CENP-Meios: o que é e como integrar a sua agência pelo Studio

Saiba o que é o CENP-Meios e como integrar o sistema na agência com o Studio!

Gerencie toda sua agência em um só lugar com o Studio

cenp-meios integração na agência

O CENP (Conselho Executivo das Normas-Padrão) é um órgão que estabelece alguns parâmetros de qualidade para o mercado publicitário com o objetivo de assegurar boas práticas comerciais entre anunciantes, agências de publicidade e veículos de comunicação. Em 2017 o CENP lançou o CENP-Meios.

Trata-se de um indicador de investimento em compra de mídia no Brasil que analisa de quanto foi o investimento e como esse valor ficou dividido entre os meios de comunicação e as regiões do país. No mesmo ano foram analisados os dados de 75 agências; em 2018 foram 78 e, neste ano, a expectativa é que o número aumente para 200 agências.

Com o Studio na agência, esse processo é bem mais fácil e rápido. Com a ferramenta, você pode fazer os planejamentos e pedidos de inserção, aprová-los com o cliente e enviá-los para os veículos através das nossas integrações com mídias como Siscom, E-mídia e Globosat. Além disso, você faz análise de relatórios e ainda pode enviar as informações diretamente para o sistema do CENP.

Quer aprender como funciona? Vem comigo!

1. Entre em contato com o CENP

Se a sua agência tiver sido incluída no grupo das agências que precisa fazer o envio das informações ao CENP, envie um email para [email protected] solicitando os dados de parametrização. O próprio conselho entrará em contato com sua agência caso você precise participar da integração.

Depois de enviar o email, você receberá um arquivo compactado (confira mais sobre esse documento no passo 3) e instruções para obter a sua senha de acesso, que será enviada via SMS. Essa senha será utilizada para abrir o arquivo e ele é quem vai fornecer as informações que serão inseridas no Studio. Vamos mostrar como fazer isso abaixo.

2. Prepare o seu Studio para enviar os dados

Para que o CENP identifique em qual tipo de meio de comunicação se enquadra cada veículo com que a agência trabalha, é importante que você vá ao seu Studio até Cadastros > Veículos, clique em cada veículo e selecione o meio de comunicação CENP.

Cenp-Meios no Studio

3. Faça o envio dos dados de mídia para o CENP.

Feitos os passos anteriores, é hora de enviar as informações para o CENP. Como explicarei mais adiante, esse envio é feito direto pelo Studio e o valor informado na transmissão é o que fica no campo “valor negociado” do seu PI. Não se preocupe, pois dados como porcentagem de comissão ou dados dos seus clientes não fazem parte das informações enviadas ao CENP.

Os dados são passados para o CENP mês a mês seguindo o cronograma abaixo:

cronograma Cenp-Meios

Vamos lá, primeiramente abra o arquivo enviado pelo CENP por email (aquele mesmo que mencionamos no passo 1). Ele se parece com esse aqui:

Depois, vá até Jobs>XML CENP Meios e selecione o mês. Ali você terá também os campos KEY 32 e IV 16, que constam no documento enviado pelo CENP. Parece grego pra você? Não se preocupe que vou te ajudar a entender quais informações você precisa coletar.

inserir Cenp-Meios no Studio

DICA 1: Todos os dados que serão inseridos no Studio estarão entre colchetes logo após o CDATA no arquivo enviado pelo CENP.

O campo KEY32 será preenchido com um código de 32 caracteres na linha 7 que começar com KeyAes256:

<KeyAes256-cbc><![CDATA[Y9Zej5abasZSi4xmWKTc4y4682KG03Sc]]></KeyAes256-cbc>

O campo IV 16 é um código de 16 caracteres que está na linha logo abaixo:

<IVAes256-cbc><![CDATA[74TXGCsK1QTw8vIk]]></IVAes256-cbc>

Preencha corretamente nos campos apropriados no Studio

Quando você clicar em OK, será salvo um arquivo em seu computador. Arraste-o para o local indicado na próxima tela do Studio (abaixo) e vamos seguir o preenchimento ainda usando o arquivo enviado pelo CENP:

O endereço de envio está na linha 3 (pegue sempre o que está entre colchetes depois de CDATA):

Endereço Envio

<EnderecoEnvio><![CDATA[https://meios.cenp.com.br/cenpmeiosxml/recebexml.php]]></EnderecoEnvio>

ID Agência

<ID_Agencia><![CDATA[AGENCIA]]></ID_Agencia>

Usuário

<Usuario><![CDATA[midia]]></Usuario>

Senha

<Senha><![CDATA[dUygpVWaVkpK7L96ZBAJ]]></Senha>

KEY 32 (mesmo código da tela anterior)

<KeyAes256-cbc><![CDATA[Y9Mej5abasKSi4xnWRTc4y2352KG07Ss]]></KeyAes256-cbc>

IV 16

<IVAes256-cbc><![CDATA[98TXJQsK1ZTw9vIk]]></IVAes256-cbc>

KEY 63

<KeyAuthHmacSHA256><![CDATA[j8SxgTKnuBHgjq4neH6rjDcT07AslkXBVNnHApwDzwxQyit5iF3sgPiEcJIOhpP]]></KeyAuthHmacSHA256>

Feito isso, é só clicar em OK e o envio será feito para o CENP.

Aí é só seguir os mesmos passos para enviar os próximos meses. 

Dica 2: Você não precisa se preocupar em digitar todos esses dados toda vez. Se você usar o Google Chrome ele irá memorizar o que você digitou anteriormente naqueles campos e aí é só clicar no campo e na setinha pra baixo e selecionar a informação.

preenchimento automático CENP Studio

No relatório divulgado pelo CENP com os dados de 2018, a receita bruta das agências foi de 16 bilhões de reais e a expectativa é que em 2019 esse número aumente ainda mais. Além das agências com receita anual maior que 7 milhões, em 2019 estão sendo coletados dados também das agências que faturam acima de 500 mil por ano. 

E a tecnologia é essencial para essa ampliação, por isso é tão importante ter um software de gestão como o Studio te auxiliando nesse processo. Além de analisar os seus próprios dados com nossos relatórios, ao alimentar o CENP-Meios a sua agência poderá entender como está sua situação em relação ao mercado, identificando oportunidades na veiculação de mídias no país. 

De olho nos dados divulgados pelo CENP e nas tendências de mercado que apontam o crescimento dos anúncios em mídia OOH (out of home), o Studio lançou esse ano o PI de mídia exterior, que visa facilitar a compra de mídias como mobiliário urbano, mídia em elevador, DOOH e painel eletrônico.

Quer ter facilidade ao lidar com o CENP-Meios e automatizar processos? Então comece agora a usar o Studio gratuitamente! É só clicar na imagem abaixo.

Nova call to action
Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.