncios de novidades que movimentaram a internet, o usuário ainda sentia falta de um recurso muito querido no Snap: a biblioteca de filtros.

Desde a aplicação de figuras de cachorrinhos ou gatinhos no rosto do usuário até recursos que manipulam toda a imagem de maneira divertida, os filtros eram excelentes para criar uma atmosfera mais lúdica — e interessante — ao conteúdo compartilhado.

Foi só agora, em agosto de 2019, que o Instagram decidiu investir pesado na criação e desenvolvimento da sua biblioteca de filtros. Até então, a própria plataforma era responsável por criar os filtros, que por sua vez não eram tão populares quanto os do aplicativo rival.

Com o lançamento da funcionalidade, qualquer usuário pode criar conteúdo e compartilhar com todo o mundo! 

Você também pode se interessar por estes outros conteúdos!
👉 Novidades no Facebook: fim dos likes e feature no Stories
👉 Saiba como publicar e agendar postagens no Instagram e no IGTV
👉 Tamanho de imagens no Instagram: o guia completo! [2019]
👉 19 marcas para seguir no Instagram e inspirar sua estratégia

Como utilizar a ferramenta?

A biblioteca é muito intuitiva e você provavelmente não terá muita dificuldade para compartilhar conteúdo com os seus filtros favoritos. Em primeiro lugar, abra o aplicativo do Instagram e vá até a câmera dos Stories.

Até aí nenhum segredo! Deslize os filtros até o final. Você verá toda a galeria de filtros salvos, que futuramente será o espaço onde você vai encontrar o conteúdo salvo na biblioteca. Ao encontrar o botão “mais efeitos…”, clique uma vez e aguarde.

Biblioteca de filtros

Também é possível encontrar a biblioteca ao clicar duas vezes em cima de qualquer efeito da sua galeria. 

Filtros do Instagram

Alguns segundos depois, você estará frente a frente com a biblioteca de filtros do Instagram Stories. O legal é que é possível navegar através de categorias de interesse, o que facilita muito na busca de conteúdo específico! 

Algumas das principais categorias são “Selfies”, “Amor”, “Cor e Luz” e a “Seguindo”, que reúne o conteúdo criado pelos perfis que você optou por acompanhar.

Galeria de filtros do Instagram

Agora é hora de usar a criatividade! Por aqui, optamos por testar os filtros da categoria “Cor e Luz”. A galeria é extensa e encontramos criadores de vários lugares ao redor do mundo.

Filtros do Stories

Depois de escolher o seu filtro favorito, é só clicar em cima dele e aguardar até que uma tela maior apareça. A partir daí, você deverá clicar em “experimentar”. Caso você queira conhecer mais filtros daquele criador, é só clicar nos três pontinhos localizados no canto inferior direito da tela.

Efeitos do Instagram Stories

Rapidamente ele já estará disponível na sua galeria (aquela página inicial que adiantamos lá em cima), e o interessante é que alguns filtros contam com várias versões. É o exemplo da opção que escolhemos.

Instalar filtro do Stories

Para ver as outras cores (ou elementos) dos filtros é só clicar uma vez em cima da imagem. A mudança é automática!

Outros filtros do Instagram

Bônus: como explorar a ferramenta a favor do meu negócio?

A biblioteca de filtros do Instagram Stories já é um sucesso mundial no que diz respeito ao compartilhamento de conteúdo pessoal. Quando pensamos em conteúdo criado por marcas, seria possível adaptar o recurso? 

Acreditamos que sim, e muito! Pensando nisso, damos três dicas infalíveis para não perder tempo e já pensar em novas estratégias de divulgação de conteúdo nos Stories.

Aposte em conteúdo viral

Um “conteúdo viral” pode ser definido por imagens ou vídeos com alto potencial de compartilhamento em massa durante pequeno espaço de tempo — dias ou uma semana, no máximo. 

Os memes são grandes exemplos de conteúdo viral. O teor cômico presente nesse tipo de conteúdo unido ao poder de identificação que ele gera no usuário faz com que postagens acumulem milhares de curtidas, comentários e compartilhamentos.

Tenha certeza que sempre vai existir um meme que tem a cara da sua marca. O interessante é que perfis mais conservadores na comunicação também conseguem tirar bom proveito do conteúdo viral! Agora que é possível criar os filtros nos Stories, tenha certeza que não vai demorar muito até que um meme chegue até a biblioteca.

A categoria “Engraçados”, inclusive, já conta com uma boa quantidade de conteúdos divertidos. Basta encontrar o que mais combina com o perfil da sua página. 

Dê um “ar novo” aos Stories

Se você gerencia uma estratégia de redes sociais no Instagram e ainda não utiliza os Stories, saiba que não está aproveitando a plataforma como deveria! Em meio aos conflitos que envolvem cálculos de algoritmo e a entrega do conteúdo no feed, os Stories permanecem com uma boa entrega orgânica

Mesmo para quem já usa o recurso há algum tempo, a possibilidade de criar conteúdos diferentes do comum é muito interessante — e promete aumentar o interesse por parte do usuário, que já estava acostumado com a quantidade limitada de filtros oferecidos pelo Instagram.

Invista em conteúdo dinâmico

A chegada das redes sociais mudou muito a relação entre negócio e consumidor. Se antigamente não era possível se desligar das inúmeras propagandas que pipocavam em todos os lugares, hoje em dia as marcas praticamente têm que merecer um espaço na vida do usuário. 

Afinal, caso o conteúdo seja chato, é só clicar em um botão e parar de seguir o perfil! Com isso, é preciso repensar a forma em que o conteúdo é produzido e distribuído. O usuário preza cada vez mais por conteúdo real, que faça sentido e entregue valor de verdade.

Os Stories entram como ótima oportunidade para mostrar a “vida real” da sua marca. Saia do padrão e ofereça conteúdo dinâmico, exclusivo, que de fato conte alguma história e não seja apenas um padrão formado por anúncios e postagens institucionais. 

Quando utilizamos os recursos oferecidos pelo Instagram de forma inteligente, o resultado não demora a aparecer!

Se você gostou do nosso conteúdo e já está se aventurando pela biblioteca de filtros do Instagram Stories, saiba tudo sobre os outros lançamentos recentes da rede social!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *