Como adaptar seu conteúdo

Ficou sem ideias de postagem para o blog? Veja as 12 melhores formas de adaptar seu conteúdo

O marketing de conteúdo é feito de ideias. Mas o que fazer quando você já parece ter esgotado os assuntos para conversar com seu público? Neste artigo, vamos ver como adaptar conteúdo pode ser uma tática valiosa para o seu negócio.

O sucesso com marketing de conteúdo depende totalmente da qualidade do material produzido. Isso significa que, para se manter competitivo no mercado, você não pode descansar e deixar a relevância dos conteúdos caírem. 

O problema é que, conforme o blog evolui, muitos percebem que fica cada vez mais difícil ter boas ideias para novos posts. Já se sentiu assim?

Se a sua resposta foi sim, temos uma boa notícia: existe uma forma simples e bem estruturada de ter novas ideias para criar conteúdos atuais e relevantes. 

Neste artigo, vamos ensinar você a técnica da adaptação de conteúdo, por que ela vale a pena e 12 dicas práticas de como colocar esse conceito em prática!

Neste artigo você vai ver:

  • como conseguir novas ideias quando você já explorou tudo que a sua persona precisa?
  • Por que adaptar conteúdo é uma tática válida de marketing?
  • Que tipo de conteúdo merece ser adaptado?
  • 12 formas de adaptar seu conteúdo para diferentes formatos.

Vamos lá?

Como conseguir novas ideias quando você já explorou tudo que a sua persona precisa?

Já faz um tempo desde que você passou por todo aquele processo inicial envolvido na criação de um blog. Nesse meio tempo, o problema da falta de ideias já foi resolvido e você viu o blog crescer e trazer bons resultados.

Mas, agora, parece que todas as principais informações que a persona precisava saber já estão no blog, em artigos de todos os tipos.

Pausar a produção de conteúdo novo não é uma opção. Isso só acabaria com a credibilidade que você lutou tanto para construir. Criar conteúdo que fuja das necessidades da persona, só para publicar algo diferente, seria outro erro fatal. 

É aí que entra um “segredo” do marketing de conteúdo ainda pouco explorado por muitos: a adaptação de conteúdo. Em vez de quebrar a cabeça para encontrar temas nunca abordados, você pode se aproveitar dos assuntos que mais fizeram sucesso no passado e adaptá-los para outros formatos.

E, se isso parece estranho para você, acredite: muitos blogs de grande sucesso, como este que você está lendo neste exato momento, já fazem isso de forma regular. 

Mas, se ainda assim, você precisa de mais motivos para considerar a adaptação de conteúdo, é isso que vamos ver agora.

Por que adaptar conteúdo é uma tática válida de marketing?

Não há nada de errado em adaptar conteúdo. Na verdade, essa é uma boa prática no que diz respeito a marketing de conteúdo. Afinal, como diz o David Heinemeier Hansson, co-fundador do Basecamp:

“Se você quer ter impacto, esteja preparado para dizer a mesma coisa por uma década.”

Como dizer as mesmas coisas sem cansar as pessoas? Adaptando os conceitos para comunicar a mensagem de formas variadas, exatamente como se faz com a adaptação de conteúdo.

Pensando nisso, podemos citar, pelo menos, 3 motivos para investir nessa tática de marketing sem olhar para trás.

Alcançar pessoas novas

Cada novo conteúdo apresenta uma oportunidade de negócio, que é apresentar sua marca e sua mensagem para um público novo.

Afinal, de nada adianta produzir conteúdo sem promovê-lo e fazer com que ele chegue nas pessoas certas. Além disso, nem todo mundo gosta de consumir conteúdo nos mesmos formatos.

Com isso, pode ser que um artigo escrito que não tem nenhum apelo com parte do seu público se torne interessante ao ser convertido em um vídeo ou imagem.

Reforçar conceitos importantes

Alguns conceitos são importantes demais para serem ditos uma vez só. Em muitos casos, é preciso educar o mercado, o que envolve repetir várias vezes a mesma mensagem de formas diferentes.

Para isso, não há nada melhor que adaptar conteúdo. Dessa maneira, sua persona vai se deparar com as mesmas ideias vez após vez, em vários formatos.

O melhor disso é que ela vai se convencer dessas ideias sem nem perceber que está vendo, basicamente, o mesmo conteúdo.

Otimizar esforços e investimentos

Por fim, é preciso dar muita atenção a como você otimiza o tempo e esforço da sua equipe de marketing. Isso significa também explorar ao máximo as ideias e temas definidos como parte da estratégia.

Será mesmo que um único conteúdo em apenas um formato é suficiente para cobrir bem determinado tópico?

Apostar em diferentes formatos para explorar o mesmo assunto é uma boa maneira de garantir que a sua audiência receba o máximo de valor enquanto otimiza tempo e energia da equipe.

Que tipo de conteúdo merece ser adaptado?

Antes de tentar adaptar todo e qualquer conteúdo que você já publicou, é importante saber que existe um processo de seleção para determinar o que merece passar por essa repaginação.

Em vez de fazer uma lista grande, com cada tipo de artigo que você fará bem em adaptar, é melhor falar de 3 critérios amplos que vão ajudar muito na sua escolha. 

Os tipos de conteúdo que merecem ser adaptados para outros formatos e republicados como parte da sua estratégia de Inbound Marketing são os seguintes.

Conteúdo Evergreen

Também conhecido como conteúdo perene, esse é aquele tipo de material que tem valor no momento da publicação e continua relevante depois de um bom tempo.

É diferente de uma notícia, por exemplo, que pode ficar desatualizada em questão de dias ou semanas. Vale a pena adaptar conteúdos Evergreen, justamente, por conta de seu caráter atemporal, que os tornam valiosos por um longo período.

Campeão de engajamento

Outro ponto importante é concentrar as energias nos posts que tiveram maior alcance e engajamento, pois isso indica que eles foram os mais bem-recebidos pela sua persona.

Como descobrir quais são esses posts? É só olhar as métricas do seu blog no Google Analytics e ver quais são os conteúdos mais populares.

Outras formas de ver isso são:

  • avaliar os posts com mais comentários no seu blog;
  • procurar pelos artigos mais compartilhados e curtidos em suas redes sociais.
Aprenda tudo sobre Google Analytics

Tópicos estratégicos para o seu negócio

Por último, considere adaptar os conteúdos de maior valor estratégico para o seu negócio, aqueles que têm maior poder de alavancar os seus resultados em curto, médio e longo prazo.

Por exemplo, o blog da Rock Content conta com um artigo completo sobre marketing de conteúdo. Ao longo dos anos, esse artigo já foi adaptado e atualizado algumas vezes, pois é de importância central para a estratégia do negócio.

12 formas de adaptar seu conteúdo para diferentes formatos

Agora sim, finalmente, chegamos à parte prática do artigo. Existem tantas opções de adaptação que fica até fácil se perder. 

Mas comece pelas que forem mais fáceis de aplicar imediatamente e veja que ajustes talvez serão necessários para criar conteúdos em novos formatos. 

Por exemplo, se a sua empresa ainda não produz conteúdo em vídeo, vale a pena estudar sobre como dar os primeiros passos nessa tática incrível. 

Sem demora, vamos à lista. Isso é o que você pode fazer para adaptar seu conteúdo.

1. Atualize posts antigos e os republique

A primeira forma de adaptar um conteúdo é seguir o caminho mais fácil e apenas atualizá-lo para republicar. Talvez você pense que isso não é o mesmo que mudar o conteúdo de formato.

Mas pense de novo. Nessa atualização, você pode incluir um vídeo que agregue valor ao tema, mesmo que não seja seu. Pode colocar mais imagens, trabalhar para deixar o texto mais natural e incluir fontes de pesquisa atualizadas.

2. Crie um podcast

Podcasts são como programas de rádio na internet. Muita gente gosta de consumir esse tipo de conteúdo enquanto realiza outras atividades, tanto pessoais quanto profissionais.

Por isso, que tal aproveitar aquele post que viralizou no passado e fazer dele assunto de um podcast?

3. Produza um vídeo

O mesmo princípio do podcast se aplica aos vídeos. Essa forma de marketing, que não pode mais ser ignorada, é muito popular entre todos os tipos de público.

Aliás, aqui vai uma dica dupla: use o assunto de um e-book e crie seu vídeo com base nele. No fim do vídeo, promova o download do material para quem quiser saber mais!

Foi isso que fizemos em vídeos, como este do Rock Labs, sobre featured snippets. Falamos sobre um tema já abordado em texto, e ainda colocamos o link para os materiais na descrição do vídeo.

4. Complemente seus posts com infográficos

Além de visualmente bonitos, infográficos são conteúdos muito rápidos e práticos de consumir. Esses dois fatores fazem deles uma adição perfeita à sua estratégia de marketing online.

Uma boa opção é criar infográficos com as principais informações de um post e adicioná-los a um artigo escrito. 

5. Divida um conteúdo em uma série de posts sociais

As redes sociais são ambientes dinâmicos e com muitas distrações passageiras, mas não se esqueça de que também abrem portas para apresentar conteúdo de valor.

Como equilibrar esses dois elementos ao adaptar seu conteúdo para esses canais? Você pode usar um conteúdo completo do seu blog e transformá-lo em uma série de publicações curtas para as redes sociais. Só não se esqueça de torná-las bem visuais e atrativas para chamar a atenção.

Kit Marketing nas Redes Sociais

6. Junte vários posts para criar um e-book

Posts de blog podem atrair muitos visitantes, mas um material rico, como é o caso de um e-book, tem o potencial de ir além e gerar leads. Por outro lado, criar um e-book dá mais trabalho e leva mais tempo. Ou será que não? 

Se você aproveitar uma coleção de artigos sobre o mesmo tema e transformá-lo em um e-book, vai ganhar tempo sem precisar mudar demais o formato do conteúdo.

7. Quebre um longo guia em vários posts 

O caminho inverso da dica anterior também pode funcionar bem. Em alguns casos, a sua persona não vai querer um guia completo, muito longo e cheio de informações sobre determinado tema.

Pode ser que ela só precise de uma informação específica e direta. Então, por que passar muito tempo pensando em novas ideias? É só quebrar os longos guias em vários posts menores e mais específicos.

8. Crie apresentações de slides

Slides são quase um universo paralelo dentro do marketing digital. Como assim? É porque eles são eficazes, alcançam um público grande, mas são ignorados pela maioria das empresas.

Então, uma das melhores formas de adaptar seu conteúdo e deixá-lo visual, fácil de consumir e pronto para ser explorado por um público novo é criar apresentações de slides. Depois disso, é só hospedá-los em sites como Slideshare ou Slide Deck.

Um exemplo é este slide que a Rock adaptou de um e-book sobre marketing no Instagram.

9. Explore o mesmo tema de vários ângulos

Você já ouviu dizer que existem dois lados para cada história? Na verdade, pode existir até mais do que isso!

O mesmo tema pode ser abordado de muitas maneiras, ainda mais se você estiver falando sobre temas que envolvam algum tipo de polêmica ou escolha importante por parte dos leitores.

10. Converta seu conteúdo em um curso por e-mail

Outra forma de gerar leads com simplicidade e já começar o fluxo de nutrição perfeito é transformando seu conteúdo em um curso por e-mail.

Isso pode exigir um pouco de trabalho, mas os resultados poderão fazer todo o esforço valer a pena. Afinal, o seu relacionamento com os leads vai se aprofundar e gerar credibilidade, tão essencial para o processo comercial.

11. Chame a atenção da mídia

Algum dos seus conteúdos poderia ser usado para chamar a atenção da mídia? Então, não demore em se aproveitar desses veículos de comunicação.

Talvez um dos seus casos de sucesso contenha números impressionantes, ou você inovou no seu mercado de atuação e escreveu sobre isso. 

Contatar um site ou publicação impressa da sua região pode ajudar a dar novo fôlego ao conteúdo, apenas por divulgá-lo em forma de notícia.

12. Multiplique sua audiência com guest posts

Você já escreveu guest posts? Publicar em outro site como convidado é um ótimo modo de adaptar conteúdos que já foram abordados no seu blog, e lançar uma nova luz sobre eles.

Além de multiplicar sua audiência, você ainda pode conseguir backlinks preciosos que vão ajudar a ranquear seu artigo no topo das páginas de busca.

Adaptar conteúdo antigo que já fez sucesso no seu blog e publicá-lo novamente em outros formatos é uma estratégia simples e prática. Assim, você pode causar ainda mais impacto e alcançar pessoas novas com esforço reduzido.

Uma boa forma de começar a adaptar conteúdo é por seguir a dica número 4, e nós te ajudamos com isso. Aprenda agora o que você precisa fazer para criar infográficos incríveis!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo