Por Amanda Gusmão

Redatora freelancer da Rock Content

Publicado em 25 de janeiro de 2019. | Atualizado em 25 de julho de 2019


Branded Keywords são palavras-chave que os leads de um negócio usam como um atalho para buscar informações próximas da conversão e, por isso, exigem uma estratégia eficiente. Saber definir suas Branded Keywords, e criar uma boa estratégia em torno delas, é fundamental para sua estratégia de Marketing de Conteúdo.

Uma estratégia de Marketing de Conteúdo busca resultados consistentes e leads que estejam alinhados com os diferenciais do negócio, certo? Em estágios mais avançados de seu funil, portanto, a escolha correta das Branded Keywords fará toda a diferença.

Isso porque quem as usa já reconhece a marca, faz associação com seu produto ou serviço, e estará, apenas, em busca de alguma informação complementar, ou mesmo, um caminho mais curto para realizar a compra online.

Por isso, é preciso caprichar na escolha das Branded Keywords, nas informações que trarão em seu resultado e até mesmo para onde elas direcionarão. Será que vale à pena patrocinar suas SERPs, ou, quem sabe, da concorrência?

Se você deseja saber qual seu conceito, importância para a estratégia da marca e de suas campanhas de Marketing de Conteúdo, este post traz todas as informações mais relevantes e fundamentais. Confira a seguir!

O que são Branded Keywords?

Branded Keywords são palavras-chave ou frases utilizadas pelos potenciais clientes de um negócio para buscarem informações mais específicas sobre um produto ou serviço de uma marca.

Ou seja, eles já sabem que aquele item pode ser encontrado no mix de ofertas de uma empresa, mas precisam de uma informação complementar sobre ele para tomar uma decisão, fazer um comparativo, indicar para terceiros etc.

Como se pode perceber, são pesquisas realizadas próximas do momento de uma conversão ou que potencializam uma oportunidade de vendas.

Sendo assim, possuem grande valor estratégico para a empresa e devem ser corretamente trabalhadas e balanceadas com as demais palavras-chave e fases do funil de marketing.

Elas podem incluir o nome da marca e seu produto, como:

“Sorveteria do Ze”, “SorveteriaZe” ou “SorveteriadoZebh”.

No caso de Branded Keywords de cauda longa, temos:

“Sorveteria do Ze unidades” , “picoles sem lactose”, “Sorveteria do Ze”, “delivery Sorveteria do Ze”.

Nesses casos, os leads não estão procurando as propriedades dos sorvetes, como fazer festas com sorvetes sem lactose ou necessidades do tipo e que seriam temas de conteúdos do início do funil de marketing, não é mesmo?

Tais pesquisas já são direcionadas para o estabelecimento e informações que vão incentivar ou esclarecer uma possível compra, como a oferta de produtos especiais ou os serviços de entrega oferecidos.

Além de aumentar o tráfego e a audiência de um endereço na web, portanto, as palavras-chave mais específicas e do fundo do funil são mais ativamente utilizadas para direcionar as pesquisas.

Quais as diferenças entre Branded Keywords e palavras-chaves não associadas a marca?

Essa é uma diferença muito simples, afinal, paraestratégias de SEO, é preciso considerar como os algoritmos analisam e processam as palavras-chave, certo?

Por isso, a diferença crucial está no fato de ter ou não a menção da marca, produto ou empresa na keyword.

As demais palavras-chave, portanto, abordarão os diferenciais dos produtos, as necessidades que eles atendem, as dores que os clientes vivenciam antes de usá-los, quais seus benefícios, tendências e outras informações que ajudarão o potencial cliente a tomar sua decisão.

Mas, pensando no ponto de vista estratégico, ela também tem uma outra diferença importante: comunica com um lead que já está bem nutrido e orientado sobre o produto ou serviço oferecido.

Isso significa que, além da objetividade das palavras-chave, as páginas que receberão seus direcionamentos também devem ter as informações claras e essenciais para a conversão final do cliente.

Quais são mais importantes?

Sob o ponto de vista da estratégia, as duas, Branded Keywords e palavras-chaves mais abrangentes são essenciais para o sucesso do Marketing de Conteúdo, justamente porque atendem diferentes objetivos em suas respectivas etapas.

As palavras-chave utilizadas no início da nutrição dos leads, ou seja, na atração de clientes, têm como objetivo conquistar vários leitores e visitantes para os blogs. Isso aumentará seu rankeamento nos resultados das buscas, por exemplo.

Já a Branded Keyword vai ser crucial nas etapas mais avançadas da nutrição do lead, ou seja, quando ele já compreende quem são as possíveis empresas e marcas a solucionarem seus problemas.

E, considerando que ele tem outras soluções a recorrer, garantir uma resposta rápida e definitiva em sua busca pode ser um ótimo incentivo para a venda, certo? Então, nesse caso, é a Branded Keyword que garantirá o sucesso.

E, vale a pena patrocinar seus resultados?

A resposta mais correta para essa pergunta é: depende da estratégia, dos resultados apurados e objetivos. Alguns especialistas acreditam que em um resultado de pesquisa em que a palavra-chave já está contextualizada com o nome da empresa não precisa de patrocínio, certo?

Mas é preciso considerar que a concorrência pode usar desse recurso para atrair seus clientes de forma oportunista, já que na experiência de busca, os usuários sempre acabam clicando nos primeiros resultados.

Ou seja, seus concorrentes podem estar em destaque nas SERPs com o nome específico da sua marca.

Por outro lado, investir nas palavras-chave não associadas a marca pode gerar mais oportunidades de vendas a serem filtradas no restante do processo. Se o orçamento está limitado, tais considerações também precisarão ser feitas, certo?

Como usá-las na construção da estratégia de Marketing de Conteúdo?

Elas possuem os mesmos formatos, e no final das contas, objetivos das demais palavras-chave, ou seja, contribuir para a pesquisa dos leads e fazê-los encontrar os conteúdos que os avançarão na jornada de compra.

Então, como usá-los nas estratégias de Marketing de Conteúdo em conjunto com as demais keywords e etapas?

Dica da Editora:

👉 Marketing Digital: o que é, estratégias e TUDO sobre marketing online

👉 Análise SWOT ou Matriz FOFA: o que é, como fazer e modelo grátis!

👉 O que é Marketing: conceito, objetivos e TUDO sobre [2019]


Inclua sua estratégia no planejamento das palavras-chave do projeto

Como é de se esperar, elas devem ser escolhidas com com as demais palavras-chave do projeto e seguindo suas prerrogativas de qualidade, como:

  • relevância da palavra-chave para o produto ou serviço ofertado, considerando a inclusão da marca, linhas de produtos ou serviços ofertados;
  • volume de busca nos principais mecanismos de pesquisa, como Google. Essa etapa pode ser feita com oAdwords e outras ferramentas como o SEMRush;
  • faça testes sobre sua efetividade para as procuras dos leads;
  • considere suas variações de causa longa.

Garanta a segmentação de conteúdos produzidos pela empresa

Se uma empresa oferece diferentes produtos ou serviços, precisa garantir que suas diferentes combinações de palavras-chave, endereços de página e marca sejam consideradas na estratégia e façam os direcionamentos corretos.

Por isso, fazer uma lista completa de todos os itens e fazer uma combinação de palavras é essencial, assim como o teste do quanto elas são buscadas nos mecanismos como o Google.

Aumente a visibilidade do site ou blog da empresa

Também é possível criar conteúdos específicos para as Branded Keywords, criando uma espécie de FAQ inteligente sobre as principais dúvidas que podem surgir no processo decisório de um lead, como locais de compra, formas de pagamento, políticas de troca, reembolso, formas de envio etc.

Além de aumentar as chances de conversão, o acompanhamento da performance de tais palavras também garantem que a empresa identifique quais são as principais dúvidas e questionamentos não respondidos no restante de sua estratégia de conteúdo.

Além de fazer conteúdos voltados para as etapas de conversão, tais informações também podem ajudar a calibrar os conteúdos das etapas anteriores.

Isso dará mais visibilidade ao negócio, fará com que seu conteúdo fortaleça e ganhe destaque nos mecanismos de buscas, não somente por trazerem suas respostas, mas também por garantirem possíveis interações, engajamentos e conversões de vendas, no caso de links internos que direcionem para a venda.

Supere a concorrência no rankeamento de conteúdos nos buscadores

Citamos as considerações que precisam ser feitas sobre o patrocínio ou não de tais pesquisas, mas, além dos investimentos pagos, também é preciso considerar a qualidade das informações das páginas.

Assim, o tráfego orgânico estará garantido. Usar a meta descrição das páginas com as palavras-chaves certas também podem contribuir para o sucesso da estratégia. Isso porque na SERP, as informações resumidas poderão ajudar no direcionamento do lead para o que ele realmente procura, ou seja, informações sobre a sua marca.

O valor estratégico de uma Branded Keyword reforça a importância da gestão da marca e branding. Aliás, não só isso.

No contexto digital, dá suporte aos grandes desafios vivenciados pelas organizações, como o fortalecimento das redes sociais, estratégias de SEO e tecnologias de automação para o relacionamento com o cliente.

Quer saber como alinhar suas estratégias de conteúdo digital com a gestão da sua marca? Baixe agora mesmo nossoebook gratuito sobre Gestão de Branding e saiba mais.


Ebook BrandingPowered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *