Por Gabriel Camargo

Redator freelancer da Rock Content.

Publicado em 29 de outubro de 2019. | Atualizado em 29 de outubro de 2019


Nem sempre é fácil administrar corretamente todas as tarefas e atribuições dentro de uma organização, certo? Conhecer alguns livros para gestão da empresa pode fazer diferença para o surgimento de uma nova campanha, adoção de uma estratégia diferente ou a correção de algum erro que estava passando despercebido.

Dentro da realidade atual, marcada pela transformação digital e a globalização, um problema muito comum é o acúmulo de obrigações que, como consequência, resultam em falta de tempo para, por exemplo, planejamentos mais estratégicos.

Isso é muito comum para quem precisa lidar com tarefas administrativas de uma organização.

Não à toa, uma ação muito comum para quem ocupa esse tipo de cargo e precisa lidar com muitas responsabilidades é procurar por livros para a gestão da empresa.

Afinal, conhecer outras histórias, se aprofundar em novos conceitos e descobrir novas estratégias pode ser uma excelente maneira de gerar mais insights para administrar o seu negócio.

Para não deixar você na mão, resolvemos facilitar esse trabalho: pedimos sugestões de livros para gestão da empresa para 12 colaboradores aqui da Rock Content. Marketing, administração, TI, Vendas, enfim, os assuntos são os mais variados para ajudar você a desenvolver um trabalho cada vez melhor na sua empresa.

Continue a leitura e confira!

Quais os 12 melhores livros para otimizar a gestão da empresa?

Além dos nomes e de um breve resumo sobre o assunto do livro, destacamos as razões que cada colaborador deu para que você procure por esses títulos.

Algum deles, sem dúvidas, vai ajudar você a fazer um gerenciamento ainda melhor das diversas áreas da sua organização. Confira a lista para saber quais vão ser as suas próximas leituras!

1. Acredite, estou mentindo — Ryan Holiday

A troca de informações cada vez mais rápida e os diversos canais de comunicação servem para aproximar pessoas por todo o mundo, certo?

De acordo com o livro de Ryan Holiday, não é bem assim que funciona. O autor aborda um assunto em alta e fundamental para qualquer pessoa que trabalhe, por exemplo, com Marketing Digital: as fake news.

Acredite, Estou Mentindo

Por que ler esse conteúdo?

As notícias falsas — ou intencionalmente incompletas — não são obra do acaso e existe todo um processo que permite que elas se espalhem rapidamente entre as pessoas. Ao entender como os grandes canais de comunicação são influenciados e muitas vezes acabam sendo manipulados ao não resistirem à possibilidade de ganhar mais cliques.

2. Receita Previsível — Aaron Ross e Marylou Tyler

Aaron Ross e Marylou Tyler têm como principal objetivo nessa obra tirar qualquer gestor da sua área de conforto. O foco é mostrar como a postura atual da maioria das empresas acaba gerando resultados medíocres a longo prazo e, é claro, quais ações adotar para otimizar todo o processo de vendas com método e disciplina.

Por que ler esse conteúdo?

Essa é uma leitura importante para qualquer pessoa que administre algum tipo de negócio, de uma startup até um e-commerce maior.

Por tratar de Marketing, vendas e financeiro, ele é um livro completo para gestão de empresa. Os autores trazem uma forma de criar um sistema de vendas consistente, pois sem consistência não há previsibilidade.

Receita Previsível

3. Redes de Computadores — Andrew Tanenbaum

Quando falamos em tecnologia, os avanços são cada vez mais rápidos, certo? Para acompanhar essas mudanças, Andrew Tanenbaum atualizou o seu best-seller com uma versão que aborda o crescimento das redes sem fio e um capítulo inteiro sobre segurança dentro do mundo virtual, um tema cada vez mais importante nos dias de hoje.

Por que ler esse conteúdo?

Para quem trabalha na área de Tecnologia da Informação (TI), esse é um livro altamente recomendável. É uma obra completa sobre a área de redes de computadores. Ensina a modelagem de uma rede de dois computadores até uma rede uma grande rede envolvendo centenas de máquinas, sempre levando em conta as novas tecnologias.

4. Escute o que ela diz — Joanne Lipman

Todo profissional que se considera entusiasta na promoção da diversidade deveria ter o livro de Joanne Lipman. De maneira eficaz e amigável, o título alerta a existência de padrões de comportamento de homens e mulheres em relações individuais e interpessoais. Ideal para quem quer fortalecer a cultura organizacional da empresa baseada na igualdade.

Por que ler esse conteúdo?

Apesar de ser voltado para profissionais na área de Recursos Humanos, toda pessoa em posição de liderança deveria ler este livro. Ele aproxima de todos nós a capacidade de atuar com uma nova visão sobre a importância da diversidade nas empresas. Afinal, todos temos uma parcela de responsabilidade na construção de um ambiente menos desigual.

5. Mindset — Carol Dweck

A professora de psicologia na Universidade Stanford, Carol Dweck, especialista em sucesso e motivação, mostra como a atitude mental — mindset — em relação aos objetivos e metas estipulados interfere diretamente no sucesso para alcançá-los ou não, é o que vai definir o nosso comportamento em diferentes momentos e etapas das nossas vidas.

Mindset

Por que ler esse conteúdo?

Esse livro ajuda a entender como a mentalidade de crescimento pode ser desenvolvida e aplicada na rotina de profissionais de todas as áreas de atuação. Ou seja, como é possível alterar o mindset para conseguir explorar melhor o nosso potencial, uma recomendação excelente, por exemplo, para quem trabalho com Recursos Humanos.

6. A Startup Enxuta — Eric Ries

Focado em administração, o livro de Eric Ries fala sobre uma abordagem revolucionária para o trabalho de gestão, priorizando redução de custos e aumento da produtividade. A ideia é mostrar como é possível construir novos produtos, serviços e soluções sem desperdícios. Isso baseado em lições que o próprio autor aprendeu ao longo da carreira.

Por que ler esse conteúdo?

Diante das mudanças cada vez mais sensíveis e rápidas no mercado, esse livro é excelente para quem planeja abrir um negócio ou mesmo aprimorar o que já tem. Afinal, o autor trabalhou com startups e modelos ágeis no Vale do Silício em um momento que a inovação e a forma de lidar com modelos e metodologias “enxutas” era um diferencial.

A Startup Enxuta

7. Invisible Selling Machine — Ryan Deiss

Ideal para qualquer pessoa que tenha um negócio e precise atrair leads, o texto de Ryan Deiss fala sobre as mudanças e avanços que permitem, por exemplo, que você consiga fazer um trabalho mais eficiente de prospecção de clientes.

O foco do livro é mostrar quais são as principais vantagens do processo de automação do email marketing.

Por que ler esse conteúdo?

Esse título ensina a importância do email e da automação para o ganho de eficiência do time de Marketing.

Em uma época marcada pela forte concorrência e pela necessidade de otimizar a produtividade da sua equipe, conhecer mais sobre a automação de Marketing pode ser fundamental para, por exemplo, criar uma relação mais próxima com o consumidor.

Invisible Selling Machine

8. Tribal Leadership — Dave Logan, John King, and Halee Fischer-Wrigh

O livro, escrito por três autores — Dave Logan, John King, and Halee Fischer-Wrigh —, mostra como é possível maximizar o potencial da sua equipe com um trabalho de liderança eficiente.

O objetivo é tornar os líderes das empresas mais capazes de identificarem as características dos profissionais sob seu comando e, assim, ter um maior controle sobre toda a equipe em busca de um melhor desempenho.

Por que ler esse conteúdo?

Para quem precisa lidar com pessoas e gerir projetos, esse livro pode ser muito importante. Afinal, ajuda a administrar o cargo de liderança e gerir pessoas por meio da construção de confiança e do exemplo. Então, se você busca por alguns insights para conseguir comandar a sua equipe de maneira mais eficiente, esse livro é a pedida certa.

9 . 100 dias entre o Céu e Mar — Amyr Klink

O livro de Amyr Klink foge um pouco do padrão das sugestões até aqui, afinal, está longe de ser um título mais técnico e repleto de conceitos, mas sim sobre experiência de vida e planejamento. Baseado na sua viagem em que atravessou o Atlântico remando — a primeira pessoa a fazer isso —, pode oferecer vários insights sobre organização e gestão.

Por que ler esse conteúdo?

A viagem, que durou 100 dias, começou a ser planejada nos dois anos anteriores e exigiu muito estudo, já que qualquer erro poderia custar a vida dele. Então, ele lia o máximo que podia de relatos das tentativas anteriores e de pessoas que haviam realizado viagens pelo mesmo espaço. Excelente para aprender com experiências e desempenho no passado.

10. Why Simple Wins: Escape the Complexity Trap and Get to Work That Matters — Lisa Bodell

Numa época marcada por grandes soluções e conceitos, Lisa Bodell mostra nesse livro como é importante também procurar pelos caminhos mais simples para resolver os seus problemas. Processos muito complexos podem não ser tão eficientes quanto soluções mais simples, seja para atrair novos clientes, seja para corrigir alguma estratégia.

Por que ler esse conteúdo?

Esse livro é excelente para mostrar como as decisões mais simples podem ser a melhor resposta para muitos dos desafios que encontramos na vida pessoal e profissional. É, portanto, um excelente conteúdo para quem trabalha com gestão entender mais sobre produtividade e eficiência no processo de execução de projetos.

11. O Poder do Hábito — Charles Duhigg

O objetivo de Charles Duhigg nesse livro é mostrar como pequenas decisões durante a nossa rotina podem interferir de maneira sensível nos objetivos que você traçou no âmbito pessoal e profissional.

Para quem tem dificuldades em realizar tudo o que planeja, o livro pode ser muito útil para entender os seus hábitos e, quando necessário, transformá-los.

Por que ler esse conteúdo?

Esse livro explica a ciência por trás da formação de hábitos com argumentos científicos, porém, junto com isso, o autor dá exemplos de como isso funciona em nossas vidas e como algumas empresas utilizam isso em suas estratégias de Marketing. Nada mais importante do que compreender melhor o comportamento das pessoas atualmente, certo?

O Poder do Hábito

12. Sem Logo: A Tirania Das Marcas Em Um Planeta Vendido — Naomi Klein

Nesse livro, a jornalista Naomi Klein mostra uma visão que não estamos acostumados das grandes corporações do mercado. A partir da desconstrução do trabalho de publicidade e Marketing dessas empresas, a autora faz uma reflexão profunda sobre os efeitos negativos proporcionado por essa adoração às marcas, que influencia a cultura, o trabalho e as escolhas pessoais dos indivíduos.

Por que ler esse conteúdo?

Todas as dicas acima mostram técnicas e conceitos que podem ser aplicados na sua empresa e, assim, gerar resultados mais positivos, certo? Esse livro, porém, ajuda a pensar o Marketing de maneira mais social e como a sua empresa está impactando na vida dos consumidores, servindo como uma autocrítica para avaliar certas atitudes e posturas.

Certamente você conseguirá uma dica de livro valiosa dentro de nossa lista. Pode ser com a descoberta de uma estratégia que se encaixe no perfil do seu público-alvo ou mesmo um olhar diferente para o seu plano de Marketing, o importante é encontrar alguma forma de aprimorar o seu trabalho.

E, para que você tenha ainda mais controle sobre pontos estratégicos da sua empresa, baixe nossa central de ferramentas para gestão, marketing e vendas!

Central de ferramentas de marketing, vendas e gestãoPowered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *