Desde que se tem registro, o marketing é uma área em pleno desenvolvimento, deixando para trás quem não tem recursos ou habilidades para acompanhar suas mudanças.
Quando unimos essa natureza variável à velocidade em que as informações viajam pela internet, a necessidade de manter a evolução de suas estratégias se torna ainda mais evidente.
É comum, então, que determinados canais e ferramentas se tornem menos relevantes com o passar do tempo. Identificar em que momento isso acontece é o grande desafio dos estudiosos de marketing.
Nesse debate, há quem acredite que as landing pages, por exemplo, se tornaram obsoletas graças à facilidade com a qual o público acessa informações em redes sociais.
Bem, é verdade que, no modelo tradicional, essas páginas podem não ser tão efetivas na conversão de leads. Contudo, o recurso não chegou ao fim de sua relevância, mas sim a um momento em que precisa evoluir.
Como? Adicionando elementos de interatividade para enriquecer a experiência do visitante.
Quer saber mais sobre landing pages interativas? Neste texto vamos responder:
Qual é a importância de uma landing page em uma estratégia?
O Marketing de Conteúdo é uma ferramenta que vem democratizando a disputa por espaço na internet. Mais do que o orçamento investido em anúncios e links pagos, a abordagem valoriza a criação de conteúdos qualificados e adequados ao público-alvo, possibilitando sua atração e eventual conversão.
Um dos pilares essenciais nesse tipo de investida é o uso de técnicas relacionadas ao SEO. Como você já sabe, o algoritmo do Google atua no rankeamento das SERPs, priorizando páginas que apresentem elementos considerados de maior relevância para a experiência do público. Se bem-feita, uma estratégia nesse sentido pode levar a persona até a landing page.
Essas páginas são responsáveis por captar os dados de contato do visitante, geralmente em troca de algum tipo de material rico.
No entanto, ao contrário do que ocorria até algum tempo atrás, já não basta criar uma oferta de valor para o usuário e esperar que ele se convença dos benefícios. Isso porque o consumidor 4.0 é cada vez mais exigente.
Por isso, as landing pages seguem, sim, relevantes para converter visitantes em leads com grande potencial de qualificação.
Contudo, é preciso adotar técnicas que ajam de forma persuasiva, criando uma experiência excelente e transmitindo confiança em relação à marca. É aí que entram os conteúdos interativos.
Qual é o papel dos conteúdos interativos no crescimento da taxa de conversão?
No último tópico, citamos a crescente exigência do consumidor 4.0 como catalisador para a evolução das landing pages.
Isso passa diretamente pela tendência de interatividade, que é um elemento já considerado fundamental para a experiência de qualquer usuário da internet. Mais do que informar, agora é preciso dialogar.
Como todo marketing deve ser baseado no oferecimento da melhor experiência ao consumidor, não é difícil concluir que, se ele quer conteúdos interativos, você deve investir nesse sentido.
Mas não vamos ficar apenas em conclusões superficiais. Essas afirmações podem ser comprovadas por uma série de estudos focados na compreensão das preferências do público.
O Demand Metric Report, por exemplo, chegou à conclusão de que materiais com elementos que possibilitem a interação são eficientes na conversão de leads em aproximadamente 70% dos casos. Já os conteúdos passivos alcançam apenas 36%.
No mesmo estudo, profissionais de marketing indicam que consideram a educação do consumidor moderadamente ou muito efetiva em cerca de 93% dos casos em que usam conteúdos interativos, contra apenas 70% quando abrem mão do investimento em interatividade.
Ok, mas o que tudo isso tem a ver com suas landing pages?
Para compreender, imagine que você esteja realizando uma campanha eficiente de atração, seja ela paga, seja ela orgânica.
Observa que, embora levados até a página que você definiu, os visitantes saem de lá sem informar seus dados. Há algo de errado, concorda?
O motivo para essa divergência é, muitas vezes, a falta de riqueza e interatividade na landing page.
Mesmo que se interesse pelo material oferecido, o lead em potencial pode não reconhecer na sua marca a autoridade ou a credibilidade que tanto busca.
Afinal, em muitos casos ele já acessou diversas outras landing pages antes de chegar à sua, o que gera desinteresse. A solução para uma situação como essas? Você vai conferir no próximo tópico!
Você pode se interessar por esses outros conteúdosComo se destacar na internet: 7 passos essenciais para seguir!
Aumentar a taxa de conversão: 5 táticas para aplicar agora!
Entenda por que fazer conteúdos interativos para sua estratégia
Ebook interativo: como usar na estratégia de Marketing de Conteúdo
Como conteúdo interativo e SEO podem alavancar sua estratégia
Como utilizar landing pages interativas para potencializar suas conversões?
Finalmente chegamos ao mais importante: o que pode ser feito para acompanhar o movimento evolutivo das landing pages e utilizar a interatividade para aumentar a taxa de conversão?
Para desenvolver essa ideia, faça o exercício de pensar como sua persona. Se ela chega à página mas não é familiar à sua marca, o que pode ajudá-la no processo?
Uma prática interessante é deixar de lado a ideia de que a landing page deve ser extremamente simples, sem camadas que possibilitem o acesso a outras informações.
Incluir uma sessão de depoimentos de outros clientes, por exemplo, pode sanar dúvidas do visitante e, enfim, conquistar um pouco mais de sua confiança.
Além disso, busque suavizar o formulário disposto para a captação de dados, já que, como indicamos, os internautas já se mostram familiares ao modelo tradicional de landing page.
Adaptar suas perguntas em um formato de quiz, por exemplo, pode tornar a experiência mais leve e incentivar o visitante a preencher as informações que você quer.
Aliás, a grande vantagem de utilizar um quiz é que ele funciona em duas frentes. Além de gerar os dados necessários para transformar o visitante em lead, ele pode ser estruturado de modo a realmente testar o conhecimento dele sobre um assunto.
Trata-se de uma abordagem altamente engajadora e que, de quebra, permite que você tenha maior noção da etapa do funil em que o cliente se encontra. Se ele demonstra pouco discernimento sobre o tema, por exemplo, pode ser um excelente alvo de uma estratégia de nutrição personalizada.
Além de todos os benefícios trazidos por uma landing page interativa, sua implementação não é uma tarefa complicada.
Utilizando uma ferramenta especializada, como a plataforma ion, você ganha acesso a templates e diversos recursos de uso intuitivo, possibilitando a criação de seus primeiros materiais em menos de uma hora.
Investir em landing pages interativas é uma ação necessária para que seus esforços de Marketing Digital sigam as mais importantes tendências da área. O elemento da interatividade estimula o engajamento do visitante, além de facilitar o mapeamento da sua jornada e, naturalmente, elevar a taxa de conversões.
Quer saber como você pode criar uma estratégia interativa? Então confira tudo sobre a nossa mais nova ferramenta: ion interactive!
CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS
Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.
CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS
Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.