Por Gabriel Camargo

Redator freelancer da Rock Content.

Publicado em 7 de março de 2019. | Atualizado em 8 de outubro de 2019


Engajamento é um conceito de marketing que indica o grau de participação e proximidade da relação entre uma empresa e quem já é consumidor dela, assim como seus clientes em potencial.

Um dos grandes desafios criados pela transformação digital é, sem dúvidas, saber lidar com consumidores cada vez mais empoderados. A tradicional relação que se restringia à compra e venda de um produto e/ou serviço precisa dar lugar ao contato mais próximo entre os dois lados e, assim, surge a necessidade de criar engajamento com o público.

Existem diversas formas de promover esse conceito dentro da sua organização e, como consequência, se aproximar ainda mais de quem você quer convencer a se tornar um consumidor da sua marca. Da produção de conteúdo relevante até um atendimento mais eficiente ao usuário, detalhes que podem fazer uma enorme para o sucesso do seu negócio.

Que tal, então, se aprofundar na importância de criar engajamento com o seu público e, é claro, quais estratégias vão permitir que você se aproxime ainda mais do usuário? Então, continue a leitura deste artigo e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

O que é engajamento e qual a importância de entender esse conceito?

Engajamento é um conceito que representa a proximidade entre uma empresa e os consumidores. Ou seja, o quanto essas duas partes se relacionam e interagem de forma natural. Portanto, na prática, quanto maior o engajamento, mais próximas estão as duas partes e, teoricamente, maior será a relevância da sua marca.

O quanto os usuários interagem com a sua marca e, em alguns casos, de forma voluntária, seja promovendo o seu negócio, seja apenas curtindo ou comentando uma publicação? É o engajamento que vai mostrar isso. Sendo assim, você consegue avaliar, por exemplo, se as estratégias de Marketing estão sendo eficientes ou não.

Mas qual a razão do engajamento ser tão importante para o seu negócio? Além de mostrar a eficácia das suas ações de comunicação, indica também o nível de satisfação do consumidor com a sua marca e, é claro, a autoridade e credibilidade que a sua empresa conquistou dentro do seu segmento de atuação.

Como criar engajamento com o público?

Agora que você já sabe qual é a real importância de criar engajamento com o seu público e estabelecer a sua marca como referência no segmento de mercado, que tal conhecer as estratégias que podem facilitar a aproximação do seu negócio e os usuários? Separamos algumas dicas para você colocar em prática!

Saiba quem é o seu público

O primeiro passo para criar engajamento com o seu público é justamente saber quem está do outro lado. Portanto, busque o máximo de informações possíveis sobre quem você se relaciona e, a partir desses dados, você consegue descobrir quais são as suas preferências e desejos, permitindo que você ofereça o que eles procuram, aumentando a satisfação.

Esteja em diferentes canais de atendimento

O atendimento deve ser uma prioridade para a sua empresa e o primeiro passo é oferecer diferentes canais de contato com o seu público. Dessa forma, você garante que o usuário vai poder escolher a plataforma que mais agrada e, mais importante, que o seu negócio vai oferecer uma experiência satisfatória em qualquer uma delas.

Invista em campanhas de email marketing

O email marketing ainda é uma estratégia eficiente e a principal razão é a proximidade que ela oferece. Quando você tem a oportunidade de falar diretamente com o consumidor? Assim, é possível enviar conteúdos, materiais ou mesmo formas de contato de forma mais personalizada e, consequentemente, mais chances de sucesso na abordagem.

Mensure os resultados das ações

Outra estratégia que deve ser adotada em sua organização é a mensuração de resultados. Ela permite que você identifique o que está funcionando e aquilo que precisa ser aprimorado. Para que perder tempo com aquilo que não está gerando resultados? Ou como saber o que pode ser otimizado? Com o acompanhamento das métricas e indicadores.

Fortaleça a presença nas redes sociais

As redes sociais são canais populares de relacionamento, e isso é evidente no Brasil. Um estudo da GlobalWebIndex mostra que os brasileiros passam cerca de 225 minutos por dia nessas plataformas. Como ignorar esses números? Você precisa estar presente nas redes e se aproximar ainda mais dos consumidores.

Crie conteúdos relevantes para o público

Uma das formas mais eficazes de gerar engajamento com o usuário é, sem dúvidas, por meio da produção de conteúdo relevante para o usuário. Assim, é possível atrair mais tráfego e engajamento com materiais ricos e que, de fato, ajudem o consumidor a solucionar um problema ou aprender mais sobre um assunto.

Seja criativo

Outro ponto importante é a criatividade. Afinal, a internet está repleta de materiais e a concorrência também é alta. Portanto, garanta a exclusividade e a inovação do que é produzido nas suas plataformas e se certifique de que tudo que é feito tem algum objetivo, ou seja, que seja útil para quem está do outro lado, aumentando as chances de engajamento.

O engajamento é, portanto, essencial para qualquer marca que planeja se estabelecer e ter sucesso dentro do seu segmento de mercado. Apesar da sua importância, não é uma tarefa muito simples de ter sucesso, afinal, depende da recepção de quem está do outro lado da ponta. Cabe a você saber encurtar esses caminhos e tornar a relação ainda mais próxima.

Uma das estratégias que podem ser adotadas para aumentar o engajamento com o seu público é a produção de conteúdo relevante, certo? Pensando nisso, entenda como criar defensores da sua marca usando o Marketing de Conteúdo!

Como construir defensores para sua marcaPowered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *