9 vantagens em usar Marketing de Conteúdo na sua Instituição de Ensino

O marketing de conteúdo é uma estratégia com grande potencial para diversos setores. Para IES, ele pode fortalecer o relacionamento com os alunos e atrair potenciais alunos de uma forma orgânica. Entenda tudo sobre o assunto neste post!

Inbound Marketing para o setor Educacional

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Não é tarefa fácil para Instituições de ensino atrair, converter e reter alunos.

Estamos falando de um mercado muito competitivo, com um público altamente segmentado de acordo com determinadas áreas do conhecimento, nível técnico, poder de compra, limitações geográficas e muito mais.

Por isto, as IEs que querem ser a escolha número 1 para alunos têm que criar um diferencial. É aí que usar técnicas de Inbound Marketing, mais precisamente o Marketing de Conteúdo, podem te ajudar a sair na frente.

O grande diferencial do Marketing de Conteúdo é atingir as pessoas com problemas que sua Instituição de Ensino pode resolver.

Quando se anuncia na TV aberta, por exemplo, você está atingindo vários potenciais alunos, mas também um caminhão de pessoas que não tem o menor interesse em quem é você.

Cada pessoa que você atinge e que não tem interesse na sua IE é dinheiro investido em vão. E é aí que empresas que usam o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo se diferenciam.

Caso queira entender melhor como funciona o Marketing de Conteúdo, antes de descobrir como ele pode ajudar sua IE, vale a pena ler este artigo completo!

Mas afinal, como o Marketing de Conteúdo pode ser vantajoso para uma Instituição de Ensino?

1. Atingir a pessoa certa no momento certo

É a base de todo o conceito de Inbound Marketing e não deixa de ser verdade para IEs. Produzir conteúdos que geram valor irá atrair os potenciais alunos no momento perfeito: quando eles quiserem e precisarem!

Por não ser invasivo, o marketing de conteúdo garante que quem chegou até você se interessou pelo que você tem a dizer e está apto a estabelecer uma relação de confiança com sua empresa.

2. Posicionamento e visibilidade para sua marca

Cada conteúdo que você coloca online é como uma loja virtual que funciona 24 horas por dia, todos os dias. Através dele alunos acessam seu blog, conhecem mais sobre temas do interesse deles e acabam construindo uma relação com sua marca.

É assim que você transforma visitantes em leads e depois em oportunidades para seu time de vendas!

Em uma estratégia de conteúdo bem feita, em que seus posts ocupam lugares altos nas páginas de pesquisa do Google, sua marca estará sempre visível aos olhos dos seus potenciais alunos.

A medida que você escala sua produção de conteúdo, é cada vez mais provável que sua persona encontre você e entre no seu funil de marketing.

3. Credibilidade e confiança

É muito mais provável que você confie em alguém que prova estar do seu lado, te ajudando e mostrando caminhos. Uma relação consumidor—empresa funciona da mesma forma.

E isto é ainda mais visível quando falamos de instituições de ensino! Se um aluno já consulta seus materiais como fonte de estudo e sabe do seu interesse em criar conteúdo de valor, ele já possui uma relação de confiança e credibilidade com você.

Não preciso nem falar do valor disto no momento dele escolher seu futuro acadêmico, certo?

4. Equipe de vendas trabalhando em cima de oportunidades

Com a equipe de marketing funcionando para trazer pessoas que já demonstraram interesse em seus conteúdos e cursos, sua equipe de vendas tem mais tempo para converter oportunidades reais.

O último passo antes da matrícula nem sempre é fácil, e ter profissionais dedicando seu tempo nisto e não em prospecção de alunos desengajados ou fora do perfil da sua IE garante mais sucesso na hora de fechar vendas!

O trabalho é igualmente poupado no momento da renovação. A confiança construída pelos conteúdos de qualidade que você gerou pesam em seu favor no momento de estender o vínculo entre aluno e IE. Com renovações mais certeiras, sua equipe de vendas tem novamente trabalho reduzido, e pode gerar mais com menos.

5. Marketing 24 horas por dia, 7 dias por semana

Nada de pagar altos valores por alguns minutos de programação. Como dito anteriormente, um conteúdo que você coloca online estará sempre a disposição para pessoas que precisem.

É com o tempo que vemos a “mágica” do Marketing de Conteúdo funcionar. Um conteúdo que você escreveu a anos continua rendendo acessos e leads, à medida que pessoas continuam se interessando por ele e o encontrando nos resultados do Google!

Você vai aos poucos montar uma ferramenta de criação de oportunidades que funciona praticamente sozinha.

6. Melhora na taxa de conversão Leads em Alunos

Os leads que chegam organicamente tem mais chance de engajar com seu conteúdo e construir uma relação de confiança com sua marca.

Leads mais engajados e confiantes estão muito mais próximos de se matricular na sua IE, em vez de abandonarem a compra na metade. O marketing de conteúdo vai fazer sua taxa de conversão subir muito!

7. Fortalece a relação entre a IE e o Aluno

A sua relação com um possível aluno já começa com base em ensino. Eles recorrem a você como fonte de conhecimento antes mesmo de serem alunos da sua instituição.

Com a construção da confiança e credibilidade, você garante uma relação mais forte entre IE e aluno, facilitando no momento da matrícula e na retenção de estudantes.

8. Resultados mensuráveis

Outro pilar do Marketing de Conteúdo, a capacidade de mensurar resultados também é um grande diferencial para uma IE.

Ao identificar o que está dando certo e errado em sua estratégia, você pode tomar ações que você sabe que trarão mais resultados em termo de número de matrículas e retenção de alunos.

9. Aumento do ROI

O Retorno sobre Investimento (ROI) vai aumentar, visto que sua equipe conseguirá gerar mais resultados em termos de matrículas e retenção de alunos com menos recursos.

O Marketing de Conteúdo é um investimento relativamente barato e que traz ótimos resultados a longo prazo.

Vantagens não faltam para que você comece a usar o Inbound Marketing hoje mesmo! Mas nem sempre é fácil começar. Não adianta começar a escrever para seu blog e esperar gerar vendas milagrosas.

Marketing de Conteúdo requer um planejamento e documentação da sua estratégia, além de acompanhamento constante das suas principais métricas.

Pensando nisto, a Rock Content desenvolveu um ebook gratuito para te ajudar a entender como aplicar o Marketing de Conteúdo e o Inbound em sua Instituição de Ensino. Quer conferir? Baixe o material completo através deste link!

Marketing de Conteúdo e Inbound para o setor educacional

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.