Velocidade do site: saiba como testar e verificar se o carregamento está adequado

A velocidade do site é um fator importante em uma estratégia de SEO, pois impacta os resultados de pesquisa no Google. Veja o que fazer para medir a velocidade da página e garantir um bom desempenho.

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

A velocidade do site é um dos fatores que interferem no posicionamento da página nos motores de busca. Por ser algo tão importante para a estratégia de SEO, é preciso acompanhar de perto todas as variáveis que podem alterar esse valor, como o tamanho das imagens e os arquivos carregados enquanto o usuário acessa o site.

Outro fator que impacta a velocidade de carregamento da página é a forma como o site foi desenvolvido, ou seja, a falta de otimização nos códigos. Por isso, é importante utilizar ferramentas de desenvolvimento que tenham a preocupação de garantir uma resposta rápida ao usuário como o WordPress.

Para que você saiba como garantir um bom desempenho, acompanhe neste post os seguintes tópicos:

  • Por que a velocidade do site é importante?
  • O que interfere na velocidade do site?
  • Quais as ferramentas utilizadas para medir a velocidade do site?
  • Como aumentar a velocidade do site?

Quer ter um site otimizado? Vamos lá!

Por que a velocidade do site é importante?

Conforme o levantamento feito na pesquisa Google/SOASTA Research, 2017, o tempo de carregamento ideal para uma página é de até 3s. Nesse cenário, o índice de bounce rate, que é a taxa de rejeição da página pelo usuário, corresponde a 32%. Já se o tempo variar entre 1s e 10s, a chance de que ele desista da espera passa para 123%.

Uma taxa de abandono elevada pode comprometer toda uma estratégia de marketing digital e prejudicar os negócios. Em uma loja virtual, por exemplo, esses indicadores podem representar prejuízos financeiros, pois cada usuário que desiste de esperar a página carregar pode ser um comprador a menos na loja.

O que interfere na velocidade do site?

Quando um usuário digita uma URL em qualquer dispositivo, é feita uma requisição no servidor para que aquela página seja carregada. Nesse momento, todos os arquivos HTML, JavaScript, CSS e imagens necessárias para a exibição do conteúdo são enviados do servidor de origem para o dispositivo de acesso.

Quanto maiores forem esses arquivos e imagens, maior será o tempo necessário para que a página seja completamente carregada no dispositivo de acesso. Por isso, é importante medir a performance do site para identificar quais pontos necessitam de mais atenção.

Os códigos mal feitos também são um problema para o carregamento das páginas. Um exemplo são as tags sem o fechamento adequado ou a abertura de diversas conexões para o acesso ao banco de dados em uma única seção ou, ainda, o carregamento de informações desnecessárias. Todos esses fatores ajudam a diminuir a performance do site e a prejudicar o rankeamento no Google.

LEIA TAMBÉM
Aprenda a instalar WordPress para criar o site ou blog da sua empresa
 Como fazer meu site WordPress aparecer no Google? Descubra em 8 passos
 Crie um blog para o seu negócio usando o Stage

Quais as ferramentas utilizadas para medir a velocidade do site?

Existem várias ferramentas na internet que ajudam a testar a velocidade de carregamento da página. Em cada uma delas, basta informar a URL da página correspondente e obter um relatório completo com o tempo gasto e os principais problemas encontrados. Entre as informações apresentadas, é possível conferir:

  • tempo até que a página seja completamente carregada;
  • análise das requisições feitas durante o carregamento;
  • o que pode ser feito para melhorar;
  • o que já está feito de forma correta.

O resultado da análise de velocidade contribui para a resolução dos problemas encontrados. Confira, a seguir, algumas das principais ferramentas para monitorar a velocidade do site.

Page Speed Insight

O Page Speed Insight é uma ferramenta desenvolvida pelo Google e oferece a avaliação para o site em dispositivo mobile e desktop. O resultado da análise de velocidade varia de 0 a 100, com três classificações por cores:

  • vermelho: lento e com pontuação de 0 a 49;
  • amarelo: médio e os pontos entre 50 e 89;
  • verde: rápido e com pontuação entre 90 e 100.

A ferramenta mostra os problemas encontrados na avaliação e sugere práticas para resolver cada um. Além disso, mostra em quais critérios o site foi bem avaliado.

Pingdom Website Speed Test

O Pingdom permite avaliar a performance da página a partir de diferentes localizações espalhadas pelo mundo. O resultado mostra a pontuação sobre a performance, o tamanho da página, o tempo para carregar e a quantidade de requisições efetuadas.

O relatório também apresenta quais foram os response codes encontrados durante a avaliação, ou seja, são os códigos de status HTTP que ocorrem no servidor. Dessa forma, é fácil identificar, por exemplo, erros de redirecionamentos, requisições que apresentaram erro de servidor etc.

GTmetrix

O GTmetrix é uma excelente ferramenta e traz uma série de avaliações detalhadas sobre a performance da página. Ela faz uma dupla avaliação da velocidade: uma com os critérios utilizados pela PageSpeed Insight, do Google, e a outra com base no YSlow, que usa critérios definidos pelo Yahoo.

A página de resultados traz o detalhamento de cada critério, além da pontuação e a indicação de ações necessárias para resolver o problema. Há ainda a versão paga da ferramenta, que oferece ainda mais recursos, como a monitoração de várias URLs e muito mais.

WebPagetest

Outra ferramenta completa é a WebPagetest. O resultado da análise é bem detalhado e apresenta a contagem do tempo desde o carregamento do primeiro byte até que a página esteja completa. A avaliação mostra a performance de cada requisição e apresenta até qual foi o consumo de CPU para executar cada requisição.

Web Page Analyzer

A ferramenta Web Page Analyzer apresenta uma avaliação de todas as requisições feitas pela página, bem como o tempo de download para cada tipo de opol00bjeto carregado. Na análise, oferece as recomendações necessárias para garantir a otimização do site.

WebSite Speed Test

O WebSite Speed Test oferece a possibilidade de simular o acesso à página em diferentes localizações. Na avaliação de performance, é possível analisar o desempenho a partir de diferentes locais; já na análise de velocidade, o relatório é mais detalhado e apresenta o total de requisições efetuadas e avaliação de cada uma delas.

GeekFlare

A ferramenta GeekFlare oferece a possibilidade de análise de desktop e dispositivo mobile. O relatório gerado apresenta o tempo que a página levou para ser carregada e quanto tempo levou até carregar o primeiro byte, além de apresentar prints de tela em diversos momentos do carregamento.

O relatório é bem detalhado e, além de detalhar a análise feita, traz sugestões de melhorias. No relatório de auditoria, por exemplo, a ferramenta mostra se o site utiliza alguma biblioteca JavaScript desatualizada e o grau de risco que isso representa. Dessa forma, é possível avaliar a vulnerabilidade na página.

GiftOfSpeed

O GiftOfSpeed oferece a possibilidade de avaliar o site em diferentes localidades e apresenta a pontuação correspondente a cada uma. O relatório traz informações sobre os maiores tempos gastos com requisições internas e externas, o que permite uma boa avaliação, principalmente sobre as solicitações em outros servidores.

BatchSpeed

A ferramenta BatchSpeed faz uma avaliação de velocidade tanto para dispositivos mobile quanto para desktop. A vantagem dessa ferramenta é a análise de todas as URLs existentes a partir da URL informada. Dessa forma, pode-se obter uma boa avaliação de performance de todo o site e conferir as sugestões apontadas para cada uma delas.

Dareboost

O Dareboost permite a simulação de carregamento do site a partir de diferentes localizações. O relatório apresentado é bem detalhado e traz análises sobre cada requisição efetuada pela página, em que é possível observar quais são mais demoradas.

As sugestões apresentadas contam com exemplos, além de apontar problemas como duplicidade de código em arquivos de estilo (CSS) e mostrar as tags HTML em que os elementos não estejam preenchidos da maneira correta.

Como aumentar a velocidade do site?

Todas as ferramentas apresentadas no tópico anterior oferecem uma série de sugestões de boas práticas que são utilizadas para garantir a boa performance do site. Entretanto, elas devem ser observadas sempreque um site for criado, ou seja, de maneira preventiva. Confira algumas práticas para garantir um carregamento rápido da página:

  • faça a otimização das imagens que serão utilizadas no site; existem diversos plugins para WordPress que ajudam nessa tarefa;
  • utilize CSS para criar botões e efeitos decorativos em vez de utilizar imagens, pois os arquivos de folha de estilo são menores e mais fáceis de personalizar;
  • utilize ferramentas para compressão de arquivos JavaScript, CSS, HTML e imagens para reduzir o tamanho e ganhar velocidade;
  • evite o uso de redirecionamento de páginas e garanta que todos os arquivos necessários estejam no local indicado para evitar erros de arquivos não encontrados;
  • confira o código para garantir que as tags estejam completas e fechadas corretamente, além de verificar se não há espaços em branco e textos ocultos.

Analisar a velocidade do site é essencial para identificar e corrigir diferentes fatores que impactam a performance e o rankeamento. Para isso, utilize as diversas ferramentas disponíveis na internet e pratique as boas práticas durante o desenvolvimento e a manutenção de sites.

Gostou do nosso conteúdo sobre performance? Então, confira neste post como identificar e resolver um problema no certificado de segurança do site!

Conheça nossas soluções em hospedagem!

Preencha o formulário abaixo e agende uma consultoria gratuita com nossos especialistas!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.