Por Ivan de Souza

Analista de Marketing na Rock Content.

Publicado em 20 de setembro de 2018. | Atualizado em 7 de junho de 2019


O Web Design é uma área focada no desenvolvimento de interfaces digitais, como layout de sites e aplicativos para a web. Para isso, os web designers criam as páginas usando linguagens de marcação como, por exemplo, o HTML.

Alguma vez você já esteve navegando por um site, mas se sentiu tentado a sair porque o layout não lhe agradava, assim como a tipografia e a forma como o conteúdo era distribuído?

E quanto aos sites lentos que não carregam no seu celular ou tablet justo nos momentos em que você precisa acessar rapidamente o conteúdo?

Tudo isso faz com que a experiência dos visitantes de um site seja muito ruim, e a consequência disso é a queda da conversão na jornada de compra desses visitantes em clientes. Para que isso não ocorra com o site da sua empresa, é preciso ter um Web Design de qualidade.

E, para entender esse conceito, além das vantagens de se investir no design de um site e como identificar o perfil de um bom Web Designer, continue lendo este post até o final!

O que é Web Design?

O Web Design envolve trabalhos ligados à layout e design de páginas online assim como produção de conteúdos, embora costume ser mais aplicado à criação de sites. Neste caso, os web designers criam as páginas usando linguagens de marcação como, por exemplo, o HTML.

Por outro lado, a parte visual dos sites fica a cargo do CSS, termo usado para estilizar elementos escritos em HTML. Por isso, é comum que Web Designers usem ambos na construção de um site, pois, juntos, eles definirão como as páginas serão exibidas nos navegadores. 

O processo de criação de site pode ser feito a partir de ferramentas como o Adobe Dreamweaver (que exigirá do profissional um conhecimento maior de códigos) quanto por CMS que são plataformas de gerenciamento de conteúdo.

O WordPress é um dos mais conhecidos e práticos por contar com uma série de templates que podem dar base ao site, cabendo ao Web Designer a tarefa de instalá-los e personalizá-los de acordo com o que cada cliente quer.

Quais são os principais elementos do Web Design?

Quando falamos de um bom Web Design, alguns pontos são fundamentais e não podem faltar no seu site. Destacamos aqui os principais.

Responsividade

Como mais da metade da população brasileira acessa a internet somente pelo celular, é muito importante que o seu site esteja adequado para os dispositivos móveis, ou seja, ele precisa ter uma boa responsividade.

Escaneabilidade

Sabe aqueles e-mails que apresentam um “bloco de texto”, pois toda a mensagem é escrita num só parágrafo? Lê-los é cansativo demais, não é mesmo? Pois, o mesmo ocorre com os visitantes do seu site ele não trabalhar bem a escaneabilidade textual.

Tipografia

Se, a partir daqui, começássemos a escrever este post com um tipo de letra completamente diferente, a sua experiência de leitura não seria muito agradável, certo? Afinal, se trata de uma tipografia que não entraria em harmonia com o restante do conteúdo. O mesmo deve valer para o seu site.

Velocidade do carregamento

Em um mundo onde todos parecem estar sempre com pressa, ter um site que carregue rapidamente é essencial. Segundo o Google, sites que levam mais de 2 segundos para carregar prejudicam tanto a experiência do usuário quanto a indexação do seu site.

Quais são as vantagens de investir em um Web Design de qualidade?

Levantamos aqui os cinco benefícios que você pode ter ao fazer o investimento num Web Design profissional.

Boas primeiras impressões

O site é a apresentação da empresa que você gerencia nos meios digitais. Sempre que um possível novo cliente lhe procura, você se preocupa em causar uma primeira boa impressão possível.

Pois, com o seu site, a situação não é diferente. Ele deve ser um reflexo imediato do negócio. Um site que não é profissional faz com que os visitantes não tenham uma boa experiência e até mesmo pensem que a empresa está desatualizada. Isso fará eles procurarem ofertas como a sua nos concorrentes que tenham um site melhor.

