Como criar um perfil no Twitter para sua empresa

página inicial do twitter

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

O serviço de microblog é famoso pelo seu limite de 140 caracteres por postagem, mas não se deixe enganar: isso não é um indicativo de que essa rede é limitada.

O site funciona com um serviço de blog, assim como o Tumblr, mas com um limite para cada mensagem. Justamente por isto, o Twitter se adapta impressionantemente bem aos dispositivos móveis (como tablets e smartphones). Para se ter uma ideia, 80% do tráfego do site vem deles.

Apesar de ter poucos usuários na rede, aqueles que estão presentes na rede são muito ativos. Em outras palavras, os usuários do Twitter produzem e consomem uma quantidade muito grande de conteúdo.

Ou seja, usar o Twitter para uma estratégia de Marketing de Conteúdo é bem interessante, afinal, o conteúdo é muito importante para os seus usuários, basta ter tempo e paciência para ler tudo.

Além disso, por ser uma rede bem simples, o relacionamento com os seus fãs é facilitado: apenas aqueles que tem real interesse no seu conteúdo vão te seguir e interagir com eles fica mais fácil.

Alguns dados importantes sobre o Twitter:

  • Possui 255 milhões de usuários e a tendência no Brasil é que esse número continue crescendo.
  • Mais popular entre pessoas com 18 a 29 anos
  • Mais popular entre pessoas com maior renda

Ou seja: o Twitter é muito interessante se seu público alvo se encaixar nessa características. A rede é uma das melhores para difundir conteúdo facilmente e criar engajamento com seus seguidores.

Os 140 caracteres podem parecer limitantes, mas eles são o que mantêm a rede dinâmica e sempre atualizada. Invista no Twitter!

Dicas para um perfil perfeito para sua empresa

Seu nome

Há três coisas importantes a serem consideradas quando você estiver escolhendo um nome para sua conta no Twitter:

  • Seu nome deve ser relevante
  • Seu nome deve ser curto
  • Seu nome deve ser único

Use o nome da sua empresa. Se ele não estiver disponível por algum motivo, use algo similar.

Manter seu nome único e curto é importante para que seu perfil seja mais facilmente encontrado nas buscas (se muitas empresas tiverem um nome similar ao seu, seu perfil ficará perdido no meio deles). Além disso, um nome curto facilita que seu conteúdo se encaixe na marca de 140 caracteres.

Foto de perfil

Sua foto de perfil é outra parte importante do seu perfil. Coloque uma foto que seus amigos e fãs vão reconhecer facilmente. Aqui, o ideal é uma logo ou uma imagem com o nome da sua empresa. Sua foto de perfil deve ser uma imagem que seus fãs vejam e saibam rapidamente que se trata da sua empresa.

Foto de capa

A foto de capa é uma imagem maior que é posicionada atrás da sua foto de perfil (muito parecido com o design do perfil do Facebook). Em muitos perfis o espaço é utilizado com imagens da natureza, cenários, ilustrações, etc.  

Mas como seu perfil busca divulgar a sua marca utilize esse espaço como mais uma oportunidade de mostrar quem você é como empresa, divulgar serviços, produtos ou informações adicionais.

Tamanho de imagem nas redes sociais

Background

O Background do Twitter oferece muito espaço livre, que também pode ser usado para fortalecer a sua marca. Você pode criar um design único que mostra o que sua empresa conquistou, sua logo, seu site, seus serviços, etc. O que colocar é escolha sua, mas foque-se em fortalecer ainda mais a imagem da sua empresa.

Bio

Como já falamos antes aqui no blog, a bio é uma parte extremamente importante de qualquer rede social. No Twitter, você tem 160 caracteres para explicar o que você e sua empresa fazem.

É importante adicionar palavras-chave para que seu perfil seja facilmente encontrado nas ferramentas de busca. Isso te ajuda a ganhar mais seguidores e potenciais clientes. Não esqueça também de colocar seu site ou outros links importantes na sua bio.

Planeje seu conteúdo

Apesar do Twitter ser uma rede social dinâmica e que permite uma maior informalidade em seus posts, não se esqueça que você ainda está divulgando sua marca e uma postura profissional deve ser adotada.

Assim como nas outras Redes Sociais, planeje o que será postado no Twitter e qual tom de voz será utilizado nos tweets. Como explicamos em outro post, seu tom de voz é essencial para que você saiba qual linguagem utilizar com seu público. No Twitter não é diferente. Adeque a linguagem e o conteúdo dos seus posts ao perfil das pessoas que te seguem.

primeiros passos no marketing digital

Checklist do Twitter

Use essa checklist como forma de organizar tudo que você já adicionou ao seu perfil.


twitter2
twitter

 Conclusão

Como você pode notar, é possível seguir essas dicas e ainda fazer um perfil simples e objetivo. Não se desanime! O Twitter é uma rede incrível para experimentação. Teste sempre o que funciona para você e sua empresa e o sucesso do seu perfil virá como consequência.

Agora que você já sabe como usar o Twitter, podem ter surgido algumas dúvidas de como usar mais a rede social ou sobre qual rede social escolher para você. Se esse é o seu caso baixe agora nosso guia completo de marketing no Twitter!

número de caracteres do twitter
Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Posts Relacionados

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.