8 dicas para produzir o layout de email marketing perfeito

Layout de email marketing.

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Se você quer aumentar a visibilidade de sua empresa, não pode descartar o uso do email marketing. Email marketing? Ele não está ultrapassado?

A resposta é categórica: “não!”.

O email ainda é o meio mais utilizado para construir, manter e melhorar o relacionamento de empresas de sucesso com os seus clientes.

Entre as vantagens está o fato de ser a ferramenta de marketing digital de menor custo para a sua empresa — o que, em contrapartida, resulta em um maior retorno sobre o investimento (ROI).

No entanto, para você enviar emails de alta qualidade (ou seja, aqueles com maior taxa de ROI), precisa se atentar a 2 fatores: mensagem e design.

Lembre-se: o conteúdo do email é formado pelo conjunto entre mensagem e design.

Entretanto, apenas ter uma mensagem inteligente que siga os parâmetros acima não é suficiente para que o seu email seja eficiente. É imprescindível ter o mesmo cuidado com a forma de apresentação dessa mensagem, ou seja, com o design dela.

Neste post, separamos 7 dicas sobre as melhores práticas de layout de email marketing para o seu próximo correio eletrônico. Confira:

1. Busque imagens e animações que sejam leves

GIFs e imagens são bem-vindos ao seu email desde que contextualizadas. Eles aumentam o tempo de leitura e prendem a atenção dos leitores.

Um fator importante é que esses recursos multimídias sejam leves. Coloque-se no lugar do leitor: quanto mais rápido as imagens carregam, maior a chance de ler o conteúdo e de interagir com ele.

Além disso, quando você coloca uma imagem grande, aparece no email do usuário: “clique para abrir a imagem”. E pouquíssimos, de fato, clicam.

2. Use a paleta de cores da identidade visual da sua marca

A sua marca já tem uma identidade visual que foi estudada para transmitir os valores da sua empresa à sua persona. Por isso, todo e qualquer material que você produza deve respeitar essa identidade.

Ao escrever um email, não é diferente. Você precisa utilizar a paleta de cores da sua marca a fim de que, ao abrir o email, o seu cliente identifique imediatamente que se trata da sua empresa.

3. Apresente uma chamada para ação (CTA)

O objetivo das suas mensagens é fazer com que o leitor tenha algum tipo de reação ao conteúdo proposto.

Por isso, escolha o CTA mais adequado para o estágio do funil em que ele se encontre e use essa ferramenta para aumentar o engajamento dele com a sua empresa.

Utilize as cores da sua empresa, mas tenha em mente que esse é o momento de destacar o botão do CTA. Ele deve contrastar com as outras informações e chamar mais atenção do que qualquer outro elemento do texto.

4. Aumente o tamanho das fontes

A sua mensagem deve ser curta para que, de preferência, seu cliente não tenha que usar a barra de rolagem para terminar a leitura. E, como a maioria das pessoas abre o email por meio de dispositivos mobile, o seu espaço para escrever é menor ainda.

Ainda assim, procure colocar fontes maiores para que a mensagem seja exposta com maior clareza e nitidez. A tela do usuário já é pequena, facilite a vida dele.

5. Respeite os espaços em branco

Quando você produz conteúdo para o meio digital, algumas técnicas surtem efeitos mais positivos do que outras. Essas são chamadas de técnicas de escaneabilidade.

Uma excelente alternativa é o uso da técnica dos espaços em branco. Ela consiste em analisar visualmente o texto e promover espaços em branco entre as informações e os parágrafos de forma a despoluir o aspecto geral do email.

6. Produza conteúdo relevante no início do texto

O marketing de conteúdo trabalha essencialmente com a produção de materiais relevantes que chamem a atenção e eduquem a persona durante os diferentes estágios do funil de vendas.

Especificamente para o email marketing, é importante que você use a técnica de pirâmide invertida, colocando o conteúdo principal logo no início do email para que ele apareça no resumo, na caixa de entrada.

Isso aumenta a taxa de abertura de emails.

7. Insira links no local adequado do layout de email marketing

Insira links para que o usuário possa ser direcionado para outros conteúdos da sua empresa durante a leitura do email.

Concentre os links logo no início do texto porque, mesmo se o leitor não ler todo o conteúdo, ele já terá tido a oportunidade de clicar e ser redirecionado.

Quando criar o hiperlink, procure fazê-los com palavras de cauda longa, que são aquelas em que se tem mais de uma palavra. Nesse caso, é interessante utilizar algumas técnicas de SEO para escolhê-las.

8. Dicas extras

A premissa para a escrita de uma mensagem eficiente de email marketing é a mesma das outras peças de conteúdo:

8.1. Alinhe o email ao planejamento estratégico

Todas as peças de conteúdo produzida devem estar direcionadas para atingir as metas propostas no plano da campanha.

8.2. Siga o modelo mais adequado

No caso do email marketing, há 3 modelos básicos:

  • emails transacionais;
  • emails relacionais;
  • e emails promocionais.

8.3. Mantenha uma periodicidade

Contar ao público-alvo quais são os dias você posta no blog e envia emails e estabelecer uma rotina de postagens em redes sociais são atitudes que aumentam a confiabilidade na sua marca.

8.4. Tenha um título atraente

O título é a chamada para que o leitor se interesse pelo assunto e abra o seu email. Ele é o 1º contato daquele conteúdo com o público-alvo. Sendo assim, capriche na escolha e aumente a sua taxa de abertura!

8.5. Tome medidas cautelares anti-spam

Só envie emails para as pessoas que lhe forneceram o endereço, pois a compra de listas de emails é punida com a marcação de spam em suas mensagens. Você não quer isso, certo?

A mensagem de texto que você quer passar para o seu cliente tem que estar de acordo com a cena que o leitor, literalmente, vê. Essa cena é a união do texto com os demais elementos de design — como fonte, imagens e espaçamento.

Você gostou dessas dicas de layout de email marketing? Então continue em nosso blog, leia o post “5 dicas de otimização de email para dispositivos móveis” e incremente o seu email marketing.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.