Processos melhores de SEO

SEO ou Search Engine Optimization é um dos pontos da estratégia digital que todo profissional de marketing precisa aprender, pois refere-se à otimização orgânica do seu site entre os mecanismos de pesquisa atuais.

Quando as pessoas estão procurando por uma empresa ou serviço específico que atenda às suas necessidades, elas pesquisam termos em sites de buscas como o Google. Estatisticamente, esses usuários visitarão as primeiras páginas exibidas no resultado da pesquisa.

Se o seu site estiver desatualizado, significa que ele não contém o conteúdo específico necessário para ser selecionado e indexado por esses mecanismos de busca. Então, em vez de estar na primeira página de resultados, você pode aparecer entre as páginas 5 ou 6, por exemplo, e nunca ser visto pelo seu público.

Por isso, ter um bom posicionamento a partir do SEO é um dos melhores métodos para gerar novos clientes sem precisar recorrer aos anúncios de mídia paga.

Redesign de SitesPowered by Rock Convert

Vantagem competitiva

Ter um site profissional lhe permite estar entre os primeiros do seu nicho de negócio em relação aos concorrentes que, se não tiverem um site tão bom quanto o seu, estarão sempre um passo atrás no meio digital.

Ou seja, quando a sua concorrência está apenas começando a perceber os benefícios de ter um site profissional, você já terá sua presença online estabelecida e seguirá como líder e referência no mercado.

Maior geração de receita

Um site projetado profissionalmente vai atrair mais atenção e, consequentemente, visitantes. As pessoas, por natureza, costumam ir atrás daquilo que as atrai e isso não é diferente no mundo do Web Design.

Por isso, é importante contar com profissionais da área para a construção visual do seu site, pois, quanto mais pessoas o visitarem e forem convencidas a ficar mais tempo nele — tanto pelo conteúdo quanto pelo design —, maiores serão as chances de converter esses visitantes em clientes. Ou seja, maior será a chance de geração de receita.

Aumento do marketing boca a boca

Alguma vez você já visitou um site cujo design chamou tanto a atenção a ponto de lhe fazer falar com seus amigos e colegas sobre ele? Acredite: esse efeito que o site causa nas pessoas é mais comum do que você imagina. Por isso, ter um site de qualidade pode fortalecer o seu marketing boca a boca.

Afinal, um bom design e uma navegação intuitiva levam os visitantes a terem uma ótima experiência, além de atrair pessoas com uma pré-disposição em conhecerem a sua empresa, o que é o primeiro passo para que elas possam comprar de você.

Acesso mais prático e rápido à sua empresa

O acesso à Internet está disponível em quase todos os dispositivos móveis ou tablets nos dias de hoje. Assim, ter uma maneira rápida e fácil para os clientes encontrarem seu número de telefone, endereço ou entrarem em contato com você por e-mail é uma grande vantagem de negócio que os sites podem oferecer.

Além disso, eles podem facilmente descobrir o que você faz e o que pode oferecer a eles. Você não precisa dizer muito para chamar a atenção das pessoas. Algumas vezes, você pode simplesmente deixar o design falar por você.

O que faz um Web Designer?

Embora seja comum pensar que um Web Designer é responsável pela criação de sites atrativos e totalmente funcionais, eles fazem mais do que isso.

Os Web Designers têm em sua rotina de trabalho tarefas ligadas à criação de layout para meios digitais e criação de conteúdo. Assim, ele precisa analisar tanto as necessidades do cliente quanto os objetivos para a criação de um site a fim de dar aos visitantes a melhor experiência.

Além disso, o Web Designer deve saber como inserir elementos gráficos, usar linguagens como HTML e atualizar o site sempre que for necessário.

Agora que você ficou conosco até o fim do texto, já sabe qual perfil um bom profissional de Web Design precisa ter. Claro que pontos como UI e UX não podem ser deixados de lado. E, para entender definitivamente a diferença que existe entre os dois termos, recomendamos a leitura deste artigo.

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *