Por Autor Convidado

pela Rock Content.

Publicado em 14 de maio de 2019. | Atualizado em 20 de setembro de 2019


As redes sociais são um canal poderoso para divulgação de webinars. Saiba como fazer a promoção do seu com essas 7 dicas valiosas!

Que o webinar é uma estratégia que traz ótimos resultados, isso todos nós sabemos. Porém, mais do que escolher o formato, os palestrantes e toda a logística da transmissão, precisamos pensar em algo indispensável: o público.

Neste artigo, você aprenderá 7 dicas para divulgar seu webinar nas redes sociais e atrair não só quem já é seu lead, mas também quem ainda não é.

E lembre-se: seja qual for o objetivo do seu webinar, é preciso caprichar na estratégia de divulgação dele para a sua audiência.

É preciso informar, convidar, atrair e despertar o interesse do seu público pelo tema que você abordará. E as redes sociais são canais poderosos para isso.

Vamos então as estratégias e dicas que você pode adotar para divulgar seus webinars nas redes sociais!

Porque você deve divulgar seu webinar nas suas redes sociais?

Não importa o segmento em que você atue. As redes sociais são um recurso que você não pode ignorar, principalmente ao pensar em seu evento online.

Quando obtemos sucesso divulgando nosso negócio nas redes sociais, é sinal não só que nosso público está de fato lá, mas também que conseguimos ter sucesso na comunicação com eles.

Porém, para a divulgação ser efetiva e não invasiva ou excessiva, o fundamental é planejar todos os detalhes de como divulgar seu webinar nas redes sociais e atingir o público certo. Não adianta fazer dezenas de posts todos os dias e esperar que isso funcione.

Planejamento é a chave para o sucesso!

O que é preciso para montar sua estratégia de divulgação?

Partindo da suposição que sua marca já está presente nas redes sociais (se não, comece já!), você precisa estar nas redes sociais certas. Não adianta ter uma página no Facebook se seu público só consome seu conteúdo no Instagram.

É essencial estar presente de forma massiva nas redes mais utilizadas pelo público, e manter outras somente como um reforço.

Isso é economia de tempo, esforço e dinheiro. Mas vamos entender isso melhor mais à frente.

Saiba quem é sua audiência

Uma das grandes vantagens em divulgar seu webinar nas redes sociais é saber que você está impactando o público certo. E essa certeza vem dos dados que a própria rede social te fornece, pois é possível segmentar o seu público e conhecê-lo melhor por meio delas.

Você consegue saber a idade, a região, a faixa etária, o sexo, a religião, os hábitos de consumo, os horários em que consome conteúdo na rede etc. É muita informação preciosa e ela deve ser usada para criar uma campanha que atraia sua audiência para o webinar.

E outra vantagem é que é possível atrair usuários que já engajam com sua marca, mas também fazer isso com novas pessoas que conhecerão você.

Explore os problemas que o seu webinar resolve

Qual o tema do seu webinar? Ele é bom? Impactante? Ele trata de uma dor do seu público ou ele irá educá-lo sobre seu produto? Ter tudo isso definido é o primeiro passo para pensar nas peças de divulgação do webinar nas redes sociais.

Se você já tem sua persona mapeada e já sabe quem ela é, falta responder claramente:

  • Qual a importância do meu conteúdo para esse público?
  • Que problemas quero ajudá-los a resolver com meu webinar?
  • Por que esse conteúdo é relevante para eles?

Pronto. Essas informações somadas a um design atrativo das suas peças de divulgação, mostrarão para o cliente o que você oferece para ele. Isso é uma bela peneira e uma vitrine de divulgação do seu webinar para uma audiência qualificada.

Descubra onde o seu público está antes de divulgar seu webinar

Não é porque todo mundo tem Facebook que o seu público engajará com sua marca no Facebook. Ele pode estar, por exemplo, no Linkedin e você nunca explorou essa rede pensando nisso. Ou seja, aí existe ouro e uma oportunidade a ser explorada.

Quem é o seu público? Onde ele está? Eles costumam ler artigos de blogs ou preferem ver vídeos? Já pensou em uma estratégia de e-mail para eles?

Conheça os canais e saiba onde, quando e como divulgar seu webinar nas redes sociais.

Fazendo isso você ganha tempo, não gasta recursos sem retorno e consegue, de fato, atingir o seu público onde ele realmente está. Você pode até divulgar em outras redes como apoio, mas se seu público está na rede X é lá que você deve investir seu maior esforço.

7 dicas para divulgar seu webinar

Se você já sabe bem o que quer com o seu evento, já conhece o seu público e sabe onde ele está, falta criar o conteúdo e despertar seu interesse para participar do webinar.

E para isso separamos algumas dicas preciosas e que vão ajudá-lo a ter sucesso na sua divulgação!

1. Comece o planejamento com antecedência

“A pressa é inimiga da perfeição”, já diz o ditado. O melhor é sempre planejar as ações com antecedência, não deixando para a véspera do evento.

Quanto antes você começar a planejar e a divulgar seu webinar nas redes sociais, mais audiência você tende a atrair.

É muito importante segmentar as estratégias de acordo com as redes sociais que o seu público está mais presente, criando um calendário editorial para a divulgação. As pessoas precisam saber tudo sobre seu webinar e precisam, acima de tudo, saber que ele é relevante para elas.

Considere no seu planejamento quem irá criar, postar e monitorar o conteúdo nas redes sociais. E não se esqueça de um ponto muito importante: quem responderá as interações do público.

Essa pessoa precisa conhecer muito bem o tema, precisa conhecer a audiência e precisa ser criativa e ter jogo de cintura para lidar com comentários e críticas, se houver.

Caso você não tenha essa pessoa, procure por freelancers ou até mesmo uma agência, mas é essencial que essa pessoa conheça seu negócio e o tema a ser tratado.

2. Crie o cronograma de divulgação

Criar um planejamento de divulgação depois de observar esses pontos é fundamental, mas qual o período ideal para começar e programar essa divulgação?

Em média, entre 3 e 4 semanas antes do evento é um bom período para realizar essa divulgação. Afinal, seu público precisa não só saber do evento, mas se preparar para ele.

Planeje a divulgação de forma semanal, começando a impactar sua audiência aos poucos e reforçando a comunicação nas datas finais, mais próximas do evento. Isso despertará a atenção da sua audiência e a manterá informada.

Observe detalhes importantes como se a data do webinar conflita com feriados que podem diluir sua audiência. Terá algum show nesta data? Jogos importantes acontecendo? Algum feriado prolongado?

Seu público precisa estar disponível no dia e hora do seu webinar para assisti-lo.

3. Invista em Ads para atrair um público maior

O engajamento orgânico, sem investimento nenhum, é o sonho de todo mundo que trabalha com marketing. Mas sejamos realistas, hoje em dia, com tanta concorrência, é preciso investir para se destacar.

Por isso, é recomendado que você separe uma parte do seu orçamento para fazer uma campanha de Ads.

Esse tipo de campanha é poderoso por ser segmentado. Você define localização, gênero, idade, conhece os hábitos e interesses e anuncia de acordo com seu público.

Você pode, por exemplo, definir o tamanho do investimento de acordo com suas possibilidades e controlar isso bem, monitorando o desempenho dos anúncios.

O ideal é ter alguém que saiba fazer isso cuidando de tudo por você. Mas, se precisar de ajuda, temos um post sobre como investir em Facebook Ads. Vale a leitura!

4. Invista em teasers

Não ignore o poder de um vídeo teaser. É simplesmente um conteúdo que desperta a atenção do público, cria expectativa e pode até aumentar suas visualizações e cliques.

É uma forma de oferecer uma prévia, uma degustação do que está por vir e ao mesmo tempo convencer a persona de que ela precisa disso.

O teaser está presente em diversos locais. Em anúncios, outdoors, folders, blogposts e, uma das formas mais interessantes, em vídeos!

A intenção é sempre atrair, engajar e “seduzir” o público para que consumam o que você tem. Teasers bem executados conseguem resultados como esses:

  • aumentam o interesse por um produto ou serviço;
  • estimulam o engajamento do público, levando-o a compartilhar seus conteúdos;
  • atraem visitantes e usuários para o site ou serviços da marca;
  • geram mais leads e, consequentemente, aumentam as vendas.

5. Elabore um plano atrativo

Divulgar seu webinar nas redes sociais é importante, mas faça mais. Faça posts em blogs, coloque um banner no site da sua empresa, troque a capa do seu Facebook, cerque seu público de informação.

Relacionamento é o que você precisa construir para que seu público possa enxergar valor no que você oferece. Aposte nisso, atraia, encante e fidelize sua persona.

Não é sufocá-lo, mas sim, informá-lo. Não precisa repetir informações o tempo todo, mas sim falar o que ele deve saber sobre o evento, de forma diferente e atrativa.

Você quer atrair uma audiência nova ou falar com a que já tem? Fale com as duas, não despreze uma por outra, apenas saiba como falar.

O poder de um webinar para que vejam valor na sua marca é muito grande. Isso transforma clientes frequentes em defensores da marca.

Teste conteúdos diferentes em dias e horários diferentes (de acordo com os dados de público que você já têm) e veja os que mais dão resultado.

6. Lembre-se de criar uma landing page atrativa

Uma landing page bem estruturada, com usabilidade, bom design, informações precisas e objetivas, pode gerar muita conversão e elevar a audiência para seu webinar.

Como o objetivo de uma landing page é fazer com que um visitante se transforme em um lead, que entregue um dado útil para você, não a ignore.

Ao contrário disso, capriche nela. Torne-a realmente matadora, do tipo que a pessoa entra, sabe de tudo em pouco tempo e se sente motivada a deixar seu telefone, seu e-mail. Se precisar de ajuda para planejar sua landing page para webinar, é só ler nosso post sobre.

7. Aproveite recursos nas redes sociais, como Stories

Se têm um recurso que chegou e pegou foi o Stories do Instagram. O Facebook e o Whatsapp também têm esse recurso, mas o do Instagram se destaca.

Você pode (e deve) usá-los para destacar alguns momentos que funcionam quase como um teaser do webinar. Você vai chamar a atenção para ele sem falar muito dele.

Pode mostrar uma reunião sobre o webinar, a chegada dos equipamentos, a confirmação de um palestrante, enfim, uma infinidade de bastidores que atraem público.

E, como agora é possível criar enquetes e outros recursos de interação, você pode medir o interesse do seu público. Pode saber mais sobre as expectativas do que ele quer para seu webinar.

Dá até para brincar com o público e dessa forma obter deles a resposta para alguma questão importante que você precise.

Divulgar seu webinar nas redes sociais é uma tarefa que pode ser simples e eficiente com planejamento. Ou caótica e imprevisível sem ele.

Você precisa se atentar aos detalhes e conhecer bem o evento e o seu público para uma comunicação que funcione de verdade.

Agora que você já sabe divulgar seu webinar nas redes sociais, aprenda também outras 8 melhores formas de fazer divulgações gratuitas na Internet!

Conteúdo produzido em parceria com a Vidmonsters.

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *