Por Gabriel Camargo

Redator freelancer da Rock Content.

Publicado em 24 de setembro de 2019. | Atualizado em 20 de fevereiro de 2020


O gráfico interativo é uma forma muito eficiente de conseguir atrair a atenção do seu público em um cenário de ampla concorrência. Porém, é muito mais do que isso e pode fornecer mais do que leads, mas informações relevantes para continuar criando ações mais eficientes para impactar o seu público-alvo.

Com tanta competição e concorrência nos canais digitais pela atenção — e os recursos — dos consumidores, não basta criar um material rico e relevante para o cliente, é preciso fazer mais do que as outras empresas estão fazendo, ou seja, fazer diferente.

Por isso, conteúdos interativos, como um gráfico interativo, podem ser extremamente úteis para a sua marca.

Afinal, é fundamental acompanhar as tendências e novidades do Marketing Digital para oferecer conteúdos cada vez mais interessantes para quem acessa as suas páginas.

Se antes o Marketing de Conteúdo era considerado um diferencial competitivo, atualmente é preciso fazer mais para conseguir criar materiais relevantes e interessantes.

Que tal, então, entender um pouco mais sobre o que é um gráfico interativo, os seus benefícios para a sua marca, as formas de aplicar, exemplos de sucesso e, é claro, as ferramentas que podem facilitar a aplicação prática dessa estratégia.

A seguir, vamos abordar os seguintes tópicos:

Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

O que é um gráfico interativo?

Um gráfico interativo é uma forma de apresentar dados aos usuários que visitam uma página com animações e customizações, criando uma experiência única para quem deseja conferir certas informações.

Portanto, em vez de apenas apresentar um quadro fixo, é possível deixar que cada usuário personalize e interaja como desejar com a imagem.

Em um cenário cada vez mais disputado para conseguir prender a atenção do consumidor na mensagem que você está transmitindo, o gráfico interativo acaba se tornando uma forma eficiente de tornar a experiência mais satisfatória ao usuário. Afinal, você acaba não limitando as decisões e escolhas que cada um pode tomar.

Não importa qual seja o seu público-alvo ou até mesmo o segmento de atuação da sua empresa, oferecer conteúdos personalizados está deixando de ser uma tendência e passando a ser uma obrigação para qualquer negócio.

O gráfico interativo é, portanto, uma forma inovadora de apresentar dados e informações relevantes a sua persona.

Levando em consideração o conceito de Marketing de Conteúdo, a interatividade tornar o seu gráfico ainda mais eficiente. Afinal, o objetivo é oferecer materiais, de fato, úteis aos usuários, certo?

Porém, ao limitar as informações exibidas em um gráfico, será que aquela visão é realmente do interesse de quem está acessando a sua página?

Quais são as vantagens de apostar nessa estratégia?

Mas, na prática, por que você deve utilizar essa estratégia no seu planejamento de Marketing Digital?

Para que você não tenha dúvidas na importância de adicionar gráficos interativos ao seu portfólio quando o assunto é oferecer conteúdos relevantes, separamos os principais benefícios dessa estratégia.

Confira!

Aumento do número de cliques

Com os gráficos interativos, o principal benefício é, sem dúvidas, o aumento no número de cliques. Por quê? Como estudos mostram, 90% das informações enviadas ao cérebro são, de fato, visuais.

Ou seja, por mais que um conteúdo bem escrito seja eficiente para atrair um lead, o gráfico interativo potencializa a transmissão da sua mensagem.

Fortalece a sua mensagem ao leitor

Com tantos conteúdos disponíveis na internet, é fundamental passar credibilidade ao seu leitor. Que forma é melhor do que do utilizando dados para comprovar a sua teoria ou informação?

Dessa forma, o que você quer transmitir se torna muito mais crível, reforçando a autoridade da sua marca dentro do seu segmento de atuação.

Mais dados sobre seus leitores

Outro benefício da interatividade é justamente o número de informações que você consegue sobre os seus leitores. Afinal, cada interação representa uma intenção, ou seja, você pode descobrir quais são os principais interesses de cada usuário que visita o seu site e interage com o seu gráfico interativo.

Identifica mais necessidades

Como consequência, é possível identificar necessidades mais sensíveis para o seu negócio, entendendo melhor o que passa na cabeça de quem está visitando a sua página e, assim, nas próximas vezes você pode apresentar conteúdos ainda mais segmentados e de acordo com as interações que cada usuário teve em seu infográfico.

Quais são as formas de aplicar a interatividade nos gráficos?

Outra vantagem de utilizar os gráficos interativos nas suas páginas é a ampla possibilidade de aplicações. Dessa forma, você pode escolher o modelo que melhor se adéqua aos seus objetivos e aos interesses da sua persona, garantindo que a experiência realmente seja única para quem chegou ao seu blog ou site, por exemplo.

Assim, de forma eficiente, você transmite a sua mensagem com maior precisão do que palavras ou fotos estáticas. Gráficos em linhas, no formato de pizzas, utilizando ícones e imagens para ilustrar, enfim, as possibilidades são as mais variadas e podem se encaixar exatamente no que você procura.

Tudo depende de qual é a mensagem que você quer transmitir. Atualmente, uma tendência tem sido criar gráficos no formato de nuvem de palavras, o que pode ser útil para apresentar termos mais buscados sobre um determinado assunto, por exemplo.

A variedade é, portanto, outro benefício para quem quer utilizar os gráficos interativos.

Quais são os exemplos de sucesso com gráficos interativos?

Para se inspirar e criar gráficos interativos realmente interessantes para a sua persona, que tal conferir alguns exemplos bem-sucedidos dessa estratégia? Confira a nossa seleção!

Statcounter

Os mecanismos de busca já fazem parte da rotina de qualquer pessoa, certo? O Statcounter mostra exatamente como cada um dos concorrentes está se saindo.

O mais legal é que você pode visualizar o market share dividido por diversas maneiras, como país, dispositivos móveis, redefinir o período, enfim, qualquer customização que o usuário estiver interessado.

Gráfico Interativo

Transparência Global

Transparência é um dos tópicos mais comentados na internet e dentro da nossa sociedade e o site Transparency Internacional apresenta diversas possibilidades de customização para acompanhar o desempenho de qualquer país quando o assunto é justiça, corrupção ou política.

De forma interativa, é possível acompanhar os mais variados gráficos.

Exemplo de gráfico Interativo

Tráfego em Berlim

Já pensou em conseguir acompanhar todo o trânsito da sua cidade em tempo real? A VBB (órgão responsável por controlar todo o tráfego na cidade de Berlim) disponibiliza aos usuários todas as informações sobre trens, ônibus e metrô.

O usuário pode selecionar a região que quer observar, as linhas que quer acompanhar e personalizar da forma que desejar.

Gráfico Interativo

O vocabulário do Hip Hop

A música é, sem dúvidas, uma das indústrias que mais cresce atualmente, certo? O hip hop faz parte desse segmento.

Com uma cultura muito forte de competitividade em cada letra, um fã resolveu criar um vocabulário do Hip Hop, com um gráfico interativo apresentando as principais palavras utilizadas por músico, as palavras únicas utilizadas, enfim, inúmeras informações.

Gráfico Interativo do Rap

Causas do aquecimento global

A Bloomberg criou um gráfico interativo para aguçar a curiosidade dos seus leitores para que, por meio das interações com a peça, eles fiquem realmente curiosos para descobrir quais as verdadeiras causas do aquecimento global.

Gráfico Interativo

Quais ferramentas podem ser utilizadas para fazer esses gráficos?

Agora que você já sabe o que é e como um gráfico interativo pode ser extremamente útil para o seu plano de Marketing, que tal ficar por dentro das ferramentas que podem permitir a aplicação dessa estratégia nas suas páginas?

Separamos duas opções para você conseguir colocar em prática, confira as nossas dicas!

Ion

Utilizando a ferramenta ion, você conta com uma plataforma completa com conteúdo interativo nos mais diferentes formatos para criar experiências baseadas em dados e a melhor parte: sem a necessidade de precisar saber tudo sobre tecnologia ou contar com uma equipe de desenvolvedores.

Assim, como a sua equipe já definida de Marketing Digital, é possível oferecer uma experiência única aos visitantes das suas páginas, criando gráficos cada vez mais interessantes para os leitores, aumentando o seu brand awareness e, consequentemente, o engajamento em suas páginas.

Infogram

Oferecendo mais do que gráficos 2D, o Infogram também é outra opção excelente para quem procura uma forma de oferecer um conteúdo mais interessante aos seus leitores e visitantes.

Dos elementos mais simples de animação, como GIFs, até mapas interativos e tendências dessa estratégia, como a nuvem de palavras.

Com os mais diferentes planos e valores, o Infogram também oferece uma versão gratuita para quem está começando a conhecer e experimentar essa técnica.

Portanto, se você ainda não pode contar com uma equipe interna para desenvolver essas peças, mas ainda quer aumentar o tráfego nas suas páginas, por exemplo, esse é outra opção de ferramenta.

O gráfico interativo é uma solução extremamente eficiente para quem quer oferecer materiais cada vez mais interessantes para a sua persona, aumentando o engajamento e conseguindo ainda mais recursos para seguir aprimorando regularmente as suas estratégias. Se inspirando nos exemplos de sucesso e adaptando, é possível ter sucesso.

Mas não são apenas os gráficos interativos que podem enriquecer as suas campanhas e estratégias de Marketing Digital.

Ficou curioso e quer saber como criar conteúdos interativos para melhorar a performance do seu Marketing? Então preencha o nosso formulário e conheça a solução que a Rock Content tem para ajudar você!

Conteúdos InterativosPowered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *