Por Ivan de Souza

Analista de Marketing na Rock Content.

Publicado em 14 de maio de 2020. | Atualizado em 14 de maio de 2020


O erro de HTTP WordPress é uma falha de funcionamento ocasionada durante o upload de imagens na plataforma. Esse erro é um dos que que mais causam confusão em usuários; no entanto, o que pode ocasioná-lo são questões simples de solucionar e que não afetam a produtividade.

Falhas de funcionamento durante a operação do WordPress podem ser frustrantes, além de atrapalharem a produtividade de quem gerencia sites. Quem tem pouca, ou nenhuma, experiência em programação pode se sentir confuso e perdido com algumas dessas ocasiões, em especial o erro de HTTP WordPress. Por mais que assuste, ele é menos complexo do que se imagina.

Por ser uma plataforma de uso constante e intenso, inclusive integrada a extensões e plugins, em certo momento o WordPress pode ser atrapalhada por algum fator corriqueiro. Assim como qualquer outra tecnologia, a manutenção e a correção de algumas ocorrências se tornam fundamentais. Trata-se apenas de identificar os possíveis causadores desse problema.

Neste conteúdo, falaremos mais sobre o erro de HTTP WordPress, o que o origina e qual é a melhor forma de solucionar o problema. O post abordará os seguintes tópicos:

  • O que é erro de HTTP?
  • Por que esse erro ocorre?
  • Afinal, como resolver o erro de HTTP WordPress?

Continue a leitura e descubra!

O que é erro de HTTP?

O erro de HTTP WordPress é uma falha de funcionamento que ocorre quando usuários tentam fazer o upload de uma imagem na plataforma, mas são impedidos por esse alerta. Na rotina de gestão de sites, utilizar mídias é essencial, por isso, o erro pode ser um verdadeiro problema. Ainda assim, suas origens e as possibilidades de solução mostram como é mais simples do que parece.

erro de http wordpress

Quem já faz uso desse CMS há algum tempo certamente já se deparou com o erro e precisou, muitas vezes, trocar a imagem a ser enviada, ou até mesmo precisou desistir. Para que isso não se repita, ou sequer venha a acontecer, o primeiro passo é descobrir o que origina o problema. São detalhes simples que mostram como o erro de HTTP WordPress não é um bicho de sete cabeças!

Por que ele ocorre?

Há várias possíveis causas para esse problema, o que pode ser o ponto de maior dificuldade. Nem sempre a identificação é rápida, o que não garante que a solução seja. O primeiro passo a executar quando se deparar com o erro é investigar as origens.

As mais tradicionais, geralmente, são percebidas rapidamente, por isso, se você as conhece, fica mais fácil de buscar a solução ideal. São elas:

  • nome do arquivo de imagem;
  • plugins utilizados no WordPress;
  • falhas do servidor do WordPress;
  • problemas de memória;
  • versão do PHP desatualizada.

Afinal, como resolver o erro de HTTP WordPress?

O erro de HTTP WordPress só pode ser solucionado se o usuário encontrar sua origem ou realizar alguns testes, sempre checando a partir das possibilidades principais que listamos. Assim, veja como realizar os ajustes considerando todas as possíveis origens!

Renomear os arquivos de imagens

É comum que arquivos de imagens precisem respeitar alguns termos de nomenclatura, isso significa que alguns caracteres como pontos, vírgulas e outros mais complexos sejam rejeitados pelo WordPress. Por mais que seja um detalhe mínimo, a forma como a plataforma categoriza e organiza esses arquivos tem relação direta com o nome com os quais eles estão salvos.

Para solucionar isso, é simples: basta evitar usar qualquer caractere que não sejam letras e números. É comum utilizar símbolos e outros recursos como forma de identificação, especialmente quando a ideia é fazer o upload de várias fotos. Uma dica é trocar esses caracteres por números, sempre após o nome da foto. Isso facilita a leitura da plataforma e evita o erro.

Limpar dados

Os dados do cache, ou seja, as informações referentes à navegação na web que ficam salvas nos navegadores, podem ser um impeditivo para o bom funcionamento do WordPress. Esses dados atrapalham às vezes até mesmo o acesso a sites, gerando outros erros diretamente nos browsers. Sendo assim, a solução é simples: faça a limpeza do cache regularmente!

Alguns usuários mostram certo de receio de apagar esses dados, mas isso não deve ser motivo de preocupação. São apenas registros, ou seja, um rastreamento de toda a sua atividade enquanto usa o navegador. Ao fazer essa limpeza, no menu de configurações do navegador, é possível escolher o que será apagado. Isso permite, por exemplo, manter as senhas de login salvas.

Checar as extensões

Navegadores como o Google Chrome permitem que usuários adicionem extensões, que são praticamente o que os plugins fazem no WordPress, mas diretamente nos navegadores. Por mais que sejam bem úteis, em alguns casos essas extensões podem ser causadoras do erro de HTTP WordPress. O ideal é ponderar e entender como elas estão atrapalhando.

Há duas possíveis soluções, ao menos para o momento em que o usuário realizará o upload das imagens: desativar todas as extensões, o que pode garantir que o erro não aconteça, ou até mesmo utilizar uma janela de navegação anônima, com extensões desativadas. Assim, não é necessário deixar de usar as ferramentas, e erro de HTTP WordPress não persiste mais.

Remover exigência de autenticação

Padrões de segurança da informação são essenciais na manutenção de um site WordPress, estando o protocolo SSL entre os principais. No entanto, em alguns casos, configurações específicas podem fazer com que a plataforma não funcione adequadamente, gerando o erro de HTTP. Um desses impeditivos pode ser a exigência de autenticação de acesso em diretórios.

Powered by Rock Convert

Quando ativa, ela pode impedir que as imagens sejam enviadas ao servidor do WordPress, independentemente se há a autenticação por parte dele. Nesses casos, é necessário adicionar um código que vai remover essa exigência, momentaneamente. É este:

# Exclude the file upload and WP CRON scripts from authentication
<FilesMatch "(async-upload\.php|wp-cron\.php|xmlrpc\.php)$">
    Satisfy Any
    Order allow,deny
    Allow from all
    Deny from none
</FilesMatch>

Aumentar o limite de memória no servidor

Servidores têm limite de memória relacionados ao seu funcionamento, ou seja, eles limitam para que somente o necessário seja aplicado em diferente atividades de processamento. No entanto, isso pode ser um impeditivo quando se trata de upload de imagens, especialmente se elas são grandes. Nesses casos, momentaneamente, é possível aumentar a capacidade de memória.

No gerenciador de arquivos da hospedagem, no WordPress, o “wp-config.php” pode ser modificado, garantindo que esse limite seja estendido.

erro de http wordpress

Para isso, basta acessar esse arquivo e, no seu código, após a última linha, adicionar o seguinte comando:

define( 'WP_MEMORY_LIMIT', '256M' );

Após esse comando, basta salvar e as alterações serão aplicadas, com o aumento da memória do servidor. Assim, o erro de HTTP WordPress será evitado, graças ao funcionamento mais potente do servidor.

É importante destacar, no entanto, que a memória definida pelo serviço de hospedagem é pensada para evitar a sobrecarga no servidor, o que poderia causar queda do site ou dificuldade de acesso. Por isso, o ideal é não manter esse número maior de forma prolongada.

Em alguns casos, o usuário não conseguirá realizar essa mudança, já que alguns serviços de hospedagens bloqueiam a alteração justamente para evitar instabilidade nos sites. Nesses casos, é necessário entrar em contato com o provedor.

Editar o arquivo .htaccess

O arquivo .htacess é onde as configurações do servidor estão salvas, principalmente aquelas que estão diretamente ligadas ao funcionamento do WordPress. Consequentemente, nessa origem há alguns detalhes que podem impactar esse comportamento na hora do upload de imagens, gerando o erro de HTTP WordPress.

Mais uma vez, a forma de acessar o .htaccess é por meio do gerenciador de arquivos do WordPress. No entanto, ele só aparece se a opção de mostrar arquivos ocultos for ativada.

erro de http wordpress

Há várias possibilidades de edição desse arquivo, muitas delas podem ajudar a solucionar o problema. O ideal é ter paciência e não mexer em muitas configurações de uma só vez, especialmente se você não domina muito a operação desses arquivos. Teste uma por uma, sempre voltando à configuração original antes de passar para uma próxima tentativa.

Atualizar o PHP do WordPress

O PHP é a linguagem de programação utilizada pelo WordPress. Ela é uma linguagem aberta, ou seja, usuários de sua comunidade estão sempre desenvolvendo melhorias para que ela passe a se tornar mais segura, livre de bugs e muito mais eficaz no uso. Por isso, atualizar o PHP do WordPress é fundamental para aproveitar o uso da plataforma nas melhores condições.

Quando isso não é feito, é comum que erros surjam, gerando um mau funcionamento constante do WordPress. Isso aumenta ainda mais se o usuário está com várias versões atrasadas, prejudicando ainda mais a experiência de uso. O ideal é manter sempre a versão mais atual, evitando problemas como o erro de HTTP WordPress.

Checar a compatibilidade do template

Templates são fundamentais para que sites tenham a aparência que o usuário deseja, principalmente na busca de um ambiente que se encaixe com a identidade do projeto ou negócio. A maioria dos templates funciona bem, sem gerar erros, mas alguns deles podem apresentar problemas de compatibilidade. Nesses casos, o erro de HTTP WordPress é uma consequência.

Se todas as opções listadas até aqui forem testadas e não funcionarem, vale a tentativa de entender se não é o template usado que está gerando o erro. Por mais que seja pouco comum, há casos em que essa foi a origem do funcionamento inadequado do WordPress. Lembre-se de, primeiramente, esgotar todas as tentativas!

Desenvolver um site é um trabalho extenso e complexo, principalmente por conta da possibilidade de erros e falhas. Por isso, ao começar seu projeto, escolha plataformas seguras, atualizadas e com uma operação facilitada. Assim, o erro de HTTP WordPress, além de outros problemas, pode ser solucionado com mais facilidade, garantindo segurança e produtividade.

Foi bom saber sobre esse erro do WordPress? Aproveite e confira alguns outros com que você pode ter que lidar no cotidiano!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *