Por Autor Convidado

pela Rock Content.

Publicado em 16 de fevereiro de 2019. | Atualizado em 5 de setembro de 2019


Entenda como tirar insights dos relatórios do Instagram para melhorar os resultados de sua estratégia.

Todos os profissionais e empreendedores que trabalham com o Instagram precisam saber que existem caminhos inteligentes para produzir conteúdo nessa rede social. O mais certeiro deles é entender as métricas dos relatórios do Instagram para usá-las a seu favor.

Quando você entende o que existe por trás de cada número e quais decisões deve tomar a partir daquela informação, seus esforços no Instagram passam a trazer melhores resultados.

Para te ajudar a entender esses dados e transformá-los em conteúdos e estratégias que seu público goste, que atraem mais seguidores e que aumentam as conversões, listamos aqui as principais métricas dos relatórios do Instagram e como você pode aplicar esse conhecimento.

Depois dessa leitura, seu olhar para os Relatórios do Instagram jamais será o mesmo!

O que são relatórios do Instagram

O relatório do Instagram é o conjunto de informações disponibilizadas nas contas Business (contas comerciais ou para empresas).

Ele pode ser facilmente acessado: basta ir à página do perfil, clicar no símbolo de configurações (as 3 linhas horizontais) que fica no canto superior à direita e, depois, clicar em “Informações”. A tela que aparece permite que você veja os seguintes dados:

Atividade: como seus seguidores e usuários do Instagram interagem com seu perfil.

Relatório Instagram Atividade

Conteúdo: como seus seguidores e usuários do Instagram interagem com seu conteúdo, o que inclui posts no feed, Stories, Lives e qualquer conteúdo que você patrocina.

Relatório Instagram Conteúdo

Público: quem são seus seguidores (informações do local onde vivem, idade e gênero) e quais são os horários em que estão ativos.

Relatório Instagram Público

Estes relatórios são fonte de muita informação útil.

Mas você já usa esses dados de maneira a maximizar seus resultados? É isso que vamos mostrar agora.

Métricas dos relatórios do Instagram para melhorar seus resultados

O Instagram traz mais de 20 métricas em seu relatório, mas antes de apresentá-las, vamos destacar o que são resultados no Instagram.

Resultados no Instagram vão variar de acordo com o objetivo da marca ao ter um perfil nessa rede social.

Alguns exemplos de objetivos comuns são:

  • aumento de autoridade sobre um assunto, mais comum entre marcas pessoais;
  • aumentar o conhecimento sobre a marca;
  • gerar tráfego para um blog ou site;
  • gerar leads;
  • gerar vendas pelo Instagram.

Assim, cada um desses objetivos terão diferentes resultados esperados, que vão se relacionar com determinadas métricas:

  • aumento de autoridade: número de seguidores, número de interações (taxa de engajamento) e perguntas realizadas;
  • aumentar o conhecimento sobre a marca: número de seguidores, número de menções do perfil;
  • gerar tráfego para um blog ou site: cliques nos links, taxa de engajamento nas publicações referentes a novo conteúdo postado;
  • gerar leads: número de seguidores, número de formulários preenchidos vindos do Instagram;
  • gerar vendas pelo Instagram: cliques nas tags do Instagram Shopping, número de acesso a links nos Stories, número de acessos nas páginas de compra via Instagram.

Portanto, os resultados ideais mudam porque os objetivos de cada negócio é diferente.

Ao conhecer esse guia de métricas e seus usos, tenha sempre em mente quais são os resultados que você espera. Desse modo, fica mais fácil alcançá-los e entender quais são as métricas-chave para acompanhar.

Dito isso, vamos às métricas!

Para facilitar a compreensão, separamos elas em 3 grandes grupos: Atividade, Conteúdo e Público, e acrescentamos em cada métrica um “como usar a informação” para que você coloque esse conhecimento em prática.

CONTEÚDOS RECOMENDADOS

👉 [Ebook gratuito]: Marketing no Instagram

👉 Tamanho de imagens no Instagram: tudo que você precisa saber

👉 Instagram Ads: aprenda como anunciar no Instagram e conquiste resultados incríveis

Métricas dos relatórios do Instagram sobre Atividade

As métricas sobre atividade são aquelas que dizem como as pessoas, seguidores ou não, interagem com todos os elementos do seu perfil.

Estamos falando das seguintes métricas:

  • Seguidores: o total de seguidores que você tem, número disponível na página do perfil;
  • Interações: o total de ações executadas no perfil;
  • Visitas ao perfil: número de pessoas que viram a página do seu perfil;
  • Cliques no site: número de cliques feitos no link na bio;
  • E-mail/Ligar: número de cliques em Ligar ou em E-mail, caso você tenha ativado estas opções em seu perfil;
  • Alcance: alcance geral de tudo o que você publicou em uma semana e representa o número total de pessoas que viram pelo menos uma das suas publicações;
  • Impressões: impressões gerais de tudo o que você publicou em uma semana e representa o número total de vezes que as pessoas viram suas publicações. Isso significa contar que se uma pessoa viu 5 vezes seu post, você tem 5 impressões;

Como usar a informação sobre Atividade

Métricas de Atividade são muito importantes para quem tem objetivos do tipo gerar leads e visitas no site.

É por meio desses dados que você entenderá se seu perfil como um todo (o que inclui feed, biografia e call-to -actions) estão atrativos e trazendo clareza sobre o que seu negócio entrega.

Nesse cenário, as métricas de atividade devem ser usadas para que você tome as seguintes ações:

  • alterar a biografia do seu Instagram. Pode ser que ela precise explicar melhor o que seu negócio faz e como obter seu serviço;
  • passar a usar ou melhorar seus call-to-actions nos Stories, nos posts no feed e na bio;
  • usar hashtags, geolocalização e incentivar que seu perfil seja mencionado por parceiros no Instagram aumenta a visibilidade do seu conteúdo e vai trazer mais pessoas para seu perfil; 
  • colocar todas as informações possíveis no perfil como e-mail, número para ligações e localização da empresa;

O ideal é que você tome nota dos números, faça as alterações necessárias e compare os relatórios do Instagram a uma frequência semanal.

Métricas dos relatórios do Instagram sobre Conteúdo

Neste grupo estão as métricas mais importantes do Instagram!

Se seu conteúdo não aparece para um bom número de pessoas, pode ter certeza que você não atingirá nenhum dos seus objetivos.

Portanto, é muito importante ficar de olho nelas e usá-las para avaliar se o que posta está de acordo com o que seu público gosta.

Vale lembrar que as métricas de conteúdo são disponibilizadas individualmente para cada tipo publicação, seja um post no feed, seja um Story, seja uma live.

As métricas de conteúdo são:

  • Alcance: o número total de pessoas que viram a publicação;
  • Impressões: o número total de vezes que as pessoas viram a publicação;
  • Compartilhamentos: a soma do número de envios do seu conteúdo por mensagem direta e de envios para os Stories (repostagem).

Como usar a informação sobre Conteúdo

Você precisa avaliar e ser muito sincero para entender se você está focando na persona certa e produzindo o ideal para essa pessoa.

Se não houver compartilhamentos, pode ser que seu conteúdo não seja relevante. Por isso, se esforce em produzir informação de valor para sua audiência que seja tão boa que ela possa enviá-lo a mais pessoas.

Outra informação nos relatórios do Instagram que merecem atenção é sobre o alcance e as impressões. Se você tem um número x de seguidores e menos de 10% vê as suas publicações, é muito importante postar em horários estratégicos.

Métricas exclusivas das publicações no feed

  • Curtidas: o número de curtidas por publicação;
  • Salvamentos: o número de salvamento que foram feitos, o que para publicações no feed significa clicar no símbolo de bandeirinha que fica no lado direito abaixo da foto;
  • Engajamento: o total de interações de uma publicação, o que para posts no feed inclui a soma de curtidas, comentários e salvamentos;
  • Visualizações: métrica de vídeos no feed que mostra por quantas pessoas o vídeo foi visto;
  • Comentários: o número de comentários por publicação, incluindo os que foram feitos por você;

Como usar a informação sobre Conteúdo para publicações no feed

As métricas das publicações no feed dizem muito sobre como está seu engajamento no Instagram.

E ele não é uma métrica de vaidade: sem as valiosas interações, seu conteúdo aparece para um número menor de pessoas. Isso diminui as chances de alcançar os resultados pelos quais trabalha.

E como o que garante o engajamento é a qualidade do conteúdo, você deve usar estas métricas dos relatórios do Instagram para melhorar as suas postagens e dar ao público aquilo que interessa e ele. Assim, você gera engajamento, que dá mais visibilidade e a possibilidade de ainda mais interações.

Que tipo de postagem gerou mais compartilhamentos? O que as publicações com mais comentários têm em comum? É o tipo de imagem, a legenda, o horário de postagem ou um tema específico?

Avalie os melhores números em cada postagem para essas métricas e veja qual é o ingrediente desse sucesso. O que as “top publicações” têm em comum?

Assim, você pode criar uma boa estratégia de conteúdo para Stories e para as publicações do feed que amplie seu alcance.

Outro ponto que você entende com as métricas de conteúdo no feed é se seus seguidores são realmente segmentados.

Só faz sentido conquistar seguidores se eles são o seu público ideal. Sem esse alinhamento é impossível conseguir novos leads qualificados e novos clientes pelo Instagram.

Métricas exclusivas dos Instagram Stories

  • respostas: o número de respostas para determinada foto ou vídeo de acordo com o que você colocou (caixa de perguntas ou enquete);
  • ações após terem visto os Stories;
  • clicou no link no Story (utilizou o “arrasta para cima”);
  • visitas no perfil;
  • clicou em Como Chegar;
  • clicou em Ligar;
  • clicou em E-mail;
  • clicou no link na bio;
  • enviou mensagem.

Como usar a informação sobre Conteúdo dos stories

Verifique se a sua estratégia para Instagram Stories está alinhada com o tipo de conteúdo ideal para esse canal.

Se as pessoas estão saindo dos seus Stories, temos um sinal de alerta! Significa que seus Stories não geram interesse ou que demoram a desenvolver o assunto dentro dos 15 segundos.

Por isso, é essencial criar sequências de Stories que geram interesse para os usuários e que jamais sejam chatos a ponto de alguém te silenciar.

E, para aumentar as ações depois que o usuário visualiza seus Stories, o que de fato são os resultados, é bem importante criar call-to-actions muito claros e se mostrar disponível para contato.

Métricas exclusivas de promoção de conteúdo

Além das métricas normais disponíveis para um conteúdo no feed e nos Stories, a promoção de conteúdo vai trazer um relatório com uma métrica extra:

  • cliques: número de cliques no link, seja dos Stories (disponível mesmo para quem ainda não tem 10.000 seguidores) ou no próprio post no feed, links exclusivos para quem anuncia.

Mas lembre-se que para um relatório completo é preciso acessar a ferramenta do Facebook para Empresas, na qual os anúncios são configurados. Além de maiores insights sobre o alcance, apenas por lá é possível verificar os custos da campanha.

Como usar a informação sobre Conteúdo patrocinado

Você deve usá-las para avaliar se o objetivo principal do anúncio está sendo atendido. Muitas vezes, um bom alcance e muito engajamento não geram as conversões que você espera.

Portanto, procure melhorar e acompanhar cada promoção de conteúdo em 2 sentidos:

  • se há uma boa taxa de cliques, caso tenha colocado um link ao anunciar;
  • se o público realmente está bem definido.

Métricas exclusivas das lives

  • Número de pessoas assistindo a live: mostra o número de espectadores em tempo real;
  • Número total de pessoas que viram a live: todas as pessoas que chegaram na live em algum momento da transmissão.

Como usar a informação sobre Conteúdo exclusiva das lives

As informações da live mostram se você a divulgou bem, se está conseguindo ser direto e interessante ao produzir o conteúdo ao vivo e se a fez em um horário no qual seus seguidores costumam estar online.

Mas lembre-se: os dados da live só ficam disponíveis enquanto ela está no ar. Portanto, dê um print na tela para ter essa informação documentada.

Métricas exclusivas do IGTV

Visualizações: número de pessoas que viu o vídeo, pelo menos alguns segundos;

Comentários: número de comentários realizados, incluídos os que foram feitos por você;

Curtidas: número de curtidas que o vídeo recebeu;

Retenção de audiência: média percentual de tempo do vídeo assistido.

Como usar a informação sobre Conteúdo no IGTV

O IGTV é uma ferramenta que ainda não se popularizou, mas tem um enorme potencial de crescimento e uso para os próximos anos.

As métricas para este recurso do Instagram são úteis para te dizer se vale a pena você investir nesse canal. Vale observar se aquele conteúdo gerou valor ao seu público a partir dos comentários e qual foi a média de tempo visto.

É mais importante você pensar em quanto foi o retorno desse conteúdo em leads do que se orientar apenas pelas visualizações, que ainda são poucas no IGTV.

Métricas dos relatórios do Instagram sobre Público

Estas métricas te ajudam a entender quem é seu público.

Aqui, é importante que você também avalie se está fazendo conteúdo para a persona certa. Você atinge as pessoas do local, da faixa etária e do sexo para qual seu produto é pensado?

As métricas de público, sempre mostradas por percentual de grupo, são:

  • Principais localizações: as 5 cidades e os 5 países de onde a maioria dos seus seguidores é;
  • Faixa etária: a idade, por faixa etária, em que seus seguidores estão;
  • Gênero: de qual sexo, masculino ou feminino, seus seguidores são;
  • Seguidores: os horários e os dias da semana nos quais a maioria dos seus seguidores fica ativo no Instagram.

Como usar essa informação sobre Público

Estas informações são úteis para você produzir conteúdo de interesse para quem te segue, fazer promoções especiais, falar de eventos locais e ainda para entender se seu conteúdo está atraindo quem você realmente pretende conquistar.

Caso não haja alinhamento entre o público ideal e o público que te segue, vale pensar em estratégias para conquistar os seguidores certos, como fazer uso de plataformas para crescimento e gestão de Instagram.

Outra ideia é encontrar um influenciador que converse com um nicho no qual seu público ideal se encaixe. Assim, você aumenta a visibilidade do seu perfil para seguidores com potencial de serem clientes.

Infográfico sobre Influenciadores Digitais

Como utilizar as métricas dos relatórios do Instagram hoje

Pode parecer que são muitos números para entender, mas a verdade é que eles são úteis se você estiver disposto a alinhar público e conteúdo com o que sua marca oferece.

Para colocar esses insights dos relatórios do Instagram em prática ainda hoje, comece focando pelo número que está pior. Pode ser seu número de seguidores, as visualizações no perfil, o engajamento no feed ou até a visualização nos Stories.

Escolha por onde começará seu trabalho, crie conteúdos que realmente representem o que seu público quer e observe a uma frequência semanal. E lembre-se: use todas as variáveis como o tipo de conteúdo, hashtags, melhores horários para postar, dentre outras que citamos.

A partir daí, vai ficar fácil fazer essa leitura das métricas dos relatórios do Instagram e transformar esses dados em sucesso para sua marca!

Para seguir estudando sobre o assunto, veja nosso guia com as melhores estratégias de marketing no Instagram Stories.

Instagram Stories Ebook

Guest post produzido pelo Bume, plataforma de gestão e crescimento de Instagram.

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *