10 elementos que toda estratégia de redes sociais deve ter

Elementos de uma estratégia de redes sociais

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Você tem uma estratégia de redes sociais? Não, sério. Você tem mesmo uma es-tra-té-gia?

Muitas empresas têm uma ideia do que desejam compartilhar com o público, mas não documentam, planejam e nem acompanham de verdade tudo que é publicado — e muito menos as reações dos seguidores.

O resultado são perfis sem seguidores, com baixo engajamento e ROI de marketing que não justifica o tempo gasto com a tática em questão.

Nem adianta colocar a culpa nos algoritmos. O fato é que sem o devido planejamento, seguido de uma execução à altura, não dá para se destacar no competitivo cenário das redes sociais.

Quer saber como realizar uma estratégia de verdade para as suas redes sociais e colher resultados reais? Então vamos lá!

Baixe o nosso Kit gratuito de Marketing nas Redes Sociais

Aprenda tudo o que você precisa saber para marcar presença no Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e YouTube!

Por que sua estratégia de redes sociais precisa ser impecável

Será mesmo tão importante se preocupar em projetar uma estratégia cuidadosa, levando em conta diferentes aspectos, como o tipo de público a atrair e frequência de postagens?

A resposta é sim. Primeiro, porque é assim que as grandes marcas das redes sociais agem.

E não estamos falando só de megacorporações com orçamentos milionários em marketing, mas de todos os negócios, pequenos ou grandes, que conquistaram uma audiência fiel nessas redes.

Comprar seguidores e usar outras táticas para “burlar o sistema” são apenas uma maquiagem. Ela pode até passar uma boa impressão a princípio, mas esconde uma condição péssima, em que as redes sociais são um gasto e não um investimento lucrativo.

Sua estratégia tem de ser impecável porque é assim que se tem resultados duradouros. É assim que se ganha dinheiro e fortalece a marca, e é assim que as redes sociais se transformam no recurso indispensável de que todo mundo fala.

Entenda as possibilidades das redes sociais para a sua marca

O primeiro ponto a definir quando iniciar seu planejamento deve ser: você vai usar seus perfis sociais para quê?

Pode parecer uma pergunta óbvia, mas para cada escolha feita algo deve ser deixado de lado. Ou seja, decidir uma abordagem elimina outras possibilidades. É importante avaliar todos os cenários e escolher o melhor.

E, como tudo no marketing digital, não faltam opções na hora de escolher como conduzir sua presença nas redes sociais.

Simplificando bem, chegamos a uma divisão simples de 3 modelos que você pode escolher. Veja o que envolve cada um, e qual se encaixa melhor nos planos da sua empresa:

Atendimento ao cliente

O SAC 2.0, que usa as redes sociais para prestar suporte aos clientes, é uma tendência muito relevante e merece consideração especial. Algumas das redes mais conhecidas já contam com recursos nativos específicos para isso.

Assim, você pode criar perfis específicos para prestar ajuda ao público. Isso requer treinamento em atendimento e o uso de outras ferramentas que permitam atender os clientes, não apenas sobre assuntos relacionados a redes sociais, mas a qualquer aspecto do seu produto.

Educação do mercado

Compartilhar conteúdo e educar o mercado é o caminho que a maioria das empresas busca quando investe nas redes sociais. Esse poderoso canal de interação permite se aproximar do público de uma forma rara hoje em dia.

Nesse caso, o foco é na produção e curadoria de conteúdo para compartilhar com a sua audiência.

Além disso, é importante que os responsáveis pelos seus perfis saibam provocar discussões saudáveis sobre os temas de interesse da sua persona.

Modelo misto (só para quem entende o que está fazendo)

Eu sei o que você está pensando: “dá para fazer os dois no mesmo perfil?”. A resposta é sim, dá para prestar suporte e compartilhar conteúdo na mesma conta.

Mas vá com calma. Isso é só para quem realmente sabe o que está fazendo ou tem condições de ter mais de uma pessoa cuidando de cada perfil da marca nas redes sociais.

É muito fácil se perder em meio a grande demanda e deixar um dos dois fatores de lado (senão ambos).

Por isso, a dica é: comece por criar uma audiência, oferecer conteúdo relevante. Depois disso, você pode pensar em estabelecer uma linha de suporte no mesmo perfil.

10 elementos que a sua estratégia precisa ter

Como já destacamos no início, não adianta ter uma estratégia pela metade. Se é para investir nesse canal poderoso, que seja do jeito certo.

E, para isso, é importante que a sua estratégia tenha os 10 elementos que vamos considerar agora. Entenda melhor cada um deles e saiba por que eles estão nessa lista:

1. Regularidade

Em que dias e horários você publica atualizações em cada rede social? É preciso ser regular, de modo que as pessoas até saibam quando vai ser seu próximo post.

Isso mostra que a sua marca é confiável, organizada e que está presente para contribuir de forma séria e constante, não como alguém que aparece de vez em quando, “de paraquedas”, para dar uma opinião qualquer.

Se não for regular na sua estratégia, o público não terá motivos para levar a sua mensagem a sério.

2. Personalidade própria

A autenticidade é fundamental para se destacar em qualquer ambiente, seja físico ou digital. As pessoas percebem se os seus posts são originais ou se tentam copiar o estilo de outras marcas.

Tenha sua própria personalidade, não tente ser como os outros. O tom e a voz da sua marca ficam evidentes no tipo de conteúdo que produz e na forma que conversa com os seguidores.

Se for original, as pessoas vão se sentir atraídas pela sua marca e é provável que queiram saber o que ela tem a dizer.

3. Compreensão do ambiente

Já viu alguma marca que não sabe se comportar no ambiente virtual? Pois é, as redes sociais estão cheias delas. Falamos acima sobre a personalidade da marca, que é vital para o sucesso.

Por outro lado, entender como cada rede social funciona e se adaptar a isso também é.

Fazer isso pode ser comparado a aprender as regras de comportamento de um lugar que você nunca frequentou, para segui-las e mostrar respeito.

O ambiente normalmente é mais informal, mas tome muito cuidado para não exagerar nas brincadeiras. Qualquer deslize pode ser fatal para a reputação da empresa.

4. Retargeting

O retargeting é a prática de mostrar anúncios específicos para pessoas que já tiveram contato com algum produto ou serviço que você vende, mas não compraram por algum motivo.

Com essa tática, assim que a pessoa acessar sua rede social favorita, ela vai ver um anúncio atraente para voltar ao seu site e finalizar a compra.

Vale até usar retargeting para gerar leads. É possível fazer isso por incentivar pessoas que acessaram uma página específica do seu blog a baixar um material específico.

5. Direcionamento de tráfego

Tráfego não é o indicador de sucesso mais importante de uma estratégia digital, mas é um passo importante para que você alcance os resultados desejados.

Com todo o esforço feito para criar uma audiência leal, é essencial que direcione tráfego para o site e para o blog. Compartilhar posts e landing pages são as formas mais comuns, mas vale a pena variar nas formas de fazer isso.

Uma vez no seu site, os usuários estarão em um ambiente sob o seu controle total, sem as distrações que um feed social apresenta.

6. Engajamento

Engajamento é o que leva as pessoas a ouvirem e seguirem seus conselhos e recomendações. Em outras palavras, é o que gera credibilidade e poder de influência sobre sua base de seguidores.

Por isso, participar e promover discussões relevantes, em vez de fazer autopromoção, é a melhor forma de conduzir sua presença nas redes sociais.

7. Crescimento orgânico

Qual a sua estratégia de crescimento orgânico? Se o plano é viralizar um vídeo e esperar que os seguidores venham correndo, melhor pensar em outro curso de ação.

Depender de anúncios para criar uma base consistente também não é uma boa ideia: custa caro e pode não funcionar.

O crescimento orgânico precisa ser consistente, baseado em processos definidos de conteúdo, interação e uso de mídia paga como complemento.

8. Plano de crise

O que fazer se vazarem informações confidenciais sobre a empresa ou, pior ainda, sobre os clientes? Como agir caso alguém da empresa seja acusado de um crime, ou a própria marca se torne alvo de um processo? De que forma responder se compartilhar um post que os seguidores não vão gostar?

Um plano de crise para situações do tipo faz toda a diferença. Em vez de achar que algo assim nunca vai acontecer, esteja preparado para controlar os danos que situações assim sempre causam.

9. Equipe treinada e qualificada

Não caia no erro de deixar qualquer pessoa responsável pelas redes sociais. Uma coisa é usá-las para fins pessoais, outra bem diferente é ser o porta-voz da empresa no canal mais direto de comunicação com os clientes.

Toda publicação ou interação é (ou tem o potencial de se tornar) pública. Isso coloca sua equipe de redes sociais em uma vitrine. Eles precisam de muito treinamento e boas ferramentas para fazer um bom trabalho.

10. KPIs bem definidos

Os KPIs (indicadores-chave de desempenho) são os responsáveis por mostrar a saúde e a eficácia da sua estratégia. Sem eles, você não vai conseguir acompanhar com precisão os resultados dos seus esforços, muito menos otimizá-los.

Veja nesse outro post algumas dicas úteis de como escolher e usar bons KPIs para medir seu desempenho.

Com esses 10 elementos configurados corretamente, sua estratégia de redes sociais vai estar completa. Mas o principal é que você aprenda na prática. Mesmo com todos os elementos alinhados, precisará ter paciência e fazer testes para otimizar os resultados. Logo, terá uma audiência engajada, que gera conversões para a sua empresa.

Quer se destacar de vez nas redes sociais? Então baixe nosso kit de marketing, com tudo que você precisa para gerar visibilidade e engajamento nesse ambiente dinâmico e inovador!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Posts Relacionados

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.