Por Redator Rock Content

um de nossos especialistas.

Publicado em 15 de março de 2019. | Atualizado em 14 de junho de 2019


Ao planejar uma estratégia de SEO, é preciso conhecer todos os fatores que impactam o desempenho das suas páginas. O Crawl Budget é um deles, e representa o tempo que o robô automatizado do Google — o Googlebot — vai passar rastreando as páginas do seu site, priorizando aquelas que fornecem uma melhor experiência ao usuário.

Para que uma estratégia de Marketing Digital funcione com sucesso, é preciso estar atento aos pequenos detalhes que podem fazer uma enorme diferença no resultado final. Quando falamos em SEO (Search Engine Optimization), por exemplo, o termo Crawl Budget pode acabar passando despercebido, apesar de ser muito importante.

Principalmente para os sites que possuem páginas na casa dos milhares, como um e-commerce, esse termo pode impactar diretamente no seu posicionamento no Google, por exemplo. Em um buscador tão dominante — com 92% do mercado —, você não quer que todo o seu desempenho seja prejudicado por conta de alguns detalhes, certo?

Portanto, que tal conhecer mais sobre o que é Crawl Budget, como esse termo é avaliado pelos buscadores, qual o impacto no seu planejamento de SEO, os fatores que afetam o desempenho e, é claro, como otimizar essa estratégia?

Agora é só continuar a leitura e tirar todas as suas dúvidas. Confira!

O que é Crawl Budget?

Para que a sua estratégia de SEO seja eficiente, é fundamental estar atento a todos os pequenos detalhes que impactam diretamente no desempenho das suas páginas nos buscadores. O Crawl Budget é um exemplo disso, um conceito que até pouco tempo atrás era desconhecido e acabava sendo esquecido.

Porém, hoje é um termo fundamental para o desempenho de um site no Google quando falamos em buscas orgânicas, especialmente aqueles com uma quantidade enorme de páginas. A razão? O Crawl Budget representa o tempo que o robô automatizado do Google o Googlebot vai passar rastreando as páginas do seu site.

Com uma infinidade de conteúdos na internet, seria inviável realizar essa varredura de todos os sites de uma única vez. Por isso, o Google determina alguns critérios para definir o tempo que o Googlebot vai passar em cada página, priorizando aquelas que fornecem uma melhor experiência ao usuário.

Autoridade e relevância, por exemplo, são fatores que contribuem diretamente para o tempo que o bot vai passar rastreando as suas páginas. A qualidade do conteúdo oferecido, por exemplo, também é outro fator que pode influenciar o tempo que o Google vai disponibilizar para a varredura no seu site.

A partir do momento que o Google gasta mais tempo verificando o seu site, você evita um problema muito comum: apenas algumas páginas serem rastreadas e, assim, a classificação não acontecer da forma como você deseja. Ou seja, uma página que não gera vendas, como “Sobre”, pode acabar ganhando mais visibilidade do que o conteúdo voltado para uma conversão, por exemplo.

Como os buscadores avaliam Crawl Budgets?

A avaliação e determinação do Crawl Budget para cada site é feita a partir da análise de dois fatores: Crawl Rate Limit e Crawl Demand. Portanto, para você entender como funciona, de fato, a avaliação feita para definir o tempo que o Googlebot vai ficar em cada página, explicamos os dois conceitos.

Confira!

Crawl Rate Limit

O Crawl Rate Limit determina a quantidade de tempo que cada página suporta ser analisada. Afinal, o Google não quer prejudicar a experiência do usuário e, por isso, evita que a ação do Googlebot atrapalhe o desempenho do site. Uma página otimizada e que responda rapidamente à varredura tem um limite maior, por exemplo.

Quem administra o site ainda pode limitar essa taxa. Ou seja, caso acredite que o Google está gastando muito tempo dentro do seu servidor e isso está prejudicando o desempenho da sua página, é possível determinar um limite para esse processo.

Portanto, o Google nunca vai determinar um Crawl Budget que atrapalhe o funcionamento de uma página. Assim como o próprio usuário pode limitar essa varredura, se achar necessário.

Crawl Demand

Outro fator que impacta no tempo de varredura que o Googlebot vai passar em cada página é o Crawl Demand. Alguns sites demandam mais da ferramenta e precisam que as suas páginas sejam verificadas mais vezes. Portanto, quando um site não precisa de tanto rastreamento, mesmo que o Crawl Rate Limit não tenha sido atingido, o Google passa a reduzir as atividades por ali.

Uma página muito popular — com muitos acessos, atualizações e conteúdos de qualidade —, por exemplo, tende a receber mais tempo de rastreamento do Google. Esse fator é utilizado para evitar que URLs fiquem obsoletas.

Qual é o impacto do Crawl Budget na estratégia de SEO?

Ao colocar em ação uma estratégia de SEO, você precisa se atentar a diversos fatores, como otimização das palavras-chave, escaneabilidade, link building e outras ações, como criar um blog. Porém, quando são muitas páginas dentro de um mesmo site, é preciso se atentar também ao Crawl Budget.

Afinal, qualquer coisa que possa atrapalhar o desempenho do seu site nos mecanismos de busca vai impactar diretamente no seu planejamento de SEO. Portanto, se você adiciona novas páginas ou as atualiza constantemente, é fundamental que o Googlebot faça a varredura no seu site regularmente.

Ou seja, quanto mais rápido suas páginas forem indexadas, mais rápido elas vão apresentar resultados para você. Um exemplo? Caso o seu site não tenha um Crawl Budget suficiente para verificar todas as suas páginas da melhor maneira e na velocidade e regularidade adequadas, partes importantes podem ficar esquecidas.

Com um Crawl Budget baixo, o Googlebot não vai indexar todas as páginas que você gostaria e, assim, um conteúdo especial voltado para conversão pode ficar esquecido, com um desempenho fraco na hora de atrair visitantes por meio da busca orgânica. Assim, todo o seu planejamento pode ser impactado.

Portanto, é imprescindível que você entenda o que afeta o Crawl Budget da sua página para, assim, conseguir otimizar essa taxa.

Você pode se interessar por esses outros conteúdos sobre SEO!
👉 12 técnicas antigas de SEO que não funcionam mais!
👉 Auditoria de SEO: tutorial completo para o seu blog
👉 Erros de SEO: saiba quais são os 15 mais comuns e como evitá-los
👉 Ferramentas para monitorar a performance do blog: as 7 melhores!

O que afeta o Crawl Budget?

Para evitar que o Crawl Budget prejudique o rendimento da sua estratégia de SEO, é preciso entender quais são os fatores que mais afetam essa taxa, certo? Por isso, separamos três pontos principais que você deve levar em consideração na hora de planejar o seu site.

Qualidade do conteúdo

Atrair os Googlebots para avaliar o seu site e não oferecer nada de relevante é uma péssima estratégia. Portanto, a qualidade do conteúdo disponibilizado nas suas páginas deve ser útil e, é claro, contribuir para a experiência do usuário. Publicações rasas e que não ofereçam nada de positivo contribuem negativamente para o Crawl Budget.

Conteúdos duplicados

Outro erro muito comum e que impacta no tempo — e na periodicidade — de varreduras do Googlebot na sua página é a duplicidade de conteúdos. Além de prejudicar o seu planejamento de SEO, ele também acaba desperdiçando o tempo da análise no seu site com um conteúdo repetido.

Velocidade da página

A velocidade da página também tem grande impacto na sua taxa de Crawl Budget: quanto mais rápida, mais vezes os Googlebots vão realizar a varredura em seu site. Portanto, uma página lenta, além de prejudicar a usabilidade do usuário, atrapalha também o tempo de indexação dos seus conteúdos.

Como otimizar o Crawl Budget?

Para garantir que o desempenho da sua estratégia de SEO seja o melhor possível, é preciso otimizar o seu Crawl Budget. Que tal, então, saber o que colocar em ação para conseguir melhores resultados?

Evite conteúdos desnecessários

Não publique por publicar. Ou seja, pense sempre no que vai ser disponibilizado para os seus usuários. Qual o sentido de criar uma página que não oferece nenhuma ajuda ao seu consumidor e nem pode ser, por exemplo, um ponto de contato? Portanto, foque na produção de conteúdo relevante.

Simplifique a arquitetura do seu site

Quando falamos em layout e estrutura de um site, o ideal para se destacar com técnicas de SEO é simplificar. Ou seja, páginas que facilitem a chegada do usuário aonde ele queira chegar. Evite diversos redirecionamentos e aposte em um design simples e intuitivo.

Elimine links quebrados

Sites com milhares de páginas são complexos de serem administrados, porém, é preciso ficar atento aos endereços que estão com links quebrados. Portanto, faça uma análise completa das suas páginas e tenha certeza de que os Googlebots não percam tempo com páginas inúteis para o seu rankeamento.

O Crawl Budget é, portanto, uma taxa à qual você precisa estar atento, sempre realizando o seu monitoramento. Afinal, uma página mais lenta ou um conteúdo duplicado pode impactar em todo o seu planejamento de SEO e, assim, a atração orgânica de leads e visitantes pode ser prejudicada. Portanto, garanta que o seu site esteja colocando em ação as práticas necessárias para otimizar esse desempenho.

Agora que você conheceu mais um conceito importante para que as suas estratégias sejam otimizadas, que tal conferir outros recursos, ferramentas e soluções que podem ser úteis para o seu negócio? Para facilitar o seu trabalho, separamos as 8 maiores tendências do Marketing Digital em 2019! Confira!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *