Como Marketing de Conteúdo ajuda na prospecção ativa

Marketing de Conteúdo também é usado na prospecção ativa, porque sua missão é conduzir o potencial cliente ao momento da compra por meio de uma venda consultiva. Entenda um pouco mais como essa estratégia funciona para alcançar o público certo e vender mais.

Como Marketing de Conteúdo ajuda na prospecção ativa

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

O Marketing de Conteúdo é considerado como a estratégia mais consistente e efetiva para atrair clientes ideais e fidelizá-los, segundo a Content Trends 2019.

Ele é responsável por munir as pessoas de informações e esclarecer suas dúvidas, assim como mostrá-las de que forma o produto de uma empresa soluciona um problema, a maneira de utilizá-lo e como a empresa se comporta após a compra. 

Em outras palavras, o Marketing de Conteúdo orienta as pessoas em um caminho que vai desde a descoberta de um problema, o que ele é, como tratá-lo e sua solução, dando a elas conhecimento para que tenham condições de tomar suas decisões baseadas no que aprenderam.

A missão deste post é explicar como o Marketing de Conteúdo ajuda na prospecção ativa do seu negócio e como adotar essa metodologia que será um diferencial na performance de seus resultados.

Fique com a gente para descobrir!

O que é Marketing de Conteúdo

Uma maneira simples de entender esse conceito é: pense em uma mãe, que recebeu a notícia que seu filho está com o colesterol alto. A primeira reação dela após sair do consultório será buscar informações sobre o que é colesterol, como é o tratamento, se tem cura, quais os tipos de medicamentos e qual alimentação adotar a partir desse diagnóstico.

Uma clínica de nutrição pediátrica, pensando em todas as dores que essa mãe poderá ter, se antecipa em informar tudo que ela precisa saber sobre o assunto.

De que maneira? Por meio de textos escritos no seu blog, que respondem a cada uma das suas dúvidas — e ainda mais: esclarece as outras que ela ainda nem conhece.

Quanto mais informação relevante essa clínica oferecer em seu blog, mais tempo essa mãe passará em seu domínio, sanado suas dúvidas.

Dessa maneira ela passará de um post a outro sendo educada sobre a questão e começará a considerar o que fazer depois de tudo que aprendeu sobre colesterol alto.

Pensando que os posts têm uma jornada que o leitor percorre, facilmente essa mãe chegará ao fundo do funil onde já terá decidido por levar seu filho em uma clínica especializada em nutrição pediátrica.

Adivinha quem será uma escolha óbvia? A clínica que, em seu blog, respondeu todas as perguntas que estavam afligindo essa mãe.

É simples e custoso ao mesmo tempo, mas o retorno é memorável diante do baixo investimento que a estratégia de Marketing de Conteúdo oferece para as empresas que caem em suas graças.

Como funciona essa estratégia

Empresas de sucesso educam o mercado, criando autoridade, se transformando em referência e construindo relacionamentos mais sólidos com seus consumidores antes de vender.

Isso se dá por meio da estratégia Inbound, que tem em sua essência o que consiste em fazer com que sua audiência chegue até você pelo tráfego orgânico. 

Essa metodologia consiste em:

  • Atração: é atrair os visitantes com conteúdos que solucionem suas dúvidas e resolvam seus problemas.
  • Conversão: é transformar os visitantes em leads, fazendo com que eles se engajem com seus materiais e permaneçam mais tempo em seu site, assim a sua chance de vender para eles aumenta muito.
  • Venda: com o lead interessado na sua empresa, é possível prestar uma venda consultiva e ajudá-lo a enxergar um valor ainda maior no seu produto.
  • Encantamento:  essa é a melhor fase do processo, porque é aqui que é estabelecida a oportunidade de manter um relacionamento duradouro com seu já cliente. Seu relacionamento com este cliente não tem um fim efetivo. 

Quanto mais atenção você der a ele, dando a manutenção devida a venda, mais chances você terá de vender upsell e o transformar seu contrato em uma venda recorrente.

Essa estratégia é muito importante para aquelas empresas que buscam se estabelecer no mercado como autoridade e referência nos serviços prestados.

Quais são as vantagens de contratar Marketing de Conteúdo

Veja, a seguir, as principais vantagens para a contratação dessa metodologia.

Educar o mercado

Educar o mercado consiste em oferecer informações que expliquem como seu produto atende uma necessidade ou expectativa do seu prospect. Aqui é muito importante responder como seu produto sara suas dores e como ele é uma resposta para seus possíveis desdobramentos.

Gerar autoridade 

Quanto mais dúvidas você solucionar, mais sua credibilidade vai crescer para esse visitante que chegou até você com um problema buscando a solução no seu site. E você o ajudou.

Como passar do tempo, o Google vai entender que seu conteúdo realmente é relevante para o segmento que você atua e, assim, sua página vai sendo indexada e poderá aparecer nas primeiras posições de rankeamento.

Aumentar o tráfego do seu site

Desenvolver temas que sejam informativos e pertinentes para seu público é a melhor maneira de ser encontrado no Google.

Por isso, a importância de considerar sua persona. Quando você tem em mente quem é sua persona e como você pode ajudá-la, é inevitável que ela te encontre na internet.

Dessa maneira seu site terá um aumento na quantidade de acessos, isso porque ele realmente tratará questões importantes.

