23 eventos de marketing que você não pode perder em 2020

Eventos de marketing têm como principal vantagem oferecer conteúdos e técnicas que são novidades no setor. As oportunidades de aprendizado são inúmeras e, se aplicadas, os resultados podem ser imensuráveis. Em visto do networking que os eventos proporcionam, perdê-los pode trazer perdas aos negócios.

24 eventos de marketing que você não pode perder em 2020

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

O ano começou e já sabemos que haverá grandes eventos de marketing em 2020! O setor de marketing, principalmente o de Marketing Digital e Inbound Marketing, está se consolidando cada vez mais no Brasil.

Prova disso é a grande quantidade de eventos que o país sediará este ano. Apesar de o mercado externo ainda ser responsável pelos maiores eventos do mundo no setor, os eventos brasileiros estão crescendo em grau de importância.

Além disso, merece destaque o número de palestrantes de importância mundial que vêm ao Brasil todo ano em eventos diversos.

Para saber quais são os eventos de marketing em 2020 imperdíveis para quem quer estar por dentro das novidades, fizemos uma lista com 23 opções.

Continue acompanhando para saber mais e se programar! 

IMPORTANTE

Em vista dos impactos causados pela pandemia da covid-19, muitos dos eventos listados foram remarcados ou tiveram a sua dinâmica modificada.

Por isso, indicaremos o status dos que já divulgaram informações sobre a situação.

A importância de participar de eventos de marketing

Todo evento, independentemente do setor, pode trazer muitos benefícios para quem participa e o aproveita de verdade.

O calendário de eventos de marketing de 2020 é bem extenso e variado. Programar-se para ir aos eventos que são mais importantes para o setor é essencial a fim de manter a sua empresa atualizada sobre o que acontece no mercado.

Participantes de eventos podem inclusive implementar tendências que podem até mudar os rumos do negócio e trazer insights que não seriam possíveis de outra maneira, seja por meio das palestras, seja por meio de conversas com outros participantes.

Isso sem contar possíveis parcerias, que podem ser com novos sócios ou novos clientes, advindas do networking criado no evento.

Por tudo isso, eventos de marketing são importantes para o sucesso de estratégias de marketing das empresas e para o crescimento de profissionais do setor.

23 eventos de marketing imperdíveis em 2020

Sabemos que o desejo de participar de todos os eventos de marketing é real, mas nem sempre é possível participar de todos eles.

Os motivos são variados, como não ter tempo hábil para organizar a participação, falta do orçamento necessário, distância do evento ou mesmo ingressos esgotados antes de conseguir comprar.  

Os eventos internacionais pedem um cuidado a mais, já que é preciso verificar alguns fatores extras, como passaporte, visto válido, hotéis agendados com bastante antecedência e assim por diante. Na maioria dos casos, o planejamento pode ser a solução dos problemas.

A lista que criamos vai ajudar você justamente a se planejar e aproveitar melhor os eventos.

Escolhemos temas variados, que incluem tecnologia, publicidade, redes sociais, negócios digitais, Marketing Digital, Marketing de Conteúdo, SEO, geração de tráfego, gestão, estratégias, comunicação e e-commerce. Confira!

1. Fire

Evento adiado este ano. A próxima edição ocorrerá em 2021 e ainda não foram divulgadas as datas em específico.

Fire Festival adiado em 2020
Fonte: Hotmart

O Fire é um dos eventos mais importantes do país na área de marketing, pois é voltado para quem quer aprender mais sobre mercado digital, geração de conteúdo, métricas, branding e, claro, negócios em geral.

Costuma trazer não só palestrantes da área, mas pessoas famosas de nichos diversos, o que mostra a diversificação do evento.

É recomendado para profissionais de comunicação de diversos setores, empresários, influencers, empreendedores e startups.

  • Local: Belo Horizonte
  • Data: 27 a 29 de agosto de 2020

2. RD Summit

Evento também adiado este ano. A próxima edição ocorrerá em 2021 ainda sem datas.

O RD Summit é considerado o maior evento de Marketing Digital e vendas da América Latina. Para você ter uma ideia, a última edição do evento trouxe 12 mil participantes que assistiram a 120 palestrantes e prestigiaram 100 expositores — é também uma feira de negócios.

É fundamental para quem precisa se manter atualizado em marketing, vendas, tecnologia, customer success e negócios. Além das palestras e da feira, há premiações, além de conexão entre palestrantes e participantes por meio de happy hour.

As palestras abordam temas variados como SEO, Inbound Marketing, gestão, estratégias de negócios, social mídia e vendas.

É recomendado para profissionais de marketing e vendas ou empresários que queiram saber mais sobre como usar o ambiente digital para potencializar seus negócios.

  • Local: Florianópolis
  • Data: 28 a 30 de outubro de 2020

3. RD on the Road

Evento adiado este ano. Sem datas sobre a próxima edição.

O evento é itinerante e já esteve em 20 cidades, em 6 temporadas, e já passou até por outros dois países.

É mais focado em Marketing Digital e vendas, convidando palestrantes diversos para falar sobre os assuntos, o que torna cada RD on the Road único.

É recomendado para profissionais de marketing e vendas ou empresários que queiram saber mais sobre como usar o ambiente digital para potencializar seus negócios.

  • Belo Horizonte: 03 de abril
  • Rio de Janeiro: 24 de abril
  • Porto Alegre: 22 de maio
  • São Paulo: 18 de junho

4. Expo Digitalks

Evento continuará normalmente em agosto de 2020.

Expo Digitalks
Fonte: Digitalks

O Expo Digitalks é considerado o maior evento de negócios da economia digital da América do Sul. No último ano, foi responsável por reunir 10 mil pessoas em torno de 250 palestrantes divididos em 15 palcos. O evento também tem premiações, reconhecendo profissionais do mercado digital que se destacaram.

É recomendado para quem se interessa por inovações e economia digital.

  • Local: São Paulo
  • Data: 26 e 27 de agosto de 2020

5. Social Media Week São Paulo

Evento continuará normalmente em setembro de 2020 — não foram encontradas informações que provem o contrário.

Este é um dos maiores eventos de comunicação e tecnologia, focando as redes sociais e sua relação com o ser humano. Costuma incluir palestras que falam sobre o futuro do marketing.

É recomendado para profissionais de redes sociais e pessoas interessadas no assunto.

  • Local: São Paulo
  • Data: 14 a 18 de setembro de 2020

6. Mercado Livre Experience

Evento cancelado em 2020, sem novas datas confirmadas para 2021.

MELIXP cancelado em 2020
Fonte: MELIXP

Evento voltado para vendas online e e-commerce, destacando áreas como novas tecnologias, inovação e produção de conteúdo. É recomendado para profissionais e empreendedores da área de vendas online.

  • Local: São Paulo
  • Data: 3 de setembro

7. Fórum E-commerce Brasil

Evento continuará normalmente em julho de 2020 — não foram encontradas informações que provem o contrário.

É considerado o principal evento sobre o assunto, gerando negócios e conhecimento para mais de 16 mil pessoas — só na última edição —, ao mostrar cases de sucesso e novas ferramentas, estratégias e técnicas.

É recomendado para empresários de e-commerce e profissionais que se interessem pelo assunto.

  • Local: São Paulo
  • Data: 28 a 30 de julho de 2020

8. Conferência Gartner Data & Analytics

Evento adiado em 2020, sem nova data confirmada.

Fonte: Gartner

Evento voltado exclusivamente para uso e análise de dados. Foca também em discutir inteligência artificial, storytelling e segurança de dados.

É recomendado para empresários e profissionais de TI e de marketing interessados em saber mais sobre o futuro da tecnologia e dos dados.

  • Local: São Paulo
  • Data: 19 e 20 de maio de 2020

9. Vtex Day

Evento adiado para os dias 2 e 3 de setembro de 2020.

VTEX day adiado
Fonte: VTEX

É um evento sobre inovação digital, trazendo palestrantes de renome mundial para discutir o assunto. Sua feira reúne quase 200 empresas, que vêm apresentar suas inovações.

É recomendado para pessoas que queiram saber mais sobre negócios, inovação digital e também para quem quer fazer networking.

  • Local: São Paulo
  • Data: 15 e 16 de abril de 2020

10. Inbound 2020

Evento continuará normalmente em agosto de 2020 — não foram encontradas informações que provem o contrário.

Evento internacional da gigante HubSpot, voltado para Inbound e geração de conteúdo. É recomendado para profissionais, freelancers, donos de agências e empreendedores que desejam estar por dentro das últimas novidades do Inbound Marketing.

  • Local: Boston, EUA
  • Data: 18 a 21 de agosto

11. ContentTECH

Evento remarcado para agosto de 2020.

Focado em produção, gerenciamento e otimização de conteúdo, de forma profunda. É recomendado para escritores e profissionais de marketing.

  • Local: San Diego, EUA
  • Data: 20 a 22 de abril de 2020

12. B2B Next Conference & Exhibition

Evento continuará normalmente em setembro e outubro de 2020 — não foram encontradas informações que provem o contrário.

É considerado fundamental — para não dizer quase obrigatório — para quem trabalha com vendas online ou em áreas relacionadas, como fabricantes e revendedores.

É recomendado para profissionais do e-commerce que queiram melhorar o desempenho de seus negócios.

  • Local: Chicago, EUA
  • Data: 29 de setembro a 1º de outubro de 2020

13. B2B Marketing Expo

Evento remarcado para 10 e 11 de novembro de 2020.

A maior vantagem deste evento é que ele é gratuito e traz palestrantes de renome mundial, como vice-presidentes de grandes companhias do setor de marketing. São, em média, 500 seminários e 200 masterclasses em cada edição.

Os temas, no entanto, são pouco profundos, mais voltados para iniciantes.

É recomendado para profissionais de marketing e vendas que queiram fazer networking e também para iniciantes na área.

  • Local: Londres, Inglaterra
  • Data: 25 e 26 de março de 2020

14. Digital Growth Unleashed

Evento permanecerá na mesma data até então, mas informou medida que serão tomadas de higiene e possível adaptação para o modelo online.

Evento voltado para quem deseja melhorar a experiência do cliente. Há palestras voltadas para a criação de modelos de negócios e também para relacionamentos, de modo a encantar o cliente.

É recomendado para donos de negócios digitais e profissionais de marketing que desejam melhorar suas habilidades em experiência do usuário.

  • Local: Las Vegas, EUA
  • Data: 1º a 3 de junho de 2020

15. Affiliate Summit

Evento realizado na Europa foi adiado sem anúncio de novas datas. Apesar disso, ainda não foi informado sobre o evento marcado para acontecer em Nova York.

Voltado para o marketing de afiliados, reúne mais de 6 mil participantes do mundo inteiro. É recomendado para afiliados e pessoas interessadas em saber mais sobre as tendências do setor.

O evento acontece em diferentes países:

  • Amsterdã: 03 e 04 de junho
  • Nova York: 27 e 29 de junho
  • Singapura: outubro (data a ser definida)

16. Web Summit

Nenhuma mudança foi anunciada pelos organizadores do evento.

Considerado o maior evento do mundo na área, reúne 70 mil pessoas de vários países. É recomendado para pessoas interessadas em tecnologia e no futuro das relações entre seres humanos e máquinas.

  • Local: Lisboa, Portugal
  • Data: 2 a 5 de novembro de 2020

17. Traffic & Conversion Summit

Evento adiado para os dias 15, 16 e 17 de dezembro de 2020.

Evento adiado Traffic an Conversion Summit
Fonte: T&C

Evento focado em conteúdo estratégico, com foco em geração de tráfego e conversão das estratégias. É recomendado para empresários, donos de agências ou qualquer pessoa que queira melhorar suas estratégias como profissional de marketing.

  • Local: San Diego, EUA
  • Data: 31 de março a 2 de abril de 2020

18. Advertising Week

Evento em Londres foi adiado para os dias 14, 15, 16 e 17 de setembro e o em Joanesburgo foi adiado sem novas datas.

É um evento imperdível para quem quer saber sobre o futuro da criação publicitária e do marketing. Oferece participação online, mediante uma taxa menor que a do ingresso.

Infelizmente, quem só pode participar online perde o networking, que é fantástico! É recomendado para profissionais de marketing e de indústrias criativas.

O evento acontece em diferentes países:

  • Cidade do México: 03 a 05 de março
  • Londres: 16 a 19 de março
  • Joanesburgo: 11 a 14 de maio
  • Tóquio: 26 a 28 de maio
  • Sydney: 24 a 27 de agosto
  • Nova York: 05 a 08 de outubro

19. Content Marketing World

Não foram anunciadas mudanças no evento ou em sua data.

Evento focado em criação de tecnologia para produção de conteúdo, com palestras sobre integração de ferramentas e medição de dados. É recomendado para profissionais que trabalham em empresas que criam ferramentas de marketing e desenvolvedores ou interessados no assunto.

  • Local: Cleveland, EUA
  • Data: 13 a 16 de outubro de 2020

20. Adobe Summit

O evento agora será completamente online.

Adobe Summit 2020 online
Fonte: Adobe Summit

O Adobe Summit é um evento completo, que consegue agradar diversos profissionais por conseguir promover o conhecimento por meio das palestras e dos laboratórios.

É recomendado para líderes, profissionais de marketing e tecnologia, empresários, desenvolvedores e donos de agências.

  • Local: Las Vegas, EUA
  • Data: 29 de março a 2 de abril de 2020

21. MozCon

Até então foi anunciado que o evento prosseguirá nas mesmas datas informadas anteriormente.

O MozCon não divide suas palestras em vários palcos, o que facilita para quem não quer perder nenhuma palestra.

Os temas giram em torno de Marketing de Conteúdo, SEO, user experience e social media. Os palestrantes são profissionais da própria Moz e convidados.

É recomendado para profissionais que desejam se aprofundar em técnicas de criação, análise e execução de estratégias de conteúdo.

  • Local: Seattle, EUA
  • Data: 6 a 8 de julho de 2020

22. MarTech

O evento foi cancelado e agora a empresa fara uma versão online e gratuita.

Martech 2020
Fonte: MarTech

Evento cujos temas são considerados mais “avançados”, abrangendo gestão, tecnologia e marketing. É recomendado para profissionais avançados de marketing, tecnologia ou gestão.

O evento acontece em diferentes cidades:

  • San José: 15 a 17 de abril
  • Boston: 06 a 08 de outubro

23. Facebook F8 Developer Conference

O evento também foi cancelado e mais atualizações sobre serão disponibilizadas no site.

Evento F8 cancelado
Fonte: F8

O evento aborda as atualizações da companhia e o futuro das redes sociais na interação entre humanos. É recomendado para desenvolvedores e profissionais de TI interessados em marketing.

  • Local: San José, EUA
  • Data: 5 e 6 de maio de 2020

Dicas para aproveitar melhor os eventos de marketing

Apesar de cada evento de marketing em 2020 ser único, algumas dicas podem ser úteis, de modo a evitar que imprevistos aconteçam na sua programação, prejudicando sua presença no evento.

Alguns imprevistos também podem prejudicar o aprendizado, a conexão com os palestrantes e os participantes, e até mesmo inviabilizar a ida ao evento.

Por isso, confira as nossas dicas:

  • organize um calendário com os eventos que são indispensáveis para você;
  • pesquise passagens e hospedagem com antecedência;
  • verifique o visto e o passaporte com pelo menos seis meses de antecedência;
  • compre os ingressos no primeiro lote;
  • verifique se haverá alimentação no local e se é permitido levar algo no bolso, como biscoito, água, entre outros;
  • verifique qual é o melhor meio de transporte;
  • confirme datas e horários de voos, ônibus, trens ou metrô, caso o evento seja em outra cidade.

As dicas acima vão ajudar você a se planejar para chegar com antecedência e aproveitar bastante o evento. Mas essas não são as únicas, afinal, você também precisa maximizar seu potencial de aprendizado. Por isso, também separamos algumas dicas para isso:

  • marque previamente as palestras que você quer assistir, para não perder nenhuma que seja importante para a sua área. Afinal, alguns eventos têm vários palcos abordando assuntos variados ao mesmo tempo;
  • se houver alimentação no local, escolha um horário mais tranquilo para passar menos tempo nas filas;
  • visto que palestrantes de renome costumam lotar as salas, chegue com bastante antecedência para assistir as palestras;
  • leve sempre uma garrafinha de água;
  • procure fazer contato com as pessoas que também estão participando e interesse-se verdadeiramente por elas;
  • se for ao evento em grupo, lembre-se de não ficar conversando somente com as pessoas que já conhece.

Os eventos de marketing de 2020 virão para fortalecer ainda mais o setor. E os do nosso país têm tudo para inserir o Brasil cada vez mais no cenário mundial, para que em breve sejamos vistos como uma potência no marketing e em assuntos relacionados.

Para ajudar na primeira dica que mencionamos aqui, sobre ter uma tabela com as datas dos eventos mais importantes para você, baixe nosso calendário com os principais eventos de marketing do primeiro semestre de 2020!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Posts Relacionados

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.