Por Diego Gomes

CEO da Rock Content.

Publicado em 8 de abril de 2020. | Atualizado em 30 de junho de 2020


Uma empresa SaaS que visa o sucesso precisa reconhecer a importância do conteúdo interativo, um poderoso aliado para acelerar o ciclo de vendas. Vale a pena conhecer os diferentes tipos, para incluí-los em sua estratégia.

Empresas SaaS descobriram que o conteúdo interativo pode ser um poderoso aliado para acelerar o ciclo de vendas. Qualquer estratégia de Marketing de Conteúdo deveria incluir esse conceito na prática. 

Ainda assim, mudar de direção é sempre um desafio, especialmente quando seu objetivo principal é ser mais atraente para potenciais clientes.

Abaixo, reunimos alguns exemplos e insights valiosos para ajudar você a construir uma estratégia sólida. 

Neste artigo, você vai encontrar:

Então, vamos começar dando uma olhada na definição do conceito e em sua importância.

Por que você precisa de conteúdo interativo para sua empresa SaaS

O conteúdo interativo está presente em toda a internet. Você baixou um ebook, leu um infográfico ou jogou qualquer quiz nos últimos anos? Se a resposta for afirmativa, você certamente interagiu com esse tipo de recurso. 

Estamos falando de experiências digitais criadas para engajar participação, em vez de apenas consumir conteúdo passivamente. Há um abismo entre essas duas coisas. 

Normalmente, uma experiência interativa inclui um ciclo de feedback, de modo que o usuário faz uma coisa e recebe algo personalizado em troca. O importante é que o conteúdo interativo atrai a atenção das pessoas com muito mais eficiência do que um post tradicional de blog ou um simples PDF. 

Por isso, ele rapidamente se tornou uma tendência entre as melhores práticas de Marketing de Conteúdo.

Enriquece a experiência do usuário

O conteúdo interativo para SaaS transforma um monólogo em uma conversa. Essa qualidade específica o torna perfeito para o Marketing Digital. De acordo com o Ion Interactive, por exemplo, 70% dos marqueteiros dizem que conteúdo interativo realmente converte visitantes para o site. 

De fato, a maioria dos profissionais de Marketing considera o engajamento como seu principal objetivo.

Sob esse ponto de vista, o conteúdo interativo enriquece a experiência do usuário – e isso leva ao aumento de sua taxa de conversão. 

Melhora a jornada do comprador

O tempo que uma pessoa leva para decidir comprar alguma coisa é um terreno fértil para ações de Marketing. Ao adicionar conteúdo interativo à sua estratégia, você tira vantagem desse momento para captar a atenção de seu cliente. 

A jornada do comprador é acelerada em todas as fases. Na primeira fase (descoberta), a interação funciona como um meio poderoso de atração. Depois, na fase de seleção, você pode demonstrar os benefícios de seus produtos. 

Um diferencial significativo de conteúdo interativo para SaaS, nesse contexto, é a customização. Isso significa dar aos seus clientes um exemplo que se encaixe perfeitamente nas necessidades deles. 

Vamos mostrar com mais detalhes como calculadoras interativas são especialmente úteis para isso. 

Vai além de um simples texto

Interatividade combina uma grande quantidade de informações com uma experiência única, no intuito de otimizar seu conteúdo. Isso deixa você mais próximo de sua buyer persona – e já não é mais você quem dirige a conversa.

Naqueles estágios iniciais, isso significa oferecer diferentes opções a cada usuário. Não importa com quem você conversa, o conteúdo deve apontar direções de modo mais cativante do que um simples texto.

Um estudo conduzido pelo Instituto de Marketing de Conteúdo indicou que campanhas de Marketing usaram 63% mais imagens que no ano anterior. Isso quer dizer fotos, infográficos etc. 

Infográficos, quizes, white papers interativos e lookbooks são muito úteis para testar o conhecimento de seus clientes e levá-los à próxima etapa: a fase de avaliação

Nesse estágio, o objetivo é educar e coletar mais dados. Aqui, pode-se usar ebooks interativos, avaliações, calculadoras, buscadores de soluções e configuradores de produto.

Todos esses conteúdos interativos, a seu próprio modo, mostrarão a seus clientes como seu produto resolve o problema deles em um cenário específico.

Nos estágios posteriores, quando os clientes estiverem prontos para comprar e para agir, você poderá se aprofundar na coleta de dados. 

Então, vamos ver como isso pode ser feito!

Como usar conteúdo interativo para SaaS

Você pode encontrar vários tipos de conteúdo interativo. Para escolher os melhores, primeiro é preciso conhecer seu público e desenvolver sua estratégia de Marketing Digital

Comece criando sua buyer persona – mais de uma, se seu público for variado. Essa personagem semifictícia é uma estrela-guia fundamental para seu conteúdo. 

Aqui estão mais alguns insights para ajudá-lo a obter os melhores resultados. 

Foco na utilidade

Pergunte-se: “Esse conteúdo está fazendo uma pergunta específica ou resolvendo uma questão recorrente do meu público?”; “Isso é mesmo útil?”. 

Não foque só no que interessa para o seu negócio. Você tem de se colocar na pele de seus clientes, para que consiga explorar as dúvidas e as necessidades deles. 

Crie materiais educativos e distribua-os de graça. Em primeiro lugar, os usuários precisam se interessar por eles – se estiverem dispostos a compartilhá-los com os amigos, melhor ainda. 

Quanto mais valioso for seu conteúdo, mais rapidamente você ganhará visibilidade e causará impacto na jornada do comprador. 

Lembre-se de não tornar a obtenção de valor muito difícil. Formulários grandes e um monte de perguntas normalmente não funcionam. 

Continuidade e consistência

Concentre-se em ajudar seus clientes a alcançar os objetivos deles. É importante mapear o provável próximo passo que eles darão, de modo a potencializar seu conteúdo interativo por todo o percurso.

A primeira etapa é, sem dúvida, fundamental. No entanto, seus produtos devem parecer sempre mais atraentes. Conteúdos interativos que aparecem no topo do funil, mas não percorrem o caminho descendente, podem deixar a conversa morrer. 

Você tem de estar lá e continuar agregando novos valores com novas experiências. Não se esqueça de que esse relacionamento vai além da jornada do comprador: é preciso fortalecer sua riqueza também no pós-venda

Transforme dados em experiências

Transformação digital significa, entre outras coisas, estratégias orientadas por dados. Empresas SaaS já estão bem familiarizadas com essa ideia – então, coloque-a para trabalhar a seu favor. 

Recolha dados da equipe de vendas para identificar as questões mais comuns do público. Isso pode ser a base de sua estratégia de conteúdo interativo, uma vez que ajuda você a criar percursos exclusivos para cada cliente. 

Observe que é necessário conectar sua equipe de Marketing com essa ideia, mas não só. Passe a ideia adiante para o time de vendas e de apoio e para qualquer outro departamento que possa tirar proveito dos dados.

Além disso, o conteúdo orientado por dados visa capturar informação por meio de engajamento natural. Um campo de formulário não é exatamente a melhor ferramenta interativa para tal papel – uma avaliação rica ou uma calculadora são mais eficazes. 

Conteúdo interativo é o tipo de dado da mais alta qualidade, porque o usuário o compartilha somente com você. Transforme essas informações em insights valiosos para seus próximos materiais, de modo a criar experiências únicas para cada cliente. 

Para benefício dos vendedores, faça funcionar

Dados são verdadeiros trunfos para as empresas, então, tire o melhor proveito deles. O conteúdo interativo torna a vida dos vendedores bem mais fácil, simplesmente por provocar engajamento. 

Crie gatilhos que transformem dados em notificações para sua equipe de vendas. Informe aos vendedores o que os clientes pensam. Mostre a eles os leads potenciais. Entregue recomendações em tempo real aos seus clientes. 

A automação é essencial para transformar insights únicos em uso sistemático de dados. Além disso, seja simples, mas sofisticado, e não apenas prestativo. A personalização ajuda sua equipe de vendas a ser mais precisa e atraente para criar diálogo. 

Em vez de “Olá, primeiro nome da empresa X”, o que é bem sem graça, tire vantagem dos dados que você possui para criar uma abordagem personalizada. O cliente usou sua calculadora? Eis sua mensagem: 

“Allan, notei que você tem 50 vendedores. Você tem esta média de desempenho por vendedor. Acreditamos que nossa solução pode ajudá-lo a aumentar esse número para X”.

Veja, abaixo, o que podemos fazer na prática. 

Melhores exemplos de conteúdo interativo para SaaS

Calculadora de ROI

Esse conteúdo pode levar os clientes ao fundo do funil de vendas. A calculadora interativa recolhe dados fornecidos pelo usuário a fim de gerar soluções, em uma experiência totalmente customizada. 

Dê uma olhada nesta, que foi criada para ajudar as pessoas a cuidar da saúde:

A calculadora de ROI da Symantec é uma ferramenta mais interessante. Basicamente, ela permite que os usuários calculem quanto dinheiro podem economizar ao adquirir os serviços da Symantec. 

Leva menos de um minuto para introduzir o número de usuários e o número de tokens. Então, você visualiza seus potenciais resultados, cada uma das métricas e como tudo funciona.

Resultados da calculadora interativa

Por que fazer isso? O maior benefício é obter informações precisas sobre quanto seus clientes gastam com ferramentas, os desafios que enfrentam, quanto tempo dedicam a processos manuais etc. 

Infográfico interativo

Infográficos são o tipo mais compartilhável de conteúdo. Se isso não for o bastante para convencê-lo a criar o seu, adicione esse recurso interativo à fórmula. Isso traz resultados extraordinários, especialmente nas primeiras etapas.

Dê uma olhada no potencial educativo de um infográfico interativo enquanto o usuário assume a jornada por conta própria.

Este é um exemplo do site do Chicago Council. Ao passar o mouse sobre as fotos ou tocar a tela do celular, informações extras são exibidas.

Como você pode ver, há diversas ferramentas que podem funcionar a seu favor. Quando se trata de conteúdo interativo para SaaS, o limite de suas possibilidades é apenas sua criatividade. 

Crie sua estratégia e alcance resultados ainda melhores para sua empresa! 

Se quiser melhorar sua estratégia, conheça nossas sugestões de conteúdo interativo!

Conteúdos InterativosPowered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *