37 blogs sobre Marketing que você precisa acompanhar!

Se estudar marketing ainda não está na sua rotina de aprendizados, você está ficando para trás. Mas não se preocupe: temos a solução! Confira essa lista com 37 blogs sobre marketing para conhecer agora mesmo e manter-se sempre atualizado no mercado.

Blogs sobre marketing

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Se você acompanha nosso blog, já sabe que um dos passos essenciais para se aprender Marketing Digital (e ter sucesso em suas estratégias) é manter-se sempre atualizado com as tendências do mercado.

E uma das melhores maneiras (e mais divertidas) de fazer isso é acompanhando blogs profissionais no assunto.

Compilamos aqui uma lista recheada de blogs gringos e nacionais que ajudarão você a sempre saber o que anda acontecendo de mais importante no mundo.

Trouxemos blogs com temáticas e abordagens variadas, abrangendo marketing digital, publicidade, marketing de conteúdo, redes sociais, tendências e notícias gerais.

É importante ter uma lista ampla de interesses (e manter-se sempre em dia com ela) para que você não seja deixado para trás pela concorrência.

Saber quem é sua persona e sobre o que seu público-alvo anda discutindo e consumindo é extremamente importante para qualquer empresa que quer ser bem sucedida em seus esforços.

Vamos lá?

Aprenda tudo sobre Marketing Digital

Este guia completo vai ensinar para você tudo sobre marketing digital e como aplicá-lo.

Internacionais

1. Ahrefs

O blog da Ahrefs conta guias incrivelmente completos dedicados ao mercado de SEO, tratando de temas específicos como planejamento de palavras-chave e link building, tudo orientado para a área de atuação da ferramenta.

O blog preza pela qualidade extrema dos conteúdos, por isso todos são extensos e bem trabalhados, porém com uma frequência de postagem menor. Vale a pena fazer uma leitura cuidadosa de cada artigo.

2. Backlinko

Outro blog dedicado a SEO, com artigos extremamente trabalhados e verdadeiras bíblias para profissionais da área. O blog também conta com guias de ferramentas e plataformas, o que torna o aprendizado ainda mais relevante.

3. Hootsuite

O Hootsuite é uma plataforma de gerenciamento de redes sociais bem interessante e muito usada no mercado.

O blog conta com conteúdos diversos sobre o setor de marketing digital, mas é focado principalmente em artigos sobre as redes sociais, indo desde conteúdos mais gerais até mais detalhados sobre cada rede.

4. Search Engine Land

Um portal com notícias do mercado de SEO, o Search Engine Land traz informações em primeira mão, sendo parada obrigatória no checklist de profissionais que querem se manter atualizados.

5. Neil Patel

Não tem como deixar de fora o blog de Neil Patel dessa lista. Um dos marketeiros mais influentes no meio digital atualmente, Patel produz artigos extremamente completos e aprofundados sobre Marketing Digital.

O legal é que ele costuma incluir cases próprios em seus conteúdos, dando um tom prático e pessoal para o que é abordado ali.

Nessa lista ainda veremos mais dois blogs do guru do marketing!

6. Content Marketing Institute

É um dos principais nomes do universo do marketing de conteúdo e foi criado por Joe Pulizzi, fundador do Content Marketing Institute.

Existe muito material por lá que realmente forma as opiniões do mercado e vale muito a pena acompanhar as constantes pesquisas, estudos de caso e insights que eles compartilham.
Além, é claro, de todos os posts sobre marketing e conteúdo que você precisa acompanhar constantemente.

7. Moz

A Moz é uma empresa especialista em SEO e tem um dos melhores blogs da área. Os conteúdos são extremamente especializados e produzidos pelos grandes nomes do mercado, com dicas valiosas e dados relevantes sobre o assunto.

Guia do SEO 2.0

8. Sprout Social

Um dos melhores blogs sobre redes sociais da atualidade, com artigos relevantes da área sobre as mais diversas redes, que abordam desde funcionalidades até melhores práticas.

9. HubSpot

Se você ainda têm dúvidas se deve acompanhar o blog da Hubspot, essa é a hora de acabar com todas elas.
A grande difusora do Inbound Marketing pelo mundo tem um blog muito bom para todo mundo que quer aprender tudo sobre marketing, seja ele digital ou tradicional.
Vários ebooks, estudos de caso, whitepapers, infográficos, vídeos e cases de sucesso compõe um dos blogs mais completos da internet, para quem deseja aprender tudo sobre o inbound, marketing, conteúdo, redes sociais e muito mais.

10. Think With Google

O maior buscador do mundo dispensa apresentações, certo?

Bom, com todo o jeito Google de ser, o blog da empresa tem um design incrível, conteúdos super interessantes e, claro, relevantes e bem escritos.

Além de tratar sobre marketing, ainda é possível conhecer muito sobre tecnologia e tendências da transformação digital, com insights valiosos sobre o futuro.

11. Buffer

O Buffer Social é um dos melhores blogs internacionais para quem quer aprender sobre redes socais. Eles compartilham artigos sobre criar conteúdo, análise e monitoramento, além de dicas e ferramentas para ampliar suas conversões nas redes sociais

12. Social Media Examiner

É um grande portal que trata essencialmente, como o nome indica, de reedes socias. O foco está na artigos originais, entrevistas, pesquisas, notícias e tudo mais que você precisa saber para melhorar suas estratégias de marketing nas redes sociais.

13. QuickSprout

O QuickSprout é um blog com guias extensos e extremamente relevantes sobre diversos assuntos do mercado de marketing digital. É um dos blogs das ferramentas do Neil Patel, contanto com seu selo de qualidade.

14. NewsCred

A NewsCred é uma grande plataforma de Marketing de Conteúdo e, em seu blog, os artigos são direcionados para esse mercado. O objetivo é principalmente mostrar como o conteúdo é uma solução para empresas de diversos setores, além de apresentar temas relevantes para diversos mercados.

15. SEMrush

Uma das maiores e melhores ferramentas de SEM (Search Engine Marketing) do mercado, o blog da SEMrush traz estudos e insights relevantes, além de artigos bastante completos sobre o assunto.

16. Growth Hackers

Embora não seja propriamente um blog, o Growth Hackers conta com um espaço totalmente dedicado a sua comunidade, tornando o ambiente propício para artigos extremamente relevantes para diversas áreas de marketing digital.

Extremamente relevante para profissionais que querem estar por dentro das últimas discussões do mercado!

17. Mashable

Site de notícias e tendências, o Mashable é uma das referências mais reconhecidas dentre esse tipo de site. Com sessões especiais de negócios, redes sociais, tecnologia e lifestyle (além de muitas outras), o site é incrível para descobrir o que seu público-alvo consome, pensa e faz.

18. Social Media Today

O Social Media Today conta com um volume muito alto de colaboradores, o que resulta em muito conteúdo interessante. Algumas vezes, muito conteúdo significa que nem todos eles serão realmente relevantes para o que você procura, mas nada que uma filtragem rápida não resolva.
De toda forma, é uma excelente fonte para achar novas vozes no mundo do marketing e fiar por dentro das novidades de redes sociais.

19. Contently

A Contently tem um dos blogs de marketing mais avançados sobre marketing de conteúdo do mercado.

Regularmente, eles criam posts extensos e densos sobre táticas e técnicas do mundo do conteúdo. Se você está por dentro do que há de mais atual no content marketing, esse blog é indispensável!

20. Copyblogger

Como o nome indica, o blog é dedicado a dicas de copywriting, sendo uma ótima fonte de informação para redatores web e profissionais de SEO.

21. Unbounce

A Unbounce é uma das maiores referências do mundo em conversão, então o blog não poderia ser diferente. Com artigos de temáticas diversas, os conteúdos focam em mostrar como é possível obter resultados reais para negócios digitais.

22. Shopify

Este é um blog especialmente valioso para quem tem uma loja online ou quer empreender no ambiente digital. Os conteúdos tratam de diversos temas pertinentes para e-commerces e dicas de diversas estratégias a serem aplicadas para gerar mas resultados.

23. The Next Web

Embora não seja um blog exclusivo de marketing, o TNW traz notícias sobre diversas áreas em velocidade recorde, sendo valioso para profissionais de marketing ficarem por dentro das últimas novidades de tecnologia, redes sociais e buscadores.

24. Customer.io

O Customer.io é uma ferramenta focada no marketing outbound. Ela envia mensagens segmentadas para diversos contatos a partir de uma plataforma único.

No, os conteúdos envolvem humor, psicologia e praticidade em um mesmo lugar, criado para quem quer atingir o próximo nível com seus esforços de marketing.

25. Coschedule

A CoSchedule tem um dos blogs com a melhor linguagem por aí. Eles sabem exatamente com quem estão conversando e criam conteúdo que realmente “falam” com suas personas.

Um aspecto interessante é que eles procuram criar posts que vão além do óbvio e nem sempre estão diretamente ligados ao negócio principal deles (agendamento de postagens em redes sociais).

26. SalesForce

Mesmo sem ter o foco 100% em marketing, a Sales Force sempre oferece dezenas de insights sobre vendas, atendimento ao cliente e táticas de marketing para empresas. Além disso, por serem uma grande empresa, eles conseguem trazer esse posicionamento e visão para o conteúdo.

27. Fast Company

A Fast Company tem diversas dicas sobre empreendedorismo, estratégias de crescimento e de marketing. Saindo da lógica dos guias completos de vários outros blogs, a FC segue uma linha editorial focada em notícias e análises pontuais, tendo um tom bastante jornalístico.

28. Occam’s Razor

Avinash Kaushik é um dos maiores nomes de web analytics do mundo, e seu blog tem conteúdos fantásticos sobre o tema, abordados de forma detalhada e com o grande toque de mestre que só ele conseguiria dar.

Guia Completo do Google Analytics

29. Marketo

O blog do software Marketo trata de diversas temáticas relevantes em marketing a partir de uma perspectiva da tecnologia. Assim, os conteúdos são extremamente relevantes e atuais, condizente com a realidade de transformação digital na qual vivemos.

Brasileiros

30. Blog 

Sim, colocamos nosso blog nessa lista entre os blogs que você precisa acompanhar. O Marketing de Conteúdo é o blog da Rock Content, empresa líder no segmento na América Latina.

Postamos conteúdos relevantes sobre todo o setor de marketing digital e nos esforçamos para entregar artigos completos e relevantes para o setor.

31. Inteligência Rock Content

Outro blog da Rock Content, focado em inteligência e pesquisas de mercado, com insights valiosos para profissionais de marketing do Brasil.

32. Resultados Digitais

Se você está procurando resultados reais com marketing digital, o blog da Resultados Digitais é leitura obrigatória. Os posts são diretos e instrutivos e irão te ajudar muito a construir uma estratégia de marketing digital eficiente.

33. Agência Mestre

Uma das maiores referências em SEO do Brasil, o blog da Agência Mestre oferece conteúdos relevantes e bem diretos sobre o assunto.

34. B9

Essencial para qualquer amante de marketing e publicidade, o Brainstorm é hoje um dos blogs de maior destaque no cenário brasileiro da publicidade. Se você anda procurando por inspiração, se prepare: você vai encontrar ela aqui.

No ar desde 2002, o blog fala sobre criatividade e inspiração nas mais diversas áreas: negócios, mídias sociais, publicidade, comunicação. Um prato cheio para quem sempre está buscando novidades.

35. Camila Porto

O blog de um dos maiores nomes de redes sociais no Brasil, a Camila Porto, conta com conteúdos voltados para a área, sendo valioso para profissionais do mercado nacional.

36. Mundo do Marketing

O Mundo do Marketing é um portal que informa, discute e promove o  mercado do marketing no Brasil. No site você encontrará artigos, notícias, entrevistas, estudos e muita informação voltada para todos profissionais interessados em Marketing.

37. Viver de Blog

O blog foca em conteúdos que ensinam sobre redação web e empreendedorismo digital, sendo valioso para quem quer se aventurar nessa área.

Já falamos várias vezes da importância de se manter sempre atualizado com o mercado, mas é sempre bom repetir: nunca se acomode ou pare de pesquisar.

Tenha em mente que quanto mais você aprender sobre o assunto, mais sua empresa e sua marca se fortalecerão no meio digital.

E o que esses blogs que listamos oferecem é exatamente isso: aprendizado.

Favorite-os, adicione-os à sua lista de leitura e lembre-se de sempre ler os conteúdos por eles produzidos.

E você? Quais são seus blogs e sites preferidos sobre marketing? Já pensou em criar seu próprio blog?

Se sim, você precisa saber quais os passos fundamentais para o sucesso de um blog! Aprenda agora mesmo com nosso ebook O Guia definitivo do Blog Corporativo.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.