Por Autor Convidado

pela Rock Content.

Publicado em 20 de maio de 2019. | Atualizado em 14 de junho de 2019


O Marketing Industrial é uma estratégia que pode trazer excelentes resultados para o mercado B2B. Mas para isso é necessário fazer um bom planejamento que sirva de guia para a empresa. Afinal, com objetivos claros é mais fácil definir em quais ações investir.

De forma objetiva, o Marketing Industrial se caracteriza pelo relacionamento entre empresas, também conhecido como Marketing B2B (Business to Business).

A grande diferença desse tipo de marketing para o tradicional é que ele se destina a empresas e organizações, não ao consumidor final.

Por ser um conjunto de estratégias voltada para um segmento específico, o Marketing Industrial exige planejamento para ser aplicado de forma eficiente. Isso porque o objetivo dele é promover produtos ou serviços e aumentar as transações entre empresas.

Para se ter uma ideia, só em 2018 as vendas entre empresas movimentaram mais de 2 trilhões de reais, de acordo com a B2BOL (Business-to-Business Online).

Assim, o Marketing Industrial se mostra uma excelente alternativa para impulsionar o mercado B2B.

Porém, vale ressaltar que sem um planejamento estratégico de Marketing Industrial, é muito mais difícil alcançar os resultados. É por meio do planejamento que se pode traçar tanto as melhores estratégias quanto definir os objetivos a serem alcançados.

Pensando nisso, preparamos um passo a passo que vai te ajudar a fazer um planejamento estratégico para aplicar o Marketing Industrial no seu negócio.

Vantagens do Planejamento de Marketing Industrial

O setor industrial e as transações B2B são famosas por suas complexidades, que envolvem, além de muito dinheiro, mais exigências de compra.

E é nesse ponto que o Marketing Industrial entra, atraindo o público e facilitando o processo.

Como vimos, o planejamento estratégico é fundamental por permitir traçar exatamente o que se deseja e como alcançar.

Dessa maneira, além de garantir que os resultados serão alcançados, o planejamento também tem outras 3 vantagens que se destacam.

1. Atingir melhor o público-alvo

Uma das grandes vantagens do planejamento estratégico é a definição do público-alvo. Isso garante que os esforços de Marketing Industrial da empresa serão direcionados exatamente para quem ela deseja atingir.

Além disso, nesse planejamento é possível segmentar o público de acordo com os produtos ou serviços que serão oferecidos.

2. Analisar os resultados

Outra grande vantagem é que o planejamento estratégico permite o acompanhamento das ações e análises dos resultados. Pois, como todas as atividades e objetivos são descritos nesse planejamento, fica mais fácil acompanhar os resultados.

Sendo assim, ainda é possível fazer alterações caso os resultados não estejam como esperado.

3. Aumentar os lucros

O tão esperado aumento dos lucros é mais uma vantagem do planejamento estratégico de Marketing Industrial. Isso porque, ao traçar ações certeiras e objetivos claros será muito mais fácil ter bons resultados.

E, como vimos, o mercado B2B tem um grande potencial econômico a ser explorado, basta investir nas estratégias corretas.

Passo a passo para fazer um planejamento de Marketing Industrial

1. Defina os objetivos

Pode parecer redundante, porém, o passo número 1 do planejamento de Marketing Industrial é definir os objetivos. Coloque de forma clara o que sua indústria quer atingir e em quanto tempo.

Considere a linha de produção de um carro. Se o objetivo final de montar o automóvel não for estabelecido, será impossível definir a ordem de colocação de cada peça.

Da mesma forma é o planejamento de marketing. Sem saber o que se deseja será impossível traçar como alcançar.

2. Estude o mercado e o público-alvo

Uma vez que os objetivos foram estabelecidos é hora de analisar o mercado com a concorrência e também o público-alvo. Isso porque é impossível ser competitivo ou eficiente sem saber com quem se está concorrendo.

Voltando ao exemplo do carro, será impossível desenvolver um que atenda seu público e supere a concorrência (em preço e qualidade), sem conhecer os carros das outras empresas.

3. Escolha as melhores ações de Marketing Industrial

Existem diversas ações de Marketing Industrial que podem ser aplicadas em sua empresa. Porém, é no planejamento estratégico que de acordo com os objetivos será possível definir as ações que os alcancem.

As ações devem ser voltadas para aumentar o alcance de seu produto ou serviço. Por isso, considerando o mercado industrial, é interessante considerar alguns pontos para as ações:

Canais de divulgação

Pensando na divulgação, há um leque de possibilidades que podem ajudar sua indústria. Com a popularização da internet, surgiram novas formas e canais de divulgação para produtos e serviços.

Além da divulgação nas redes sociais, é possível investir em campanhas pagas no Google Ads para atingir o público-alvo.

Ter um site também pode ser uma efetiva ação de divulgação, passando credibilidade para os potenciais clientes.

Existe ainda a possibilidade de atingir seu público em qualquer lugar com as mídias OOH (out of home).

A ideia dessas mídias é evidenciar seus produtos ou serviços para o público-alvo nos espaços públicos ou privados por meio de painéis digitais.

Canais de Compra e Venda

Além da divulgação em canais, outra ação que pode ser considerada para a estratégia de marketing industrial é utilizar canais de compra e venda.

Isso porque a presença em um marketplace Brasil  serve tanto para fazer mais pessoas conhecerem o produto quanto efetivar compras ou vendas.

Dessa forma, vale pesquisar os marketplaces, grupos e outros canais que tenham essa finalidade para avaliar se a ação deve ser realizada.

Produção de Conteúdo

Outra ação que pode gerar excelentes resultados e merece marcar presença no planejamento estratégico de Marketing Industrial é a produção de conteúdos.

A estratégia conhecida como Marketing de Conteúdo busca engajar o público com criação de conteúdos relevantes e de valor. Isso pode ser feito nas redes sociais, em um blog, com vídeos e outros materiais.

Para ser mais efetivo ainda, uma dica interessante é unir duas estratégias: Marketing de Conteúdo e o Inbound Marketing. Dessa forma, além de engajar será possível educar o público e aumentar o número de clientes.

Ainda mais considerando a complexidade das transações B2B, que serão mais facilmente resolvidas com conteúdos informativos e educacionais.

Assim, o público estará mais consciente sobre o produto ou serviço e suas características.

4. Coloque tudo em prática

Depois de dar os passos acima é hora do mais importante: colocar em prática. Um planejamento estratégico de Marketing Industrial só faz sentido quando é executado.

Por isso, é tão importante definir os objetivos e traçar detalhadamente as ações para conseguir realizá-las da melhor forma. Um ponto importante a considerar é que para isso deve-se ter uma equipe capacitada.

Porque o fundamental é produzir campanhas, materiais e conteúdos bem-feitos, que causem boa impressão no público. Para tanto, vale recorrer a cursos, materiais e dicas que vão capacitar a equipe responsável pelo Marketing B2B.

5. Acompanhe os resultados

Chegamos a um ponto crucial do planejamento estratégico de Marketing Industrial: o monitoramento dos resultados.

Sem esse acompanhamento será impossível avaliar se as estratégias estão sendo bem-sucedidas ou se necessitam de alterações.

Isso porque é necessário ter em mente que um planejamento não é estático, ele vai direcionar. Então, não fique tão preso a ele, caso alguma ação não esteja apresentando os resultados esperados, faça as alterações necessárias.

Para esse acompanhamento é interessante utilizar as KPI (Key Performance Indicator), os conhecidos Indicadores de Desempenho. Utilizando essas métricas será possível avaliar com mais precisão a evolução das ações.

Aproveite as oportunidades B2B com o Marketing Industrial

O mercado B2B é rico em desafios e oportunidades. Essa riqueza se reflete inclusive na movimentação econômica do setor, que como vimos movimentou mais de 2 trilhões de reais no ano passado.

São os avanços tecnológicos, relacionados a digitalização de processos, Indústria 4.0, a IoT Industrial e a inteligência artificial, que impulsionam as mudanças e o crescimento do setor. Dessa forma, há um cenário de muito potencial que precisa ser explorado pelas empresas que atuam nesse mercado.

Como vimos, o Marketing Industrial se mostra uma excelente estratégia para se sobressair no mercado B2B. Isso porque ele possibilita aumentar a visibilidade de seus produtos e serviços, assim como aumentar as vendas.

Então, é hora de aproveitar as oportunidades de crescimento no mercado B2B fazendo um planejamento de Marketing Industrial. Seguindo o passo a passo que mostramos será muito mais fácil traçar as diretrizes para o crescimento do seu negócio.

Conteúdo produzido por Claudia Ferreira, do Soluções Industriais.

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *