Como a tecnologia vem revolucionando o setor de eventos

Organizar eventos corporativos pode ser a estratégia de marketing que sua empresa precisa. Saiba como a tecnologia em eventos pode ajudar a deixar essa tarefa mais facilitada e efetiva para o seu negócio.

Como a tecnologia vem revolucionando o setor de eventos

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Você deve estar se perguntando: qual a vantagem em organizar eventos na minha empresa? Não dá trabalho?

Atualmente, a gestão de eventos corporativos vem se mostrando mais facilitada graças à transformação digital. E seus resultados, cada vez mais satisfatórios. Isso porque o evento corporativo ajuda a marca a se sobressair para potenciais clientes.

Tudo isso é importante para um mercado que vem sendo cada vez mais competitivo. Só em 2018, o investimento em startups cresceu 51% no país, segundo a Associação Latino-Americana de Private Equity e Venture Capital

Com tantas empresas oferecendo diversos serviços ao cliente, é preciso ter uma estratégia eficiente para se destacar nessa multidão de produtos e serviços.

Por isso, diversas empresas de pequeno a grande porte vêm apostando na produção de eventos próprios para alavancar a divulgação e o engajamento da marca. Isso pode ter ajudado a fazer com que o mercado de eventos crescesse 14% ao ano, segundo a revista Exame.

Mas, como produzir o evento perfeito e atrativo ao cliente de maneira facilitada? Hoje, vamos falar sobre tecnologia em eventos e como esse recurso vem facilitando a gestão de eventos corporativos como um todo.  

1.  Adeus, planilhas

Você ainda conta com planilhas para organizar custos e tarefas entre a sua equipe? Pois o setor de eventos já está deixando esse velho hábito para trás. Isso porque organizar eventos exige disciplina, boa comunicação e capacidade de lidar bem com imprevistos e com uma série de dados.

Portanto, tudo o que vem para facilitar o trabalho do organizador, para que ele tenha o mínimo de preocupações possível, é muito bem-vindo. 

As planilhas podem ser engessadas, pouco funcionais e complexas — especialmente se você estiver lidando com um grande volume de dados e precisar lidar com funcionalidades além daquelas mais básicas.

Atualmente, é possível integrar todas as informações necessárias ao planejamento de eventos em um único software, que permite o acesso de onde estiver por meio do armazenamento na nuvem, diferentemente das planilhas.

Basta ter acesso à internet para que você e sua equipe possam conferir análises de CRM, budget, contato de palestrantes e fornecedores etc. Além disso, esses softwares costumam ter a interface clean, o que permite o seu uso quase intuitivo, eliminando de vez toda a complexidade das planilhas. 

2. Organize tarefas entre fornecedores com a nuvem

Você já usa sites de organização de tarefas como o Trello, Todoist ou Evernote? Pois saiba que é possível usá-los também para organizar eventos. Para o organizador de eventos, essas ferramentas online são interessantes para organizar demandas por grupos de profissionais ou empresas contratantes. 

Sites como esses funcionam como um quadro de tarefas, em que é possível criar diferentes projetos ou processos (que são separados por cartões) e, a partir deles, controlá-los de ponta a ponta, desde o briefing até o processo de aprovação. 

É possível, ainda, adicionar membros da equipe para controlar a execução e fazer o acompanhamento de cada uma das atividades. Veja como fica mais fácil organizar essas informações com o auxílio da tecnologia!

3. Divulgar, divulgar, divulgar: invista no Marketing de Conteúdo!

Lembre-se que uma das cartadas geniais para organizar eventos é saber que eles podem funcionar como um grande reforço de marca da sua empresa no mercado. Algumas startups, inclusive, já contam com seus próprios setores de eventos e live marketing, voltados para a gestão dessa estratégia.

Mas, para que seu evento alcance os objetivos da sua empresa, você precisa contar com o empurrãozinho do Marketing de Conteúdo.

Produza conteúdos sobre o evento no blog de sua empresa e nas redes sociais. Não deixe de disparar email marketing semanalmente para a sua base de leads, divulgando novidades sobre o evento como palestrantes, lotes de ingressos, sorteios e promoções — investir nelas é sempre importante! Pense em assuntos atrativos para colocar no email, fazendo com que seu conteúdo seja irresistível e altamente clicável.

Além disso, é uma boa ideia enviar emails de Save the date, lembretes por SMS sobre o evento e confirmação de RSVP — respondé si vou plait — personalizados para cada convidado. Mas lembre-se que tudo isso deve estar alinhado com as personas da sua empresa. 

Um bom Marketing Digital pode ser o que você precisa para fazer com que seu evento não saia da cabeça do cliente.

Você também pode se interessar por este conteúdo!
Field marketing: o que é e como funciona essa estratégia?

4. Tecnologia em eventos: QR Codes e Pulseiras NFC

Você sabia que o credenciamento é uma das maiores preocupações de quem organiza eventos? É nessa hora que podem acontecer imprevistos — especialmente se o credenciamento ainda é feito no papel, dependendo muito do trabalho humano.

Se o número de participantes for alto e o acesso ao evento for diferenciado por grupos, a dificuldade de organização é ainda maior.

Porém, a tecnologia em eventos é capaz de reverter esse problema. Isso porque evita as temidas filas, especialmente pelo uso do QR Code, que já vem sendo popularizado em feiras corporativas e festivais de música. 

A leitura de QR Codes, enviados com antecedência para o smartphone dos participantes agiliza bastante o acesso, por exemplo.  A partir do mesmo QR Code, ainda é possível obter todos os dados do participante que sua empresa pode precisar, como nome completo, telefone e email. 

Mas não é só o QR Code que vem revolucionando o acesso a eventos. Você sabia que aquelas pulseiras de acesso podem ter muitas utilidades além da identificação e controle de acesso do convidado? 

As pulseiras que contém a tecnologia NFC (Near Field Communication) possuem um chip que funciona via sinais de radiofrequência. A pulseira de cada convidado conta com um código que varia de pessoa para pessoa.

Com a tecnologia NFC, basta que a pessoa aproxime sua pulseira de um leitor, e então seu nome é rapidamente localizado, bem como demais dados que possam ser pertinentes para a organização do evento.

É o que acontece nos casos de consumo, já que o convidado tem muito mais praticidade ao consumir produtos nos bares e restaurantes do evento, eliminando de vez a ficha de papel.

Essas pulseiras já são usadas em grandes festivais que são referência no mundo todo, como o Rock In Rio, SXSW, o Coachella e o Tomorrowland.

Que tal aplicá-la também ao seu evento?

5. Aplicativo para eventos e engajamento

Muitas empresas que organizam seus próprios eventos preferem contar com um aplicativo próprio e personalizado para uso do participante. O app para eventos oferece informações que importam ao convidado, como reserva em hotéis, guia de restaurantes, acesso ao evento (via QR Code ou pulseira NFC) e agenda com as atividades que ele participará.

Além disso, os aplicativos oferecem um espaço para que o patrocinador do evento divulgue anúncios e, ainda, um feed onde participantes podem compartilhar conteúdos — que vão para as suas redes sociais — e ainda estabelecer contato com outros participantes.

Apps para eventos ainda mais avançados oferecem também gamificação, que é importante para ajudar o participante a engajar com seu evento. Essa estratégia utiliza conceitos, teoria e mecânicas de jogos digitais para engajar ou influenciar o comportamento dos participantes. 

Para eventos de médio a grande porte, os apps personalizados para o seu evento são uma saída interessante. Empresas de software para eventos costumam oferecer esse serviço junto a outras funcionalidades que ajudam — e muito — a vida de um organizador de eventos.

6. Realidade virtual — e acessível

A Realidade  Virtual (Virtual Reality — VR) é a grande estrela dos eventos atualmente, especialmente daqueles voltados para tecnologia e experiência do cliente.

Mas antes de falar sobre o uso de VR em eventos, é preciso esclarecer esse conceito, já que muitos ainda confundem a Realidade Virtual (Virtual Reality – VR) com a Realidade Aumentada (Augmented Reality – AR)

  • Realidade virtual: a experiência com o VR leva o usuário a um ambiente 3D. Os óculos de realidade aumentada, como o Google Glass, são os exemplos mais populares desse recurso.
  • Realidade aumentada: a realidade aumentada traz o mundo virtual para o real. É a partir dela que funciona os apps de jogos como o Pokémon Go, ou aplicativos nos quais o usuário tira uma foto do produto e recebe várias informações sobre ele. 

Essas tecnologias são capazes de oferecer uma experiência única ao participante, especialmente porque podem dar um “gostinho” da sua marca ou produto a um potencial cliente. Os setores automobilístico, de robótica e inovação já aproveitam — e muito — desse recurso. Que tal começar a investir nele também?

Hoje já existem empresas que oferecem serviços de VR e AR a um custo mais acessível, fazendo com que essas tecnologias saiam dos filmes de ficção científica e ajudem a alavancar as vendas da sua empresa, graças à produção de eventos corporativos

Agora que você já sabe como a tecnologia vem facilitando a produção de eventos, que tal começar a usar essa estratégia para alavancar a visibilidade da sua empresa?

A gestão de eventos parece complexa, mas com a ajuda de soluções tecnológicas acessíveis e de última geração, já é possível deixar o profissional cuidar da parte estratégica da organização de eventos, enquanto a tecnologia lida com melindres de dados, acesso ao evento, marketing e outros. 

Para ajudar você nessa tarefa, faça o download gratuito do Ebook 8 ferramentas indispensáveis para um organizador de eventos. 

Conteúdo produzido por InEvent.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.