Gerar Brand Awareness

Brand Awareness é o reconhecimento da marca. Se trata de quanto o público reconhece e aceita os produtos que sua empresa oferece.

É uma métrica bem importante para se acompanhar, já que o Marketing de Conteúdo é a maior arma para fazer com que sua marca seja reconhecida. É usando essa tática que você pode dar o tom para sua comunicação e mostrar aos visitantes o que sua marca tem de melhor.

É nutrindo esse tipo de ação que é possível se mostrar ao mercado da maneira que realmente sua empresa é, sem depender antes da percepção das pessoas. Aqui é você que constrói uma compreensão e entendimento do que sua marca faz e é. 

Esses são apenas alguns dos inúmeros benefícios que o Marketing de Conteúdo pode render para sua empresa.

Mas como o Marketing de Conteúdo ajuda na prospecção ativa

É certo que o cerne desta estratégia é a produção de conteúdo totalmente voltada para atingir um determinado público-alvo — as personas.

No entanto, uma vez que os visitantes encontram seu site por causa de um problema que você pode ajudá-lo a resolver, por meio do produto que você está oferecendo, é possível prospectá-lo.

Geralmente, empresas que adotam o Marketing de Conteúdo como parte do seu Marketing Digital, oferecem um tipo de venda consultiva a seu prospect, em que os consultores têm a oportunidade de entender qual o problema que sua persona se encontra e oferecer a ela conhecimento e sugestões de como seu respectivo problema pode ser resolvido.

Logo após a venda ser efetivada, o relacionamento não pára por aí, como na maioria dos negócios fechados.

O cliente tem acessos também a conteúdos que vão ajudá-los no relacionamento com a empresa e fazer com que ele aprenda ainda mais sobre como se precaver de dores futuras.

Esse tipo de abordagem é cuidadoso e com o foco total no cliente.

Conheça 5 maneiras de atrair seu cliente para uma venda ativa

Produção e manutenção de conteúdo para o blog

Produzir e atualizar os conteúdos é muito importante para manter a confiabilidade da sua marca.

Produção de ebooks

São em trocas dos ebooks que sua empresa poderá pedir as informações que são necessárias para trabalhar a venda com essa persona.

Produção de Landing Pages para captura de leads

As Landing Pages são peças fundamentais para a captura dos visitantes e para a conversão deles em leads.

E-mail Marketing

Depois que o visitante se transformou em lead, dando as informações que você precisa para trabalhá-lo — como: nome, e-mail, telefone, empresa, número de funcionários e etc. —, é possível enviar e-mails oferecendo materiais, apresentando cases de sucesso e até mesmo vendendo sua empresa.

Qualificação de Leads

É quando seu cliente já está maduro o suficiente para adquirir seu produto. Ele já entendeu que sua empresa é a melhor solução e pede para conversar com um consultor, que vai conduzi-lo pelo processo de compras, fazendo uma venda ativa.

Por que escolher Marketing de Conteúdo

Qualquer estratégia digital é capaz de atrair clientes, mas atrair clientes ideais só o Marketing de Conteúdo pode fazer, porque somente ele é capaz de criar uma segmentação para educar seus clientes. 

O público muda a cada dia, as pessoas não querem só que digam a elas o que fazer. Elas querem se sentir autoras da resolução dos seus problemas.

Por isso é tão importante dar informações a elas que esclareçam o que está acontecendo, como o problema chegou até ali e quais suas possíveis soluções.

E a produção de conteúdo proporciona o que o cliente realmente quer: ser participante no processo da resolução do problema, não só levado com o vento.

Hoje os clientes estão buscando também notoriedade e, por isso, é interessante para eles terem interação e proximidade com a marca. O relacionamento é tão importante quanto a aquisição do produto.

E é nesse momento que o Marketing de Conteúdo fará a diferença na estratégia da sua marca: ele vai funcionar para aproximar e consolidar seu potencial cliente antes mesmo da compra acontecer.

Isso vai favorecer sua empresa tanto para sua visibilidade no presente quanto para que ela se torne sua principal fonte de renda no futuro. E o futuro está logo ali. 

E como esse tipo de estratégia leva um tempo para performar, quanto antes sua empresa começar, mais cedo seus resultados vão aparecer.

Um exemplo do sucesso dessa estratégia é a Rock Content que usou a produção de conteúdo rico, valioso e relevante para atrair clientes que precisavam de:

  • conquistar visibilidade na internet;
  • multiplicar seu tráfego orgânico;
  • ter relevância em seu segmento;
  • aumentar sua receita;
  • construir autoridade;
  • posicionar a empresa como referência;
  • aumentar a participação de mercado;
  • escalar as conversões;
  • aumentar o número de visitas no site com conteúdos de atração;
  • aumentar do número de leads convertidas em formulários.

Tudo usando nossa própria metodologia.

Com isso, em apenas 6 anos, conquistamos resultados incríveis para mais de 1500 clientes. A empresa cresceu de 3 a mais de 350 funcionários para atender a demanda e temos uma receita de milhões de reais em vendas recorrentes.

Converse com um especialista e tire suas dúvidas. Vamos explicar como Marketing de Conteúdo ajuda na prospecção ativa do seu negócio e, assim, construir uma estratégia sob medida de Marketing para sua empresa e fazer com que você alcance resultados tão bem sucedidos como esses.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.