Por Raphael Pires

Publicado em 23 de janeiro de 2020. | Atualizado em 28 de fevereiro de 2020


Saber como se adaptar às mudanças de mercado é fundamental para os gestores de agências, uma vez que somente assim as empresas se destacarão em seu nicho de atuação.

ilustração sobre como se adaptar às mudanças de mercado
Você está a par de todas as mudanças no mercado das agências?

Não é nenhuma novidade que, a cada dia, surgem novas tecnologias que prometem otimizar e facilitar o dia a dia das agências. Nesse cenário, questionamos: você sabe como se adaptar às mudanças de mercado?

Perguntamos isso porque é essencial se manter atualizado sobre as novas exigências mercadológicas, conferindo sempre o que é tendência e o que já ficou para trás. Somente assim você aumenta os indicadores comerciais da sua agência e conquista promotores para o seu negócio.

Vamos entender mais sobre essa temática e suas mudanças? Venha conosco!

Saiba quais são os principais motivos pelos quais você deve se manter atualizado

Primeiramente, é preciso ressaltar que se você não estiver atento às principais mudanças que impactam diretamente a sua agência de comunicação, certamente ela perderá competitividade no mercado.

Afinal, seu concorrente pode estar oferecendo soluções muito mais inovadoras e criativas para o seu cliente neste exato momento! Por isso, se você quer garantir a autoridade da marca e conquistar consumidores fiéis, saiba que é essencial se manter atualizado e, mais do que isso, investir em estratégias para saber como se adaptar às mudanças de mercado.

Confira algumas mudanças importantes no uso e na demanda da tecnologia

Agora que você aprendeu sobre a importância e o porquê de precisar saber como se adaptar às mudanças de mercado, vamos analisar algumas ideias vitais para promover insights inovadores e criativos para a sua agência? Continue a leitura!

Foque no mobile

Ter um bom planejamento de marketing focado no mobile é fundamental. Afinal, sejamos sinceros: seu cliente espera que sua empresa ofereça-lhe a melhor experiência. Por isso, investir no customer success é crucial para criar relacionamentos duradouros e lucrativos.

Seus clientes desejam ter experiências digitais cada vez melhores, assim sendo o uso do mobile continua sendo uma obrigação para todas as empresas que almejam solidificar sua marca.

Oferecer uma comunicação omnichannel por meio de plataformas rápidas e que garantem uma ótima experiência de compra é uma excelente estratégia para não perder clientes. Afinal, ninguém gosta de entrar em um site pelo celular e não conseguir navegar devido à falta de responsividade, concorda?

Promova muita interatividade pelas redes sociais

As mídias sociais continuam sendo ótimos canais de relacionamento com o público. Por meio delas, é possível conduzir o cliente pela jornada de compra, fidelizar consumidores, promover sua marca e muito mais!

Então, saiba que é indispensável acompanhar as tendências nas redes sociais e sempre criar conteúdo de valor para a sua persona. Acompanhe algumas dicas:

  • invista em vídeos: eles promovem mais engajamento do que publicações com imagens;
  • saiba que os likes deixam de ter relevância: foque na qualidade dos relacionamentos;
  • crie um atendimento humanizado: foque na linguagem ideal para a sua persona por meio de conteúdos criativos;
  • invista em influenciadores digitais: eles ajudam a tornar e manter sua marca mais conhecida;
  • aproveite todos os recursos das plataformas: fique de olho nas inovações para explorar diversos tipos de conteúdo. 

Ah! Não se esqueça de que é essencial ter um bom planejamento de mídia, está bem? Dessa forma, você alcança resultados com mais facilidade e pode avaliar os pontos fortes e fracos de cada campanha.

Invista em novas formas de contratação de serviços de agências

Responda para nós: como é a forma de contratação da sua agência? Você oferece planos personalizados para atender cada demanda do cliente ou costuma elaborar um contrato com um pacote X por um determinado período sem mensurar os resultados?

Saiba que muitas agências já estão investindo em pacotes de assinaturas ou ciclos. Por exemplo: o cliente contrata um ciclo com um planejamento de marketing digital com duração de dois meses contendo:

  • 15 blogposts de 1000 palavras;
  • 2 e-books de 2000 palavras;
  • 20 postagens em redes sociais;
  • 2 vídeos para YouTube;
  • 15 newsletters.

Assim, ao final do ciclo, a agência se reúne com o cliente para apresentar os resultados, compreender quais são as reais necessidades naquele momento e elaborar um novo programa para atender suas principais demandas. 

Isso é pertinente porque o problema que ele precisa resolver hoje pode não ser o mesmo daqui a dois meses. Então, criar planos fechados com longa duração pode não ser a melhor alternativa para fidelizar o seu cliente.

Veja como se adaptar às mudanças de mercado

Sabemos que, na correria do dia a dia na agência, dificilmente sobra tempo para se manter atualizado e criar estratégias para se adaptar às mudanças de mercado. Afinal, atender as demandas rotineiras já é um constante desafio. 

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para ajudar você nessa jornada. Vamos lá?

1. Acompanhe sites de boa reputação

Assine diversas newsletters de empresas com boa reputação para que você possa se manter atualizado sobre as inovações mercadológicas. Vale a pena também acompanhar as novidades da concorrência para avaliar se ela está investindo em algum recurso que você ainda não conhece.

2. Participe de eventos da sua área

Tenha uma verba disponível para a participação de eventos do seu segmento. Encontros de negócios, reuniões, confraternizações, palestras e workshops devem fazer parte do dia a dia da sua empresa.

Afinal, os eventos proporcionam diversas oportunidades para conhecer o mercado, a concorrência e o público-alvo. Nesse sentido, eles se apresentam como uma ótima alternativa para trocar ideias com pessoas que vivenciam a mesma realidade que a sua.

Além disso, existem diversas empresas que fazem webinars e disponibilizam cursos online de forma gratuita. Então, não existem desculpas para não se manter atualizado, está bem?

3. Utilize softwares específicos

Você sabia que a utilização de softwares específicos contribui para manter o seu negócio sempre em dia com as principais mudanças do mercado? Além disso, eles ajudam a tornar sua rotina muito mais otimizada.

Um bom exemplo é o iClips: você gerencia todas as áreas da sua agência avaliando os projetos em andamento, tendo total controle financeiro e promovendo ótimos relacionamentos com os seus públicos. Por exemplo, ao invés de agendar uma reunião com o cliente fazendo com que ele perca tempo analisando uma proposta, você pode solicitar a aprovação pelo software. Assim, não há a necessidade de emails ou reuniões, o que torna o fluxo de trabalho mais otimizado e garante uma ótima experiência para o seu consumidor.

Acompanhar as constantes evoluções e saber como se adaptar às mudanças de mercado é fundamental para garantir a lucratividade dos negócios. Somente assim você oferece ao seu cliente opções que garantem as melhores experiências, possibilitando uma satisfação total.

Neste post, você conferiu como se adaptar às mudanças de mercado das agências. Gostou do nosso conteúdo e ficou interessado em se beneficiar da tecnologia em sua agência? Então, crie a sua conta grátis agora mesmo e adapte sua agência ao futuro!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *