Google Instant Apps

O que é Google Instant Apps e como ele mudou a forma de armazenamento em Androids

Apresentada em 2016 pela Google, a ferramenta Google Instant Apps tem sido uma verdadeira facilitadora quando o assunto é acesso aos aplicativos para Android. Descubra mais sobre ela!

Se você ainda não conhece o Google Instant Apps, saiba que está perdendo uma boa oportunidade de aproveitar melhor os recursos dos aplicativos, sem prejudicar a memória do seu aparelho celular.

É difícil encontrar alguém que não tenha um problema com isso, certo? Começamos a baixar este e aquele app e, quando vemos, estamos com dificuldades no celular. Além da falta de espaço, não é raro o aparelho ficar mais lento, prejudicando outras funções.

O Google Instant Apps foi lançado em 2016, mas podemos dizer que 2018 foi um ano chave para a sua consolidação, principalmente em função da liberação do recurso para os jogos.

Confira nosso artigo! Vamos explicar como isso funciona, o que você precisa fazer e indicar também as vantagens para os desenvolvedores!

O que é Google Instant Apps?

O Google Instant Apps é uma solução tecnológica criada pelo Google para facilitar o acesso aos aplicativos disponíveis para o sistema Android.

Nesse primeiro momento, ao viabilizar a visualização instantânea dos apps, a ferramenta funciona como uma espécie de teste. O usuário tem como entender as principais funcionalidades antes de baixar o app.

Mas não se trata de uma versão “demo”. Ele consegue, via navegador, ter acesso às experiências oferecidas pelo aplicativo.

A proposta é que, a partir dessa possibilidade, os usuários possam aproveitar melhor os recursos, sem precisar fazer a instalação no celular.

Isso é possível porque os desenvolvedores podem disponibilizar, por exemplo, partes de seu app.

Por que o Google Instant Apps é importante?

Para se ter ideia da importância do Google Instant Apps, o seu lançamento é considerado um marco na evolução dos apps. E a resposta do público foi excelente: desde o lançamento da versão Beta, em 2016, o recurso já reúne mais de 500 milhões de usuários.

Essa informação foi divulgada pelo Google, que apresentou a novidade ao mercado em 2016 e tem liberado a opção do Instant Apps de forma gradativa nos países no qual atua. No Brasil, o recurso está disponível na Play Store desde 2017.

Entre os seus benefícios, destaca-se o fato de o usuário ter à disposição a velocidade de um app desenvolvido para web, mas com design e diversos outros recursos dos apps nativos.

Estamos falando de mais facilidades para o usuário, e da geração de novas oportunidades para as empresas, que podem desenvolver diversos tipos de soluções para os seus clientes.

Como funciona o recurso?

Entendido o conceito, vamos ver como é possível explorar os recursos dessa ferramenta.

Usuários

Primeiramente, é importante compreender a experiência do usuário.

O app instantâneo será iniciado apenas quando o internauta clicar para abri-lo. O serviço é gratuito e, se não quiser mais acessá-lo, basta alterar as configurações na loja.

Para fazer alterações, siga esses passos:

  1. abra o app Configurações no seu aparelho celular ou outro dispositivo;
  2. acesse o Google e, em seguida, o Instant Apps;
  3. mova o botão de opção para ativar ou desativar os apps instantâneos.

Detalhe: se a opção não aparecer, isso quer dizer que os apps ainda não estão disponíveis no seu aparelho.

Outra informação importante o usuário: o uso dos apps dependem da qualidade da sua conexão à internet, porque é preciso estar online para fazer uso do recurso (na maioria dos casos).

Desenvolvedores

No caso dos desenvolvedores, segundo informações divulgadas pelo Google, é importante lembrar que não se trata de um novo aplicativo. São usados os mesmos códigos-fonte para a versão instantânea.

A proposta é que seja um complemento para o aplicativo e não que haja uma substituição definitiva.

Não é obrigatório oferecer essa opção para o usuário, então, depende da decisão da empresa.

Assim que liberada a visualização do aplicativo via módulos, o processo geralmente leva um dia para ser implementado.

CONTEÚDOS RECOMENDADOS
👉 App Store Optimization: descubra como otimizar seu aplicativo para aparecer primeiro
👉 Conheça os 7 melhores aplicativos de vendas para impulsionar seu negócio
👉 Como fazer marketing de conteúdo para lançar um aplicativo

Quais as vantagens para o usuário?

Listamos a seguir algumas das principais vantagens do Google Instant Apps. Confira!

Liberação de espaço

A falta de espaço para armazenamento de dados é um dos pontos negativos dos aplicativos. Os usuários muitas vezes resistem a fazer a instalação porque não querem perder espaço nos seus dispositivos.

O desenvolvimento de serviços nas nuvens tem ajudado a melhorar essa questão, mas nem sempre é a melhor solução ter um app web.

Essa é uma das vantagens do Google Instant Apps. O usuário tem como aproveitar os recursos principais dos aplicativos sem fazer a instalação no aparelho.

Do ponto de vista dos desenvolvedores, a ferramenta também permite que a empresa direcione melhor os recursos para as necessidades específicas do seu cliente. Por exemplo, uma rede de fast food pode oferecer um instant app para quem faz uma busca de localização.

Assim, estamos falando não apenas de liberar mais espaço, mas de oferecer um produto mais customizado, que atenda às demandas do público.

Em termos de navegação, ela é similar à de uma página na web. Ou seja, ao fechar a janela, o usuário não está mais logado no app.

Uma dúvida recorrente é sobre o uso off-line. Tudo vai depender do tipo de funcionalidade oferecida. Mas sim, em alguns casos é possível usar o app mesmo sem estar conectado à internet.

Mais usuários

Com as facilidades oferecidas aos usuários, os desenvolvedores viram de imediato um aumento no número de adesões aos aplicativos.

Resultados divulgados pelo Google mostram que os resultados foram bastante positivos nessa frente.

Além da questão do armazenamento, importante para os usuários que têm dificuldades para fazer esse tipo de manutenção, tem pesado a possibilidade de se conhecer melhor os recursos antes da instalação.

Essa é uma situação bem comum: a pessoa fica sabendo de um aplicativo, gosta das funcionalidades, mas acaba não dando sequência à instalação.

Com a possibilidade de usar os recursos, pode embasar melhor a sua decisão de fazer o download.

Isso vale tanto para os aplicativos pagos, como para os gratuitos.

Mais facilidades

Nos materiais de divulgação do Google Instant Apps, um dos aspectos que têm sido destacados pelo Google é a oportunidade de se aproveitar melhor os recursos dos aplicativos.

O Vimeo, por exemplo, registrou um aumento de 130% na duração das sessões dos usuários depois da possibilidade de visualização instantânea.

Ainda no quesito facilidades, destaca-se a questão do compartilhamento. A pessoa consegue enviar um link e o acesso acontece pelo app, mesmo se a pessoa não tiver o aplicativo instalado no seu dispositivo.

Mais jogos à disposição

Para quem gosta de um jogo no celular, o Google Instant Apps é uma excelente opção.

O número de usuários que baixa jogos tem crescido bastante e, nesse caso, nada melhor do que conseguir fazer um teste antes, correto?

Visando a esse público, o Instant Gameplay tem aumentado o volume de games disponíveis nesse formato. A proposta é que o usuário, se achar que este é o caso, faça a instalação depois de experimentar os produtos.

Recursos customizados

O próprio Google tem defendido que o desenvolvimento dos apps instantâneos visa promover a difusão do uso de aplicativos, criando um ambiente mais propício para essas soluções.

Com a possibilidade de oferta dos apps por meio de módulos específicos, a proposta é oferecer o app certo, no melhor momento possível. Daí a necessidade de ter algo que possa ser acessado com facilidade pelo usuário.

Vislumbra-se, dessa forma, uma evolução para essa área, na qual poderemos ter à disposição milhares de aplicativos, mas sem o ônus de ter que guardá-los nos nossos dispositivos móveis.

E não estamos nos referindo apenas à questão do espaço de armazenamento, mas também a própria organização dos arquivos, que pode ficar complicada quando temos um alto número de opções.

Como será a evolução?

Lançado em 2016 em versão beta, o Google Instant Apps já evoluiu bastante nos últimos anos. Isso significa que o Google tem investido para promover os aprimoramentos necessários.

Um aspecto positivo tem sido a resposta dos usuários e, claro, dos desenvolvedores. Os testes da ferramenta foram feitos por empresas importantes e elas têm aprovado a experiência.

O NY Times Crossword, por exemplo, informou recentemente que incrementou em duas vezes o tempo da sessão após o lançamento da versão Instant App do aplicativo nativo.

Uma prova da importância que o Google tem conferido à ferramenta foi a inclusão, em março de 2018, da opção de jogos.

Foi anunciado, ainda, o aumento da capacidade de 4 Megas para 10 Megas para as versões do Google Instant Apps. Essa foi uma mudança importante, até para que os desenvolvedores consigam oferecer experiências mais completas para os usuários.

Gostou do artigo? Amplie seus conhecimentos sobre o Google mobile-first index: saiba tudo sobre a indexação do Google baseada em mobile.

O guia completo do Google Search Console

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo