Por Pedro Galvão

Analista de Redes Sociais na Rock Content

Publicado em 8 de maio de 2019. | Atualizado em 18 de junho de 2019


A compra de seguidores no Instagram é uma prática que pode gerar danos para a sua marca, mascarar os seus resultados e ainda impactar negativamente no alcance das suas postagens na rede.

Começar novos perfis em redes sociais é sempre desafiador!

É preciso pensar no melhor jeito de conseguir as primeiras curtidas, elaborar os conteúdos que se destaquem e, ainda, não receber o retorno esperado no princípio.

Esse cenário parece familiar?

Diante disso, a compra de seguidores no Instagram pode parecer uma saída tentadora para conseguir o retorno esperado do seu perfil em um período curto de tempo.

Somado a isso, quem trabalha com conteúdo, muitas vezes, espera ansiosamente o momento de conquistar o tão sonhado recurso “Arraste para cima” no Stories!

Mas quais os fatores negativos de investir em soluções para obter mais seguidores?

Abaixo listamos alguns dos fatores que podem entrar no caminho do seu sucesso na sua estratégia de social.

Confira!

Por que comprar seguidores é algo negativo para a sua estratégia?

Primeiro é importante ter claro seus objetivos com redes sociais. Este passo pode parecer óbvio, mas saber quais resultados seu negócio espera destes canais vai determinar grande parte da sua estratégia.

Imagine que a geração de leads seja seu foco, quais ações e métricas você precisa se atentar para alcançar esse objetivo? Ter claro essa questão pode te ajudar a fugir de números que não afetam diretamente no resultado que você espera.

No caso da geração de leads, olhar para o engajamento nas redes pode não ser a melhor solução, por exemplo.

Sobre a questão do aumento de seguidores, em qual parte da sua estratégia a compra de seguidores vai auxiliar no seus objetivos? Pense bem nesta questão.

Nesse momento, você pode até mesmo se questionar: “A compra de seguidores pode ajudar a aumentar minha percepção de marca certo?”

Nem sempre.

Aumentar subitamente o número de perfis que te seguem pode parecer benéfico, mas os seus seguidores adquiridos não são usuários que se interessam por seu nicho, nem representam pessoas que vão interagir com suas postagens.

Ou seja, esses perfis estão inflando seu número total de seguidores, mas eles são como usuários fantasmas, já que não procuraram seu perfil para acompanhar e não necessariamente têm interesse em consumir seu conteúdo ou seu serviço.

Portanto, esses seguidores também não auxiliam no objetivo de aumento do engajamento! Uma vez que esses perfis não vão interagir com suas postagens.

Se sua estratégia não estiver relacionada ao aumento do engajamento, ainda sim isso pode ser prejudicial?

A resposta é sim! Uma vez que o seu perfil vai aumentar o número de seguidores e não terá alterações significativas no número de pessoas que interagem com seus conteúdos, o que isso significa para o algoritmo?

Basicamente: seria o mesmo que dizer que suas postagens não são interessantes para os usuários, afetando, consequentemente, no seu alcance!

Uma análise do perfil de uma empresa que adquiriu seguidores comparando seguidores x engajamento (que pode ser feita gratuitamente por ferramentas online como Instagram Analytics) deixa claro para qualquer usuário que um perfil adquiriu seguidores. E isso pode prejudicar, também, a imagem da sua marca.

O próprio Instagram está criando medidas que buscam minimizar os efeitos das métricas de vaidade. Recentemente a rede anunciou testes para ocultar o número de curtidas que as postagens recebem, em um movimento que busca minimizar a hegemonia dos números sobre o conteúdo.

Adquirir seguidores por meios externos aos oferecidos pelo Instagram vai contra as diretrizes de uso da plataforma e, portanto, pode oferecer risco de bloqueio ou suspensão da sua conta!

Você pode se interessar por esses outros conteúdos sobre o Instagram!
👉 Hashtags no Instagram: comentários ou legenda?
👉 Instagram vai acabar com perfis e curtidas fakes da plataforma
👉 Transforme seu Instagram em uma máquina de gerar leads com essas 9 estratégias – Rock Content
👉 Descubra a frequência ideal de postagem nas redes sociais!
👉 Confira quais foram as melhores estratégias no Instagram de 2018

Quais as outras soluções disponíveis?

Apesar de tudo isso, se o principal ponto positivo que você vê em comprar seguidores é o aumento de alcance ou o uso do recurso “Arraste para cima”, existem algumas outras soluções que são muito mais benéficas para a sua estratégia.

Uma delas é o Instagram Ads! O recurso oferecido pelo Instagram possibilita patrocinar seus conteúdos para que outras pessoas que ainda não seguem sua página possam conhecer sua marca.

Também é possível criar anúncios para stories que redirecionam o usuário para seu site com o recurso de “Deslizar para cima”, mesmo que você ainda não tenha alcançado os tão sonhado 10 mil seguidores que liberam esse feature.

Crescer um perfil do começo leva tempo, mas é muito recompensador! Conquistar uma base de seguidores fidelizada e interessada no seu conteúdo pode trazer benefícios a longo prazo para seu negócio.

Pense bastante no papel das redes sociais na sua estratégia de conteúdo e busque alternativas criativas para distribuir suas postagens!

Aproveite também para continuar aprendendo e confira o nosso kit de e-books sobre marketing no Instagram!


Kit de Marketing para o InstagramPowered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *